O uso do cloud computing cresceu de modo acelerado nos últimos anos, revolucionando o modo como algumas empresas operam seus negócios. Atualmente, 42% das companhias brasileiras utilizam os serviços na nuvem para o processamento de dados, segundo o TI Inside. A expectativa é que este número cresça 10% nos dois próximos anos, ultrapassando a marca de 50%.

A migração para as soluções cloud tem trazido uma série de benefícios para as empresas, como maior escalabilidade, flexibilidade, economia de custos e recursos, aumento na colaboração e maior segurança na infraestrutura de TI. Ou seja, a computação em nuvem tem se tornado fundamental para as organizações manterem seus negócios ativos.

Mas, a cloud tem passado por uma série de mudanças e evoluções ao longo do tempo. Com os avanços, é comum surgirem novos termos e conceitos. Por isso, preparamos um pequeno glossário cloud

Confira, a seguir!

Cloud: um breve resumo

O cloud computing ou computação em nuvem – em sua tradução –, é um termo utilizado para caracterizar a entrega de recursos de TI sob demanda por meio da internet. Com o auxílio desta tecnologia, as empresas dispensam o uso de servidores físicos locais, o que gera uma grande economia de custos.

Isso porque, os serviços cloud fornecem acesso a uma infraestrutura de TI completa – servidores físicos ou virtuais, softwares, ferramentas analíticas baseadas em inteligência artificial e mais – por meio da internet, sob o pagamento de uma taxa de utilização conforme o uso.

Na prática, o uso da computação em nuvem é uma estratégia altamente vantajosa para a organização. Isso pois, além da economia, a cloud oferece mais flexibilidade e escalabilidade se comparada com uma infraestrutura de TI tradicional.

Glossário de cloud: entenda os principais termos da área

A cloud computing é uma abordagem tecnológica que está ganhando espaço no mundo dos negócios. Por isso é comum surgirem novos termos, modelos de serviços, recursos e profissões dentro deste universo.

Confira, a seguir, os principais termos e seus significados:

Tipos de nuvem

A arquitetura cloud possui três modelos diferentes de implantação da computação na nuvem, são eles:

Nuvem pública

É um termo de cloud usado para descrever o serviço de provedores em nuvem compartilhados, acessíveis para qualquer pessoa ou empresa utilizar, desde que pague a taxa estabelecida. É o modelo mais recomendado para quem deseja  migrar os negócios para a nuvem.

Nuvem privada

É uma infraestrutura de TI em nuvem provisionada, que pertence apenas a uma organização, onde somente usuários autorizados podem ter acesso. Na prática, ela pode ser gerenciada pela empresa ou por terceiro, assim como pode estar instalada na sede ou fora dela.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida é um modelo de cloud computing que combina os recursos da nuvem privada e pública. Dessa forma, é possível implantar cargas de trabalho em diferentes ambientes de TI, alternando entre eles, conforme as necessidades de computação e os custos mudam. 

Modelos de serviço em nuvem

O cloud computing possui diferentes modelos de serviços. Conheça os principais a seguir: 

DaaS (Device as a Service)

O DaaS é a sigla para Dispositivo como Serviço. Basicamente, é o serviço que permite ofertar aparelhos como: PCs, tablets, smartphones, impressoras, softwares e outros dispositivos relacionados à tecnologia. Este é um modelo de serviço sob demanda que facilita a rotina das empresas que buscam escalar seus negócios de modo sustentável.

IaaS (Infrastructure as a Service)

É a sigla em inglês para descrever a Infraestrutura como Serviço. A IaaS caracteriza-se por oferecer acesso a recursos computacionais fundamentais, como: servidores físicos ou virtuais, redes e armazenamento pela internet.  

NaaS (Network as a Service)

Em síntese, este é um modelo de serviço que possibilita aos clientes alugar os serviços de rede do provedor em nuvem de terceiros. Na prática, eles permitem que os usuários operem sua própria rede, dispensando a necessidade de manter uma infraestrutura local.

PaaS (Platform as a Service)

A Plataforma como Serviço é um modelo de cloud computing que oferece um ambiente completo de TI na nuvem para os usuários, isso inclui: hardwares, softwares e uma infraestrutura completa para desenvolver e executar aplicações na nuvem.  

A nuvem possui diferentes tipos de modelos de serviço, a depender de suas funcionalidades, plataformas a serem utilizadas e necessidades dos usuários.

Termos e conceitos gerais do universo cloud 

Conheça principais termos, abordagens e conceitos da área:

API (Application Programming Interface)

É uma Interface de Programa de Aplicativos (tradução da sigla), que permite aos usuários acessar informações de outros serviços para integrá-los em seu próprio aplicativo. De modo geral, as APIs são usadas para compartilhar funcionalidades limitadas entre programas.

Armazenamento na nuvem

Os serviços de armazenamento em nuvem permitem que o usuário guarde ou transfira arquivos pela internet em servidores externos. Na prática, este modelo de armazenamento possibilita acesso remoto às informações arquivadas. 

Backup na nuvem

O backup é uma cópia dos dados e arquivos para um provedor cloud, realizada para manter a segurança e integridade das informações. 

BI (Business Intelligence)

A Inteligência de Negócios (BI) é uma metodologia que envolve a coleta, armazenamento e tratamento de dados relacionados às operações da empresa, a fim de reunir insights para otimizar o desempenho.

Big Data

O Big Data é um processo que consiste na coleta e armazenamento de um alto volume de dados de uma empresa ou mercado de atuação, que serão analisados para ajudar na tomada de decisões e criação de estratégias.

Cloud Computing

A computação em nuvem (tradução do termo) é um modelo de serviço que permite armazenar e escalar os negócios usando a internet, por meio de um provedor cloud.

Cloud Native

O cloud native caracteriza-se pelo ato de construir, desenvolver e executar aplicativos em ambientes na nuvem.

Data Center

Conhecido também como centro de processamento de dados, o Data Center é a instalação física onde a infraestrutura de TI está hospedada, podendo ser um prédio ou sala. 

DevOps

O DevOps é a junção entre “desenvolvimento” e “operação”. O termo é utilizado para se referir a uma estratégia pautada na colaboração, comunicação e integração entre os desenvolvedores de software e profissionais de TI

O objetivo desta metodologia é agilizar o desenvolvimento do software e garantir a qualidade final. Saiba, também, sobre a Cultura DevOps:

Escalabilidade

Refere-se a modelos de negócios que permitem expandir as atividades sem comprometer a qualidade ou gerar gastos maiores. Ou seja, a infraestrutura cresce em sintonia com negócios, evitando sobrecarga ou parada dos serviços.

ERP na nuvem

O ERP é um software de gestão empresarial que pode ser acessado pela internet e abrange o fluxo de trabalho de toda a companhia. A solução facilita a coleta, gerenciamento e armazenamento de dados em uma variedade de atividades comerciais.

Infraestrutura em nuvem

A infraestrutura em nuvem é o conjunto de recursos e componentes que compõem cloud computing. Isso inclui servidores, rede, armazenamento e software operacional.

IoT

A Internet das Coisas (tradução do termo), refere-se a interconexão digital de objetos físicos, como softwares, sensores e outras tecnologias do dia a dia, facilitando a comunicação entre aparelhos e a nuvem, bem como a troca de dados entre eles.

Load Balancer

É o processo de distribuição de carga de trabalho de computação em diferentes recursos, como servidores. Quando aplicado ao cloud, o load balancer atua como um proxy reverso, distribuindo o tráfego entre servidores. Na prática, isso evita que um único servidor de aplicativos se torne um ponto de falha.

Migração na nuvem

O termo é utilizado para se referir ao processo de transferência da infraestrutura de TI, aplicações, armazenamento e outros serviços para um servidor na nuvem, seja ela pública, privada ou híbrida. 

Multicloud

O Multicloud é uma estratégia pautada pelo uso simultâneo de provedores de serviços em nuvem separados para diferentes necessidades da infraestrutura, plataforma ou software. De modo geral, esta abordagem evita a dependência de fornecedores e facilita a lidar com cargas de trabalho maiores e diferentes parceiros.

Open Stack

É uma plataforma de nuvem colaborativa que possui um código aberto, permitindo que qualquer pessoa autorizada consiga projetar e colaborar com os projetos ambientados nela.

Servidor Cloud

Consiste em um servidor virtual executado dentro de um ambiente na nuvem. O servidor cloud é hospedado e entregue por meio de uma plataforma de computação baseada na internet, assim ele pode ser utilizado remotamente. 

VPN (Virtual Private Network)

O VPN é uma rede privada virtual que possibilita ao usuário uma conexão segura dentro da internet mantendo a privacidade dos dados. Ele cria uma espécie de “túnel criptografado” que protege as suas informações e empresta um endereço IP, protegendo a verdadeira identificação do seu dispositivo.

Pelos termos e conceitos, nota-se que o cloud é uma abordagem fundamental para uma estratégia colaborativa entre profissionais de uma mesma empresa, otimizando resultados e reduzindo custos.

Profissões do universo cloud

Veja, também, principais profissões do universo amplo do cloud:

Cloud Administrator

É o profissional responsável por implantar, configurar, monitorar e solucionar problemas de serviço e recursos na nuvem.

Cloud Architect

É o profissional capacitado para desenvolver e planejar uma arquitetura de solução na nuvem, sendo responsável também por gerenciar e provisionar a infraestrutura cloud.

Cloud Automation Engineer

O engenheiro de automação na nuvem se dedica a projetar, implementar e manter soluções automatizadas para a infraestrutura na nuvem. Trabalha em colaboração direta com as equipes de TI, a fim de garantir que os recursos sejam provisionados, gerenciados e mantidos de forma segura e eficaz.

Cloud Broker

O profissional de cloud broker agrega valor aos serviços de nuvem em nome dos seus clientes e auxilia na gestão dos serviços. Ele fornece seus serviços de consultoria e indica as melhores escolhas e upgrades. Ou seja, atua como um intermediário entre o provedor cloud e o consumidor. 

Cloud Consultant

É o responsável por assessorar a migração dos negócios para a nuvem. Com o auxílio deste profissional, a empresa consegue compreender como a tecnologia opera e aproveitar ao máximo os recursos oferecidos por ela. 

Cloud Data Scientist

O cientista de dados é perito em dados analíticos, e possui habilidades técnicas que auxiliam na solução de problemas. Para isso, eles trabalham com os dados do cloud computing para gerar insights.

Cloud DevOps Engineer

É o profissional responsável pelo desenvolvimento e operação de aplicações baseadas na nuvem.

Cloud Network Engineer

O engenheiro de rede na nuvem é encarregado de implementar e gerenciar as soluções de rede no provedor cloud.

Cloud Security Analyst

Um analista de segurança na nuvem é responsável por proteger os sistemas do cloud computing contra ataques externos, garantindo a segurança dos dados e serviços armazenados na nuvem.

Falando em segurança de sua empresa, conheça, também, as funções do CISO (Chief Information Security Officer) e sua importância! Confira:

Cloud Software Engineer

O engenheiro de software na nuvem é responsável por diferentes tarefas associadas à computação na nuvem, incluindo planejamento, design, gerenciamento, manutenção e suporte.

Cloud Support Engineer

O profissional é responsável por solucionar problemas relacionados à infraestrutura cloud, como falhas na conexão de rede, riscos de segurança, baixo desempenho, baixa escalabilidade e indisponibilidade. Ou seja, ele opera para corrigir falhas e manter o sistema em funcionamento.

São muitos os cargos de quem trabalha com cloud, variando deste engenheiros e arquitetos até cientistas de dados e administradores.

Soluções Cloud com a Ingram Micro

As soluções cloud estão se tornando essenciais nos dias de hoje, pois elas permitem armazenar um alto volume de dados. Mais do que isso, oferecem acesso a uma série de recursos, como: hardwares, softwares, servidores físicos e virtuais, processamento de dados e mais. Tudo isso por meio da internet, dispensando o uso de infraestrutura de TI local.

Na prática, o cloud computing oferece um amplo suporte à inovação, permitindo que as empresas criem, desenvolvam, operem e executem novas aplicações dentro de um ambiente digital. Além de fornecer um ambiente seguro de confiável, a computação em nuvem permite, ainda, que a organização escale mais rapidamente seus negócios, sem pagar um alto preço por uma infraestrutura de TI completa. 

Em síntese, o cloud é uma solução ideal para manter os negócios operando de modo eficaz e seguro. Ficou curioso e quer migrar para os serviços em nuvem? Conte com o apoio da Ingram Micro, possuímos as melhores soluções cloud e distribuímos os melhores serviços de provedores na nuvem. Entre em contato e saiba mais!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.