Feita para aproveitar os recursos do Cloud Computing, a implantação de serviços em nuvem é uma tendência que já pode ter alcançado, praticamente, todas as empresas. A Cloud Computing conta com uma legislação própria no Brasil e pode vir acompanhada de vantagens para qualquer negócio, incluindo a produtividade e redução de custos.

Apesar de não ser à prova de falhas, a implantação de um serviço em nuvem pode permitir o acesso às informações de maneira remota e, por isso, tornou-se um grande aliado da gestão de dados segura — e sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura.

Nos parágrafos seguintes, explicamos melhor sobre o que é e como aderir à implantação de serviços em nuvem. Acompanhe!

O que é um serviço em nuvem?

O armazenamento na nuvem para empresas pode garantir mais segurança às informações compartilhadas entre pares.

Serviços em nuvem são modelos de serviços de TI realizados por meio da internet (que é considerada a “nuvem”). Eles podem incluir servidores, armazenamento de informações, bancos de dados, redes, softwares e inteligência artificial. Com isso, é possível gerenciar informações remotamente — dispensando investimentos em infraestrutura ou hardware interno. 

Tais serviços são projetados para permitir acesso fácil e simples a aplicativos e recursos necessários para o dia a dia de qualquer corporação e podem colaborar, inclusive, com a prevenção à perda de dados —  segundo o Google.

Como funciona a implantação de serviços em nuvem?

A implantação de serviços em nuvem é totalmente gerenciada por fornecedores e provedores de serviços de cloud computing. Ela funciona através da transferência de dados (que antes estavam em servidores físicos) para um provedor em nuvem. Assim, pode abranger ações como:

  • Comunicação: através de e-mails, videochamadas e mensagens, por exemplo;
  • Armazenamento e compartilhamento: colaboração em documentos, gerenciamento de projetos e documentações;
  • Produtividade: através de ferramentas centralizadoras, de organização, design, edição de fotos e qualquer tipo de gerenciamento de informação em nuvem.

Além disso, seu papel na segurança dos dados é essencial: é através da implantação de serviços em nuvem que pode ocorrer a verificação de e-mails, a proteção contra ameaças cibernéticas e o gerenciamento de dados sensíveis de maneira segura!

Quais os serviços podem ter na nuvem?

Os serviços em nuvem podem ser classificados entre infraestrutura como serviço, plataforma como serviço e software como serviço.

Os três principais tipos de computação em nuvem são a nuvem pública, a nuvem privada e a nuvem híbrida. Em cada um desses modelos de implantação, então, existem três serviços principais: 

  1. infraestrutura como serviço (IaaS);
  2. Plataforma como serviço (PaaS); 
  3. Software como serviço (SaaS); 

Fundamentalmente, os diferentes tipos de arquiteturas de armazenamento em nuvem são baseados em uma compreensão do armazenamento de dados. 

Benefícios dos serviços em nuvem 

Os principais benefícios dos serviços em nuvem incluem agilidade em processos, economia de recursos, escalabilidade, segurança e inovação. Nos parágrafos seguintes, explicamos melhor sobre como cada uma dessas vantagens pode afetar seu negócio:

  1. Redução de custos

A implantação de serviços em nuvem pode vir acompanhada de uma significativa redução de custos com infraestrutura, manutenção e mão de obra. Isso acontece porque os provedores distribuem os custos de sua infraestrutura e serviços entre os seus clientes, eliminando a necessidade de pagar por licenças de software no local. 

  1. Produtividade

Serviços em nuvem podem tornar o acesso a documentos, informações e até mesmo pessoas bastante facilitado. Através da internet, diversos serviços são centralizados na nuvem e podem ser acessados remotamente, em qualquer lugar do mundo. Por isso, contribui efetivamente para a produtividade de qualquer tipo de instituição.

Manter as informações na nuvem de maneira centralizada pode facilitar diversos processos em equipe!
  1. Segurança 

Em vez de possuir um hardware em escritório, a implantação de serviços em nuvem concentra suas informações em data centers, garantindo alto nível de segurança corporativa — como a criptografia. Por isso, é considerada uma maneira segura de gerir e compartilhar dados.

Outra vantagem é que este tipo de serviço não permite um ponto único de falha: o armazenamento da nuvem é copiado para vários servidores. Dessa maneira, mesmo se um servidor travar, suas informações em nuvem permanecerão seguras (elas estarão armazenadas em outros locais).

Clique na imagem e baixe nosso infográfico! Conheça 5 passos para você otimizar a segurança de seus dados em nuvem com a LGPD

  1. Serviço escalável

Com a implantação de serviços em nuvem, o acesso a recursos pode ser escalado conforme a necessidade e uso. Dessa forma, não é necessário antecipar qualquer tipo de necessidade sem que ela, de fato, aconteça. Além disso, a dinamicidade com que a escalabilidade pode acontecer também é um fator determinante.

Assim, fica mais fácil para a empresa dimensionar as soluções necessárias conforme as necessidades do usuário. 

Com o crescimento explosivo de dados, o armazenamento em objeto surge como uma alternativa que traz maior flexibilidade e escalabilidade para o gerenciamento das informações. 

Qual é o futuro dos serviços em nuvem?

A implantação de serviços em nuvem é essencial para empresas que querem se manter competitivas!

Com o avanço da transformação digital e o uso de novas tecnologias, como o Big Data e a Inteligência  Artificial, a implantação de serviços em nuvem pode ser considerada essencial para empresas que desejam se manter competitivas no mercado

Segundo dados do site de inteligência de mercado Statista, o volume global do cloud computing deve atingir cerca de 1 trilhão de dólares até 2028. 

Desde a colaboração de conteúdo, controle de acessos e soluções de gerenciamento de aplicativos, portanto, é notável que os serviços e a computação em nuvem estão transformando o mundo da tecnologia da informação e a forma de trabalho das empresas.

Os dados empresariais são a atual arma mais poderosa das companhias e por isso, buscar soluções efetivas e seguras para o armazenamento e gerenciamento de dados é um passo obrigatório para o sucesso do seu negócio. 

E você, já sabe como irá construir uma estratégia completa de serviços na nuvem? Conheça o portfólio completo da Ingram Micro e comece a sua revolução!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Flávio Moraes

Flávio Moraes

Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Flávio Moraes é o atual vice-presidente e diretor geral da Ingram Micro Brasil, na qual é o responsável por gerir a empresa e conduzir a implementação e execução de novos serviços, soluções de tecnologia, parcerias, transformação digital e estratégia de go-to-market da companhia. Está no mercado de tecnologia desde 1997 e já trabalhou na Embratel, onde foi responsável pelo desenvolvimento das unidades de Cloud e Managed Services.