Os dados são um componente crucial de qualquer negócio. Todos nós lidamos com gigabytes, ou até mesmo terabytes, de dados em nosso trabalho diário. E, quando muitos arquivos são armazenados em seu PC, a tendência é que ele se torne lento, resultando em um desempenho ruim. Neste momento, é necessário procurar por serviços de armazenamento em nuvem.

Por isso, atualmente, existem muitas soluções de armazenamento externo para guardar e fazer backup de seus dados. Porém, esses dispositivos de armazenamento não são à prova de falhas. Você pode perder seus dados importantes devido a qualquer acidente, como quebras e roubos.

A boa notícia é que os serviços de armazenamento em nuvem podem proteger os dados empresariais. Eles oferecem uma série de recursos, que podem ser obtidos remotamente no conforto de sua casa ou escritório, sentado em seu PC. Recursos, estes, que você pode desfrutar até mesmo enquanto viaja, em outro país, com seu smartphone ou tablet em mãos.

Serviços de armazenamento em nuvem possibilitam que seus colaboradores realizem suas atividades onde estiverem.

Hoje, optar pelo armazenamento em nuvem é investir em uma solução conveniente e confiável para guardar e recuperar dados. O mercado oferece um amplo leque de serviços de armazenamento em nuvem. Antes de escolher um deles, é importante entender e conhecer o conceito deste tipo de solução para, assim, compreender seu funcionamento e fazer a melhor escolha para seu negócio. 

Então, vamos começar. Continue lendo o artigo!

O que é um serviço em nuvem?

O termo “serviços em nuvem” refere-se à uma ampla gama de soluções fornecidas sob demanda para empresas e clientes pela internet. Tais serviços são projetados para permitir acesso fácil e simples a aplicativos e recursos, dispensando a necessidade de investimentos em infraestrutura ou hardware interno

Da verificação de e-mail à colaboração em documentos, a maioria dos funcionários usa os serviços em nuvem durante todo o dia de trabalho, estejam eles cientes disso ou não. Vale destacar que o armazenamento em nuvem é uma subcategoria da computação em nuvem

Os sistemas de computação em nuvem têm uma estrutura mais completa. Eles oferecem aos usuários acesso não apenas ao armazenamento, mas também ao processamento e uso de aplicativos instalados em uma rede remota.

Os serviços de armazenamento em nuvem são totalmente gerenciados por fornecedores e provedores de serviços de cloud computing. Desse modo, os serviços são entregues aos clientes a partir dos servidores do provedor contratado. Por isso, a empresa não precisa se preocupar com a hospedagem dos aplicativos em seus próprios servidores locais.

Benefícios dos serviços de armazenamento em nuvem 

De acordo com dados do estudo Cloud Storage Market, do mercado global de armazenamento em nuvem, este sistema deve ter um crescimento exponencial nos próximos anos. Esse crescimento se dá devido às muitas vantagens deste tipo de armazenamento, que vai além de sua facilidade de acesso.

A projeção estima um salto: de US$ 50,1 bilhões em 2020 para US$ 137,3 bilhões até 2025. Com isso, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) deve chegar à marca de 22,3% durante o período.

A alta taxa de adesão aos serviços de armazenamento em nuvem se dá porque o uso deste tipo de tecnologia traz uma série de vantagens para as organizações. Veja algumas das principais: 

Custos reduzidos

O primeiro benefício, e talvez o mais importante para muitos proprietários de empresas, é a redução de custos. 

Geralmente, os serviços de armazenamento em nuvem são mais acessíveis. Isso acontece porque os provedores distribuem os custos de sua infraestrutura e serviços entre os seus clientes.

Vale destacar que os serviços de armazenamento em nuvem são fornecidos em formato de assinatura mensal ou anual, eliminando a necessidade de pagar por licenças de software no local. 

Assim, a empresa deixa de arcar com uma série de custos, como infraestrutura, manutenção, atualizações e mão de obra de profissionais que seriam responsáveis por essas tarefas.

Disponibilidade e produtividade

Ao contar com o armazenamento em nuvem, tudo o que você precisa em seu escritório é um computador e uma conexão com a internet. 

Além disso, muitos dos equipamentos de hardware do servidor não serão mais necessários, liberando o espaço físico antes ocupado pelas máquinas para outras atividades. 

Além de otimizar o trabalho, os serviços de armazenamento em nuvem integram times e processos!

Assim, o provedor dos serviços de armazenamento em nuvem é responsável por manter, gerenciar e oferecer suporte à sua solução. De tal modo, os funcionários que antes cobriam essas tarefas são liberados para executar atividades mais estratégicas. Esse processo tem como reflexo, também, o aumento da produtividade de seus colaboradores.

Segurança aprimorada

Em vez de possuir um hardware em escritório, o armazenamento em nuvem se encontra  em um data center, fornecendo alto nível de segurança corporativa.

Outra vantagem é que este tipo de serviço não permite um ponto único de falha, porque seus dados são copiados para vários servidores. Dessa maneira, mesmo se um servidor travar, suas informações permanecerão seguras porque estão armazenadas em outros locais.

Clique na imagem e baixe nosso infográfico! Conheça 5 passos para você otimizar a segurança de seus dados em nuvem com a LGPD

Tais práticas garantem a alta disponibilidade dos dados, eliminando todos os pontos de falha e garantindo redundância nos processos e equipamentos. Em suma, essa metodologia assegura a continuidade da operação do negócio.

Serviço escalável

Com os serviços de armazenamento em nuvem, você paga pelo que usa e à medida que consome. Sendo assim, você não precisa antecipar a quantidade de espaço de armazenamento para o ano, correndo o risco de pagar por uma capacidade não usada. 

Dessa maneira, se torna mais fácil para a empresa dimensionar a solução conforme as necessidades do usuário. Basta acionar o provedor de armazenamento em nuvem e solicitar o ajuste dos recursos disponíveis, tomando como base sua demanda atual. 

Seja para adquirir serviços sob demanda, seja para cancelar a contratação, tenha certeza que estes processos são simples, rápidos e estão sempre acessíveis quando você trabalha com um provedor de armazenamento em nuvem.

Quais são o tipos de armazenamento em nuvem?

Fundamentalmente, os diferentes tipos de arquiteturas de armazenamento em nuvem – privada, pública e híbrida – são baseados em uma compreensão do armazenamento de dados. 

Atualmente, existem três tipos de arquitetura de armazenamento de dados. São eles:

Arquivo

O armazenamento baseado em arquivos é uma abordagem simples e direta, baseada no que funciona bem para organizar dados em uma plataforma hierárquica, simples e acessível. 

Para ter sucesso neste tipo de armazenamento, é fundamental contar com uma estratégia de nomenclatura documentada, organizada e, também, com uma limpeza regular de seus arquivos. Este tipo de armazenamento facilita o compartilhamento, o arquivamento e a proteção de dados. 

Bloco

Implantado principalmente em arquiteturas SAN (Storage Area Network), esta abordagem divide os arquivos em blocos de dados. Cada bloco está associado a um endereço exclusivo, e o endereço é o único metadado atribuído a cada bloco.

Neste modelo, um sistema operacional, baseado em servidor, você utiliza os blocos como discos rígidos individuais para gerenciar o conteúdo.

Na prática, um software controla como os blocos são colocados e organizados nas unidades de armazenamento. O software também lida com a recuperação de dados, usando metadados para localizar os blocos desejados e, em seguida, organizando os dados neles em arquivos completos.

O armazenamento em bloco é um sistema mais eficiente, que se destaca pelo alto desempenho. Geralmente, este tipo de armazenamento é usado para bancos de dados, servidores de e-mail e máquinas virtuais.

Objeto

O armazenamento baseado em objeto é implantado para solucionar dados não estruturados, como vídeos, fotos, áudios e arquivos colaborativos. 

Basicamente, quando os dados são grandes ou compartilhados, o armazenamento de objetos guarda essas informações em contêineres ou buckets. Um software colaborativo, por exemplo, usa o armazenamento de objetos porque funciona em várias camadas, desde o nível do dispositivo até a interface.

A confiança do armazenamento de objeto em APIs REST permite o acesso a objetos via HTTP, facilitando o acesso para autenticação, permissões e propriedades.

Com o crescimento explosivo de dados, o armazenamento em objeto surge como uma alternativa que traz maior flexibilidade e escalabilidade para o gerenciamento das informações. 

Cloud Storage x Cloud Computing

Antes de avançar e entender como trabalhar com a nuvem, vale explicar as principais diferenças entre estes conceitos.

Na prática, o armazenamento de dados em nuvem e a computação em nuvem têm propostas de abordagem com finalidades específicas. Entenda cada um deles agora mesmo!

Cloud storage

O armazenamento em nuvem, ou cloud storage, visa salvar cópias de dados e arquivos como backup. Assim, se os dados ou arquivos originais estiverem corrompidos, comprometidos ou destruídos, um backup estará disponível na nuvem para recuperação. Hoje, neste artigo, é esta tecnologia que estamos abordando. 

Cloud computing

A computação em nuvem, ou cloud computing, oferece o poder de computação e memória em nuvem como um serviço. Como no armazenamento em nuvem, os usuários podem obter acesso a tanta ou pouca capacidade, conforme necessário. A computação em nuvem também pode fornecer acesso a aplicativos por meio de um desktop virtual ou PC na nuvem

Em suma, podemos dizer que a computação em nuvem é a estrutura mãe e o armazenamento em nuvem funciona dentro desta plataforma principal.

Uso de armazenamento em nuvem

Atualmente, os casos de uso mais comuns são backup em nuvem, recuperação de desastres e arquivamento de dados acessados ​​com pouca frequência. 

As empresas também costumam usar os serviços de armazenamento em nuvem para DevOps. Dessa forma, elas conseguem fazer cortes de custos de capital. 

Com essa tecnologia, os times de desenvolvimento de softwares, operações e apoio podem aumentar os recursos de computação e armazenamento durante o desenvolvimento e teste do projeto e, em seguida, diminuí-los ao finalizar as tarefas.

Cada vez mais, as organizações estão movendo os principais aplicativos para a nuvem, à medida que os provedores de serviços melhoram o desempenho e aumentam a segurança.

Qualidade, segurança e agilidade. Saiba como a Ingram Micro pode te proporcionar esses e outros benefícios com suas soluções.

Para empresas de pequeno a médio porte, alguns serviços de armazenamento em nuvem, como sincronização e compartilhamento de arquivos, são úteis para um servidor individual ou usuário. Além disso, os recursos de controle de versão e compartilhamento de arquivos também são frequentemente contratados pelas organizações.

Como trabalhar com o armazenamento em nuvem?

Como já vimos até aqui, explorar os serviços de armazenamento em nuvem é simples. Essa tecnologia fornece um método inovador e seguro para manter e gerenciar os dados empresariais. 

Além disso, é fácil e simples fazer upload e download de seus arquivos com a nuvem. Eles permanecem seguros, protegidos e podem ser acessados ​​por qualquer usuário com permissão ​​a qualquer hora, de qualquer lugar, usando um computador ou dispositivo móvel.

Quando realizamos o backup utilizando a nuvem, onde os dados são armazenados?

A resposta é simples, novamente falamos dos data centers. Para qualquer arquivo carregado na nuvem ou executado nela, existem servidores dedicados e volumes de armazenamento alocados em grandes armazéns. Os data centers são de propriedade dos provedores de serviços em nuvem, responsáveis ​​por manter os servidores em funcionamento.

Hoje, encontramos muitos desses serviços em hiperconvergência. Por meio de um único software, ou aplicativo, todo o sistema de data centers fica centralizado e organizado. 

A infraestrutura dos data centers é robusta, contando com sistemas de resfriamento, para evitar o superaquecimento dos componentes eletrônicos, e, no mínimo, um gerador reserva acionado em caso de falta de energia.

Depois de carregar seus dados em serviços de armazenamento em nuvem, o provedor pode armazená-los em diferentes lugares, países ou continentes. Tudo depende de onde os data centers do provedor de serviços estão localizados. 

A fim de garantir a durabilidade e a disponibilidade dos dados, os provedores de nuvem têm como prática fazer várias cópias dos dados em locais distintos.

Qual é o futuro dos serviços de armazenamento em nuvem?

De colaboração de conteúdo e controle de acesso a soluções de gerenciamento de aplicativos e desktop virtual, os serviços em nuvem estão transformando a forma de trabalho e o processo das empresas. Esta são apenas algumas das mil possibilidades futuras dos serviços de armazenamento em nuvem.

Então, temos que na última década, os serviços em nuvem ganharam muita popularidade e esse é um caminho sem volta. 

Com o avanço da transformação digital e o uso de novas tecnologias, como o Big Data e a Inteligência  Artificial, a migração para a nuvem já é um projeto obrigatório para empresas que desejam se manter competitivas no mercado. 

Os dados empresariais são a próxima arma poderosa das companhias. E você: já sabe como irá construir uma estratégia completa de armazenamento e comunicação na nuvem? Conheça o portfólio completo da Ingram Micro e comece a sua revolução.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Flávio Moraes

Flávio Moraes

Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Flávio Moraes é o atual vice-presidente e diretor geral da Ingram Micro Brasil, na qual é o responsável por gerir a empresa e conduzir a implementação e execução de novos serviços, soluções de tecnologia, parcerias, transformação digital e estratégia de go-to-market da companhia. Está no mercado de tecnologia desde 1997 e já trabalhou na Embratel, onde foi responsável pelo desenvolvimento das unidades de Cloud e Managed Services.