Com o avanço tecnológico e a modernização da estrutura empresarial e seus processos, as organizações estão migrando cargas de trabalho para a nuvem pública, bem como implementando nuvens privadas internamente. 

À medida que essas formas de cloud computing se consolidam, grandes e pequenas empresas se concentram em estratégias de união entre os dois modelos formando um ambiente de nuvem híbrida

A crescente importância dos ambientes de nuvem híbrida está transformando todo o setor de computação, bem como a maneira como as empresas podem aproveitar a tecnologia para inovar. 

Entenda porque o futuro está neste tipo de cloud! Continue lendo o artigo. 

O que é computação híbrida?

A abordagem cloud computing permite que as empresas implantem cargas de trabalho em ambientes de TI privados ou públicos.

Atualmente existem dois modelos principais de nuvem: pública e privada. 

A maioria das organizações usa uma combinação de recursos de computação privados (data centers e nuvens privadas) e serviços públicos, sendo que alguns dos serviços desses ambientes se tocam: este é o ambiente de nuvem híbrida.

Na prática, este tipo de abordagem de cloud computing permite que as empresas implantem cargas de trabalho em ambientes de TI privados ou nuvens públicas, alternando entre eles, conforme as necessidades de computação e os custos mudam. 

Dessa maneira, o gestor garante maior flexibilidade e mais opções de implantação de dados. Uma vez que, a carga de trabalho de nuvem híbrida inclui os recursos de rede, hospedagem e serviço da web de um aplicativo.

Infraestrutura em nuvem: o que é e qual a importância?

Para entender o que é infraestrutura em nuvem e como funciona, um bom ponto de partida é pensar em uma estrutura física de negócios e na configuração de TI em um escritório – tanto no suporte aos funcionários quanto na entrega de seu produto ou serviço.

Em um escritório, você precisa de computadores, armazenamento, hardware, servidores e muito espaço para armazenar todos esses componentes diferentes. 

Tudo isso exige uma presença física que se traduz em custo, acesso limitado em termos de geografia e abundância de recursos de pessoal – todos os quais precisam ser mantidos, alimentados e operados de forma eficiente e eficaz. 

A infraestrutura em nuvem simplifica e coloca tudo isso em um espaço virtual ilimitado, mais econômico e que torna as operações escaláveis.

Por meio da infraestrutura em nuvem, as organizações podem criar sua própria configuração de back-end garantindo suporte aos requisitos e à operação, reunindo recursos remotamente de maneira flexível e eficiente. 

Os principais componentes da infraestrutura em nuvem se dividem em quatro grupos:

  • Hardware;
  • Virtualização;
  • Armazenamento;
  • Rede.

Nuvem pública, privada e híbrida: quais as diferenças? 

Até aqui, já entendemos que a infraestrutura em nuvem é o destino certo para manter a operação do seu negócio. A questão é: porque a nuvem híbrida é a melhor alternativa? 

A nuvem híbrida combina muitas das vantagens dos sistemas de nuvem pública e privada.

Para buscar essa resposta, vale conhecer os três tipos de cloud. 

Nuvem pública

A nuvem pública é um conjunto de hardware, rede, armazenamento, serviços, aplicativos e interfaces pertencentes e operados por terceiros para uso por outras empresas ou indivíduos. 

Os provedores comerciais criam um data center altamente escalável que esconde do consumidor os detalhes da infraestrutura subjacente.

As nuvens públicas são viáveis ​​porque normalmente gerenciam cargas de trabalho relativamente repetitivas ou diretas. 

Por exemplo, o correio eletrônico é um aplicativo muito simples. Portanto, um provedor de nuvem pode otimizar o ambiente para que seja mais adequado para dar suporte a um grande número de clientes, mesmo que salvem muitas mensagens.

Os provedores de nuvem pública otimizam o hardware e software de computação para oferecer suporte a esses tipos específicos de cargas de trabalho. Já um data center típico atende tantas demandas diferentes que não pode ser otimizado facilmente.

Nuvem privada

Uma nuvem privada é um conjunto de hardware, rede, armazenamento, serviços, aplicativos e interfaces pertencentes e operados por uma organização para uso de seus funcionários, parceiros e clientes. 

Uma nuvem privada pode ser criada e gerenciada por terceiros para uso exclusivo de uma empresa, desta forma é um ambiente altamente controlado e inacessível para consumo público. 

Assim, uma nuvem privada fica atrás de um firewall, sendo automatizada com foco em governança, segurança e conformidade.

A automação substitui processos manuais de gerenciamento de serviços de TI para oferecer suporte aos clientes. Portanto, regras e procedimentos de negócios podem ser implementados dentro do software para que o ambiente da nuvem privada se torne mais previsível e gerenciável.

Nuvem híbrida

Uma solução de nuvem híbrida é aquela que combina muitas das vantagens dos sistemas de nuvem pública e privada, permitindo que as informações sejam compartilhadas entre os sistemas locais e aqueles mantidos na nuvem. 

A partir da orquestração entre todas as plataformas, a nuvem híbrida aumenta a flexibilidade organizacional. 

Vejamos um exemplo simples e usual de nuvem híbrida:

Na realidade do home office, os colaboradores remotos são capazes de acessar informações armazenadas em servidores locais por meio da nuvem. À medida que as empresas crescem em tamanho e escopo, essa flexibilidade aprimorada geralmente se torna cada vez mais essencial.

A demanda por este tipo de cloud nunca foi tão alta e, felizmente, as empresas estão crescendo à altura e oferecendo serviços de primeira linha.

Uma nuvem é híbrida:

  • Se uma empresa usa uma plataforma de desenvolvimento pública que envia dados para uma nuvem privada ou um aplicativo baseado em data center.
  • Quando uma empresa utiliza uma série de aplicativos SaaS (Software as a Service) e move dados entre recursos privados ou de data center.
  • Quando um processo de negócios é projetado como um serviço para que possa se conectar a vários ambientes como se fossem um só.

Quais são os benefícios de uma nuvem híbrida?

Muito além de saber o que é nuvem híbrida, você também precisa conhecer os benefícios e desafios potenciais. Confira com a gente as principais vantagens desse ambiente:

A nuvem híbrida permite que as empresas criem uma estrutura abrangente que atenda às suas necessidades exclusivas.

Economia de custos 

O uso de uma nuvem híbrida exige um investimento inicial que certamente irá trazer redução de custos no futuro. Por exemplo, as empresas que usam nuvem pública sem o suporte do ambiente híbrido tendem a  ter um processo de migração mais caro e moroso quando optam por fazer alterações em seus sistemas internos. 

Além disso, como ela é escalável, torna o gerenciamento das mudanças nas metas de negócios mais barato no futuro.

Equilíbrio exclusivo de controle, desempenho e escalabilidade

Somente a tecnologia de nuvem híbrida pode fornecer uma combinação de benefícios que vêm de servidores públicos e privados. 

Com uma nuvem híbrida, por exemplo, você pode desfrutar da escalabilidade de um ambiente de nuvem pública sem perder todo o controle para terceiros. 

E, como cada situação é diferente, uma solução única será aplicada a cada sistema para atender a requisitos específicos.

Velocidade de implantação

Como uma nuvem híbrida é projetada de acordo com as necessidades de sua organização, ela pode ser otimizada tendo em mente a velocidade. 

Assim, como este sistema não é totalmente público, sua equipe de TI será capaz de minimizar a latência, o que tornará as transferências de dados mais rápidas e fáceis.

Agilidade de negócios

O nível geral de personalização disponível para nuvem híbrida também garante que sua organização seja ágil o suficiente para lidar com as novas demandas do seu negócio e as necessidades dos clientes. 

Além de conectar sistemas antigos a novos, a nuvem híbrida também permite que as empresas criem uma estrutura abrangente que atenda às suas necessidades exclusivas.

Principais dificuldades na adoção do modelo de nuvem híbrida

O movimento de migração das empresas para a nuvem híbrida já é uma prova de que essa abordagem é, de fato, muito vantajosa. Afinal, oferece controle, escalabilidade e redução de custos, com máximo desempenho. 

Porém, este tipo de cloud também traz alguns desafios. Conheça agora as principais dificuldades de implantação:

Compatibilidade

É importante ter em mente que a nuvem pública e a infraestrutura local funcionam juntos em uma abordagem de nuvem híbrida, porém não são totalmente compatíveis. Na prática, nem sempre é fácil sincronizá-los. 

Por exemplo, o componente back-end do data center de um aplicativo de nuvem híbrida pode não responder tão rapidamente quanto o componente front-end da nuvem pública. Isso causa problemas de latência e outras complexidades.

Tratamento de dados

O posicionamento e a movimentação inadequada de dados em uma nuvem híbrida podem criar desafios de segurança e custo. Para proteger os dados em trânsito, é importante garantir a criptografia de todo o tráfego. 

Enquanto isso, se os dados não estiverem localizados no ambiente certo, a movimentação de dados entre os ambientes de nuvem aciona taxas de rede e saída em nuvem que podem aumentar rapidamente. 

Portanto, certifique-se que as cargas de trabalho permaneçam no armazenamento em nuvem pública, evitando transferências desnecessárias e picos de aumento nas taxas de cobrança.

Gerenciamento de acesso complexo

Autenticação e autorização aumentam os desafios de segurança da nuvem híbrida

As organizações precisam adotar protocolos centralizados para acessar dados em ambientes de nuvem privada e pública. Por isso, o ideal é usar o gerenciamento de identidades e acesso (IAM) e ferramentas de login único. 

Além disso, atribua permissões apenas quando necessário para concentrar o gerenciamento de acesso à nuvem híbrida.

Lacuna de habilidades 

A adoção da nuvem híbrida exige que os usuários e a equipe de TI possuam um conjunto específico de habilidades técnicas. 

A experiência necessária para trabalhar com uma nuvem pública difere daquela de um data center privado, e a curva de aprendizado para fechar essa lacuna de habilidades pode levar a erros humanos. 

Tenha em mente a importância de investir no treinamento do seu time para evitar problemas maiores na migração. 

Manutenção de nuvem privada 

O componente local ou privado de uma nuvem híbrida requer um investimento substancial, manutenção e experiência. 

A implementação de software adicional, como bancos de dados, sistemas de helpdesk e outras ferramentas, pode tornar a gestão da nuvem privada ainda mais complexa. 

O planejamento adequado de dados, ferramentas de segurança de nuvem pública e investimento em treinamento de funcionários e certificações de nuvem são ferramentas importantes que podem ajudar a mitigar alguns dos desafios associados à adoção da nuvem híbrida.

Nuvem híbrida: 6 dicas para driblar os desafios da migração 

Para garantir sucesso na implantação e manutenção da nuvem híbrida em sua companhia, é importante conhecer as boas práticas de gestão da infraestrutura em cloud.

O planejamento adequado de dados, ferramentas de segurança de nuvem pública e investimento em treinamento de funcionários e certificações de nuvem ajudam a mitigar os desafios associados à adoção da nuvem híbrida.

Listamos aqui, abordagens projetadas para ajudá-lo no gerenciamento da nuvem híbrida, sem reduzir as defesas da rede:

1. Criptografe seus dados 

Prepare-se contra possíveis violações de segurança criptografando seus dados, dificultando o acesso e maximizando o nível de proteção. 

2. Não deixe a segurança somente com os fornecedores de nuvem

 Os fornecedores de nuvem podem facilitar o trabalho, mas ao passar o controle de dados/informações confidenciais para terceiros, você também está transferindo sua responsabilidade de proteção das informações para outra empresa. 

Portanto, certifique-se de que o seu time de TI esteja envolvido e trabalhando em um sistema de segurança para garantir a máxima seguridade para sua estrutura de nuvem híbrida.

3. Determine quais aplicativos, dados e cargas de trabalho são apropriados para cada tipo de nuvem

Os dados devem ser armazenados estrategicamente em sua rede de nuvem híbrida. As informações confidenciais devem ser mantidas no local ou em uma nuvem privada, enquanto outros dados menos valiosos podem ser armazenados na nuvem pública.

4. Utilize uma plataforma de orquestração de containers

Ao adotar uma solução como o Kubernetes, certamente será mais simples implantar seus aplicativos em ambientes de nuvem.

5. Use a automação onde for possível

Ela pode aumentar a velocidade das informações, tornando mais fácil reagir rapidamente a uma ameaça à segurança, e pode fornecer consistência em várias plataformas. 

Isso economiza tempo no gerenciamento do sistema.

6. Invista em uma ferramenta de visibilidade em nuvem

Maior visibilidade garante mais segurança. Ao investir em uma ferramenta de gestão em cloud, sua equipe de TI poderá dedicar seu tempo concentrando-se em outras tarefas igualmente importantes.

Se você quer garantir suporte na gestão do seu ambiente em cloud, precisa contar com a consultoria de um parceiro especialista no assunto.

A Ingram Micro é autoridade em soluções de TI e conta com um amplo portfólio de ferramentas que viabilizam a gestão em cloud computing. 

Para a tomada de decisão, o planejamento e a implementação da nuvem híbrida na sua empresa, conte com o suporte da Ingram Micro.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Carla Santos

Carla Santos

Diretora Cloud & Soluções Digitais na Ingram Micro Brasil. Conta com formação em Administração de Empresas e mais de 15 anos de experiência no mercado de Distribuição de TI, contribuindo na transformação do ecossistema Software & Cloud.