Com o constante aumento de ciberataques, todos devem estar preparados para evitar a perda ou roubo de informações. Para isso, é possível adotar softwares que impedem a entrada de invasores. E caso algum ataque ou desastre aconteça, investir em um tipo de backup, como o backup full, é uma ótima forma de garantir a recuperação de dados.

Por mais simples e comum que pareça, investir em backup é uma ótima alternativa para proteger as informações em casos de ataques, panes nos sistemas ou acidentes. 

Existem diversos tipos de backup, como o backup full, diferencial, incremental e o diário. Entenda melhor o que são e como eles podem contribuir para o seu negócio, continue lendo o artigo!

O que é backup?

O backup é uma espécie de cópia para manter a segurança das informações. Essa tecnologia consiste em criar uma cópia de segurança dos dados que estão em um local primário e salvar a nova versão em um espaço mais seguro.

De forma resumida, ele é um mecanismo de prevenção de perda de dados. O backup garante que a empresa, ou pessoa física, recupere de maneira rápida, segura e prática os dados danificados ou perdidos.

Por que o backup é importante?

Nos últimos anos, as empresas se tornaram o principal alvo dos ciberataques e, mesmo com mecanismos e políticas de proteção de dados, as companhias não estão muito confiantes com a recuperação de informações perdidas em ataques.

Isso ficou evidente com a pesquisa realizada pela Dell Tecnologias em parceria com a Vanson Bourne. Segundo o estudo, cerca de 62% dos entrevistados acreditam que os dados não podem ser recuperados após um ataque cibernético. 

Por isso, é extremamente importante que os negócios invistam na implementação de backups como o backup full, para não ficarem à mercê de invasores.

Como o backup surgiu?

O backup surgiu da evolução de técnicas para armazenamento e salvamento de dados.

Antes mesmo da criação dos desktops e servidores, as indústrias tinham mecanismos para salvar as informações. Um dos meios era usar papéis perfurados, método inventado por volta de 1.800. 

Em síntese, o sistema era composto por um papel rígido que continha dados digitais representados pela presença ou ausência de furos. Mas o processamento dos cartões era extremamente demorado. Por conta disso, criaram a fita magnética.

Também chamada de banda magnética, a metodologia armazenava a mesma quantidade de dados que 10 mil cartões e ela também registrava informações analógicas ou digitais, incluindo áudio, vídeo e dados de computador. Logo depois, no final da década de 60, surgiram os disquetes. 

A evolução dos mecanismos de armazenamento não parou por aí. A partir dos anos 80, surgiu o Compact Disc, o famoso CD-ROM, que tinha uma maior capacidade de armazenamento. Já em 1998, veio o pendrive. Hoje, os mecanismos de armazenamento estão muito mais modernos e podem ser salvos na nuvem, sendo conhecidos como backups.

Quais são os 3 tipos principais de backup?

Agora que você já entende a importância do backup, conheça os tipos principais de armazenamento de informações. Confira!

Entenda tudo sobre o backup full! 

O backup full – ou backup completo, em sua tradução literal – é o tipo mais completo de restauração. Ele permite que todos os dados selecionados sejam clonados, inclusive arquivos, pastas, aplicações SaaS, discos rígidos, entre outros.

Isso proporciona uma recuperação de um grande volume de dados e, por isso, o backup full pode demandar muito tempo. Portanto, ele não é recomendado para salvar arquivos de forma rápida, caso essa seja a necessidade.

Como funciona o backup incremental?

Diferente do backup full, o backup incremental opera realizando a cópia de segurança apenas dos dados criados após o último backup. Em outras palavras, ele puxa todas as informações do servidor, alteradas ou não, com exceção daquelas que já constam na memória. 

Em função disso, o backup incremental é muito mais rápido se comparado ao backup full, permitindo que o salvamento seja feito diariamente. Isso agrega mais liberdade na hora de definir o agendamento da recuperação de dados.

O que é o backup diferencial?

O backup diferencial opera de forma similar ao incremental, ou seja, ele efetua a cópia apenas dos dados que não estão salvos desde o backup anterior. Contudo, esse sistema é ainda mais seletivo. 

Diferentemente do backup incremental, o diferencial duplica somente os dados alterados após o último backup full, então, a tecnologia identifica aqueles elementos que sofreram mudanças.

Quais são os modos de armazenamento de um backup?

Ao escolher um tipo de backup, é preciso saber qual a maneira de armazenamento dele para entender se faz sentido para o seu negócio.

Assim como existem diferentes tipos de backup, a forma de armazenamento dos dados também muda de acordo com o sistema. Confira, a seguir, os modos de armazenamento de backups!

Backup local

Trata-se de um hardware ou software adquirido pela empresa para armazenar internamente os dados. Com um backup local, é possível ter todo o controle da infraestrutura e armazenamento dessas informações.

Sendo assim, toda a responsabilidade, cuidado e tratamento desses dados ficam a cargo da empresa. Discos rígidos, servidores e storages NAS são alguns dos exemplos de backups locais.

Backup espelhado

Funciona exatamente como um espelho, ou seja,o backup espelhado “reflete” a origem da cópia. Dessa forma, se um arquivo for removido no local de origem, será retirado também do local onde está copiado.

Por isso, esse mecanismo exige bastante cautela. Afinal, caso o arquivo seja apagado acidentalmente do local de origem, sua cópia também será excluída, dificultando a recuperação dessas informações.

Backup remoto ou backup em nuvem

Como diz o nome, o backup remoto permite o armazenamento de informações fora da empresa. Também conhecido como backup em nuvem, a solução é fornecida de forma terceirizada, assim, o cliente paga pelo espaço e pela manutenção do servidor.

Em síntese, ao adotar esse tipo de backup, sua empresa se torna inquilina dentro de outro servidor, pagando uma taxa (aluguel) para ocupar a memória. Nessa modalidade de serviço, existem diferentes tipos de backups em nuvem, como pública e privada.

Qual backup escolher?

Implementar uma política de backup na sua empresa pode ser um processo desafiador. Afinal, como saber e escolher o backup ideal? Para começar, a escolha de um backup varia conforme as necessidades de cada empresa. 

Ou seja, é preciso analisar o perfil da companhia e avaliar alguns aspectos sob a perspectiva de algumas perguntas, como: 

  • Qual a quantidade de espaço para guardar os dados que a empresa já possui salvo?
  • Quais são os dados críticos necessários para manter o negócio funcionando?
  • Qual o volume de dados diários?
  • Qual o espaço que eles podem ocupar?

Além disso, é preciso se atentar a fatores como:

  • Custo;
  • Desempenho;
  • Disponibilidade;
  • Agilidade na recuperação.

O ideal é analisar cada ponto, entender quais os principais riscos da perda de dados e o que isso pode representar para sua empresa. Por isso, é importante montar um plano de backup corporativo, elencando as principais medidas a serem tomadas.

Outra alternativa é combinar o backup na nuvem e o local. Assim, caso aconteça alguma falha no armazenamento físico, seu negócio pode recorrer à recuperação de dados na nuvem, e vice-versa.

Como a Ingram Micro pode te ajudar?

Para escolher o backup ideal, é necessário recorrer aos especialistas da área de TI para implementar sem problemas ou entraves.

Como vimos até aqui, a criação de uma política de backup é de extrema importância para garantir que os dados da empresa não se percam definitivamente. Além disso, não adotar mecanismos de recuperação pode afetar o funcionamento da empresa, uma vez que a falta de dados impede que a companhia opere.

Por isso, na hora de escolher o backup ideal para sua empresa, você pode contar com a Ingram Micro, líder mundial de distribuição de tecnologias. Temos um portfólio de marcas, como: Microsoft, Acronitas, Veritas e muitas outras.

Entre em contato com nossos especialistas e descubra a melhor solução para sua empresa: das soluções mais simples até o backup full! 

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Alexandre Nakano

Alexandre Nakano

Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil. A frente da diretoria de novos negócios para a área de Enterprise, Colaboração e Cybersec na Ingram Micro Brasil, possui mais de 20 anos no mercado de tecnologia e esteve sempre em cargos de gestão e direção de vendas em grandes empresas do setor de TI. Tem, em seu currículo, passagem por empresas como Cisco Systems, Cyclades/Avocent, Westcon/Comstor e Scansource/Network1. Além da experiência profissional, traz na bagagem acadêmica dois MBAs executivos, o primeiro em gestão corporativa pela FGV, o segundo em finanças, pelo Insper, além da graduação em Engenharia Eletrônica.