Com a crescente adoção de ambientes em nuvem, mais e mais empresas estão deixando de usar as soluções locais de tecnologia da informação. Como alternativas, elas vêm investindo em infraestrutura, plataformas e software de TI oferecidos como o IaaS, PaaS e SaaS. Mas como esse tipo de tecnologia funciona na prática e quais são as diferenças entre os vários modelos de serviço na nuvem?

Neste artigo, você conhecerá o essencial sobre IaaS, PaaS e SaaS e entenderá como eles ajudam a criar um ambiente de computação em nuvem feito sob medida para as necessidades da sua companhia. Aproveite o conteúdo!

Iaas, Paas Saas o que são e quais as diferenças?

IaaS, PaaS e SaaS significam, respectivamente, Infraestrutura como Serviço, Plataforma como Serviço e Software como Serviço. Cada um deles descreve uma maneira de como você pode usar a nuvem para sua organização. 

Na prática, os modelos de serviço – IaaS, PaaS SaaS – não se opõem diretamente mas cobrem um certo grau de gerenciamento de TI oferecendo, assim, uma alternativa às tecnologias gerenciadas localmente.

Enquanto as soluções tradicionais exigem que o setor faça a gestão da infraestrutura de TI e do software internamente, o IaaS oferece uma abordagem de pagamento conforme o uso para armazenamento, rede e virtualização. 

Além disso, o PaaS inclui ainda mais serviços, como ferramentas de desenvolvimento de hardware e software disponíveis na web. Para completar, com o SaaS você obtém o mais alto grau de gerenciamento de fornecedores, “alugando” soluções de software completas.

Iaas o que é?

IaaS significa Infraestrutura como serviço, um modelo altamente escalável que  oferece às empresas mais flexibilidade do que soluções locais. Ele permite que as organizações adquiram recursos como rede e armazenamento sob demanda, em vez de ter que comprar hardwares caros. 

O modelo IaaS pode ser compreendido como a camada básica na computação em nuvem. Os componentes virtualizados disponíveis na internet são equivalentes aos servidores e hardwares que as empresas tradicionalmente armazenavam em seus prédios.

Quando usar IaaS?

Organizações de todos os tamanhos podem se beneficiar do IaaS. Pequenas empresas que desejam evitar a compra de hardware ou não têm tempo, equipe ou capacidade para hospedar grandes data centers no local, bem como empresas maiores que desejam manter o controle de seus aplicativos e apenas consumir os recursos que realmente precisam. A escalabilidade do IaaS também é excelente para empresas que experimentam um crescimento rápido.

Entrega IaaS

Com IaaS, as empresas obtêm uma infraestrutura de computação em nuvem completa, incluindo rede, servidores, sistema operacional e data centers/armazenamento. O acesso total é concedido por meio de tecnologia de virtualização via painel ou API. Dessa forma, os clientes têm controle total sobre sua infraestrutura de computação.

O provedor IaaS é responsável por gerenciar e manter:

  • servidores; 
  • discos rígidos;
  • armazenamento e 
  • ferramentas de virtualização. 

No entanto, aplicativos, tempo de execução, sistema operacional, middleware e dados, ainda precisam ser gerenciados pelo cliente.

Benefícios IaaS

O IaaS oferece muitos benefícios para empresas que desejam migrar para a nuvem. Os mais atraentes estão listados abaixo.

Flexibilidade e escalabilidade

o IaaS é mais flexível do que todos os outros modelos de computação em nuvem. Além disso, é altamente escalável. Como a empresa apenas “aluga” componentes de TI, é fácil aumentar ou diminuir seus recursos.

Automação e controle

Com o IaaS, você pode automatizar facilmente a implantação de servidores, armazenamento e rede. E o controle total de sua infraestrutura.

Redução de custos

O IaaS permite que você compre recursos conforme a necessidade, para que você pague apenas pelo que está realmente usando.

Paas: o que é?

O termo chamado “serviços em nuvem” pode ser definido como uma ampla gama de soluções fornecidas sob demanda para empresas e clientes para armazenamento.

PaaS significa Platform-as-a-Service. A plataforma, que pode ser acessada pela internet, fornece aos desenvolvedores uma estrutura e ferramentas para construir aplicativos e software sob medida para as necessidades individuais da organização.

Na prática, o modelo PaaS pode ser visto como uma versão reduzida de IaaS.  Como assim? Isso porque, assim como no IaaS, no PaaS os clientes têm acesso a servidores e centros de dados que são mantidos e gerenciados pelo provedor terceirizado. 

No entanto, eles usam o PaaS principalmente para construir aplicativos SaaS personalizados. Em outras palavras, as três modalidades de serviço na nuvem estão estreitamente conectadas. 

Quando usar o PaaS?

Existem várias situações em que uma Plataforma como Serviço é uma ótima alternativa. Por exemplo, se você tiver vários desenvolvedores trabalhando no mesmo projeto, a PaaS é uma ótima maneira de agilizar os fluxos de trabalho.

Você pode até incluir outros fornecedores e permanecer flexível durante todo o processo. A PaaS também é o caminho a seguir se sua organização requer aplicativos personalizados que precisam ser desenvolvidos e implantados em um curto espaço de tempo.

Entrega PaaS

A entrega de PaaS pode ser comparada à maneira como o SaaS é fornecido. A única diferença é que o cliente não acessa um sistema, mas sim, uma plataforma online de criação de software. 

Além disso, como as ferramentas e o ambiente estão prontos para uso, os engenheiros e desenvolvedores de software podem se concentrar na criação de aplicativos sem ter que se preocupar com outros componentes, como sistemas operacionais, armazenamento e infraestrutura. Muito mais produtividade para o time e qualidade para o projeto!  

Benefícios PaaS

Abaixo estão alguns dos maiores benefícios que podem ser alcançados com o uso de PaaS como um modelo de computação em nuvem.

Redução de custos

A PaaS é uma maneira simples e econômica de desenvolver e implantar novos aplicativos rapidamente.

Escalabilidade e Migração

Os modelos de serviço PaaS podem ser facilmente ajustados às necessidades do desenvolvedor. Além disso, com a PaaS é fácil migrar para um modelo de nuvem híbrida.

Menos codificação e Liberdade

Suas equipes de desenvolvedores precisam fazer muito menos codificação do que antes. Por fim, a PaaS libera tempo, pois os desenvolvedores podem personalizar aplicativos sem se preocupar com a manutenção do software.

Saas: o que é?

Os sistemas de cloud computing têm uma estrutura completa e, assim, oferecem aos usuários acesso além do armazenamento como o processamento e uso de aplicativos.

SaaS significa Software como serviço, o modelo mais comum de computação em nuvem. Via de regra, esses sistemas estão prontos para uso e geralmente são executados diretamente por meio do navegador da web do cliente, dispensando a necessidade de instalações ou downloads, como acontece com as soluções locais.

O SaaS é hospedado em servidores remotos e totalmente gerenciado, atualizado e mantido por um fornecedor terceirizado. Isso resulta em menos responsabilidade, mas também menos controle para o usuário final.

Quando usar o SaaS?

O SaaS é ideal para pequenas empresas ou startups que não têm capacidade para desenvolver seus próprios aplicativos de software. Da manutenção de um e-commerce aos projetos de curto prazo,o SaaS é a solução mais rápida e fácil se você não precisa de aplicativos altamente personalizados. 

Além disso, o modelo é uma ótima opção para ferramentas que não são relacionadas à atividade-fim da empresa. Por exemplo, adotar um software fiscal no modelo SaaS é muito mais fácil, prático e barato do que desenvolver uma solução exclusiva para gestão contábil.

Entrega SaaS [H3]

O SaaS é fornecido como um serviço totalmente funcional e pode ser acessado remotamente por meio de qualquer navegador da web, permitindo que os clientes trabalhem de qualquer lugar. 

Os usuários se conectam ao aplicativo por meio de um painel ou API e contam com o suporte do provedor SaaS para correções de bugs, middleware e outros problemas técnicos.

Benefícios SaaS

O Software como =Serviço oferece várias vantagens para as empresas e suas equipes.

Redução de custos

O SaaS geralmente reside em um ambiente compartilhado ou multilocatário. Quando gerenciados corretamente, os custos de licença são mais baixos em comparação com os modelos tradicionais.

Escalabilidade

As soluções SaaS permitem aumentar ou diminuir a contratação de recursos com base em suas necessidades específicas.

Integração

Muitas soluções SaaS têm integrações com outros sistemas fornecidos no mesmo modelo. De tal modo, você não precisa comprar outro software.

Atualizações

Com o SaaS, você se beneficia instantaneamente de novos lançamentos e atualizações de software.

Fácil de usar

Sem instalação ou download, o uso do SaaS é simples. Para completar, as soluções vem com as melhores práticas integradas.

IaaS, PaaS SaaS: como escolher um serviço de nuvem?

Os serviços de computação em nuvem são entregues aos clientes de modo que a empresa não precisa se preocupar com a hospedagem dos aplicativos em seus próprios servidores locais.

Os servidores de software baseados em nuvem são convenientes e fáceis de usar para a maioria das empresas. Eles permitem gerenciar virtualmente a infraestrutura técnica de sua organização, criar aplicativos e acessar uma ampla gama de ferramentas sem a necessidade de comprar e manter um servidor físico. Sendo assim, esses serviços podem aumentar a produtividade e a eficiência da sua empresa e, como resultado, potencializar o crescimento da organização.

Como vimos até aqui, cada modelo de computação em nuvem é apropriado para diferentes demandas de negócios. Por isso, é importante avaliar os prós e contras de cada serviço em nuvem, sabendo o que é mais valioso para você e sua empresa – controle, personalização ou conveniência

Depois de tomar uma decisão, o próximo passo é encontrar o fornecedor de serviços certo, que se adapte à cultura da sua organização. Tenha em mente que o uso de software baseado em nuvem aumenta a produtividade e a eficiência.

Por isso, se você busca resultados superiores na gestão de TI considere investir nos modelos de serviço em nuvem. Quer saber mais sobre esse tipo de solução? Entre em contato com a Ingram Micro, distribuidora de tecnologia autoridade no assunto.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.