A necessidade de armazenamento, gestão e uso de dados exige que empresas de todos os segmentos explorem recursos de um data center. Isso, pois, agências governamentais e instituições, sejam financeiras, educacionais ou varejistas, precisam de uma boa infraestrutura de dados para manter as operações.

O uso deste recurso gera valor para a organização, aumentando o potencial competitivo e a produtividade do time. Já a falta dele pode comprometer o trabalho dos colaboradores, dificultando o acesso aos dados e a entrega dos serviços.

Especialmente para empresas que priorizam segurança da informação, investir neste tipo de ferramenta é fundamental. Mas, afinal, o que é data center?

Neste post, apresentamos o conceito, capaz de centralizar as operações de TI e garantir eficiência na gestão dos dados, com segurança e confiabilidade nos processos. Confira!

O que é data center?

O data center permite a centralização das operações e infraestruturas de TI das empresas. Com essa ferramenta, é possível armazenar os dados corporativos em um ambiente remoto, seguro e confidencial.

Por meio de um data center, as áreas de TI responsáveis pela organização podem centralizar os equipamentos de computação e de rede em um único local, onde é possível coletar, armazenar, processar, distribuir e viabilizar o acesso a grandes volumes de dados.

Com a alta demanda por conectividade, requisito fundamental para o desenvolvimento de sistemas, aplicativos e ambientes modernos, as empresas precisam acelerar suas estratégias de 5G e de transformação digital. 

Para tanto, as corporações vêm investindo em soluções em cloud computing, sem deixar de priorizar a manutenção de um data center. É isso o que aponta a pesquisa Synergy Research Group sobre os custos corporativos em TI na última década.

Conforme o resultado, os gastos anuais em serviços de infraestrutura em nuvem saíram de zero chegando a quase US$ 100 bilhões. Contudo, os gastos corporativos voltados para data center ficaram na mesma média durante grande parte da década.

Ao longo dos últimos dez anos, o crescimento médio anual dos gastos com data center foi de 4%, enquanto a adesão aos serviços em nuvem ficou em 56%. Apesar da diferença, é importante observar que as companhias não deixaram de lado a estrutura de data center. 

Como é um data center moderno?

Em função da demanda por entregas quase instantânea de informações, surgiu o data center moderno. Ele atende à demanda de dados com computadores e equipamentos de rede, sendo capazes de lidar com as diferentes solicitações.

É possível construir um data center moderno com milhares de servidores, pequenos e eficientes, funcionando ininterruptamente, garantindo total disponibilidade e acessibilidade aos usuários.

Dessa forma, como possuem um alto número de servidores, empilhados em racks colocados em linhas, eles também são chamados de server farms, em português, fazenda de servidores.

Na prática, ainda, concentram serviços importantes, como armazenamento de dados, backup e recuperação, gerenciamento de dados e rede. Esses centros viabilizam uma série de operações, dentre elas:

  • Armazenar e servir sites da Web;
  • Executar serviços de e-mail e mensagens instantâneas (IM);
  • Fornecer armazenamento em nuvem e aplicativos;
  • Habilitar transações de e-commerce;
  • Capacitar comunidades de jogos online.

Assim, para organizar as demandas de TI, é necessário um data center próprio ou terceirizado. Algumas optam por manter internamente, enquanto outros preferem alugar servidores. Há ainda a possibilidade de usar serviços baseados em nuvem pública de hospedagem, a exemplo das soluções fornecidas pela Amazon e Microsoft.

Estrutura de data center 

De acordo com dados da Glanz, estima-se que existam mais de 3 milhões de data centers no mundo, entre diversos formatos e tamanhos.

Em um data center com infraestrutura adequada, as interações que utilizam o tráfego IP e outros protocolos de comunicação serão acionadas, orientando o correto endereçamento e o encaminhamento dos pacotes de dados.

Entretanto, a conectividade não é o único componente importante para um data center moderno. A seguir, listamos os cinco componentes básicos, fundamentais para entregar uma performance adequada: 

1. Servidores, Storages e Dispositivos de Rede

Os servidores, storages (armazenamento) e dispositivos de rede (network) formam o corpo dos data centers. São dispositivos de alto desempenho capazes de receber, processar e armazenar um alto índice de requisições e dados

Estes elementos são alocados em racks com estantes, que se espalham por longas fileiras. Um data center simples possui entre 10 a 50 racks de servidores/storages, enquanto os maiores podem ter centenas.

Diferente dos desktops convencionais, que executam tarefas e interfaces dos usuários, os servidores têm foco em atividades específicas e resistência para suportar o funcionamento intermitente.

Os storages, por sua vez, consistem no local onde os dados são armazenados e gerenciados. Nos racks, os storages ficam ligados por cabos de cobre ou fibra óptica, garantindo uma comunicação rápida e limpa entre eles.

Finalmente, os dispositivos de rede permitem conectar servidores e storages em alta velocidade, entre si e com o mundo externo.

2. Energia

O data center moderno precisa assegurar alta disponibilidade sem downtimes. Sendo assim, para funcionar de maneira ininterrupta, é necessário ter uma fonte constante de energia que seja capaz de garantir a estabilidade da rede.

Investir na aquisição de geradores e no-breaks, por exemplo, é fundamental para que as empresas tenham redundância na rede elétrica. Entretanto, os servidores podem consumir 3 quilowatts por rack, em data centers de pequeno porte, e até 15 quilowatts por rack maiores.

Em alguns casos, podem conter mais de 500 racks, elevando o consumo de energia a 10 megawatts. A título de comparação, esse valor representa metade da quantidade necessária para que uma usina hidrelétrica consiga abastecer uma cidade de 150 mil habitantes.

3. Refrigeração

O uso de computadores com alta performance e processadores robustos leva ao aumento da temperatura do ambiente, podendo chegar a 50º C. Caso não seja utilizado um bom sistema de refrigeração, a empresa poderá sofrer com danos nos equipamentos e incêndios.

Por isso, a redundância em refrigeração é indispensável, mantendo a temperatura dentro da média de 25º C. Como requer alta potência dos equipamentos de refrigeração, são usados condicionadores de ar de sala de computador (CRACs), ventiladores, manipuladores de ar, filtros, sensores e até canos e tanques de água.

Geralmente, a refrigeração representa 50% da energia necessária para manter uma estrutura de data center. Em função disso, cada vez mais, as companhias estão buscando alternativas sustentáveis.

A instalação deste tipo de infraestrutura em países mais frios é um dos caminhos possíveis. A técnica, conhecida como free cooling, consiste em levar o ar frio do ambiente externo para as salas dos servidores.

Além dessa, outra possibilidade é instalar os servidores no fundo do mar.  Contudo, esta solução ainda está em fase de testes, inclusive por gigantes como a Microsoft.

Para saber mais sobre tecnologias sustentáveis utilizadas em TI, confira nosso conteúdo:

4. Telecomunicações

Um dos principais objetivos de um data center moderno é viabilizar a conexão com dispositivos em vários cantos do mundo. Para tanto, uma estrutura de telecomunicações sólida é indispensável.

Antes das requisições de cada usuário serem recebidas pelos servidores, elas passam por uma sala de telecomunicações. Equipada com roteadores e outros equipamentos, essa central de telecomunicações filtra e direciona, automaticamente, a requisição ao destino.

Todo esse processo acontece de maneira rápida e eficaz graças ao uso dos cabos de fibra óptica, que possuem ótima performance. 

5. Segurança

Em todos os segmentos, empresas lidam com um alto volume de dados relacionados à organização e aos seus clientes. Para tanto, é preciso processar uma grande quantidade de informações – sejam confidenciais, sensíveis ou não – de maneira segura.

Por isso, um data center completo precisa oferecer recursos de proteção nas camadas físicas e digitais do ambiente. Os softwares, por exemplo, necessitam de algoritmos refinados para detecção de desvios de padrão.

Data center moderno revoluciona o mercado

É importante centralizar o gerenciamento de entrega de dados como data center, garantindo mais acessibilidade e otimização.

O volume de dados em uso no mundo cresce exponencialmente. Segundo estudo Digital Universe, em 2025, a projeção é de que o conjunto de dados alcançará a marca de 175 ZB.

Essa imensidão de dados é armazenada em uma esfera composta por três locais que se conectam:

  • Núcleo: inclui data centers tradicionais e em nuvem;
  • Borda: inclui torres de celular e filiais;
  • Terminais: inclui PCs, smartphones e dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

Contudo, a explosão de dados corporativos deve impactar, primeiro, no aumento da base de informações do núcleo, ou seja, dos data centers. 

Por isso, é fundamental que as empresas busquem centralizar o gerenciamento e a entrega de dados em um data center físico ou na nuvem. Dessa maneira, será possível aproveitar os dados para controlar seus negócios e melhorar continuamente a experiência do usuário.

Outra possibilidade é, ao em vez de armazenar dados em servidores físicos, muitas companhias têm escolhido investir em servidores host de provedores de nuvem. Assim, além de reduzir o custo de execução da rede, as empresas passam a ter servidores de computação centralizada com segurança de ponta, alta disponibilidade e sem downtimes.

Vale destacar que o uso da nuvem não significa que os aplicativos e dados não são armazenados em hardware. A cloud computing trata-se de uma terceirização do hardware. Ou seja, outra empresa mantém o hardware e o software em locais remotos, permitindo o acesso pela internet. Esses locais são data centers.

Existem, também, modelos de data center interconectado. Isso porque, na prática, ele permite planejar uma migração gradual da infraestrutura de TI, assegurando mais disponibilidade, proteção para a rede, rapidez e flexibilidade. 

Com um data center moderno e completo, sua organização passa a ter condições de oferecer suporte adequado para outras tecnologias, como ferramentas de Big Data

Além disso, é possível eliminar os gastos e preocupações com servidores físicos, gerando economia. De outro modo, as várias camadas de proteção na nuvem e a integridade e disponibilidade total dos dados tornam o data center mais seguro e acessível a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Com um data center completo, maior produtividade, redução de despesas desnecessárias e aumento de potencial lucrativo são apenas algumas das vantagens. Invista na sua infraestrutura de TI com a Ingram Micro!

Este artigo foi útil?

(4.2)

Você já votou neste post

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.