Hoje, existem muitas alternativas e caminhos possíveis para compor a estratégia de infraestrutura de TI e conduzir a gestão dos equipamentos e sistemas corporativos. 

Entre tantas soluções acessíveis, escolher uma ou saber como combiná-las pode ser confuso e desafiador. 

Geralmente, o gestor de TI e seu time se deparam com uma dúvida recorrente: qual tipo de servidor é o ideal para minha empresa? É melhor manter o servidor on-premise? Ou posso migrar para a nuvem?  

Neste artigo, procuramos clarear os dois conceitos, apresentando a relação servidor on-premise versus servidor em nuvem como um importante ponto de debate. 

Confira nossa comparação e saiba mais sobre recursos, benefícios e desvantagens!

O que é On Premise?

O On premise é um método de infraestrutura de TI mais tradicional, onde o hardware físico, o software e os dados são armazenados no local. Trata-se de um servidor local, um tipo de sistema de informação ERP (Enterprise Resource Planning). 

On premise consiste em uma infraestrutura de TI que compreende sistemas, aplicativos de hardware e aplicativos de software. Com um sistema local, você obtém total propriedade de seus servidores e pode supervisionar pessoalmente a manutenção de seus sistemas.

Por ser um sistema de TI que utiliza infraestrutura interna, ele não depende do acesso à internet para seu funcionamento. As informações podem ser acessadas mesmo offline, diferente de um sistema on cloud.

E o que é cloud?

O sistema cloud nada mais é do que um sistema baseado em nuvem. Se utilizando desse modelo de tecnologia, as empresas que optam pelo cloud não dependem de servidores físicos para seu funcionamento. 

Escalável e flexível, esse modelo é acessível de qualquer lugar que tenha acesso a internet.

Se tiver interesse em saber mais sobre o conceito, confira nosso conteúdo especial sobre computação em nuvem

Escolher o sistema que melhor se adapta ao dia a dia de sua empresa é um passo importante para um negócio de sucesso.

Sistema On Premise: vantagens e desvantagens

Atualmente, muitas empresas exigem hardware ou sistemas personalizáveis ​​que possam ser desenvolvidos e atualizados para atender às suas finalidades. Para tais companhias, investir no On Premise pode deixá-las limitadas, com a escalabilidade limitada devido ao potencial de um sistema local. 

Por outro lado, a implementação do On Premise traz uma vantagem importante: o seu time não fica dependente do acesso à Internet ou conectividade para conduzir as tarefas e, como resultado, há menos espaço para perda de tempo. 

Na prática, escolher pelo servidor On Premise é ótima ideia para empresas com escritórios em ambientes sem sinal de rede. Contudo, o ideal é avaliar os demais aspectos e custos envolvidos, considerando as demandas de espaço físico para instalação e manutenção do servidor, incluindo investimentos em segurança e contratação de pessoal. 

On Premise vs. Cloud: qual escolher?

Como vimos até aqui, escolher o servidor On Premise ou o servidor Cloud não é uma tarefa simples. Entre os dois, existem pontos de aproximação e pontos que os diferenciam. Por isso, conhecer a demanda da empresa e um pouco sobre cada modelo é essencial para tomar a decisão de investimento e implementação.

Veja os principais aspectos relacionados aos servidores On Premise e Cloud.

Servidor

O sistema On Premise conta com um servidor fixo, conectando computadores locais. Baseado na computação local, o On premise depende da configuração e manutenção de sua própria infraestrutura de TI dentro das instalações físicas da sua organização.

Por outro lado, o sistema Cloud possui um servidor remoto, no qual os dados são armazenados. A computação em nuvem engloba Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS), oferecendo diferentes níveis de gerenciamento e controle.

Acesso aos dados

No modelo On Premise, o acesso aos dados é facilitado pelo servidor principal. Com isso, é possível realizá-lo sem conexão à internet. Um dos principais benefícios de ter sistemas locais é o controle total sobre os dados. Isso porque o armazenamento local permite garantir fisicamente a segurança dos dados e implementar alterações nos sistemas conforme necessário. O controle do usuário no On Premise é maior

No caso do sistema Cloud, o acesso é totalmente online. O controle do usuário sobre o software é menor à medida que fornecedores terceirizados os controlam. Por outro lado, um servidor Cloud tem um nível de segurança avançado, para atender as normas recentes de proteção de dados, bem como garantir alta disponibilidade para todos os arquivos e processos da operação.  

Segurança 

Ambos os modelos oferecem um alto nível de segurança, mas cada um tem particularidades a serem consideradas. 

Para sistemas On Premise, que possuem servidores locais e maior controle interno, a questão de segurança não fica na mão de terceiros – o que é um ótimo ponto. No entanto, vale destacar que é também preciso ter a preocupação com Planos de Recuperação de Desastres voltados para estruturas físicas, uma vez que os servidores podem sofrer danos. 

Já em sistemas on cloud, a companhia parceira oferece diferentes soluções de alta tecnologia para proteção de dados. Mas, em contrapartida, a parte de segurança de endpoints fica a cargo da empresa.

Armazenamento

Ao pensar no armazenamento do servidor, é preciso ter em mente que o On Premise permite manter os dados e operações em sistemas locais, garantindo seu controle total sobre eles. Contudo, qualquer sinal de erro, instabilidade ou falha é uma ameaça a ser observada. Além disso, essa modalidade requer um enorme investimento de capital e orçamento de manutenção.

Por outro lado, investir no servidor em cloud exige confiança na internet e nos provedores de nuvem. Geralmente, este modelo é baseado em um modelo de pagamento por assinatura mensal, reduzindo o custo inicial de investimento.

Questões como servidores físicos ou acesso à internet são grandes diferenciais quando o assunto é on premise vs. cloud.

Compliance

As empresas precisam estar em conformidade com as diretrizes e normas reguladoras relacionadas à gestão da empresa e ao uso da tecnologia.

Por conta do controle e organização internos oferecidos pelo modelo On Premise, os gestores de TI conseguem maior acesso aos dados de maneira sistemática, simples e segura.

Já as empresas que optam por um servidor Cloud devem permanecer vigilantes e garantir que os provedores de nuvem atendam aos critérios de conformidade. Ou seja, é preciso cobrar do provedor terceirizado o cumprimento dos mandatos regulatórios

Para empresas do setor financeiro, por exemplo, que têm regulamentações rígidas para cumprir, ter os dados no local, em On Premise, tende a ser mais interessante.

Personalização

Para empresas com requisitos exclusivos, o servidor On Premise permite personalizar seu hardware e software para atender às necessidades específicas com maior riqueza de detalhes. Afinal, o servidor é implementado especificamente para a empresa.

Em contrapartida, um servidor cloud possui uma estrutura pronta, que pode ser customizada para atender as demandas de clientes de vários segmentos. Ao escolher essa solução, é preciso compreender os requisitos que podem ser personalizados. 

Custos

Ao pensar na gestão de custos do servidor, é importante ter em mente que o sistema On Premise exige gastos iniciais, mas também constantes, pois envolve consumo de energia e requer o envolvimento de profissionais de TI. 

Já no servidor cloud, o principal custo é o pagamento das mensalidades, calculadas conforme o gasto. É possível, por exemplo, ter períodos de menores custos, por meio de rotinas de ativação e desativação de serviços. Ou seja, a contratação do servidor Cloud gera despesas operacionais.

Ambientes híbridos: uma nova possibilidade

Tanto a computação no local quanto a nuvem podem fornecer ao seu negócio a infraestrutura de TI de que ele precisa. O modelo que você escolher provavelmente dependerá das necessidades da empresa quanto aos padrões de conformidade e da estrutura de custos. 

A boa notícia é que você não precisa escolher entre um ou outro modelo de servidor. Dá pra combinar a computação local e em nuvem em uma única estratégica, conhecida como abordagem de nuvem híbrida

Um sistema híbrido é aquele que converge as vantagens de ambos os modelos, permitindo que as informações sejam compartilhadas entre os sistemas locais e também os públicos. Desta forma, ainda é possível aproveitar do controle do acesso local, como no On Premise, mas sem perder a flexibilidade oferecida por um modelo on cloud.

Ao fazer essa escolha, você tem o melhor dos dois mundos. A solução híbrida proporciona economia e escalabilidade da computação em nuvem, ao mesmo tempo que mantém o controle sobre seus dados e sistemas confidenciais e ainda amplia as possibilidades de personalização com infraestrutura local. 

Um sistema híbrido pode ser a resposta perfeita para seu negócio!

E como a Ingram Micro pode auxiliar?

Escolher qual sistema implementar em sua empresa pode ser uma tarefa mais complexa do que se imagina. Não só é preciso conhecer a fundo as características e vantagens de um modelo, mas também é importante contar com uma empresa parceira que consiga oferecer modelos que se adaptem perfeitamente às necessidades de seu negócio.

Para isso, conte com a Ingram Micro! Referência no mercado de tecnologia, oferecemos diferentes soluções em cloud para que sua empresa encontre o modelo ideal para seu dia a dia. 

Pronto para dar este próximo passo? Entre em contato conosco e saiba mais!

Este artigo foi útil?

(4)

Você já votou neste post

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.