A migração para o digital otimizou o dia a dia das empresas. Com ela a organização adquire maior agilidade, flexibilidade e escalabilidade para os processos do dia a dia ao utilizar, por exemplo, a Cloud Native.

De acordo com o Gartner em sua pesquisa Market Impact: Cloud Shift- 2022 Through 2025, a previsão é que a demanda por recursos de integração e processo de trabalhos ágeis impulsione uma mudança contínua para os sistemas em nuvem. Estima-se que até 2025, cerca de 51% dos gastos com TI serão direcionados para tecnologias em nuvem.

É por isso que uma das ferramentas que mais vem ganhando espaço nos últimos anos é a cloud computing, a computação em nuvem. Junto dela, a arquitetura cloud também está presente. Esta é composta pela união dos ambientes de TI e consiste na junção de componentes necessários para a computação em nuvem. 

No meio de todas essas novas mudanças, surgem diversas modalidades de serviço na nuvem, uma delas é a cloud native, uma abordagem moderna para construir e executar aplicativos em nuvem. Entenda melhor o que é e como funcionam esses novos mecanismos com nosso artigo!

O que é cloud native?

A cloud native é uma abordagem dinâmica usada para se referir ao conceito de construir e executar aplicativos para aproveitar a computação distribuída e entregue pelo modelo em nuvem. O intuito desse método é aproveitar ambientes como nuvens públicas, privadas e híbridas

Dessa forma, as aplicações cloud native são projetadas e criadas para explorar a escalabilidade, flexibilidade e resiliência, oferecidas pela cloud computing.

Com as constantes mudanças tecnológicas os usuários esperam inovações de forma contínua, o que exige que os sistemas de negócios sejam mais ágeis e flexíveis. Por isso, aplicações construídas em nuvem são cada vez mais comuns.

Ao usar os serviços da cloud native, é possível desenvolver aplicativos modernos usando tecnologias como Kubernetes, Docker, funções sem servidor, APIs e Kafka. 

Além disso, os provedores em nuvem habilitam ferramentas e serviços para que os desenvolvedores possam reduzir as tarefas operacionais e criar apps mais rapidamente.

Para começar: o que é cloud computing?

Antes de prosseguir e explicarmos como funciona a cloud native, vamos primeiro entender o que é o cloud computing.

A cloud computing é uma tecnologia que permite acesso remoto aos softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet, permitindo o acesso em qualquer local ou dispositivo.

Em outras palavras, cloud computing  é um conjunto de tecnologias que possibilitam o armazenamento e o compartilhamento de conteúdos digitais em ambientes seguros

Ou seja, a computação em nuvem é um recurso que permite que as informações armazenadas possam ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Além disso, ela guarda de maneira segura todos os arquivos. 

Como o cloud computing funciona?

Como já mencionamos acima, os arquivos armazenados em nuvem podem ser acessados em qualquer lugar, isso porque, eles são armazenados em data centers, conectados o tempo todo para receber informações.

Com essa tecnologia, ao invés da empresa comprar e dispor recursos para manter data centers e demais servidores físicos, ela tem a tranquilidade de saber que todos os arquivos estão armazenados e seguros em cloud. 

Basta acessar o serviço em nuvem por meio do navegador ou de aplicações que ocupam pouco espaço. A computação em nuvem é sinônimo de alta disponibilidade de dados, confidencialidade e máxima segurança

O que é arquitetura cloud e como ela funciona?

Já a arquitetura cloud é um termo usado para se referir a um conjunto de componentes que integram a computação em nuvem. Ou seja, é quando os recursos são agrupados e trabalham em conjunto por meio da computação em rede

Explicando de uma forma mais simples, é como a construção de uma casa, em que a infraestrutura são os materiais e arquitetura é a planta. Os componentes que compõem a arquitetura cloud são os seguintes:

  • Uma plataforma front-end (o cliente ou dispositivo utilizado para acessar a nuvem);
  • Uma plataforma back-end (servidores e armazenamento);
  • Um modelo de entrega baseado em nuvem;
  • Uma rede de internet.

Juntos, esses componentes permitem que o usuário acesse qualquer aplicação armazenada na nuvem. Algumas aplicações, como o G Suíte, rodam inteiramente na nuvem. Já outras, como o serviço de streaming Netflix, aproveitam o vasto espaço para armazenar o alto volume de dados.

Como funciona a cloud native?

Essa é apenas uma das modalidades de computação em nuvem. Trata-se de uma abordagem mais robusta e tem como objetivo trazer mais agilidade aos processos de desenvolvimento de sistemas em uma empresa.

Dessa forma, os projetos podem ser realizados de forma escalável e de maneira mais eficiente e autônoma.

A cloud native opera de forma semelhante ao serverless, um sistema sem servidor dedicado e que se opõe à estrutura de um data center local. Sendo assim, os desenvolvedores não precisam prover os servidores, pois a cloud native possui uma estrutura fragmentada em diversos ambientes e sistemas.

Além disso, as atividades podem ser desenvolvidas diretamente na nuvem, dando mais agilidade aos processos e trazendo segurança na hora de realizar manutenções. Outro fator importante que pode auxiliar os desenvolvedores em seus projetos é fazer uso de metodologias ágeis.

O que são metodologias ágeis?

São técnicas usadas para dinamizar os processos de desenvolvimento e a cloud native é o ambiente perfeito para elas serem utilizadas. Além disso, é por meio delas que as empresas buscam eliminar atividades improdutivas. 

Os métodos ágeis visam tornar a equipe mais produtiva ao transmitir uma mensagem com clareza e focar no que foi definido no início do projeto, o desenvolvimento é feito em um ambiente de cloud native.

As metodologias ágeis surgiram na indústria de tecnologia da informação, visando resolver problemas comuns a toda organização que precisa gerenciar projetos, como:

  • Etapas de produções longas;
  • Falta de prazos definidos;
  • Comunicação ineficiente e falta de clareza entre o time;
  • Desalinhamento entre a equipe.

Em função disso, se viu a necessidade de dinamizar e tornar os processos viáveis. Com os métodos ágeis, esses desafios eram superados. Entre as vantagens de adotar essas metodologias, se destacam as seguintes:

  • Maior alinhamento entre a equipe, tornando mais rápida a resolução de problemas;
  • Redução de riscos e um resultado de alta qualidade;
  • Redução de custos, pois as entregas se tornam mais assertivas;
  • Agilidade e eficiência nas entregas e execução do projeto;
  • Flexibilidade de propor alternativas, visando chegar a melhor solução possível.

Ao implementar esses métodos, sua equipe se tornará mais produtiva e as entregas se tornarão melhores.

Quais os benefícios da cloud native?

Para uma empresa, principalmente de tecnologia, utilizar a cloud native pode ajudar a implementar as metodologias ágeis e, assim, aumentar sua produtividade e eficiência na entrega dos produtos e/ou serviços.

As facilidades que a cloud native proporciona são diversas. Confira agora alguns benefícios que sua empresa adquire ao adotar esse sistema de armazenamento em nuvem.

Linguagens

Os aplicativos criados para serem executados em servidores possuem linguagens de programação tradicionais como: C/C++, C# e Java. Já os nativos na nuvem podem ser escritos com base na web como: HTML, CSS, JavaScript, .NET, Go, Node.js, PHP, Python e Ruby.

Ao optar pelo uso de linguagens mais modernas é possível atrair engenheiros mais qualificados para trabalhar na sua empresa.

Atualizações

As aplicações desenvolvidas na nuvem são desenvolvidas para serem altamente disponíveis, resilientes e regularmente atualizadas. Já os apps armazenados localmente possuem um método cascata, sendo atualizados apenas uma ou duas vezes por ano.

Esse processo de constante atualização traz mais produtividade para as equipes de desenvolvimento. Para a empresa é sinônimo de vantagem competitiva, uma vez que é possível fornecer novos recursos de forma mais frequente.

Elasticidade

Enquanto aplicativos locais necessitam de um provisionamento físico de infraestrutura adicional para rodar com eficiência, uma aplicação nativa em nuvem tira proveito da elasticidade que o armazenamento oferece. 

Em outras palavras, é possível flexibilizar o consumo conforme a demanda. Isso impacta diretamente nos custos, uma vez que você paga apenas pelo que usa. 

Múltiplos usuários

Os desenvolvedores podem trabalhar em um espaço virtualizado e compartilhar os recursos com outros aplicativos, aumentando a eficiência da equipe uma vez que o espaço da cloud native permite múltiplos usuários trabalhando ao mesmo tempo.

Tempo de inatividade e automação

A nuvem oferece maior escalabilidade por meio da distribuição geográfica dos data centers, gerenciados por servidores em larga escala. Com isso, as possíveis interrupções podem ser melhor administradas, de forma que o tráfego é  redirecionado para outra região, evitando paralisações.

Além disso, os engenheiros possuem uma variedade de oportunidades de automação, permitindo a construção de forma rápida e avançada para outras criações.

Stateless

Stateless é um termo usado para se referir a classificação “sem estado”, essa nomenclatura é dada para a maioria dos aplicativos armazenados em nuvem. 

Esse modelo permite uma escalabilidade maior em vários servidores, o que aumenta o desempenho e diminui o consumo de armazenamento. Assim, é possível evitar um bloqueio de fornecedor, isso porque as transações operam de forma independente e não estão relacionadas a nenhum requisito anterior.

Como a Ingram Micro pode ajudar?

Para implementar um serviço de nuvem na sua empresa, é preciso contar com especialistas na área para que tudo ocorra sem impasses.

Além da facilidade de desenvolver os programas e aplicativos diretamente na nuvem, a cloud native oferece um bom armazenamento e guarda de maneira segura todas as informações disponibilizadas pela sua empresa.

Ficou interessado e quer migrar para a cloud native? A Ingram Micro pode ajudar a sua empresa. Contamos com as melhores soluções e distribuímos os mais excelentes e reconhecidos serviços de nuvem do mercado.

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra as melhores soluções para a sua empresa!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.