É difícil imaginar uma empresa que funcione sem pelo menos alguma infraestrutura de TI (tecnologia da informação). Soluções digitais e hardwares interligados não só viabilizam a operação e os negócios das companhias, mas também aumentam a produtividade e a eficiência operacional. 

A infraestrutura de TI em empresas é baseada em vários componentes que visam gerenciar o ecossistema de negócios interno ou fornecer serviços externos. Quanto melhor e mais completa a infraestrutura de TI corporativa, maior será o potencial de produtividade, crescimento e lucratividade do negócio.

Neste artigo, falaremos com mais detalhes sobre a infraestrutura de TI, quais tipos de infraestrutura são mais populares e como você pode gerenciá-la para ganhar eficiência operacional. Acompanhe o conteúdo!

O que é a infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI é composta por ativos de hardware, redes, aplicativos, entre outros elementos. Ela é a espinha dorsal de qualquer organização e compreende os vários componentes citados.

Para que o fluxo de processos de uma empresa seja eficaz, é importante que todos esses componentes funcionem adequadamente, tanto de forma autônoma quanto interagindo entre si. Portanto, muito além de ter uma boa infraestrutura de TI, é importante garantir o gerenciamento de todos seus componentes.

Quais as características de uma infraestrutura de TI?

Você não pode construir uma infraestrutura de TI do nada. Todo o ecossistema é composto por soluções de software, vários hardwares e conexões de rede que funcionam simultaneamente e se complementam.

A ideia é melhorar a comunicação entre diferentes dispositivos, computadores desktops, tablets, scanners, vários servidores e armazenamento em nuvem. Para tanto, é importante conhecer os principais componentes da infraestrutura de TI:

Hardware

É o conjunto de componentes físicos e dispositivos que ajudam a organizar a infraestrutura. Eles são sua base, como, por exemplo:

  • Computadores desktop;
  • Laptops;
  • Tablets, smartphones e outros dispositivos móveis;
  • Servidores e centros de dados;
  • Hubs e roteadores de Internet.

Programas e aplicativos

O software pode incluir vários programas e aplicativos que uma empresa usa para funcionar, fornecer serviços, operar pipelines internos e muito mais. Além disso, vários sistemas operacionais pertencem à camada de software. São exemplos: 

  • Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS);
  • Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM);
  • Planejamento de recursos empresariais (ERP);
  • Sistemas operacionais;
  • Servidores da web;
  • Software de rede.

Rede

As redes permitem combinar dispositivos em uma única rede e conectar-se à Internet. A conexão é protegida por firewalls de segurança que impedem a invasão de malware e outras violações. Uma rede inclui os seguintes componentes:

  • Servidores;
  • Centros de dados;
  • Hubs;
  • Rotadores;
  • Comuta.

Tipos de infraestrutura de TI

Há dois principais tipos de infraestrutura de TI: aquela que utiliza a nuvem e aquela que não utiliza.

Todos os elementos apresentados até aqui fazem parte da infraestrutura de TI padrão, que pode ser encontrada em organizações de vários tamanhos e, geralmente, é gerenciada internamente. 

Em termos simples, a empresa possui seus próprios servidores ou data centers aos quais todos os outros dispositivos com software próprio estão conectados. Essa abordagem permite que uma empresa controle totalmente o estado de sua infraestrutura de TI, gerenciando-a e melhorando-a continuamente.

No entanto, também há um segundo tipo – baseado na nuvem – que oferece uma configuração inteligente para a infraestrutura de TI. A seguir, apresentamos os dois tipos para que você possa ter uma visão completa.

Infraestrutura de TI tradicional

Os principais componentes de uma infraestrutura tradicional são hardware e software. Por exemplo, podem ser vários servidores e PCs desktop.

Essa modalidade de infraestrutura de TI exige muito espaço livre no local de implantação, bem como equipamentos potentes. Na prática, o custo de investimento é mais alto. Além disso, tal sistema requer monitoramento, manutenção e atualização constante para atender às mudanças.

Isso significa que, além de usar os equipamentos, você também deverá manter uma equipe e uma ferramenta de gerenciamento de recursos. É preciso ainda adquirir as soluções e dispositivos necessários para otimizar e atualizar a infraestrutura de TI.

Vantagens da infraestrutura tradicional

  • Junto com o sistema, você conta com uma equipe dedicada e totalmente integrada com gerenciamento da infraestrutura.
  • Além de atualizar a infraestrutura, é preciso atualizar também o software, o que permite estar sempre na vanguarda das novas soluções tecnológicas.
  • Você tem a capacidade de trabalhar com vários tipos de software.

Infraestrutura de TI baseada em nuvem

Cada vez mais, essa modalidade tem sido a escolhida pelas empresas, principalmente pela sua flexibilidade e baixo custo. Então, qual é a principal diferença da infraestrutura em nuvem para a abordagem padrão?

Nesse modelo, você não precisa manter os equipamentos físicos para dar suporte à infraestrutura diretamente no seu escritório. Todos os servidores, soluções e armazenamento de dados estão na nuvem.

Como resultado, você não precisa investir muito dinheiro em hardware e data centers – esses aparelhos que iriam lidar com a infraestrutura interna de TI das instalações.

Em vez disso, você pode encontrar um provedor de serviços em cloud e alugar o espaço de armazenamento em nuvem necessário para transferir o seu fluxo de operações.

Vantagens da infraestrutura de TI baseada em nuvem

Grande flexibilidade e escalabilidade: características essenciais para empresas que desejam um crescimento rápido. E as estruturas em nuvem não têm limites de espaço de armazenamento e oferecem muito mais potência para computação.

Recursos de automação: ao instalar tecnologias de nuvem em seus negócios você fica sem os problemas associados ao gerenciamento de equipamentos. O provedor é responsável por fornecer uma infraestrutura de TI baseada em cloud enquanto você pode se concentrar em outros aspectos importantes do negócio.

É rentável: você pode se surpreender com o custo-benefício da infraestrutura de TI em nuvem. Isso porque você paga apenas pelo serviço específico que usa. Você não precisa gastar dinheiro com equipamentos, gerenciamento, atualizações e outros aspectos com os quais o fornecedor está lidando agora.

Quais as vantagens de uma infraestrutura de TI atualizada?

Manter a infraestrutura de TI da sua empresa atualizada é uma forma de prevenção de problemas com lentidão e também de invasões cibernéticas.

“Se não está quebrado, não conserte” é um ditado comumente aceito, mas esse é o caso da infraestrutura de TI? Só porque seus computadores, redes, sistemas de segurança e o restante de sua infraestrutura estão operacionais não significa que sejam eficientes ou seguros. 

Sua tecnologia da informação suporta a maioria dos aspectos de seu negócio. Contudo, quando a infraestrutura de TI tem ineficiências e vulnerabilidades, estas podem se converter em perda desnecessária de dinheiro e problemas de segurança. 

A verdade é que não faltam boas razões para atualizar a infraestrutura de TI de sua empresa. Veja, a seguir, algumas delas.

Potencial redução de custos

Muitas vezes, as organizações pagam uma conta alta em reparos e remoção de vírus quando a infraestrutura de TI possui dispositivos mais antigos, com peças e software que podem ser obsoletos, não mais corrigidos ou não mais produzidos. 

Além disso, é bem comum ter uma despesa alta com vários recursos de segurança e rede que podem ser consolidados em equipamentos mais novos. Melhor ainda, equipamentos mais novos podem ser mais eficientes em termos de eletricidade, portanto, as atualizações também podem reduzir suas contas de energia.

Níveis mais altos de eficiência, confiabilidade e produtividade

Quando são necessários vários programas para concluir uma tarefa relativamente simples, ou quando seus aplicativos estão sendo executados lentamente devido a sistemas desatualizados, seus funcionários não conseguem ter o melhor desempenho possível. 

Assim, a produtividade poderia ser muito maior, mas não é devido aos sistemas mais lentos, tornando seu ambiente de trabalho ineficiente. 

Tudo muda quando a infraestrutura de TI conta com sistemas atualizados. Os aplicativos funcionam com mais facilidade e aumentam a produtividade da equipe. Como resultado, sua empresa estará fazendo mais em menos tempo, potencializando o alcance de resultados expressivos.

Aumente a segurança e a conformidade

Os invasores cibernéticos estão constantemente atualizando seus métodos de ataque, e hardwares e softwares mais antigos não levam essas novas técnicas em consideração ao proteger os arquivos críticos de sua empresa. 

Parte do motivo pelo qual novos hardwares e sistemas operacionais são desenvolvidos é acompanhar e se antecipar às tendências em segurança cibernética. Sem essas novas medidas de segurança, você deixa os dados da sua empresa vulneráveis ​​a ataques.

Consistência

Quando todos os sistemas de sua empresa estão sendo executados com uma infraestrutura de TI adequada, seu time tem muito menos dores de cabeça ao tentar manter tudo funcionando sem problemas. Isso geralmente leva a menos desperdício de tempo, correções mais rápidas e um ambiente de trabalho produtivo em geral.

O investimento contínuo na infraestrutura de TI certamente irá colocá-lo no caminho certo para atingir a maturidade tecnológica da companhia.

Como a Ingram Micro pode ajudar com a implementação de uma estrutura de TI?

É necessário contar com um equipe especializada no assunto para implementar ou atualizar a sua infraestrutura em nuvem com sucesso e sem grandes complicações.

Se você quer otimizar a sua infraestrutura de tecnologia da informação, precisa contar com o suporte de um especialista no assunto e a Ingram Micro é a parceira ideal. Em nosso portfólio, contamos com uma série de serviços voltados para empresas de todo porte. Veja dois que se destacam:

  • Serviços de redes e infraestrutura: data center, projetos de TI, instalação, expansão e migração.
  • Serviços de infraestrutura de nuvem: consultoria, avaliação, implementação e migração.

Quer saber mais sobre nossa entrega e entender como podemos ajudar sua companhia a crescer? Entre em contato conosco! Vamos otimizar sua infraestrutura de TI com tecnologia de ponta e um time de profissionais altamente qualificados. 

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.