Desde 2020, os desafios de digitalização se tornaram ainda mais evidentes e a tecnologia teve que  avançar a passos largos. Além disso, o mundo não é mais o que vivemos antes da pandemia. A natureza de longo prazo desta crise global mudou conforme os clientes e os estilos de vida diários. É claro que toda essa jornada de transformação direciona também as novas tecnologias para 2022 e além.

Mais automóveis autônomos nas estradas. Óculos de realidade aumentada podem começar a aparecer em público. Novas regulamentações em áreas como antitruste e privacidade. A indústria continuará falando e, em alguns casos, até construindo para o metaverso. Aumento de conectividade com 5G e até 6G. Essas são algumas das tecnologias em 2022 que devem começar a se firmar.

Neste artigo, apresentamos as principais tendências e novas tecnologias de negócios que provavelmente veremos neste ano. Computação em nuvem, inteligência artificial, segurança cibernética e privacidade são apenas algumas das ferramentas que devem se destacar. 

Continue lendo e conheça as novas tecnologias para 2022

Novas tecnologias para 2022: as 12 principais tendências tecnológicas segundo o Gartner

Anualmente, o Gartner Group, empresa especializada em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, identifica as tendências tech críticas para os negócios. Para este ano, a lista inclui 12 tecnologias inovadoras que devem fornecer crescimento, digitalização e eficiência para as companhias de diferentes segmentos.

Conheça cada uma delas, a seguir: 

Tendência 1: Malha de dados

A malha de dados fornece uma integração flexível e resiliente de fontes de dados entre plataformas e usuários de negócios. Assim, todos os setores e profissionais têm acesso aos dados, independentemente de onde eles são alocados.

Na prática, essa tecnologia é capaz de usar análises para aprender e recomendar onde os dados devem ser usados ​​e alterados. Com o recurso, o esforço de gerenciamento de dados pode ser reduzido em até 70%.

Tendência 2: Malha de segurança cibernética

Uma arquitetura flexível capaz de integrar serviços de segurança amplamente distribuídos e díspares: essa é a malha de segurança cibernética. Ela permite que as melhores soluções de cibersecurity independentes trabalhem juntas para fortalecer a estratégia de segurança geral, aproximando os pontos de controle dos ativos que devem ser protegidos. 

Com a malha de segurança cibernética, é possível checar, de forma rápida e confiável, a identidade, o contexto e a adesão à política em ambientes em cloud e fora da nuvem.

Tendência 3: Computação que melhora a privacidade 

A computação que aprimora a privacidade protege o processamento de dados pessoais em ambientes não confiáveis. Essa é uma das tecnologias em 2022 que deve se destacar. Afinal, as leis de privacidade e proteção de dados estão cada vez mais rígidas e os clientes manifestam preocupação sobre o uso das suas informações pessoais pelas empresas. 

A computação de aprimoramento de privacidade usa um conjunto de técnicas de proteção de privacidade. O objetivo é garantir que o valor seja extraído dos dados, ao mesmo tempo que cumpre os requisitos de conformidade.

Tendência 4: Plataformas nativas de computação em nuvem 

A nuvem evoluiu muito nos últimos anos, passando a ser mais do que um armazenamento, mas sim em espaço que sistemas operam livremente. 

As plataformas nativas da nuvem são ferramentas que viabilizam a criação de novas arquiteturas de aplicativos resilientes, elásticas e ágeis. Assim, as empresas podem responder às mudanças de forma rápida e ágil, aproveitando os benefícios da nuvem. 

Tendência 5: Aplicativos Combináveis

Os aplicativos compostos são desenvolvidos a partir de componentes modulares, com uma infraestrutura de arquitetura centrada nos negócios. Na prática, essa é uma das novas tecnologias para 2022 que facilitam o uso e a reutilização de código, acelerando o tempo de desenvolvimento e o lançamento de novas soluções de software no mercado. Com os aplicativos combináveis, é possível implementar novos recursos com velocidade e eficácia.

Tendência 6: Inteligência de decisão 

Entre as novas tecnologias para 2022, essa é uma abordagem prática que orienta a melhoria do processo de tomada de decisão organizacional. Neste modelo, cada decisão é vista como um conjunto de processos, os quais usam inteligência e análise para informar, aprender e refinar as decisões.

Com a inteligência artificial 2022, a inteligência de decisão apoia e aprimora a tomada de decisão humana, podendo, inclusive, automatizá-la a partir do uso de análises aumentadas, simulações e IA.

Tendência 7: Hiperautomação

Crescimento, produtividade e maturidade digital são algumas das vantagens da automação de processos. A hiperautomação é uma abordagem que visa mapear, examinar e automatizar rapidamente o maior número possível de processos de negócios e de TI. 

Dessa forma, usando a hiperautomação, uma das novas tecnologias para 2022, as empresas ganham escalabilidade, operação remota e disrupção do modelo de negócios.

Tendência 8: Engenharia de Inteligência Artificial 

A engenharia de inteligência artificial automatiza as atualizações de dados, modelos e aplicativos para otimizar a entrega de IA.

Combinada com uma forte governança, a engenharia de IA fornece recursos que operacionalizam a entrega de inteligência artificial, garantindo a obtenção do seu valor comercial continuamente.

Tendência 9: Empresas Distribuídas

Uma única empresa com várias unidades, modelo de trabalho híbrido e presença em vários canais digitais. Na prática, as empresas distribuídas se destacam como uma tendência e um modelo de negócios que tem como prioridade o relacionamento e as interações no ambiente digital.

Desse modo, em uma empresa distribuída, a entrega remota melhora a experiência dos colaboradores, digitaliza os pontos de contato do consumidor e do parceiro e cria novas experiências de produtos.

Conectadas às demandas deste novo tempo, as empresas distribuídas atendem às necessidades de profissionais e consumidores remotos, que reforçam a demanda por serviços virtuais e locais de trabalho híbridos. 

Tendência 10: Experiência Total

Entre as novas tecnologias para 2022, a experiência total é uma estratégia de negócios que combina e integra a experiência do funcionário, a experiência do cliente, a experiência do usuário e a multiexperiência em vários pontos de contato para acelerar o crescimento.

Na prática, essa tendência contribui para gerar maior confiança, satisfação, lealdade e defesa de clientes e colaboradores. Tudo isso só é possível graças ao gerenciamento holístico das vivências e experiências dos stakeholders da marca.

Tendência 11: Sistemas Autônomos

Essa é uma das tecnologias para 2022 que promete ser um sucesso. Basicamente, são sistemas físicos ou de software autogerenciados que aprendem com seus ambientes. A partir desse aprendizado, os sistemas autônomos mudam seus próprios algoritmos, em tempo real, para otimizar seu comportamento em ecossistemas complexos.

Com essa estrutura e mecanismo, os sistemas autônomos criam um conjunto de recursos tecnológicos capazes de suportar novos requisitos e situações, otimizar o desempenho e defender-se contra ataques cibernéticos. Tudo isso sem intervenção humana. 

Tendência 12: IA generativa

Como uma evolução da inteligência artificial em 2022, a IA Generativa é a próxima geração de aplicativos para auto programação, desenvolvimento de conteúdo, artes visuais e outras atividades criativas de design e de engenharia. 

Basicamente, a tecnologia consiste em gerar novas criações inovadoras que são semelhantes ao original, mas não o repetem.

Sendo assim, a IA generativa tem o potencial de gerar novas formas de conteúdo criativo, como vídeo, e acelerar os ciclos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em áreas que vão da medicina à criação de produtos.

Uso de tecnologias em 2022: o que podemos esperar?

 As tendências e novas tecnologias para 2022 precisam ser prioridades para empresas que pretendem alavancar os resultados este ano.

Além das novas tecnologias para 2022 apontadas como tendências pelo Gartner, vale destacar outras quatro soluções que têm sido consideradas indispensáveis na estratégia de transformação digital das companhias de vários segmentos. São elas: 

Inteligência artificial 2022

A inteligência artificial se tornou parte importante das nossas vidas. E as empresas que estão de olho no futuro não perdem tempo e investem alto para explorar todo o potencial da inteligência artificial. De acordo com a The Economist Intelligence Unit, bancos e seguradoras planejam aumentar seus investimentos na tecnologia em 86% até 2025. 

Com a IA 2022, as organizações estão preparadas para prever tendências, fazer projeções e acompanhar as mudanças do mercado em tempo real. 

Segundo relatório publicado pela Facts & Factors, o mercado global de análise preditiva registrou uma taxa de crescimento média composta de cerca de 24,5% e deve atingir US$ 22,1 bilhões até o final de 2026.

Computação em nuvem

A cloud computing é a atmosfera que vem hospedando a revolução digital dos últimos anos. A maioria dos aplicativos e sistemas, hoje, são armazenados e operam na nuvem. 

Onipresença da nuvem, segurança em cloud, edge computing, nuvem híbrida e conteinerização são algumas das tendências de computação em nuvem que devem se destacar nas novas tecnologias para 2022. 

De acordo com a consultoria Gartner, a nuvem nativa deve ter um crescimento de mais de 95% das novas soluções e iniciativas digitais neste ano, quase 55% a mais do que foi em 2021. Não há dúvida: o destino certo da TI corporativa é a nuvem. 

Maior velocidade de conexão com o 5G

Com uma comunicação até 100 vezes mais rápida do que o 4G, a rede 5G oferece latência drasticamente reduzida

Em outras palavras, os dados são trocados de forma extremamente rápida, conectando máquina a máquina em rede, evitando atrasos no processamento e garantindo que os sistemas da fábrica possam reagir em tempo real. 

O uso da rede 5G nas fábricas é outra tendência importante, que irá permitir um grande e rápido progresso na Indústria 4.0 e na Internet das Coisas (IoT) Industrial. 

De acordo com uma pesquisa da IHS Markit, o Fórum Econômico Mundial espera que a rede 5G alcance uma produção econômica global de US$ 13,2 trilhões, gerando 22,3 milhões de empregos até 2035.

Embora o 5G possa estar em sua infância, já é possível ver movimentações de empresas e governos de olho no 6G em 2022. A China iniciou uma pesquisa em 6G em 2018. 

No final de 2020, o país lançou um satélite para testar a transmissão de sinal terahertz. Huawei e ZTE estavam envolvidos. Os EUA também iniciaram a pesquisa 6G em 2018 com a Federal Communications Commission (FCC), eliminando o espectro de frequência mais alta para uso experimental.

Como vimos até aqui, são várias as novas tecnologias para 2022 que devem impulsionar a jornada de inovação e transformação digital das empresas. Sem investimento em pelo menos algumas dessas soluções será impossível manter uma estratégia de TI assertiva e eficaz, com foco nos resultados e no crescimento da empresa.

Quer incorporar novas tecnologias para 2022 na sua empresa? Obtenha as melhores soluções para sua companhia com a Ingram Micro

Este artigo foi útil?

(3.7)

Você já votou neste post

Tags

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.