Com a aceleração da transformação digital, cada vez mais as organizações buscam otimizar as operações e o fluxo de trabalho, para dimensionar uma infraestrutura que atenda às mudanças das demandas de negócios. Assim, o principal desafio das companhias é projetar a arquitetura cloud com uma infraestrutura e um modelo de negócios que garantam escala, resiliência e agilidade.

É por isso que o design da arquitetura cloud é tão importante. Ele leva em conta as necessidades exclusivas de cargas de trabalho, usuários e custos operacionais. 

Empresas, dos mais diversos segmentos, estão aproveitando as vantagens deste tipo de ferramenta e conseguem otimizar os fluxos de trabalho, armazenar dados com segurança, melhorar a colaboração e acompanhar a velocidade dos negócios. 

De acordo com projeções do Gartner, até 2025, 80% das empresas entrevistadas devem seguir o mesmo caminho, migrando completamente dos data centers locais para a nuvem.

Neste artigo, apresentamos o conceito de arquitetura cloud e suas aplicações nas empresas de vários setores. 

Avance na leitura!

O que é arquitetura cloud ?

A arquitetura cloud consiste no conjunto de componentes e subcomponentes necessários para a computação em nuvem. Geralmente, essa estrutura é formada por uma plataforma de front-end, plataformas de back-end, uma entrega baseada em nuvem e uma rede. Bancos de dados, recursos de software e aplicativos também são explorados. 

Quando combinados, esses componentes formam a arquitetura cloud. O design da arquitetura cloud é baseado em procedimentos e métodos que visam definir os componentes da estrutura em nuvem e também a conexão entre eles.

Dessa maneira, a arquitetura de nuvem permite entregar aos usuários corporativos: alta largura de banda, acesso ininterrupto aos dados e aplicativos, rede ágil sob demanda e segurança de rede.

Qual é a estrutura da arquitetura cloud?

A arquitetura cloud requer níveis adicionais em sua estrutura e em seu desenvolvimento para incorporar conteinerização, orquestração, interfaces de programação de aplicativos (APIs), roteamento, segurança, gerenciamento e software de automação. Além disso, a experiência do usuário é igualmente importante. Por isso, pensar no design UX é fundamental.

Na prática, planejar a arquitetura cloud exige mais do que pensar nos recursos de um computador e nos seus componentes de hardware. 

Conte sempre com parceiros, como a Ingram Micro, para obter o melhor da Arquitetura Cloud.

Existem muitas variações possíveis para arquitetar a nuvem e essa configuração depende, essencialmente, da demanda e do projeto que você tem mente. Mas, de maneira geral, a maioria das plataformas em nuvem exige hardware, middleware, gerenciamento e software de automação. 

Além disso, muitas nuvens também usam virtualização para abstrair os recursos de hardware em lagos de dados gerenciados centralmente. Já outras nuvens – conhecidas como nuvens bare-metal – conectam clientes diretamente ao hardware.

Vale destacar que as nuvens são consideradas plataformas como serviço (PaaS), uma vez que um provedor de nuvem fornece aos usuários a plataforma e a infraestrutura de TI subjacente. 

Os 3 pilares e os tipos de arquitetura cloud  

Ao explorar as camadas da computação em nuvem — SaaS, PaaS e IaaS — os gestores de TI têm condição de criar uma arquitetura cloud própria, atendendo às demandas da empresa. Estas, dão sustentação à arquitetura em nuvem e podem ser exploradas em conjunto total, em grupos ou separadas.

Entenda o que cada camada em cloud oferece:

  1. Software as a Service (SaaS) envolve software hospedado e mantido na Internet. Com SaaS, os usuários não precisam instalar o software localmente.
  2. Platform as a Service (PaaS) fornece aos usuários plataformas de aplicativos e bancos de dados, equivalentes aos serviços de middleware.
  3. Infraestrutura como serviço (IaaS) fornece infraestrutura e hardware, como servidores, redes, dispositivos de armazenamento rodando na nuvem, disponível aos usuários mediante pagamento por uso.

Usando essas soluções, é possível criar quatro tipos de arquitetura cloud. Veja só:

  • Arquitetura de nuvem pública: um ambiente de nuvem criado a partir de recursos que não pertencem ao usuário final e que podem ser redistribuídos para outros locatários.
  • Arquitetura de nuvem privada: é um ambiente de nuvem exclusivamente dedicado ao usuário final, geralmente dentro do firewall do usuário e às vezes no local.
  • Arquitetura de nuvem híbrida: é formada por vários ambientes de nuvem com algum grau de portabilidade de cargas  de trabalho, orquestração e gerenciamento entre eles.
  • Arquitetura multicloud: consiste em um sistema de TI que inclui mais de uma nuvem – pública ou privada – que pode ou não estar conectada em rede.

Benefícios da arquitetura cloud 

Ter uma arquitetura em nuvem gera uma série de benefícios para as empresas. Elas passam a obter o máximo de seus investimentos, contando com tecnologia e infraestrutura de ponta, capazes de garantir segurança dos dados empresariais, suporte às operações e continuidade dos negócios com eficácia.

A Arquitetura Cloud é uma escolha revolucionária para o seu negócio!

Ainda hoje, algumas empresas se mantém reticentes em relação à proposta de migração para a nuvem e modernização das aplicações. Isso porque este tipo de projeto traz desafios iniciais e uma série de questões que precisam gerenciadas.

Neste contexto, a arquitetura cloud permite às empresas:

  • Resolver problemas de latência e melhorar os requisitos de processamento de dados;
  • Reduzir os custos operacionais de TI, com boa acessibilidade na gestão de dados e ferramentas digitais;
  • Aumentar e diminuir seus recursos de nuvem de maneira simples e fácil;
  • Ampliar flexibilidade na gestão em cloud  ganhando vantagem competitiva;
  • Elevar o nível de segurança e garantir uma melhor recuperação de desastres;
  • Atualizar automaticamente os serviços em nuvem;
  • Promover a integração do time, incentivando a colaboração e viabilizando o trabalho remoto.

Como utilizar arquitetura cloud na minha empresa

Atualmente, empresas de diferentes segmentos usam a arquitetura cloud em suas operações, buscando entregar o melhor ao seus clientes. Com a infraestrutura de TI em nuvem, as companhias passam a recursos e funcionalidades que oferecem agilidade, segurança, praticidade e flexibilidade para um crescimento constante e escalável.

Nos diferentes segmentos, a arquitetura cloud pode tornar a gestão de TI mais simples e eficaz. A seguir, apresentamos alguns exemplos práticos que mostram como esse tipo de tecnologia faz a diferença no desempenho das empresas.

Grupo de Educação unifica operação em diferentes unidades

Ao usar arquitetura cloud, um grupo de educacional, com instituições espalhadas pelo país, consegue garantir que todas as unidades mantenham a operação de acordo com seu plano de negócios. 

Com uma plataforma em cloud comum e acessível para todas as suas operações, cada unidade pode realizar seus trabalhos de forma colaborativa e em sinergia com as demais. Afinal, com as soluções em nuvem, qualquer funcionário pode acessar os principais recursos do negócio de qualquer lugar do país e do mundo.

Maior colaboração para trabalho remoto 

Mesmo para pequenas e médias empresas, a arquitetura cloud pode otimizar muito a gestão, viabilizando o trabalho remoto com o máximo de recursos, segurança e maior colaboração entre os funcionários. 

As soluções em nuvem permitem que vários usuários trabalhem simultaneamente, usando os recursos do mesmo ambiente em cloud de maneira segura, estável e escalável. 

Assim, seu time ganha velocidade no desenvolvimento de seus projetos, produtividade e qualidade nas entregas.

Backup de dados blindado para clínicas e hospitais

Para alguns negócios manter cópias extras de seus dados corporativos é uma etapa mais do que crítica na operação de sua empresa. No setor de saúde, por exemplo, guardar os dados de pacientes, garantindo os requisitos de segurança, é um dos principais desafios das clínicas e hospitais. 

Com a arquitetura cloud, as empresas do segmento podem armazenar os dados de backup na nuvem fora do local, baixando o conteúdo quando necessário. Desse modo, as informações não comprometem a infraestrutura de TI da clínica ou do hospital. 

Por fim, com backup na nuvem, os dados também estarão protegidos em caso de catástrofe do servidor local.

Serviços financeiros acessíveis mesmo com picos de tráfego web

No setor de finanças, as instituições precisam de alta disponibilidade e segurança para manter o serviço sempre acessível aos seus clientes. 

Neste cenário, a arquitetura cloud  permite que as companhias contabilizem os aumentos e quedas no tráfego da web. Assim, é possível transferir o tráfego da web para a nuvem durante os horários de pico, aliviando a pressão dos servidores. 

Na prática, quando as empresas que já conhecem seus períodos de picos no tráfego, a nuvem permite descarregar o tráfego excessivo quando seus sistemas locais estão sobrecarregados.

A Arquitetura Cloud beneficia sua gestão de processos e pessoas. Conte com a Ingram Micro para obter as melhores soluções do mercado!
Ao projetar a arquitetura cloud, busque um parceiro especialista no assunto. Um bom fornecedor entrega as melhores tecnologias em nuvem disponíveis na indústria. Assim, você conseguirá chegar à arquitetura perfeita, gerenciando cargas de trabalho em nuvens privadas mais seguras, ao mesmo tempo que se integra a nuvens públicas. 

Projetar a arquitetura de computação em nuvem é uma parte crítica de uma estratégia de nuvem abrangente. Muitas vezes, a melhor maneira de fazer a gestão da cloud computing é adotando uma abordagem híbrida, com várias nuvens corporativas. 

Quer saber mais sobre a arquitetura em nuvem e conhecer as soluções da Ingram Micro? Entre em contato conosco! Nós temos a solução que melhor se adequa às suas necessidades, confira nosso portfólio:

Este artigo foi útil?

(2)

Você já votou neste post

Flávio Moraes

Flávio Moraes

Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Flávio Moraes é o atual vice-presidente e diretor geral da Ingram Micro Brasil, na qual é o responsável por gerir a empresa e conduzir a implementação e execução de novos serviços, soluções de tecnologia, parcerias, transformação digital e estratégia de go-to-market da companhia. Está no mercado de tecnologia desde 1997 e já trabalhou na Embratel, onde foi responsável pelo desenvolvimento das unidades de Cloud e Managed Services.