A medicina é uma ciência viva que se orgulha de descobertas contínuas. Nos últimos anos, as inovações na saúde trouxeram algoritmos de inteligência artificial (IA) que auxiliam muito os radiologistas, gerando um laudo/diagnóstico assertivo.

 O sequenciamento genômico já é capaz de orientar tratamentos de câncer personalizados. Além disso, recursos como Big Data e Analytics trazem uma série de facilidades e melhorias que otimizam a gestão na saúde.

A verdade é que essas e outras tantas soluções disruptivas estão transformando a medicina em um ritmo notável. Na prática, essa reformulação da saúde e da ciência médica, orientada por uma revolução digital no setor, só é possível graças ao uso de uma tecnologia altamente estratégica: a cloud computing.

Neste artigo, mostramos como e porque a computação em nuvem é tão importante para a jornada de inovação na saúde.

Aproveite o conteúdo! 

O que é cloud computing?

Poucas tecnologias estão gerando tanto impacto social de longo prazo quanto a computação em nuvem e sua capacidade de revolucionar a forma como os consumidores e empresas usam computadores e aplicativos de software

Nos últimos anos, muitos hospitais e sistemas de saúde adotaram a nuvem para executar aplicativos essenciais, agregando grandes quantidades de dados clínicos online. 

Para viabilizar a inovação na saúde, é essencial saber que a computação em nuvem está mudando a forma como os sistemas de saúde se comunicam com o corpo clínico, seus pacientes e suas famílias.

Mas, afinal, o que é cloud computing? 

Vamos começar com uma definição. A Microsoft define a computação em nuvem como “a entrega de serviços de computação – incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência – pela Internet (‘a nuvem’)”. 

Basicamente, são três os objetivos essenciais da computação em nuvem:

  • Proporcionar agilidade nos processos de inovação;
  • Prover acesso a recursos flexíveis;
  • Garantir um serviço escalável e mais econômico, se comparado com os serviços de computação executados e mantidos localmente dentro da empresa.

Atualmente, as categorias mais comuns de serviços em nuvem são:

Microsoft Azure e Amazon’s AWS são exemplos de IaaS. Já as soluções SaaS populares são Zoom, Slack, Dropbox e Salesforce CRM

No contexto da inovação na saúde, as soluções Healthcare SaaS abrangem plataformas de comunicação e colaboração clínica (CC&C), sistemas de telessaúde e muitos outros aplicativos essenciais para fluxos de trabalho de prestadores e equipes de atendimento. 

Se quiser entender melhor sobre o que é cloud computing e como a nuvem funciona, leia esta postagem do blog.

[H2] Por que pensar na inovação na saúde?

A inovação na saúde tem potencial de gerar muitos resultados positivos. Incorporar tecnologia nos processos é, de fato, promover uma revolução digital tanto na experiência da equipe médica quanto no atendimento aos pacientes. 
Desde a melhoria dos sistemas usados ​​para enfermeiras e médicos, novos serviços para os pacientes, até novos produtos para apoiar ou tornar o trabalho mais fácil: tudo isso e muito mais se torna viável com investimentos em um projeto de inovação na saúde que visa, acima de tudo, melhorar a vida e a saúde das pessoas, tendo o paciente no centro do cuidado.

Apostar em inovação na saúde é melhorar a experiência tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Em todo o mundo, mais de 90% dos executivos entrevistados acreditam que o COVID-19 mudará fundamentalmente seus negócios e 85% prevêem mudanças duradouras nas preferências dos clientes. Entre os líderes de saúde, dois terços esperam que este período seja o mais desafiador em suas carreiras.

Para atender ao desafio humanitário e às obrigações com suas partes interessadas, os líderes das empresas que oferecem serviços médicos precisam atender ao imperativo da inovação na saúde

A história nos conta que as companhias que investem em inovação durante uma crise superam seus pares na recuperação. Além do mais, uma crise pode gerar uma urgência que mobiliza o esforço colaborativo, integra os setores e supera a inércia institucional.

De acordo com os estudos da McKinsey, a inovação bem-sucedida em grandes organizações é orientada por um compromisso que tem como base oito princípios e práticas: 

  • Aspirar: envolve determinar uma aspiração eficaz, ou seja, que possa ser limitada no tempo e mensurável;
  • Escolher: selecionar quais iniciativas em seus portfólios de inovação priorizar e, em seguida, alocar os recursos adequados para sua busca;
  • Descobrir: as organizações precisam mapear as necessidades de seus pacientes e clientes, muitas das quais foram remodeladas pela crise;
  • Evoluir: os líderes de saúde devem considerar quais aspectos de seus modelos de negócios são resilientes e quais enfrentarão desafios à medida que os pools de valor mudam;
  • Acelerar e dimensionar: os altos custos humanos e econômicos associados ao COVID-19 tornam mais importante do que nunca acelerar e dimensionar rapidamente as inovações médicas. 

Os líderes da área de saúde devem considerar o fornecimento de ferramentas, processos e recursos de que suas equipes provavelmente precisarão para agir rapidamente, garantindo que a segurança do paciente e a qualidade do atendimento permaneçam centrais;

  • Ampliar: à medida que buscam inovações promissoras em prazos curtos, as organizações de saúde provavelmente enfrentarão lacunas em recursos e capacidade. Para enfrentá-los, eles devem considerar estender seus esforços além de suas próprias paredes para parceiros externos;
  • Mobilizar: os líderes das organizações devem considerar maneiras de mobilizar suas equipes para a ação. Em um momento em que muitos funcionários enfrentam profundos desafios pessoais e profissionais, apoiar, capacitar e inspirar é considerado um item-chave na agenda de inovação. 

As organizações de saúde também devem considerar oportunidades de desenvolvimento para que seus funcionários aprendam novas ferramentas e habilidades, bem como para ajudar a treinar os desempregados ou subempregados.

Esses oito fundamentos da inovação na saúde permitem que as empresas inovem com mais sucesso e superem seus concorrentes. 

Como a cloud computing traz inovação na saúde

Agora que você já sabe o que é cloud computing, precisa ter em mente que a tecnologia da nuvem está melhorando a forma como as equipes de atendimento diagnosticam, tratam, comunicam e aprendem todos os dias. 

A computação em nuvem ajuda hospitais, clínicas e sistemas de saúde a enfrentar os principais desafios, incluindo:

  • Manter dados clínicos e informações seguras;
  • Aumentar a eficiência operacional e flexibilidade;
  • Reter uma equipe clínica valiosa;
  • Melhorar a qualidade do atendimento e aprimorar a experiência do paciente.

Sendo assim, para se manter competitivo no mercado, entregando um serviço de saúde diferenciado, é indispensável priorizar o uso da nuvem. Além disso, muitas das metas críticas de TI da empresa, incluindo segurança, alta disponibilidade e economia de escala, só podem ser alcançadas com o uso da nuvem.

Ou seja, não é mais uma questão de “se” os hospitais e sistemas de saúde deveriam adotar totalmente a tecnologia de nuvem, mas em quanto tempo eles farão isso. 

A inovação na saúde é um caminho sem volta e traz inúmeros benefícios. Nesse cenário, se destaca quem sai à frente.

Inovação na saúde: 7 motivos para investir em cloud computing

A digitalização da área de saúde segue a todo vapor. Soluções tecnológicas médicas inovadoras são criadas para fornecer novas funcionalidades e recursos para clínicas e hospitais. 

O fato é que, atualmente, as tecnologias digitais inovadoras e estimulantes estão revolucionando o atendimento ao paciente. De tal modo, ser inovador não é apenas desejável, mas necessário. 

Quando tanto está em jogo – desde maior eficiência, melhores resultados para os pacientes e melhor reputação para atrair funcionários talentosos e permanecer competitivos – quais as vantagens da computação em nuvem nos dias de hoje? 

Listamos as principais a seguir:

  1. Redução de custos com a infraestrutura de TI;
  2. Flexibilidade na gestão de recursos de hardware e software;
  3. Facilidade no armazenamento, na gestão e no acesso aos dados;
  4. Integração de dados em um ambiente único, seguro e sempre acessível;
  5. Maior segurança e privacidade para os dados pessoais e corporativos;
  6. Mais qualidade no atendimento aos pacientes;
  7. Praticidade e segurança para os profissionais da saúde, que contam com o suporte do sistema e de outras ferramentas. 

Exemplos de inovação na saúde

As tecnologias e procedimentos digitais de última geração ajudam a melhorar a qualidade do serviço e a reputação das clínicas e hospitais, colocando-os em destaque em relação aos seus concorrentes. 

O investimento em inovação na saúde, com o uso de ferramentas como a computação em nuvem, não apenas ajuda a atrair e reter equipes clínicas, mas também têm o potencial de melhorar o atendimento ao paciente. 

Além disso, as novas tecnologias oferecem recursos que simplificam os fluxos de trabalho, levando a um melhor gerenciamento do tempo e, por sua vez, ao aumento da eficiência e da produtividade.

Depois de conhecer o que é cloud computing e as vantagens da computação em nuvem, é importante ir além e compreender quais inovações em saúde se tornam acessíveis a partir do uso da nuvem. 

Confira as 7 principais ferramentas disruptivas listadas pela Deloitte

  • Dispositivos impressos em 3D: produtos personalizados de alta tecnologia e baixo custo são adaptados para atender às necessidades fisiológicas de cada paciente;
  • Inteligência artificial: com a IA, os computadores já têm capacidade de pensar e concluir tarefas que antes eram realizadas somente por humanos com maior velocidade, precisão e menor utilização de recursos;
  • Diagnósticos no local de atendimento: permitem testes rápidos e práticos no local de atendimento (por exemplo, consultório médico, ambulância, casa ou hospital), oferecendo um atendimento mais rápido e conveniente;
  • Realidade virtual: os ambientes simulados com este tipo de tecnologia permitem acompanhar a mudança de comportamento dos pacientes de uma forma mais segura, conveniente e acessível;
  • Mídia social para melhorar a experiência do paciente: com os dados obtidos nas mídias sociais e comunidades online, as empresas de saúde podem de rastrear a experiência das pessoas e as tendências de saúde da população em tempo real;
  • Biossensores e rastreadores: rastreadores de atividade habilitados para tecnologia, monitores e sensores incorporados em roupas, acessórios e dispositivos permitem o acompanhamento, em tempo real, da saúde dos pacientes;
  • Telessaúde: com a oferta de consultas a distâncias, permite aos pacientes acessar e aumentar o autocuidado, ao mesmo tempo que reduz as visitas ao consultório e o tempo de viagem. O serviço também pode prevenir complicações e visitas ao pronto-socorro.
Apostar em cloud computing é uma ótima ferramenta para iniciar o processo de trazer inovação na saúde e promove ainda a melhoria da produtividade dos profissionais.

Inovação na saúde com o suporte da nuvem 

Embora os debates sobre políticas mantenham o sistema de saúde nas notícias, o que frequentemente não é discutido é o quão desafiador é fazer negócios no setor. 

Regulamentações e custos representam uma barreira significativa à entrada, o que significa que muitos dos empreendedores inovadores com ideias para melhorar o os cuidados de saúde podem não ser capazes de trazer suas soluções para o mercado.

Todas as empresas que apoiam o setor devem identificar tecnologias e processos que podem melhorar a lucratividade. Por exemplo, soluções de IA para ajudar as empresas farmacêuticas a prever melhor o desempenho de medicamentos ou soluções de blockchain que oferecem suporte a contratos inteligentes. 

Com o uso inteligente da tecnologia na medicina, hospitais, clínicas e empresas farmacêuticas podem:

  • Aprimorar os processos existentes;
  • Reduzir o tempo necessário para descobrir novos tratamentos;
  • Ajudar a tornar as empresas de saúde mais lucrativas;
  • Ampliar o capital destinado para inovação na saúde e crescimento;
  • Reduzir custos e prevenir erros;
  • Melhorar a qualidade do serviço prestado aos pacientes.

Com a saúde das pessoas em jogo, não há desculpa para evitar o desafio da inovação na medicina. 

Todos nós temos a responsabilidade compartilhada de impulsionar mudanças positivas e criar soluções inovadoras para os problemas sistêmicos do setor. 

As tecnologias são ferramentas facilitadoras capazes de simplificar processos e promover mudanças reais e profundas, oferecendo um atendimento melhor, resultados mais rápidos e um mercado mais forte.

A Ingram Micro e a AWS trabalham em conjunto para levar as melhores soluções de cloud para o mercado da saúde. Quer levar as vantagens da cloud computing para sua empresa? Conheça o nosso serviço e saiba como ele pode ajudá-lo.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Thelma Bohrer

Thelma Bohrer

Healthcare Business Development Manager da Ingram Micro Brasil. Formada em Análise de Sistemas pela PUC Campinas, com MBA em Gestão de Negócios pela USP. Mais de 28 anos de experiência em posições de liderança como Gerente de Unidade de Negócios, Gerente de Canais e Alianças, Country Manager e Gerente de Desenvolvimento de Negócios para segmento de indústria de Saúde. Trabalhou em empresas como Itautec, TechData, Hyland Software, Software AG e, atualmente, atua na Ingram Micro Brasil. Focada em resultados, possui grande relacionamento com fabricantes e canais, visão estratégica e comprometimento com os objetivos da empresa.