Os computadores facilitam (e muito) nosso dia a dia, eles otimizam diferentes tarefas, gerando economia de tempo e diminuindo as atividades manuais. No entanto, tudo isso só é possível por meio de comandos, conhecidos como linguagens de programação.

Em síntese, elas foram criadas para resolver problemas da área tecnológica computacional. De modo geral, cada linguagem funciona como um idioma compreensível para o computador, que executa uma ação a partir do comando recebido.

Entenda, neste artigo, o que, para que serve e quais são as linguagens de programação mais usadas.

Para criar um jogo ou um banco de dados em um site, é preciso linguagens de programação bem diferentes.

O que são linguagens de programação?

As linguagens de programação são um modo de comunicação entre programador (desenvolvedor) e máquina. Dessa forma, elas são utilizadas para dar instruções ao computador para que uma tarefa seja executada. 

Elas consistem em um conjunto de regras que permitem a conversão dos valores string – sequência alfa numérica – em códigos de máquina ou em elementos gráficos. Ou seja, assim como na linguagem humana, a linguagem de programação também é definida por meio do uso de regras sintáticas, semânticas, palavras-chave e símbolos, que servem para determinar estrutura e significado delas, respectivamente. 

Para que serve a linguagem de programação?

De modo simples, as linguagens de programação atuam como intermediárias entre a comunicação humana e as máquinas. Mas, afinal, por que elas são necessárias?

A linguagem dos computadores é do tipo binária, composta pela sequência de 1 e 0, diferente da comunicação humana, composta por palavras. 

Desse modo, as linguagens de programação permitem que essa sequência binária seja traduzida em algo compreensível aos humanos, para que os programadores possam entender e escrever instruções no computador.

Quais as principais linguagens de programação em 2023?

A linguagem de programação serve para enviar comandos para os computadores. No entanto, o modo como cada uma opera é diferente, e por isso, é preciso conhecer a melhor para cada situação. Confira, quais são as linguagens de programação mais usadas que estarão em alta em 2023!

E se você quiser mais sobre a história de cada linguagem de programação e como elas são utilizadas na metodologia ágil, nós temos um texto completo sobre esse assunto. Confira!

1. Python

Criada pelo programador holandês Guido van Rossum, em 1991, o Python é, atualmente, uma das linguagens de programação mais populares. Ela é gratuita e de fácil aprendizado devido sua legibilidade. Isso porque utiliza palavras-chave em inglês, o que facilita a sua compreensão. 

O Python possui um código aberto com diversos módulos de suporte e desenvolvimento. Além disso, é de fácil integração com os serviços da Web, estrutura de dados amigáveis e aplicativos desktop, baseados em GUI (Interface gráfica do usuário, em sua tradução) e robótica.

Dentre as vantagens do Python, destacam-se:

  • Integração: pode ser integrado a outras linguagens como C, C++ e Java;
  • Execução: os códigos podem ser executados linha por linha, permitindo que o programador encontre erros, caso ocorram;
  • Independência: pode ser escrito uma vez e executado em qualquer lugar, independente da plataforma.
Quem está começando a aprender linguagens de programação, muitas vezes começa por Python, devido à facilidade

No entanto, ele não é adequado para aplicativos e jogos móveis. Como trabalha como interpretador, o Python é mais lento que outras linguagens de programação como C e C++.

2. Java

Uma linguagem de programação de alto nível, o Java foi desenvolvido pela Sun Microsystems, em 1995. Atualmente, é propriedade da Oracle Corporation

A linguagem Java foi projetada para ter o menor número possível de dependências de implementação. Ela é de uso geral e possui uma estrutura orientada a objetos, podendo ser usada em diferentes plataformas, como Mac, Windows, Android, IOS, entre outros. 

Nesse sentido, o Java é reconhecido por sua portabilidade entre plataformas, Data Centers de mainframe e smartphones.

As principais vantagens de usar a linguagem Java, são:

  • Facilidade em escrever, aprender e depurar;
  • Capacidade de executar o mesmo programa em diferentes plataformas;
  • Alto nível de segurança;
  • Flexibilidade, uma vez que permite a realização de diversas tarefas simultaneamente.

Entretanto, o Java é também mais lento que outras linguagens de programação, como C ou C++, além de consumir mais memória. Ele também não possui nenhum recurso de backup.

3. JavaScript

Desenvolvido em 1990 pelo Netscape Navigator, o JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível, utilizada em sites front-end e no desenvolvimento de jogos. Apesar do nome, o JavaScript é bem diferente da linguagem Java, pois o primeiro é voltado para navegadores, e o segundo é orientado a objetos, permitindo a integração de plataformas. 

Dentre as principais vantagens do JavaScript, se destacam as seguintes:

  • Pode ser usado para adicionar comportamento e interatividade na página da Web;
  • Auxilia a diminuir o tempo de carregamento do servidor;
  • Ajuda a tornar os sites mais atraentes, dinâmicos e com interfaces mais ricas.

Além disso, é simples, versátil e leve, e possui sintaxes fáceis de entender. No entanto, ele é baseado apenas nos navegadores, não suporta herança múltipla, e é menos seguro se comparado a outras linguagens de programação.

4. PHP

O Pré-processador de Hipertexto ou PHP é um código aberto de livre distribuição, voltado para a criação de sistemas Web. Por ser do tipo Open Source, os desenvolvedores podem modificá-la para aprimorar suas funcionalidades. 

O PHP possui funções similares à linguagem C, que pode ser utilizada para extensões no PHP e até para o controle de drones.

São diferenciais desta linguagem de programação: 

  • Mais segura e fácil de usar;
  • Capaz de suportar poderosas bibliotecas online;
  • Pode ser usada em uma ampla variedade de sistemas operacionais, como Windows, Linux e Mac;
  • Possui uma excelente compatibilidade com serviços na nuvem.

Entretanto, o PHP não é capaz de lidar com muitos aplicativos. Além disso, não é muito seguro e também não é adequado para grandes aplicações.

5. SQL

A linguagem SQL é padronizada, eficaz e útil de gerenciar, acessar e manipular, voltada para banco de dados. Por meio dela é possível atualizar, excluir, inserir dados com base em um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional.

Esta linguagem é amplamente utilizada, por ser amigável e fácil de entender. O SQL é ótimo para o processamento e gerenciamento de dados relacional de um sistema.

Além disso, por meio da linguagem SQL é possível:

  • Recuperar informações do banco de dados, como o número específico de vendas;
  • Manipular dados, como a substituição de valores nulos ou em branco por uma palavra;
  • Definir dados, como a normalização de valores abreviados por nomes de estados completos.

6. C#

Esta é uma linguagem de programação moderna, segura, fácil e rápida. Desenvolvida e lançada pela Microsoft, em 2002, é de uso geral e pode ser orientada a objetos com serviços da Web baseados em XML.

O C# (pronunciado como C sharp) é projetado para melhorar a produtividade em aplicativos da web. Esta é uma linguagem fácil de aprender para os usuários que já possuem conhecimento em linguagens como C, C++ ou Java.

Ele possui vantagens, como:

  • Código aberto, que permite integração fácil ao Windows;
  • É puramente orientada a objetos;
  • Conta com um forte recurso de backup de memória.

Entretanto, o C# é menos flexível, pois é totalmente baseado no framework Microsoft.Net. Além disso, ele é mais complexo, o que dificulta escrever, entender, depurar e manter aplicativos multithread.

7. C++

O C++ foi desenvolvido por Bjarne Stroustrup, em 1980, e é uma linguagem de programação semelhante a C – de propósito geral popular, mais simples e flexível. Além disso, o C++ possui alguns recursos, como: tratamento de exceções, programação orientada a objetos, verificação de tipo, entre outros.

Este tipo de linguagem de programação fornece vantagens, como:

  • Suporta recursos OOPs (programação orientada a objeto), como abstração, herança e encapsulamento;
  • Possui uma abstração de alto nível, e é útil para uma linguagem de programação de baixo nível, sendo eficiente para uso geral;
  • É compatível com a linguagem C.

Apesar disso, a linguagem de programação C++ não é totalmente segura se comparada a outras, como Java ou Python. Ele também não suporta coleta de lixo e dificulta a depuração de aplicativos da Web grandes e complexos.

8. Swift

Desenvolvida pela Apple, esta linguagem de programação é voltada à criação dos aplicativos da marca no Mac OS, IOS, WatchOS, Windows e Linux. Ela foi criada para manter a compatibilidade com a API Cocoa e com códigos em Objective-c (orientada a objetos).

Dentre as vantagens, destacam-se as seguintes:

  • Fácil de usar;
  • Moderna e flexível;
  • Possibilidade de escrever códigos mais seguros e confiáveis;
  • Sua utilização gera maior economia de tempo e proporciona experiências mais ricas.

9. GO

O GO foi desenvolvido pelo Google em 2007 para APIs e aplicações da Web. Devido a sua simplicidade, esta linguagem de programação teve um rápido crescimento.

Conhecido também como Golang, ele foi criado para atender as necessidades de programadores que lidam em grandes projetos. Isso porque o GO é conciso, limpo e eficiente. Na prática, seu mecanismo facilita a criação de programas que aproveitam ao máximo as máquinas com processador multi-core e em rede e em bases de código massivas.

Popular entre as empresas de TI, possui uma estrutura simples e moderna, familiar com a sintaxe. Entre as principais organizações usuárias estão: Google, Uber, Twitch, Dropbox, entre outras. Além disso, o GO está se tornando popular entre cientistas de dados devido a sua agilidade e desempenho.

Ele possui vantagens, como:

  • Possui ferramentas de teste embutidas;
  • Fácil de aprender e usar;
  • Uma linguagem de programação rápida.

No entanto, a linguagem de programação GO não fornece tratamento a erros, não suporta genéricos nem frameworks – sequência de códigos genéricos usados para o desenvolvimento de aplicações.

10. Ruby

O Ruby é uma linguagem de programação de código aberto, de uso geral e orientada a objetos. Lançado em 1993, foi projetado para escrever scripts do tipo CGI (Common Gateway Interface), sendo utilizado no desenvolvimento Web front-end e back-end.

Suas principais vantagens são:

  • Suporta várias ferramentas GUI, como GTK e OpenGL;
  • Pode ser usada para desenvolver aplicativos de internet e intranet;
  • É um código pequeno e contém menos linhas.

Porém, é uma linguagem de programação mais lenta que as outras, e para os programadores é mais difícil depurá-la.

Linguagens de programação: como classificar?

Cada linguagem de programação possui um conjunto exclusivo de palavras-chave e sintaxe, por meio deles é criado as instruções direcionadas à máquina. Existem milhares de tipos de linguagens já desenvolvidas, cada uma possui um propósito específico. 

No entanto, elas possuem uma variação quanto ao nível de abstração. Com base nisso, elas podem ser classificadas da seguinte forma:

Baixo nível

A linguagem de baixo nível é uma linguagem de programação que não fornece abstração do hardware, representada nas formas 0 ou 1 (sequência binária, o modo de comunicação dos computadores). 

As linguagens que se enquadram nessa categoria são a linguagem de nível de máquina e a linguagem Assembly (legível por humanos).

Alto nível

Estas são linguagens mais próximas da forma como as pessoas se comunicam. Portáteis, elas facilitam muito o processo de escrever, ler e modificar programas. Python e C++ são dois exemplos de linguagens de alto nível.

O que são paradigmas de programação?

Os paradigmas de programação também são um tipo de classificação das linguagens, baseados em suas funcionalidades. 

Um paradigma de programação pode ser definido como um estilo, modelo ou metodologia de programação, que aponta a melhor forma de solucionar um problema utilizando uma determinada linguagem. 

De modo geral, ele fornece e determina a visão que o programador possui sobre a estruturação e execução do programa. 

Explicando de modo simples, podemos tomar como exemplo uma tarefa corriqueira. Para esquentar água, você pode usar tanto o fogão quanto o micro-ondas. Ou seja, independente do modo escolhido, o objetivo será alcançado.

Os paradigmas de programação podem ser classificados, como:

  • Imperativo: conhecido também como procedural, ele é escrito de forma detalhada pelo programador, para especificar o que a máquina deverá fazer. Não é indicado para a construção de aplicações que necessitam de manutenção em curto prazo ou mudanças frequentes. 
  • Orientado a objetos: são os paradigmas mais populares e visam facilitar a criação de aplicações na Web. Por serem orientados a objetos, não é necessário criar a mesma aplicação diversas vezes. Isso porque ele pode ser interpretado por diferentes plataformas sem obstáculos. Na prática, é muito utilizado por Python, C++ e Java.
  • Orientado a eventos: popular no mercado de aplicações que utilizam recursos gráficos, como games. Ele depende de uma ação prévia do usuário para a realização de uma tarefa. Este paradigma pode ser usado para o preenchimento de um formulário ou até mesmo para alcançar um determinado estágio em um jogo. 
  • Funcional: ele se destaca no uso das funções, e na hora de solucionar um problema, pois o divide em blocos para implementar as funções. Geralmente, é indicado para resolver entraves que dependem de uma base matemática. 
  • Declarativo: diferente do imperativo que foca no “o que” deve ser resolvido, ele prioriza o “como”. Por meio deste paradigma, os programadores afirmam verdades lógicas e imutáveis que geram sempre os mesmos resultados, independente da ação.
  • Lógico: conhecido como restritivo, é popular no setor de inteligência artificial. Os seus resultados são alcançados por meio de análise lógico-matemáticas. Seus principais elementos são as proposições, regras de inferência e busca.
  • Computação paralela: ele trabalha com a resolução de problemas, sendo que diversos computadores operam em conjunto, para chegar ao mesmo objetivo. Ou seja, ele exige um esforço de trabalho maior, pois possui aplicações mais robustas.

Qual linguagem de programação escolher?

Como vimos até aqui, existem muitas linguagens de programação, sendo que cada uma tem um objetivo específico, e portanto se adequam melhor a determinadas situações. Explicamos melhor, a seguir, o modo como elas podem ser usadas para que você saiba qual delas escolher. Confira! 

Após definir qual a tarefa a ser realizada, é que você conseguirá escolher a melhor linguagem de programação

Front-end

O front-end é a “parte dianteira” – tradução literal do termo. Este tipo de linguagem de programação também é conhecida como “lado do cliente”, já que se refere à interface do site.

Ou seja, ele é a parte do site que os usuários podem ver e interagir, como a interface gráfica do usuário (GUI) e a linha de comando. O front-end inclui o design, menus, navegação, textos, vídeos, imagens, entre outros.

Entre as linguagens de programação mais usadas do tipo front-end, estão:

  • HTML;
  • CSS;
  • JavaScript.

O desenvolvedor que trabalha com este tipo de linguagem deve garantir que o site seja responsivo, além, é claro, de assegurar que o site possa ser lido em diferentes tipos de dispositivos. Ou seja, nenhuma parte da página deve se comportar de maneira anormal, independentemente do tamanho da tela.

Back-end

O desenvolvimento back-end é uma linguagem de programação usada ao lado do servidor para a construção de tudo que acontece em segundo plano de um site, ou seja, ela determina como tudo funciona.

Sendo assim, ele é voltado para tudo o que ocorre nos bastidores do site, e é responsável por fornecer a estrutura e dar apoio às ações do usuário da máquina. O back-end fica encarregado de armazenar e organizar os dados, bem como garantir que tudo funcione bem.

As linguagens de programação mais usadas no back-end são:

  • PHP:
  • C++;
  • Java;
  • Python;
  • Ruby.

O programador de back-end trabalha com ferramentas de linha de comando de site – para torná-lo mais dinâmico – e análise de dados. 

É importante ressaltar que tanto o front-end quanto o back-end precisam operar juntos, a fim de oferecer uma experiência positiva ao usuário.

Mas, afinal, qual tipo de linguagem de programação escolher para entrar nesse mundo de desenvolvedores?

O front-end é mais voltado à interface, ideal para quem gosta de trabalhar com designs visuais e dar vida a eles, criando uma experiência positiva para o usuário.

Já para o profissional que gosta de lidar com dados, descobrir algoritmos e otimizar sistemas complexos, o back-end é o mais indicado. É possível ainda se dedicar a ambas as linguagens, atuando como programador full-stack.

Conclusão 

Executar tarefas, criar sites e aplicativos seria algo impossível sem as linguagens de programação, pois é por meio delas que o programador se comunica com a máquina. Ou seja, sem regras semânticas e sintáticas, expressões ou um modo já preestabelecido de comunicação, “falar” com o computador seria impossível.

Como vimos até aqui, as linguagens de programação permitem a realização de uma série de tarefas, como a criação de site, montagem do design e funcionamento, criação de apps para diversos tipos de sistemas operacionais, entre outros.

Por isso, conhecer o mundo digital e computacional é essencial tanto para os programadores quanto para as empresas. 

Vale lembrar que as linguagens de programação são ferramentas usadas para a construção de algo (site e/ou aplicativos) ou para enviar comandos à máquina. Por isso, não existe uma melhor que outra, todas têm um propósito diferente.

E aí, gostou do conteúdo e quer saber mais? Conheça o blog da Ingram Micro e fique por dentro de tudo que rola no mundo tecnológico!

Este artigo foi útil?

(3)

Você já votou neste post

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.