A programação de computadores é a própria base da era digital em que vivemos hoje. Toda vez que você curte uma postagem nas redes sociais, envia um e-mail ou define um alarme no seu telefone, uma das muitas linguagens de programação está trabalhando nos bastidores.

Mas onde tudo começou? Quais são as principais linguagens de computação hoje? Qual a relação entre tecnologia da informação e as metodologias ágeis? Conheça as respostas ao ler nosso artigo!

Qual a história das linguagens de programação?

As linguagens de programação de computadores nos permitem dizer às máquinas o que fazer. Máquinas e humanos ‘pensam’ de maneira muito diferente. 

A primeira linguagem de programação de computador foi criada em 1883, quando Ada Lovelace trabalhou com Charles Babbage em seu computador mecânico, o Analytical Engine

Enquanto Babbage estava preocupado em simplesmente computar números, Lovelace viu que os números com os quais o computador trabalhava podiam representar algo além.

Ela escreveu um algoritmo para o Analytical Engine que foi o primeiro do tipo, estabelecendo as bases para todas as linguagens de programação.

Linha do tempo de algumas linguagens de programação

Agora, para você entender melhor e acompanhar toda a história e, consequentemente, evolução das linguagens de programação, preparamos uma linha do tempo didática sobre o assunto.

Assim como as linguagens de programação vão mudando e evoluindo, os computadores também, como consequência, criam novas formas de interação entre máquina e ser humano. Confira!

1949 – Linguagem de programação: Linguagem Assembly

Amplamente utilizada na Calculadora Automática de Armazenamento de Atraso Eletrônico, a linguagem Assembly é um tipo de linguagem de programação de computador que simplifica as instruções específicas necessárias para dizer ao computador o que fazer.

1952 – Linguagem de programação: Autocode 

Autocode foi um termo genérico para a família das primeiras linguagens de programação de computador. A primeira foi desenvolvida por Alick Glennie para o computador Mark 1, da Universidade de Manchester, no Reino Unido. 

Alguns a consideram como a primeira linguagem de programação de computador compilada, o que significa que pode ser traduzida diretamente em código de máquina usando um programa chamado compilador.

Há diversas linguagens de programação, e as mais novas muitas vezes são resultados da junção de outras duas antigas, trazendo uma nova linguagem mais atual e diversa.

1957 – Linguagem de programação: Fortran

Linguagem de programação de computador criada por John Backus para trabalhos científicos, matemáticos e estatísticos complicados, Fortran significa “Fórmula da Tradução”. É uma das linguagens de programação de computador mais antigas ainda usadas hoje.

1959 – Linguagem de programação: COBOL

Foi criada pela Dra. Grace Murray Hopper como uma linguagem de programação de computador que pode ser executada em todas as marcas e tipos de computadores.

COBOL significa COmmon Business Oriented Language e é usada em caixas eletrônicos, processamento de cartão de crédito, sistemas telefônicos, computadores hospitalares e governamentais, sistemas automotivos e sinais de trânsito. 

Inclusive, uma curiosidade: no filme The Terminator (1984), conhecido como O Exterminador do Futuro no Brasil, pedaços de código-fonte COBOL foram usados ​​na exibição de visão do filme.

1964 – Linguagem de programação: BASIC

Desenvolvida por John G. Kemeny e Thomas E. Kurtz no Dartmouth College para que os alunos que não tinham um forte conhecimento técnico ou matemático pudessem usar computadores. Uma versão modificada da BASIC foi escrita por Bill Gates e Paul Allen. Este se tornaria o primeiro produto da Microsoft.

1970 – Linguagem de programação: Pascal

Desenvolvida por Niklaus Wirth, a linguagem de computação Pascal foi nomeada em homenagem ao matemático, físico e filósofo francês Blaise Pascal. É fácil de aprender e foi originalmente criada como uma ferramenta para o ensino de programação de computadores. Pascal foi a principal linguagem usada para desenvolvimento de software nos primeiros anos da Apple.

1972 – Linguagem de programação: C

Desenvolvida por Dennis Ritchie no Bell Labs, C é considerada por muitos como a primeira linguagem de alto nível. Uma linguagem de programação de computador de alto nível está mais próxima da linguagem humana e mais distante do código de máquina. 

A linguagem de programação C foi criada para que um sistema operacional chamado Unix pudesse ser usado em muitos tipos diferentes de computadores. 

Ela influenciou muitas outras linguagens, incluindo Ruby, C#, Go, Java, JavaScript, Perl, PHP e Python.

Algumas linguagens, além de influenciar a criação de outras, são mais utilizadas devido a sua facilidade de ser escrita e lida e também por terem finalidades que se encaixam melhor com o mercado.

1972 – Linguagem de programação: SQL

A SQL foi desenvolvida por Donald D. Chamberlin e Raymond F. Boyce na IBM. SQL significa linguagem de consulta estruturada. Ela é usada para visualizar e alterar informações armazenadas em bancos de dados. A SQL usa sentenças de comando chamadas consultas para adicionar, remover ou visualizar dados.

Vantagens e desvantagens da linguagem de programação SQL

Uma vantagem da SQL é ser poderosa e capaz de lidar com grandes quantidades de dados. O gerenciamento de banco de dados de alta demanda é necessário para quase todos os sites. Por outro lado, as desvantagens são que a linguagem pode ser difícil de dominar. Além disso, lidar com dados armazenados tende a ser tedioso.

1983 –  Linguagem de programação: C++: 

É uma extensão da linguagem C e foi desenvolvida por Bjarne Stroustrup. É uma das línguas mais utilizadas no mundo. C++ é usada em mecanismos de jogos e softwares de alto desempenho como o Adobe Photoshop. A maioria dos softwares empacotados ainda é escrita em C++.

Vantagens e desvantagens da linguagem de programação C++

As vantagens da linguagem de programação C++ são: versatilidade, pode ser usado para qualquer coisa. As habilidades traduzem bem para outros idiomas. Rápida e poderosa.

Por outro lado, os contras são que não é a primeira linguagem adequada para iniciantes. É incrivelmente complexa devido à sua idade e aplicabilidade universal e não é ideal para desenvolvimento web.

1991 – Linguagem de programação: Python

Projetada por Guido Van Rossum, Python é mais fácil de ler e requer menos linhas de código do que muitas outras linguagens de programação de computador. Foi nomeada em homenagem ao grupo de comédia britânico Monty Python. Sites populares como o Instagram usam estruturas escritas em Python.

Vantagens: pode ser usada em praticamente qualquer situação, desde aplicações web até desenvolvimento de software e criação de jogos. É multiplataforma. A imensa popularidade significa muitos recursos e ainda mais empregos.

Contras: mais lento que outros idiomas. As habilidades em Python não se traduzem bem em outros sistemas.

1991 –  Linguagem de programação: Visual Basic 

Desenvolvida pela Microsoft, a Visual Basic permite que os programadores escolham e alterem pedaços de código pré-selecionados de forma arrastar e soltar por meio de uma interface gráfica de usuário (GUI).

1993 –  Linguagem de programação: R

Desenvolvida por Ross Ihaka e Robert Gentleman na Universidade de Auckland, Nova Zelândia, R é nomeada dessa maneira por conta dos primeiros nomes dos dois primeiros autores. É usada principalmente por estatísticos e por aqueles que realizam diferentes tipos de análise de dados.

1995 –  Linguagem de programação: JavaScript 

Originalmente chamada Oak, Java foi desenvolvido pela Sun Microsystems. Destinava-se a caixas de cabo e dispositivos portáteis, mas foi posteriormente aprimorada para que pudesse ser usada para fornecer informações na World Wide Web. Java está em toda parte, de computadores a smartphones e parquímetros. 

Vantagens: é a maneira mais rápida e fácil de codificar scripts que são executados no navegador. Uma linguagem de programação moderna. Oferece amplo suporte para várias aplicações. O JavaScript virtualmente alimenta a maioria dos sites modernos, incluindo este.

Contras: pode ser esmagador para aqueles familiarizados apenas com linguagens de marcação. Tem problemas de segurança e estabilidade entre navegadores.

1995 – Linguagem de programação: PHP

Criada por Rasmus Lerdorf, a PHP é usada principalmente para desenvolvimento Web e geralmente é executada em servidores Web. Originalmente, significava Personal Home Page, pois era usada por Lerdorf para gerenciar suas próprias informações on-line. 

PHP agora é amplamente utilizada para construir sites e blogs. O WordPress, uma ferramenta popular de criação de sites, é escrito usando PHP.

Vantagens: fácil de aprender. Está bem estabelecido no desenvolvimento web e é comumente encontrado em sites. As versões modernas são razoavelmente rápidas. É fácil encontrar trabalho como desenvolvedor PHP.

Desvantagens: sua popularidade está diminuindo em comparação com linguagens modernas mais recentes, como Python. Muitos desenvolvedores não a consideram viável.

2000 – Linguagem de programação: C# 

Desenvolvido pela Microsoft com o objetivo de combinar a capacidade de computação do C++ com a simplicidade do Visual Basic, o C# é baseado em C++ e é semelhante ao Java em muitos aspectos. Ele é usado em quase todos os produtos da Microsoft, principalmente, para desenvolver aplicativos de desktop.

A relação entre as linguagens de programação e metodologias ágeis

A metodologia ágil começou com a publicação do manifesto ágil que continha as novas regras para seguir com a programação de um programa.

As metodologias ágeis não são linguagens de programação. Aliás, Agile nem é um framework. Elas podem ser melhor descritas como uma mentalidade ou um conjunto de princípios para ajudar os desenvolvedores a produzir o trabalho de maneira eficiente e sustentável. 

Os princípios das metodologias ágeis, descritos no Agile Manifesto, orientam a maneira de estruturar uma metodologia de desenvolvimento para entregar software valioso e funcional.

O que é uma linguagem de programação ágil?

Existem linguagens de programação e frameworks que são adequados para o desenvolvimento ágil, e a maioria das linguagens de programação pode ser usada em uma equipe que está usando um framework Agile. 

De acordo com a pesquisa Stack Overflow de 2020, as linguagens mais populares são: 

  • Python; 
  • Go; 
  • Julia; 
  • C# e JavaScript; 
  • e ainda há muito código sendo escrito em Java e C/C++.

O importante é escolher a linguagem de programação certa para o produto que a equipe tem a tarefa de produzir, pois cada linguagem tem seus pontos fortes.

Além disso, é relevante buscar a metodologia de desenvolvimento mais adequada. Se o ágil for o mais apropriado, a equipe deve determinar qual framework Agile é mais adequado – pode ser:

  • Scrum, XP; 
  • Kanban ou 
  • qualquer outro framework Agile disponível.

Mas quando, então, usar um framework ágil

A metodologia ágil é adequada para desenvolvimentos em que as especificações do software não são 100% claras ou quando não está definida qual direção a aplicação deve tomar. 

Ao criar e liberar recursos com mais frequência, a equipe pode testar a adoção dos recursos novos ou atualizados e, em seguida, fazer ajustes. É mais fácil ver o que é útil e valioso para os usuários finais com uma metodologia ágil.

Ao utilizar técnicas e tecnologias de CI/CD (integração contínua e entrega contínua), bem como estruturas de linguagem disponíveis e práticas de teste eficientes, uma equipe pode se tornar mais eficaz na entrega de software. E pode fazê-lo independentemente da linguagem de programação. 

Conclusão

Desde o início da história, os humanos criaram linguagens para se comunicar melhor. Dos hieróglifos dos egípcios ao latim clássico da Roma antiga, as línguas evoluíram e cresceram. 

Avançando para o século XXI, a linguagem que está se tornando cada vez mais popular é a de zeros e uns, de colchetes e asteriscos. Por aqui, queremos acompanhar essa evolução.

Gostou do conteúdo? Continue lendo o blog para conhecer mais sobre o mundo da tecnologia da informação!

Este artigo foi útil?

(5)

Você já votou neste post

Tags

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.