Os riscos de manter qualquer tipo de dado em um dispositivo ou em uma rede  – seja corporativa, seja doméstica – são muitos. O número de ciberataques cresce constantemente e a tendência é que continue assim. Afinal, novos dispositivos de entrada de dados passam a fazer parte da infraestrutura de TI. Por isso, você sabe o que significa backup e por que ele pode ser seu grande aliado na segurança cibernética?

Neste contexto, os usuários precisam buscar maneiras de proteger seus arquivos. Fotos, documentos, vídeos, informações confidenciais: todo o tipo de dado pessoal ou profissional precisa ser mantido em segurança. Somente assim é possível garantir a integridade, a privacidade e a disponibilidade da informação sempre que você necessitar.

Não importa se você armazena anos de dados altamente confidenciais de clientes ou apenas armazenar muitas fotos de seu cachorro, você nunca vai querer descobrir que uma grande parte ou mesmo todos os seus dados se foram. É por isso que o backup é tão essencial!

Prossiga sua leitura rumo ao conhecimento sobre o que significa backup!

Afinal, o que significa backup?

No mundo da tecnologia da informação e da transformação digital, um backup é uma cópia digital dos dados do computador que é obtida e armazenada com segurança em outro sistema ou dispositivo. Desse modo, é possível restaurar o arquivo original em caso de perda de dados.

Hoje em dia, fazer backup de seus dados é uma das melhores maneiras de ser proativo em relação à segurança de seus dados. Dessa forma, se ocorrer um desastre, você pode ficar tranquilo porque sabe que suas informações ainda existem em outro local de armazenamento. 

Com a ajuda das melhores práticas de segurança cibernética e backup, você pode proteger os dados pessoais e corporativos antes que algo drástico aconteça, garantindo a perenidade da informação. 

Mas, não basta apenas saber o que significa backup, é necessário ver valor nessa prática constante.

Por que fazer backup de documentos e fotos?

Como os ataques cibernéticos ocorrem cada vez com mais frequência, não há certeza de que seus dados não serão corrompidos. Por isso, de nada adianta saber o que significa backup se você não colocar em prática a rotina de criar cópias de seus documentos e fotos.

De acordo com a Universidade de Maryland, os hackers atacam a cada 39 segundos (ou 2.244 vezes por dia, em média). É exatamente por isso que tomar precauções contra possíveis violações de dados e fazer backup de seus dados confidenciais deve estar em primeiro lugar dentre suas estratégias pessoais e profissionais relacionadas a seus arquivos.

Não perca nenhum momento da sua vida pessoal e profissional, saiba o que significa backup e invista nesta tecnologia!

Primeiro, deve-se levar em conta que nenhum equipamento dura para sempre. Com isso, realizar o descarte de eletrônicos se torna essencial, mas, para além disso e de o que significa backup, você precisa se planejar e organizar.

Peças de hardware, como computadores e discos rígidos externos, podem falhar e o seu laptop, em algum momento, estará desgastado. Diante de qualquer falha no acesso aos seus arquivos, você pode tentar levá-lo a uma oficina ou à loja onde comprou, mas não há garantia de que eles possam recuperar os dados perdidos do dispositivo.

De outro modo, os dados podem ser corrompidos a qualquer momento, não apenas quando seu hardware se desgasta. Por isso, é melhor não correr o risco de perder todos os dados armazenados nele. 

Reforçamos que, para além de o que significa backup, a prática regular do mesmo é crucial para mantê-los sempre a salvo. 

Mas, se você ainda está em dúvida sobre o que significa backup, tenha em mente que essa é a melhor maneira de ter acesso aos seus arquivos sempre, inclusive depois de um possível corrompimento ou vazamento de dados. 

Assim, mesmo diante de qualquer incidente no hardware ou no servidor, será possível recuperar os dados. 

Backup de dados e a LGPD

Não importa se seus dados são pessoais ou comerciais, você deve pensar em fazer backup de seus dados. Qualquer pessoa que deseje um nível adicional de prevenção contra perda de dados deve saber o que significa backup para evitar a perda de dados e investir nele.

Embora o backup em uma área de armazenamento em nuvem seja a maneira mais comum de fazer isso, os servidores locais e discos rígidos também viabilizam backup de dados.

No contexto corporativo, depois de entender o que significa backup, o próximo passo é pensar em como garanti-lo, mantendo a empresa segura, com os dados acessíveis e disponíveis e em conformidade com a legislação.

Vale destacar que, com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os gestores de TI têm o desafio de construir uma abordagem estratégica e eficaz para a gestão dos dados. 

Muito além de gerar, coletar e processar as informações, garantir o armazenamento seguro, com um backup completo, é uma das prioridades das companhias que buscam estar em compliance com as diretrizes da LGPD. 

Em seu escopo, a lei prevê que as empresas trabalhem orientadas pela segurança, transparência, privacidade, proteção e confidencialidade de dados. Além disso, a área de TI deve saber precisamente onde são mantidas as informações que requerem proteção. 

Sendo assim, trabalhar com a definição das Listas de Controle de Acesso (Access Control List) com os logs armazenados e protegidos é indispensável. Feito isso, o backup é outra prioridade. Isso porque os arquivos de logs devem ter acessos restritos, além de proteção com cópias de segurança. 

Desse modo, os profissionais de TI têm os recursos que precisam para fazer a correta classificação dos arquivos pessoais e do tempo de retenção padrão para cada tipo de dado. Ou seja, conseguem definir também as rotinas de backup.

Por isso, é fundamental garantir alinhamento entre organizações e sistemas de armazenamento a fim de evitar transtornos. Esta é uma abordagem efetiva para gestão dos dados.

Armazenamento em nuvem e backup: quais as diferenças? 

Um serviço de backup é voltado exclusivamente para salvar dados de sistemas e dispositivos em uma infraestrutura. Já o armazenamento em nuvem é uma ferramenta que permite a sincronização, o acesso e o compartilhamento de dados entre vários dispositivos e usuários. 

Ou seja, o armazenamento realiza a cópia dos arquivos em intervalos de tempo predefinidos e todos os dados são mantidos em um ambiente de cloud computing. De outro modo, o backup também protege os dados comerciais confidenciais no caso de mau funcionamento de hardware, invasão de hackers e diante de outras ameaças cibernéticas.

Atualmente, o mercado dispõe de uma grande variedade de programas de backup que oferecem suporte a fontes de proteção de dados, de servidores corporativos a computadores pessoais. Você pode armazenar seus dados em um disco rígido externo, mas cada vez mais pessoas estão escolhendo backups em nuvem

O software oferece proteção para dados corporativos, copiando dados de servidores, bancos de dados, desktops, laptops e outros dispositivos, em caso de erro do usuário, arquivos corrompidos ou um desastre físico que torna os dados críticos inacessíveis. 

Saber o que significa backup é o primeiro passo para você e sua empresa fazerem parte do universo cloud.

A questão é: qual a diferença entre os dois modelos de serviços? 

O armazenamento em nuvem proporciona às empresas manter uma rotina de negócio descentralizada, com o time integrado e um fluxo de trabalho contínuo mesmo com profissionais trabalhando remotamente. 

Na prática, o backup em nuvem tem como premissa fornecer uma cópia dos dados dos principais sistemas e arquivos da empresa, com o suporte do gestor de TI que define quais pessoas podem modificar, visualizar ou restaurar qualquer backup.

Para além disso, o armazenamento em nuvem mantém as informações sincronizadas, garantindo a atualização nos vários sistemas corporativos. Contudo, a segurança costuma ficar a cargo do usuário, responsável por definir os níveis de controle de acesso de qualquer informação e conceder permissão para edição de arquivo.

Backup online: o que é e como funciona?

O serviço de backup online, também conhecido como backup em nuvem, ou backup como serviço, é um método de armazenamento externo de dados em que arquivos, pastas ou todo o conteúdo de um disco rígido são regularmente copiados por um fornecedor de serviço para uma unidade remota. 

Trata-se de repositório de dados baseado em nuvem seguro em uma conexão de rede. 

O objetivo do backup online é simples e direto: proteger as informações – sejam dados comerciais ou pessoais – do risco de perda associado a erro do usuário, hackeamento ou qualquer outro tipo de desastre tecnológico.

Em vez de realizar backup com um departamento de TI local e centralizado, o BaaS conecta os sistemas a uma nuvem privada, pública ou híbrida gerenciada por um provedor externo.

O backup como serviço online torna a gestão e o backup de dados mais simples, fácil e segura. Em vez de se preocupar com todas as rotinas de backup, os gestores de TI podem transferir a manutenção e o backup de dados para um provedor especialista no assunto.

Entenda porque o backup como serviço é a melhor solução

Os dados são a essência de qualquer organização, e a perda deles pode impedir a continuidade do negócio. De acordo com um estudo do setor realizado pelo The Diffusion Group, um número impressionante de 60% das empresas que perdem dados críticos fecham 6 meses após a perda. 

Neste contexto, os gestores de TI trabalham para evitar a perda de dados, mas também para garantir que as políticas de backup sejam capazes de entregar uma restauração completa e rápida de dados sempre que preciso. 

Os dados podem ser colocados em risco por erro do usuário, hacking, problemas de sincronização ou usuários internos mal-intencionados. Contudo, a perda e as preocupações relacionadas ao backup de dados podem ser facilmente evitadas combinando aplicativos SaaS com uma solução completa de backup e recuperação BaaS. 

Neste tipo de estratégia, é possível contar com armazenamento em nuvem grátis ou, então, buscar soluções completas dos melhores players do mercado. As ferramentas pagas têm uma série de recursos e medidas de segurança que potencializam a eficácia da estratégia de TI, tornando a operação mais estável e eficaz

Além disso, quando comparado ao armazenamento em nuvem grátis, as soluções tecnológicas pagas também garantem a continuidade do negócio mesmo depois de qualquer tipo de incidente de dados na recuperação de desastres.

Você já sabe tudo sobre o que significa backup e suas estratégias envolvidas, por isso, invista em seu negócio agora mesmo.

Como distribuidora líder do mercado, a Ingram Micro oferece soluções de ponta de vários parceiros: Microsoft, Arcserve, Veeam, Acronis e Veritas são alguns deles.

Se você está buscando pela melhor ferramenta de backup como serviço para o seu negócio, entre em contato com o time da Ingram Micro. A tecnologia mais adequada para sua demanda está no nosso portfólio. Conte com as nossas soluções!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Flávio Moraes

Flávio Moraes

Diretor de Cloud e Soluções Digitais da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, é Diretor de Cloud e Soluções Digitais da Ingram Micro Brasil desde 2017, onde atua como responsável pelo relacionamento com alguns fabricantes e provedores de nuvem como Microsoft, AWS, Citrix, Veeam, Veritas e Autodesk. Também encabeça a estratégia de Go-To-Market da Ingram Micro Cloud e seu Marketplace de Cloud. Está no mercado de Cloud Computing desde 2011 e já teve passagem pela Embratel, onde foi o responsável pelo desenvolvimento das unidades de Cloud e Serviços Gerenciados.