A produção de todo tipo de conteúdo e a coleta massiva de dados da Internet das Coisas (IoT) vêm gerando um volume cada vez maior de dados nas empresas de diferentes segmentos do mercado. Por isso, ter um sistema de gerenciamento de banco de dados é essencial para as corporações

Hoje, mais do que em qualquer outro tempo, as organizações têm acesso a um conjunto de dados que é capaz de gerar valor,  orientar estratégias e que deve ser organizado e automatizado

Assim, muito além de utilizar os bancos de dados para o armazenamento, agora é possível analisar grandes quantidades de dados de vários sistemas. Ao usar um sistema de gerenciamento banco de dados e outras ferramentas de computação e inteligência de negócios, as organizações podem aproveitar os dados que coletam para trabalhar de maneira mais eficiente, melhorar os processos de tomada de decisão e tornar seu crescimento mais rápido e escalável.

Neste contexto, para aproveitar todas essas possibilidades, é fundamental que as companhias invistam em um sistema de gerenciamento de banco de dados. Isso porque a ferramenta permite controlar, organizar, acessar e proteger as informações da empresa.

Neste post, apresentamos o conceito de sistema de gerenciamento de banco de dados, as vantagens de possuir um SGBD e outras características importantes relacionadas ao tema. Continue a leitura!

O que é um sistema de gerenciamento de banco de dados?

O sistema de gerenciamento de banco de dados é responsável por organizar, catalogar e facilitar a busca de dados. Esses dados, quando cruzados, fornecem informações específicas para o colaborador. Assim, o sistema de gerenciamento de banco de dados funciona como uma ferramenta estratégica na tomada de decisões

Antes de conhecer o potencial de um sistema de gerenciamento de banco de dados (do inglês, Database Management System – DBMS), é importante ter clareza sobre o conceito de banco de dados:

Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados que representam algum aspecto do mundo real. Já um sistema de banco de dados é projetado para ser construído e preenchido com dados para uma determinada tarefa.

Na prática, um banco de dados normalmente requer um programa de software de banco de dados abrangente. Um SGBD funciona como uma interface entre o banco de dados e seus usuários. Ou seja, com a ferramenta, os usuários podem armazenar, gerenciar, recuperar, atualizar e gerenciar o modo como as informações são organizadas e otimizadas

Transparência e eficiência em suas mãos. Com o SGBD você organiza e centraliza os dados da sua empresa!

Além disso, o SGBD permite a supervisão e controle de bancos de dados, simplificando a execução de tarefas como monitoramento de desempenho, ajuste e backup

Tudo isso é feito considerando todas as medidas de segurança apropriadas. Ao usar uma ferramenta deste tipo o usuário tem em mãos as condições de criar seus próprios bancos de dados, levando em conta as demandas da organização. 

Sistema de gerenciamento de banco de dados: principais características 

Ao optar pelo uso de um SGBD, você terá acesso a uma série de funcionalidades importantes, que simplificam e otimizam a gestão do banco de dados. Veja algumas das principais características deste tipo de sistema:

Natureza autodescritiva do sistema de banco de dados

Possui uma definição completa da estrutura do banco de dados e das suas restrições. As definições são armazenadas em um catálogos e chamadas de metadados.

Isolamento entre os programas, os dados e a abstração de dados

Essa estrutura dos arquivos de dados é mantida no catálogo do sistema, sendo separada do programa de acesso. Esse é um diferencial do SGBD. Isso porque no tratamento tradicional de informações, a estrutura do arquivo de dados é embutida no programa de aplicação.

Suporte para múltiplas visualizações dos dados

Um banco de dados conta com muitos usuários, sendo que cada um deles pode ter acesso a diferentes perspectivas ou visões do banco.

Compartilhamento de dados e processamento de transações multiusuário

O SGBD permite que diferentes usuários acessem o banco de dados simultaneamente. Com o recurso de controle de concorrência, o sistema garante que quando muitos usuários tentam acessar os dados ao mesmo tempo, eles o façam de maneira controlada, sem prejudicar o resultados das atualizações.

Em tempos de home office, um sistema de gerenciamento de banco de dados otimiza o trabalho de seus colaboradores.

Conceito de ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade) 

As transações realizadas dentro do banco de dados são orientadas por essas quatro propriedades. É a partir delas que o SGBD consegue fazer o controle de concorrência e a recuperação após falhas.

Como funciona o sistema de gerenciamento de banco de dados?

Na prática, todas as operações realizadas dentro de um banco de dados passam pelo SGBD. Ou seja, o sistema de gerenciamento é responsável por uma série de movimentações, como:

  • Salvar os dados no HD;
  • Manter armazenados na memória os dados mais acessados;
  • Relacionar e conectar dados e metadados;
  • Encriptar dados;
  • Gerenciar o controle de acesso a informações;
  • Manter backup dos dados para recuperação de falhas;
  • Viabilizar transações no banco de dados;
  • Oferecer uma interface para que programas e usuários externos acessem o banco de dados. 

Em síntese, sem o SGBD, o banco de dados não consegue operar. Um bom gerenciamento de dados é fundamental para garantir a disponibilidade, a segurança e o backup das transações e dados da sua organização.

SGBD: vantagens de investir em um bom sistema

Ao adotar um sistema de gerenciamento de banco de dados, a empresa garante uma série de benefícios. Na verdade, para explorar o potencial de um banco de dados de maneira eficaz e garantir sucesso nas transações, o SGBD é praticamente indispensável.

Confira, a seguir, 5 vantagens de contar com um bom sistema:

Integração eficaz de dados

A implementação de um sistema de gerenciamento de banco de dados promove uma imagem integrada das operações de uma organização. Assim, torna-se fácil ver como os processos de um setor da organização afetam outros.

Dados consistentes em conformidade

A inconsistência de dados acontece quando diferentes versões dos mesmos dados existem em dentro da organização. Usando um sistema de gerenciamento de banco de dados você tem a certeza de que uma visão abrangente de seus dados é compartilhada em toda a empresa.

Aumento da produtividade do usuário final

Usando combinações de ferramentas, o SGBD transforma dados em informações úteis. Elas ajudam o usuário final a tomar decisões mais assertivas que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da companhia a longo prazo.

Integridade e segurança de dados 

Os sistemas de gerenciamento fornecem uma estrutura adequada para a aplicação de políticas de privacidade e segurança de dados. Na prática, além de proporcionar maior transparência, este atributo diminui o risco de violação de dados.

Tomada de decisão ágil e assertiva

Com um bom sistema e  melhores práticas de gerenciamento de dados, o time tem acesso a informações organizadas e otimizadas. Ou seja, a qualidade dos dados melhora. Por sua vez, os profissionais têm subsídios para tomar decisões de maneira mais estratégica e rápida

SGBD: como aplicar em diferentes empresas?

 Até agora, abordamos o conceito, a estrutura, o funcionamento e as vantagens de um sistema de gerenciamento de banco de dados. Mas, no dia a dia de uma companhia, como a ferramenta pode ser aplicada? 

Afinal, quais atividades e transações um SGBD pode organizar e otimizar? As possibilidades são muitas! Por exemplo, gerenciar informações contábeis, dados obtidos em pesquisa científica, dados cadastrais de clientes, acervo de biblioteca e muito mais

A seguir, você confere como o SGBD pode impactar a gestão de empresas de diferentes setores:

  • Bancário: para a gestão de informações de clientes, atividades de contas e operações como pagamentos, depósitos e empréstimos.
  • Companhias aéreas: no suporte ao controle de reserva e informações relacionadas à programação.
  • Universidades: gerenciamento de dados sobre os alunos, registros de cursos, faculdades e notas.
  • Telecomunicações: ajuda a manter registros de chamadas, contas mensais, manutenção de saldos.
  • Financeiro: para armazenar informações sobre ações, bem como viabilizar o controle de operações de venda e compra de ações e títulos.
  • Manufatura: permite o gerenciamento da cadeia de suprimentos, o rastreamento da produção de itens e o controle do status de estoques em armazéns.
  • Gestão de Pessoas: armazenamento e gestão de informações sobre funcionários, salários, folha de pagamento, descontos e emissão de contracheques.

Sistemas de gerenciamento de banco de dados disponíveis no mercado

Atualmente, um dos principais e mais conhecido sistema de gerenciamento de banco de dados é o MySQL. O software foi projetado e otimizado para aplicativos da web e pode ser executado em qualquer plataforma, viabilizando o processamento de milhões de consultas e milhares de transações.

Transforme seus dados em informações com a Ingram Micro!

Hoje, o sistema é escolhido por companhias que precisam de alta disponibilidade, segurança e eficácia nas transações e na gestão dos dados. Os varejistas de e-commerce, por exemplo, que gerenciam muitas operações com transferência de dinheiro, costumam optar pelo MySQL.

Além disso, outros gigantes da tecnologia também aderiram à plataforma. Airbnb, Uber, LinkedIn, Facebook, Twitter e YouTube são algumas das companhias que usam o MySQL

Contudo, ele não é a única opção. Pelo contrário, existe uma lista extensa de  sistemas de gerenciamento de banco de dados disponíveis no mercado. Veja só alguns exemplos:

Soluções Ingram Micro: perfeitas para otimizar o gerenciamento de dados 

À medida que a tecnologia evolui, as empresas se deparam com a necessidade de investir em ferramentas robustas para dar suporte aos processos da sua operação. E a boa notícia é que, ao passo que as demandas se tornam mais desafiadores, as soluções desenvolvidas são cada vez mais completas.

O SQL da Microsoft, por exemplo, está sendo aprimorado com o uso da Inteligência Artificial.  Para as organizações, contratar um sistema de gerenciamento de banco de dados continuamente otimizado faz toda a diferença. Afinal, a ferramenta é atualizada, atendendo às novas demandas do mercado e acompanhando os desafios da transformação digital.

A Ingram Micro, maior distribuidora de tecnologia do mercado brasileiro, oferece um portfólio completo de soluções. Do hardware ao software, tudo o que você precisa está ao seu alcance com a ajuda da Ingram Micro. Fique por dentro de nossos conteúdos!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.