O avanço da tecnologia vem revolucionando a estrutura da sociedade, muitas das coisas que antes pareciam inimagináveis já são realidade. Graças ao avanço da inteligência artificial, muitos processos simples têm sido amplamente otimizados. 

Muito além do uso doméstico, nas empresas, quando a IA assume tarefas repetitivas ou perigosas, ela libera os profissionais para que eles executem atividades que envolvem criatividade, empatia e outras soft skills.

Com a transformação digital, à medida que as empresas implantam tecnologias de inteligência artificial em suas operações, elas começam a colher benefícios tangíveis, incluindo ganhos materiais.

De acordo com pesquisa Global survey: The State of AI de 2020, da McKinsey & Co, 22% das empresas que usam IA disseram que a tecnologia foi responsável por mais de 5% de seus ganhos em 2019. 

Além disso, a receita gerada pela IA aumentou ano após ano na maioria das funções de negócios que usam tecnologias de inteligência artificial. Motivados por diferentes vantagens, líderes de negócios priorizam os investimentos em inteligência artificial para potencializar as iniciativas de inovação corporativa.

Sabendo disso, neste artigo, apresentamos o essencial sobre o tema: do conceito de IA às vantagens para as companhias de diferentes segmentos e portes. Confira o conteúdo! 

O que é inteligência artificial?

Na década de 1950, os pais da área, Minsky e McCarthy, descreveram a inteligência artificial como qualquer tarefa executada por uma máquina que anteriormente exigia inteligência humana.

Porém, essa é uma definição bastante ampla e até simplista. De lá pra cá, os significados do conceito de inteligência artificial se tornaram mais precisos e específicos. 

François Chollet, pesquisador de IA do Google e criador da biblioteca de software de aprendizado de máquina Keras, considera que a inteligência artificial está ligada à capacidade de um sistema de se adaptar e improvisar em um novo ambiente, de generalizar seu conhecimento e aplicá-lo a cenários desconhecidos.

Normalmente, os sistemas de IA demonstram pelo menos alguns dos seguintes comportamentos associados à inteligência humana: 

  • planejamento; 
  • aprendizagem; 
  • raciocínio; 
  • resolução de problemas; 
  • representação de conhecimento; 
  • percepção;
  • movimento e manipulação e, 
  • em menor grau, inteligência social e criatividade.

Quais são os usos da IA?

A IA é onipresente hoje. Ela é usada em várias situações rotineiras. Veja só:

  • Para recomendar o que você deve comprar online;
  • Para entender o que você diz a assistentes virtuais, como Alexa, da Amazon, e Siri, da Apple;
  • Para reconhecer quem está em uma foto;
  • Detectar spam ou fraude em cartão de crédito.

Qual a origem da IA e a evolução dela ao longo dos anos?

A inteligência artificial tem várias formas e, na maioria das vezes, é muito sutil e não perceptível como vemos em filmes que há robôs

A inteligência artificial se tornou uma ferramenta admirável nos últimos anos, permitindo que os robôs pensem e ajam como humanos. Além disso, atraiu a atenção de empresas de TI em todo o mundo e é vista como a próxima grande revolução tecnológica após o crescimento das plataformas móveis e em nuvem.

E essa é uma história recente: em termos reais, o campo de pesquisa em IA foi fundado em um workshop realizado no campus do Dartmouth College, durante o verão de 1956. 

À época, previa-se que uma máquina tão inteligente quanto um ser humano existiria, no máximo, em uma geração e os cientistas trabalhavam para tornar essa visão uma realidade.

John McCarthy, conhecido como o fundador da Inteligência Artificial, introduziu o termo ‘Inteligência Artificial’ no ano de 1955.

McCarthy junto com Alan Turing, Allen Newell, Herbert A. Simon e Marvin Minsky são conhecidos como os pais fundadores da IA. Alan sugeriu que se os humanos usam as informações disponíveis, bem como a razão, para resolver problemas e tomar decisões, então, por que isso não pode ser feito com a ajuda de máquinas?

Então, em 1974, a onda de computadores começou. Com o tempo, eles se tornaram mais rápidos, mais acessíveis e capazes de armazenar mais informações. A melhor parte é que eles podiam pensar de forma abstrata, capazes de se auto-reconhecer e alcançar o Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Já em 1980, a pesquisa de IA disparou com uma expansão de fundos e ferramentas algorítmicas. Com técnicas de aprendizado profundo, o computador aprendeu com a experiência do usuário.

O investimento e o interesse pela IA aumentaram nas primeiras décadas do século XXI. A partir dessa época, o aprendizado da máquina foi aplicado com sucesso a muitos problemas na academia e na indústria devido à presença de um computador poderoso. 

Desde o início da década de 2000, à medida que IA avança, robôs, humanos e dispositivos inteligentes trabalham para melhorar as cadeias de abastecimento e armazenamento. De tal modo, os negócios e organizações estão se tornando “mais inteligentes” e mais produtivos.

Quais as vantagens de aplicar a IA no dia a dia?

Embora existam muitas experiências de aprendizagem e desafios a serem enfrentados conforme a tecnologia é implementada em novos aplicativos, a expectativa é que a inteligência artificial traga impactos positivos para vários setores da sociedade. 

Vantagens da IA na área da saúde

Na saúde, com melhores recursos de monitoramento e diagnóstico, a inteligência artificial pode influenciar drasticamente os processos. Ao melhorar as operações de instituições de saúde e organizações médicas, a IA pode reduzir os custos operacionais e gerar economia. 

Contudo, nesta área, o maior impacto da IA estará no cuidado dos pacientes. O potencial para planos de tratamento personalizados e protocolos de medicamentos, bem como dar aos provedores melhor acesso aos dados, irá transformar o atendimento ao paciente em um processo mais assertivo.

Vantagens da IA na mobilidade urbana

De outro modo, a sociedade ganhará incontáveis ​​horas de produtividade apenas com a introdução de transporte autônomo e a IA resolvendo nossos problemas de congestionamento de tráfego, sem mencionar as outras maneiras de melhorar a produtividade no trabalho. Livres de deslocamentos estressantes, os humanos serão capazes de gastar seu tempo de várias outras maneiras.

Vantagens da IA para a justiça

Em outro tipo de aplicação, a maneira como descobrimos atividades fraudulentas e resolvemos crimes será aprimorada com inteligência artificial. A tecnologia de reconhecimento facial está se tornando tão comum quanto as impressões digitais. 

O uso de IA no sistema de justiça também apresenta muitas oportunidades para descobrir como usar a tecnologia de forma eficaz sem desrespeitar a privacidade dos dados pessoais. 

Em termos gerais, redução de custos, agilidade, usabilidade, melhoria da experiência são apenas alguns dos benefícios que a sociedade pode experimentar com o uso da IA em 2022. Ainda há muito mais por vir. 

Quais as vantagens da IA para empresas?

 A inteligência artificial pode ser muito útil em empresas para atividades repetitivas e “robóticas”, algo que desprende um tempo dos funcionários para que eles pensem a parte analítica e estratégica.

Se você quer manter sua empresa competitiva, já sabe: o único caminho possível e viável é digitalizar o seu negócio e investir em novas tecnologias, como a IA.

A seguir, listamos uma série de benefícios relevantes para as companhias que priorizam a adoção da inteligência artificial nos seus processos.

1. Ganhos de eficiência e produtividade

Ganhos de eficiência e produtividade são dois dos benefícios mais citados da implementação de IA na empresa. A tecnologia lida com tarefas em um ritmo e escala que os humanos não conseguem igualar. 

Ao mesmo tempo, ao remover essas tarefas das responsabilidades dos trabalhadores humanos, a IA permite que esses profissionais assumam atividades mais estratégicas, com potencial de geração de valor que a tecnologia não pode atingir. 

A IA em 2022 permite que as organizações minimizem os custos associados à execução de tarefas rotineiras e repetitivas que podem ser realizadas pela tecnologia, maximizando o talento de seu capital humano.

2. Maior velocidade de negócios

Tão rápido quanto os negócios se movem nesta era digital, a IA os ajudará a evoluir com mais velocidade. A inteligência artificial permite ciclos de desenvolvimento enxutos e reduz o tempo que um projeto leva para passar do design à comercialização. Um cronograma reduzido, por sua vez, oferece ROI melhor e mais imediato.

3. Novos recursos e expansão do modelo de negócios

Conforme você implanta dados e análises, passa a visualizar e explorar novas oportunidades de participação no mercado. 

Por exemplo, empresas de veículos autônomos, com a quantidade de dados que estão coletando, poderiam identificar novos fluxos de receita relacionados a seguros. Enquanto isso, uma seguradora poderia aplicar IA em seus vastos armazenamentos de dados para entrar no segmento de gerenciamento de frotas.

4. Melhor atendimento ao cliente

Oferecer uma experiência positiva ao cliente é vital para ter sucesso nos negócios. A IA pode ser usada para que as empresas busquem saber tudo sobre o cliente: as necessidades, as soluções e a concorrência e, em seguida, apresentem ao consumidor o que ele precisa, quando precisa.

Além disso, a IA em 2022 pode proporcionar interações mais personalizadas e individualizadas entre a marca e os seus clientes.

5. Monitoramento aprimorado

A capacidade da IA ​​de receber e processar grandes quantidades de dados em tempo real significa que as organizações podem implementar recursos de monitoramento quase instantâneos. 

Assim, elas podem ser alertadas sobre problemas, recomendar ações e, em alguns casos, até mesmo iniciar uma resposta para um cliente muito mais rapidamente.

Por exemplo, a IA pode obter informações coletadas por dispositivos em equipamentos de fábrica para identificar problemas nessas máquinas, bem como prever quando a manutenção será necessária, evitando assim quebras dispendiosas e paradas na linha de produção. 

Uma vez feita a manutenção preditiva, o custo pode ser melhor gerenciado porque, afinal, é programado em vez de ser claramente necessário.

Os recursos de monitoramento da IA podem ser igualmente eficazes em outras áreas, como em operações de segurança cibernética corporativa, já que, neste caso, grandes quantidades de dados precisam ser analisadas e compreendidas.

6. Melhor qualidade e redução de erros humanos

As organizações podem esperar uma redução de falhas, bem como uma aderência mais forte aos padrões estabelecidos ao adicionar tecnologias de IA aos processos. 

Quando a IA e o aprendizado de máquina (machine learning) são integrados a uma tecnologia como RPA, que automatiza tarefas repetitivas e baseadas em regras, a combinação não apenas acelera os processos e reduz os erros, mas também pode ser aprimorada para assumir tarefas mais amplas.

O uso de inteligência artificial na reconciliação financeira, por exemplo, forneceria resultados livres de erros, ao passo que a mesma reconciliação quando tratada, mesmo em parte, por funcionários humanos está sujeita a erros. Portanto, a IA pode, sim, oferecer mais qualidade para os processos.

7. Melhor gestão de talentos

As empresas estão usando a IA para melhorar muitos aspectos da gestão de talentos, desde a simplificação do processo de contratação até a eliminação do preconceito nas comunicações corporativas. 

Na etapa de recrutamento, por exemplo, o uso crescente de IA não gera apenas redução de custos de contratação, mas também impacta na produtividade da equipe, já que a IA é treinada para buscar, selecionar e identificar os melhores candidatos.

À medida que as ferramentas de processamento de linguagem natural são aprimoradas, as empresas também estão usando chatbots para fornecer aos candidatos uma experiência personalizada e orientar os funcionários. 

Além disso, as ferramentas de IA estão sendo usadas para avaliar a opinião dos funcionários, identificar e reter talentos de alto desempenho e determinar remuneração justa.

Como aplicar a inteligência artificial em uma empresa?

A inteligência artificial pode trazer diversos benefícios para o operacional e estratégico de uma empresa.

A inteligência artificial em 2022 irá continuar transformando nossa rotina de trabalho, estudo e interação social. A tecnologia está revolucionando a forma como fazemos negócios, desde soluções de gerenciamento de fluxo de trabalho até a oferta de tendências e a forma como empresas compram publicidade. 

Além disso, as técnicas de aprendizado da máquina estão permitindo o alcance de ganhos de produtividade nunca antes observados. 

A pesquisa de IA é tão promissora que está se tornando difícil imaginar um mundo sem ela. Seja em veículos autônomos, mudanças meteorológicas mais precisas ou viagens espaciais, a inteligência artificial prevalecerá na vida cotidiana.

É importante lembrar que, à medida que as empresas encontram maneiras de usar a IA para obter vantagem competitiva, elas também enfrentam desafios. As preocupações incluem regulamentação governamental de IA, gerenciamento de dados necessários para projetos de aprendizado de máquina e escassez de talentos. 

Além disso, é preciso ter à disposição o talento e a infraestrutura ideal para fazer um bom uso da IA. Se você quer investir em um projeto de IA em 2022 na sua companhia, conte com o suporte da Ingram Micro

Somos o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder global da cadeia de suprimentos de TI, serviços para dispositivos móveis, cloud, automação e soluções de logística e temos a solução de IA certa para sua empresa! 

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.