Os métodos de autenticação biométrica estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Gestores de empresas privadas e órgãos públicos já entenderam que o futuro não tem senha. O uso da biometria facial garante praticidade, segurança empresarial e uma experiência mais fluida e simples tanto para colaboradores quanto para clientes.

Com isso, os documentos físicos estão gradualmente se tornando algo do passado à medida que são substituídos pela identificação biométrica. Esse tipo de validação traz um nível de segurança maior porque mede e analisa as características únicas e inerentes a uma pessoa para confirmar sua identidade. 

Neste artigo, vamos apresentar o conceito, as vantagens e as aplicações da biometria facial em empresas. Confira na leitura!

O que é a biometria facial?

A biometria consiste na análise de características biológicas e fisiológicas únicas com o objetivo de confirmar a identidade de uma pessoa. Os cinco tipos mais comuns de identificadores biométricos são: 

  1. impressões digitais; 
  2. padrões faciais; 
  3. padrões de voz; 
  4. de íris e 
  5. da palma da mão ou das veias dos dedos.

Os bancos, por exemplo, precisam de dados biométricos para fornecer diversos serviços remotamente. Para abrir uma conta ou fazer um empréstimo, antes os correntistas costumavam ir a uma agência, mas agora eles podem acessar muitos serviços pelo telefone, usando um dos tipos de biometria.

Dentre as várias abordagens, a tecnologia de reconhecimento facial aplica a ciência da biometria às características faciais do usuário. 

Assim, os algoritmos de reconhecimento facial criam um modelo biométrico detectando e medindo várias características, ou pontos de recursos, de rostos humanos, isto inclui a localização dos olhos, sobrancelhas, nariz, boca, queixo e orelhas. 

Dois modelos são comparados para produzir uma pontuação de correspondência, que indica a probabilidade das duas imagens pertencerem à mesma pessoa. 

Na biometria facial, o recurso de detecção de vivacidade também pode ser aplicado para garantir que a fonte da amostra biométrica não é uma reprodução digital ou em papel.

Biometria facial: conheça 8 vantagens

Dentro de empresas, o reconhecimento facial e a tecnologia de biometria facial facilitam e agilizam a identificação de funcionários e, também, clientes.

Cada modalidade de reconhecimento traz prós e contras. A seguir, confira as vantagens da biometria facial em relação às outras modalidades biométricas:

1) Proliferação de dados de imagens faciais digitais 

Os bilhões de imagens faciais digitais existentes de inúmeras fontes são extremamente úteis para fins de treinamento de algoritmos, especialmente para aqueles que usam técnicas de aprendizado de máquina.

2) Aprimoramento do reconhecimento facial manual 

A biometria pode ser usada em conjunto com os processos de reconhecimento facial visual feitos por profissionais. A biometria facial pode ser usada para automatizar ou aprimorar esse processo, fornecendo maior precisão de correspondência. 

3) Popularidade das câmeras em dispositivos móveis

Quase todos os smartphones, tablets e laptops têm câmeras frontais integradas que permitem fotos de “selfie” de alta qualidade. Isso torna fácil e conveniente coletar uma amostra de reconhecimento facial ao vivo para comparação com um modelo.

4) Propício para uso com outras modalidades de autenticação móvel

A captura de imagem facial usando a câmera frontal em um telefone pode ser realizada passivamente e simultaneamente durante a captura de outras modalidades, como voz e pressionamento de tecla, para melhorar o desempenho de correspondência e a detecção de vivacidade.

5) Maior comodidade  

À medida que a tecnologia se torna mais difundida, os clientes poderão pagar nas lojas usando o rosto, em vez de sacar seus cartões de crédito ou dinheiro. Isso pode economizar tempo nas filas de check-out. Como não há necessidade de contato para o reconhecimento facial, este oferece uma experiência de verificação rápida, automática e fluida.

6) Processamento mais rápido 

Em uma era de ataques cibernéticos e ferramentas de hacking avançadas, a biometria facial demora apenas um segundo para fazer o reconhecimento do usuário. A verificação é rápida e segura.

7) Integração com outras tecnologias 

A maioria das soluções de biometria facial é facilmente integrada com os softwares de segurança. Essa compatibilidade reduz a quantidade de investimento adicional necessário para implementar a tecnologia de reconhecimento.

8)Maior segurança

Em nível governamental, o reconhecimento facial pode ajudar a identificar terroristas ou outros criminosos. Em um nível pessoal, a biometria facial pode ser usada como uma ferramenta de segurança para bloquear dispositivos e câmeras de vigilância pessoais

Biometria facial: aplicação no dia a dia das empresas

A biometria facial vai ficar cada vez mais acessível às pessoas, principalmente com a disseminação de celular com qualidade de imagem na câmera frontal.

Cada vez mais, o reconhecimento facial é inserido nas empresas como uma estratégia importante que garante um nível de segurança muito maior no processo de autenticação de clientes e colaboradores.

A biometria facial simplifica e otimiza questões práticas como o controle da jornada de profissionais. É possível gerenciar a folha ponto a partir da entrada de dados registrada com o reconhecimento facial. 

Do mesmo modo, com o objetivo de acompanhar a frequência, instituições educacionais usam a tecnologia para evitar que os alunos faltem às aulas.  

Na gestão pública, governos em todo o mundo usam a biometria facial para uma variedade de aplicações, incluindo a identificação de cidadãos nas fiscalizações de alfândega, segurança de fronteira e na prevenção de fraudes.

Mais recentemente, a autenticação móvel surgiu como o principal caso de uso mais comum no setor privado para biometria facial, já que as imagens faciais podem ser usadas para validação do usuário, ao substituir uma senha. 

Na área da saúde, em clínicas e hospitais, os sistemas de reconhecimento facial também podem ser usados ​​para aprimorar a identificação do paciente.

Cases de uso da biometria facial

 Os primeiros registros da biometria começaram em 1858 quando o astrônomo William Herschel recolheu impressões digitais obtidas em contratos. Os sistemas de reconhecimento que conhecemos hoje surgiram na década de 1970.

A British Airways adotou a tecnologia para agilizar o embarque de passageiros em voos dos Estados Unidos. Os rostos dos viajantes são digitalizados por uma câmera para que sua identidade seja verificada, dispensando a necessidade de apresentação de passaporte ou cartão de embarque.

Já no varejo, a MAC Cosmetics usa tecnologia de reconhecimento facial em algumas de suas lojas físicas, isto permite que os clientes “experimentem” a maquiagem usando espelhos de realidade aumentada na loja.

Entre as big techs, o Google incorpora a biometria facial no Google Fotos para classificar as fotos e marcá-las automaticamente com base nas pessoas reconhecidas. Já o Snapchat usa o software de reconhecimento facial para permitir a criação dos filtros que se moldam ao rosto do usuário. 

No ramo de seguros, a Cigna, seguradora de saúde sediada nos Estados Unidos, permite que os clientes na China registrem reivindicações de seguro assinadas com uma foto, em vez de uma assinatura escrita, em uma tentativa de reduzir os casos de fraude.

O McDonald ‘s USA a biometria facial em seus restaurantes japoneses para avaliar a qualidade do serviço ao cliente prestado lá. Com o recurso, a empresa analisa, inclusive, se seus funcionários estão sorrindo enquanto atendem os consumidores.

Como vimos até aqui, a biometria facial é uma realidade tecnológica de alto impacto em nossa sociedade. Um recurso inovador e disruptivo que garante total segurança e satisfação do cliente, além de contribuir para o cumprimento dos requisitos regulamentares.

E o melhor: a tecnologia pode ser usada em vários setores do mercado para validação dos usuários internos e externos. 

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Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.