A transformação digital avança em um ritmo acelerado em diferentes segmentos do mercado. Nos bares e restaurantes, a tecnologia também tem assumido o papel de facilitadora de muitos processos.

Da interação com o cliente, passando pela gestão de estoque e até o controle de fluxo de caixa do restaurante, tudo pode ser feito com a ajuda das ferramentas disruptivas. Elas têm potencial para ajudar os proprietários na condução do negócio. Além disso, contribuem continuamente para melhorar a experiência do consumidor

De acordo com pesquisa da SiriusDecisions, atualmente, 67% da jornada de compra é digital. Neste contexto, o desafio dos gestores de bares e restaurantes é digitalizar o negócio, tornando-o mais simples, acessível e produtivo. Assim, a satisfação dos clientes será consequência. 

Agora é hora de planejar e executar a modernização do seu restaurante. O setor conta com uma série de ferramentas inovadoras. Além disso, a projeção de crescimento é promissora.

Segundo estudo realizado pelo iFood, em parceria com o Ibope, a taxa média de crescimento estimada para o setor é de 9,3% ao ano, movimentando US$ 134,5 milhões até 2023. Somente em 2019, foram realizado 535 milhões de pedidos on-line.

Muito além do crescimento do delivery, impulsionado pelo isolamento social, outras ações também mostram a força da tecnologia para o setor. De acordo com dados do site Transformação digital, com o uso de terminais de autoatendimento nas lojas as redes de fast-food têm obtido um ganho de até 20% nas vendas e 6% no tíquete médio.

São várias as soluções de tecnologia adotadas pelos gestores do segmento. Neste post, você conhece algumas das principais inovações, com destaque para o potencial do software para restaurantes. Continue a leitura.

Inovações no mercado de bares e restaurantes

Dentro da estratégia de transformação digital, as ferramentas tecnológicas são decisivas para tornar a operação do restaurante mais ágil e eficiente. Além disso, as novas tecnologias viabilizam e facilitam a interação com os clientes e até a comercialização. 

Na prática, as inovações do segmento são capazes de otimizar os processos internos do negócio, aumentando a produtividade. Mais além, o relacionamento com o público também melhora. Investir nas ferramentas disruptivas é a melhor maneira de garantir excelência na prestação de serviço e conquistar a fidelização dos clientes.

Um software para restaurantes pode ser capaz de impulsionar sua gestão.

A seguir, você confere 5 inovações que vêm sendo amplamente exploradas pelos bares e restaurantes.

Aquisição de insumos pela internet

Para os gestores de bares e restaurantes, é importante ganhar tempo em todos os processos, inclusive na compra de insumos.

Hoje, em vez de se deslocar até os atacarejos e distribuidores, é possível contar com outra alternativa para facilitar o reabastecimento. 

A compra do estoque feita pela internet representa uma comodidade valiosa para os restauradores. Isso porque eles podem canalizar o tempo e a energia — antes dedicados para aquisição de produtos — para outras tarefas mais relevantes. Além disso, a compra digital facilita o controle dos gastos e dos reabastecimentos, deixando o gestor muito mais tranquilo e seguro.

Especialmente diante do crescimento do delivery, ter uma cultura da jornada digital de abastecimento no foodservice faz toda a diferença. 

Comanda digital

Foi-se o tempo em que o pedido era feito com bloquinho e caneta. Atualmente, o mercado já oferece várias opções de comandas digitais. Basta o garçom incluir o pedido em um tablet. Logo, a cozinha é acionada e começa o preparo do prato. 

Seguindo a mesma ideia, alguns restaurantes também desenvolvem aplicativos próprios, permitindo que os clientes façam seus pedidos antes mesmo de chegarem ao estabelecimento. Assim, fica muito mais prático para o cliente e para a sua equipe.

Além de automatizar a comunicação entre o salão e a cozinha, as comandas digitais trazem outros benefícios, como a redução da margem de erro dos pedidos e do tempo de espera de preparo. Tudo isso contribui para ressignificar e melhorar a experiência do cliente!

Big Data e Análise de dados 

O Big Data tem um potencial incrível: ele pode revelar muito sobre o comportamento e as preferências do seu público. Por isso, é tão importante considerar a adoção desta tecnologia na estratégia de transformação digital do restaurante. 

A coleta e análise de dados pode ser feita de várias maneiras. É possível extrair informações das redes sociais. A partir dos dados do Facebook, por exemplo, o restaurante pode obter dados como aniversário, estado civil e profissão de clientes-seguidores.

O uso de um software para restaurantes também pode entregar um conjunto valioso de dados sobre os cliente. Preferências de pratos, ticket médio e outros padrões de consumo podem ser coletados e analisados.

Ou seja, o gestor vai ter o seu trabalho respaldado com dados relevantes e realistas. Dessa maneira, o planejamento e as tomadas de decisão do negócio podem ser conduzidos com mais segurança e assertividade. O resultado é sentido a curto, médio e longo prazo.

Pagamento simples e rápido

Hoje, os clientes têm muitas formas de pagamento disponíveis. Cartão de crédito e débito, dinheiro e vale refeição são apenas algumas delas. Com o avanço da tecnologia, agora muitos restaurantes já oferecem também a opção de pagamento digital da conta. Na prática, o cliente pode quitar o valor sem a ajuda do garçom. 

Basta conectar um dispositivo móvel ao sistema de cobrança do restaurante, informando alguns dados, como o número da mesa, ou com um código QR. Esse tipo de pagamento também permite fazer a divisão da conta entre os clientes e, inclusive, há cafeterias que já trabalham com autoatendimento e pagamento via QR Code

Cardápio Digital

Além de otimizar o pagamento, bares e restaurantes também podem digitalizar o cardápio, recebendo os pedidos de de forma automática pelo WhatsApp. 

Especialmente pequenos negócios, que não trabalhavam com operação online, esse tipo de ferramenta é perfeita. Afinal, viabiliza a venda pela internet de forma mais organizada.

A startup GoomerGo, que oferece esse tipo de solução, estima um aumento que em 20% nas vendas com o uso do cardápio digital

Razões para investir em um software para restaurantes

Esta é uma das soluções mais completas e relevantes para a transformação digital do segmento. Um bom software para restaurantes é capaz de auxiliar (e muito) os proprietários no desafio de gerenciar seus negócios com sucesso.

Na prática, são muitas tarefas. Fazer a gestão do estoque, orientar o time, encantar o cliente com um excelente atendimento, oferecer um cardápio atrativo, gerenciar o fluxo de caixa, reduzir custos e mensurar resultados. De fato, a lista é extensa. 

Contudo, a boa notícia é que a tecnologia está aí para ajudar! Ao investir em um bom software para restaurantes, o gestor passa a ter acesso a uma série de serviços que descomplicam a gestão.  

A otimização dos processos é uma das principais vantagens do software para restaurantes.

A seguir, listamos 4 vantagens que você pode obter com o uso de uma solução completa para a administração do seu estabelecimento.

1. Reduz o número de falhas e erros

Um bom software para restaurantes facilita a gestão dos pedidos, garantindo um maior grau de precisão nos processos do seu negócio. Dessa maneira, também se torna mais fácil identificar e corrigir em tempo possíveis falhas.

Com esse tipo de recurso, além de reduzir os erros que normalmente acontecem, o restaurante também registra a redução de custos e a melhoria de desempenho do time. Afinal, a energia que era canalizada para a solução de problemas pode ser direcionada para outra demanda.

O software para restaurantes fornece condições de crescimento para o seu negócio.

2. Facilita a gestão de estoque

O processo de organização e gestão do estoque também é otimizado com o uso de um sistema para bares e restaurantes. Afinal, parte do sucesso do estabelecimento depende uma manutenção de estoque adequada.

Um software para restaurantes permite controlar as vendas e, com isso, fornece visão daquilo que entra e sai da despensa. Assim, o gestor sabe quando precisa, de fato, repor os seus insumos. É possível também consultar as últimas reposições para dimensionar o consumo médio por período.

3. Otimiza o controle das vendas

A adoção de um software específico para gestão de bares e restaurantes permite que o proprietário acompanhe a dinâmica da empresa em tempo real. É possível, inclusive, obter um controle controle mais preciso da lucratividade das vendas diárias, semanais e mensais.

Como o time de colaboradores será responsável por operacionalizar o sistema, é importante que todos tenham em mente o papel da ferramenta. Mostre a eles como o software para restaurantes pode ser um aliado na rotina do estabelecimento.

4. Aumenta a produtividade

As atividades burocráticas e financeiras exigem muita entrega do gestor e dos seus funcionários. Além disso, essa não é a expertise do restaurante. Por isso, o investimento em um software faz tanto sentido. 

Muitas dessas tarefas são feitas automaticamente pelo sistema. Enquanto isso, o proprietário e os colaboradores são dispensados deste tipo de trabalho, ganhando tempo para atender o salão e até criar um novo cardápio.

Características essenciais de um bom software para restaurantes

Agora você já conhece as principais vantagens de contar um sistema de gestão exclusivo para o setor. O próximo passo é conhecer a estrutura ideal de um software para restaurantes. Até mesmo porque, para usufruir de todos os benefícios apresentados, você precisa contar com uma solução completa.

Procure sempre por bons parceiros e soluções.

Listamos, a seguir, os principais critérios que você deve analisar em uma solução tecnológica, antes de contratá-la. Confira:

1. Integração com outros sistemas

Esse é um requisito indispensável. Um software para restaurantes precisa ter potencial de integração com outras plataformas e sistemas ERPs..

Se o seu estabelecimento trabalha com delivery e/ou aplicativos de reserva de mesa, lembre-se de questionar se o software pode ser integrado com aplicativos como iFood, Uber Eats e Rappi.

A integração, normalmente feita via API (Application Programming Interface), reduz as chances de erros e retrabalho e oferece maior controle sobre seu negócio.

2. Funções indispensáveis de um bom software para restaurantes

Na hora de buscar a solução perfeita para a gestão do seu restaurante, tenha em mente que você precisa conhecer as funcionalidades essenciais para a gestão do seu estabelecimento. 

A seguir, listamos os recursos que potencializam o sistema e facilitam o gerenciamento das atividades e processos. Veja:

  • Cadastro de clientes;
  • Atendimento de mesas;
  • Lançamento de pedidos;
  • Emissão de NFCe ou CFe;
  • Gestão de fluxo de caixa (contas a pagar e a receber);
  • Gerenciamento de estoque;
  • Relatórios.

Ao avaliar um software para restaurantes, busque testar esses recursos. 

Lembre-se que a comanda e o cardápio digital são ferramentas que têm sido amplamente usadas por negócios do segmento. Contudo, elas representam um custo. Por isso, ter o valor de investimento no software bem definido também ajuda. 

3. Segurança e backup com software em cloud computing

Ter a certeza de que os dados do restaurante e dos seus clientes estão em um ambiente seguro é elementar. Por isso, busque por um software para restaurantes com infraestrutura baseada em cloud computing

Na prática, os sistemas com infraestrutura em nuvem garantem a integridade, a confiabilidade e a disponibilidade dos dados. Ou seja, mesmo diante de qualquer problemas com o computador do restaurante, o sistema mantém todos os documentos e informações armazenados na nuvem. 

E o melhor: acessível a qualquer momento, inclusive offline em alguns casos. Ou seja, você não precisa, necessariamente, de internet para usar um software para restaurantes.  

Portanto, seja por segurança, seja por praticidade, dê preferência aos sistemas com infraestrutura em nuvem. 

4. Treinamento e suporte 

Esse é um critério indispensável! Afinal, não adianta ter o melhor software para restaurantes e não saber usar ou, então, ficar sem receber resposta do suporte.

Certifique-se que a empresa fornecedora do sistema facilita a implementação da ferramenta, orientando os usuários na fase de aprendizado e adaptação. Em alguns modelos, um consultor do sistema faz o setup do software pessoalmente no restaurante, acompanhando a curva de aprendizado do time. 

Além disso, contar com o apoio rápido e eficaz da equipe de suporte é igualmente importante. Conheça os canais disponíveis para atendimento ao cliente. Alguns sistemas oferecem acesso dentro da plataforma, via chat, e-mail e telefone. 

Teste também o tempo resposta: agilidade é tudo o que você precisa quando tiver algum problema.

Softwares para restaurantes: busque o parceiro ideal

Sabendo as principais vantagens do software para restaurantes e conhecendo os recursos que você deve buscar, agora é hora de buscar o parceiro ideal para implementar essa nova tecnologia. 

Antes de contratar a solução, pesquise algumas informações e referências sobre a empresa. Consulte as redes sociais e sites como o Reclame Aqui para identificar o desempenho dela e a qualidade das entregas. Se quiser ir além, converse com clientes dessas empresas e peça uma avaliação mais completa.

A Ingram Micro Brasil é uma provedora mestre de serviços de nuvem (master Cloud Services Provider, mCSP). Em um único lugar, você encontra as melhores soluções e programas para configurar, provisionar e gerenciar softwares em nuvem com confiança e facilidade. 

Quer saber mais sobre o potencial do software para negócios? Entre em contato com um de nossos consultores!

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Flávio Moraes

Flávio Moraes

Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Flávio Moraes é o atual vice-presidente e diretor geral da Ingram Micro Brasil, na qual é o responsável por gerir a empresa e conduzir a implementação e execução de novos serviços, soluções de tecnologia, parcerias, transformação digital e estratégia de go-to-market da companhia. Está no mercado de tecnologia desde 1997 e já trabalhou na Embratel, onde foi responsável pelo desenvolvimento das unidades de Cloud e Managed Services.