O uso da tecnologia na gestão das empresas é cada vez mais intenso. Com o avanço da transformação digital, para se manter competitivo, o único caminho possível é investir em novas ferramentas, RPAs e soluções digitais. 

Afinal, esse tipo de estratégia fortalece a atuação da companhia, tornando-a mais ágil, produtiva e eficiente. Além disso, o uso inteligente da tecnologia também melhora continuamente a experiência do usuário, aumentando a satisfação e fidelizando os clientes. 

Neste contexto, uma tendência que se consolida dentro das empresas é o investimento em sistema de automação. Na prática, esse tipo de sistema revoluciona os processos, aumenta a produtividade e impulsiona a performance do time e da empresa. 

Essa inovação tecnológica automatiza processos que antes dependiam da intervenção humana. Agora, o sistema de automação é capaz de conduzir muitas tarefas de maneira autônoma, potencializando muito a produtividade da companhia.

Nesse campo, um dos conceitos de tecnologia da informação que vem obtendo destaque é o Robotic Process Automation, abreviado como RPA. De acordo com projeções da Gartner, estima-se que os gastos com tecnologia RPA chegarão a US$ 2,4 bilhões em 2022.

Sabendo da importância desta tendência, elaboramos um artigo que apresenta o conceito de sistema de automação e as principais aplicações nos diferentes segmentos do mercado. 

Quer saber mais sobre inovação e uso de RPA? Continue lendo este post!

O que é um sistema de automação?

Um sistema de automação é formado pelo conjunto de software e hardware. Juntos, eles permitem que sistemas de computador, dispositivos de rede ou máquinas funcionem automaticamente, sendo previamente projetadas. Assim, dispensam a necessidade de um operador humano para fornecer entradas e instruções para cada operação.

O uso de operações automatizadas traz uma série de benefícios para as companhias: além de reduzir o tempo e o custo do trabalho, o sistema de  automação garante maior precisão nas execuções de atividades. 

As operações automatizadas são incorporadas em diferentes aplicativos. São exemplos:

  • Sistemas de controle e monitoramento;
  • Aplicativos de segurança de dados;
  • Sistemas de automação de fábrica.

Quais são os tipos de automação?

Os diferentes tipos de sistema de automação funcionam a partir de códigos e instruções passadas para os bots.

O uso de um sistema de automação aumenta a disponibilidade, o desempenho, a confiabilidade e a qualidade  dos serviços prestados pelas empresas. 

Antes de pensar em adotar este tipo de ferramenta, é importante saber que os sistemas de automação podem classificados em três tipos básicos:

Automação fixa

Neste tipo de sistema, a automação é aplicada por meio do uso de equipamentos especializados com foco nas sequências fixas de operações de montagem e processamento. As operações dentro da sequência, para automação pesada, são tipicamente simples, sendo orientadas por movimento linear simples e movimento rotacional. Em casos especiais, os dois métodos de movimento podem ser combinados. 

É justamente a integração e a coordenação de muitas dessas operações em um equipamento que torna o sistema complexo. O sistema de automação fixa possui três características principais:

  • Alto investimento inicial para equipamentos de engenharia personalizada;
  • Altas taxas de produção; 
  • Relativa dificuldade em gerenciar mudanças de produtos.

São exemplos de automação fixa sistemas de montagem mecanizada e linhas de transferência de usinagem.

Automação programável 

Também conhecida como automação flexível, este tipo de sistema é projetado com a capacidade de alterar as sequências de operação, viabilizando a acomodação de configurações variadas do produto. 

Dentro do sistema de automação programável, as sequências de operação são controladas por um programa baseado estritamente nas instruções codificadas no sistema. Novos programas podem ser incluídos no equipamento para a produção de novos produtos.

O RPA programável se destaca por quatro aspectos: 

  • Alto investimento em equipamentos de uso geral;
  • Baixas taxas de produção em relação à automação fixa;
  • Flexibilidade para lidar com mudanças na configuração do produto; 
  • Ideal para a produção em lote.

Embora o sistema de automação programável permita mudanças nas operações, essas alterações não costumam ser muito simples. 

Para produzir cada novo lote de um produto diferente, o sistema deve ser reprogramado com o conjunto de instruções da máquina que correspondem ao novo produto. ​​

A configuração física da máquina é demorada: ferramentas devem ser carregadas, os acessórios fixados na mesa da máquina e as configurações também precisam ser feitas. 

Por isso, este tipo de sistema de automação é recomendado para produção de baixo e médio volume. As peças ou produtos são normalmente feitos em lotes. 

São exemplos de sistemas de automação programável as ferramentas de máquinas controladas numericamente e os robôs industriais.

Automação flexível

Esse tipo de sistema, na verdade, é uma versão melhorada da automação programável. 

O sistema de automação flexível permite produzir uma variedade de peças praticamente sem perda de tempo nas trocas de um produto para o outro. Além disso, a mesma agilidade pode ser obtida na reprogramação do sistema e alteração da configuração física da máquina, com ajustes de ferramentas ou acessórios feitos de maneira simples e rápida. 

Dessa maneira, o sistema de automação flexível permite a produção de várias combinações e programações de produtos em vez de exigir lotes separados. 

Neste sistema, é importante destacar quatro características:

  • Alto investimento para um sistema de engenharia personalizada;
  • Produção contínua de diferentes produtos;
  • Taxas médias de produção;
  • Flexibilidade para lidar com variações no design do produto.

O que é Robotic Process Automation?

De acordo com a Forrester Research, estima-se que até 2021 mais de 5 milhões de bots serão colocados em produção nas grandes empresas.

O Robotic Process Automation (RPA) nada mais é do que um bot. Podemos defini-lo como uma aplicação tecnológica, voltada para automação de processos, usando softwares robôs.

Essa solução oferece maior agilidade e produtividade às empresas. Os robôs baseados em RPA são programados para executar tarefas muito repetitivas, operacionais e de baixa importância de uma empresa, sem a intervenção humana

As atividades são feitas no computador pelo robô como se ele fosse um usuário comum. O bot coleta qualquer informação, em um site ou aplicação, e troca informações com outro sistema, dispensando a necessidade de uma integração entre eles.

Os robôs RPA são automatizados, tomando como referência a possível sequência de cliques e comandos que um usuário adotaria para executar a atividade.

Como funciona o sistema de automação?

Os robôs de RPA são treinados para imitar muitas das ações feitas por humanos. Na prática, eles têm potencial e condições de:

  • Fazer o login em aplicativos;
  • Mover arquivos e pastas;
  • Copiar e colar dados;
  • Preencher formulários;
  • Extrair dados estruturados e semiestruturados de documentos.

Fundamentalmente, os robôs de RPA podem executar qualquer tarefa repetitiva demandada em alto volume a partir da definição de regras empresariais.

6 facilidades dos sistemas de automação 

Os robôs já estão presentes em muitos negócios. Desde a indústria automobilística até os serviços de saúde, os sistemas de automação já fazem a diferença no alcance de resultados positivos e no desempenho das companhias.

Usar o RPA para gerenciar processos e atingir a produtividade pode trazer uma série de benefícios. Veja alguns deles! 

Negócio escalável

Com uso do RPA e a automação de tarefas, você consegue garantir a escalabilidade do seu negócio sem investir em novas contratações. Dependendo da sua demanda, o bot pode automatizar os processos essenciais que você precisa manter.

Operação contínua 24/7

O RPA permite que você estabeleça um processo contínuo, sem interrupções. Em um ecommerce, por exemplo, é possível automatizar a emissão de notas fiscais, inclusive nos finais de semana e feriados.

Redução de custos

Com o RPA (robotic process automation), muitas tarefas que são feitas por humanos podem ser automatizadas, otimizando o tempo da sua empresa.

Com o uso do RPA é possível reduzir 40% das tarefas humanas, evitando possíveis falhas e eliminando erros recorrentes. Além disso, muitos dos seus processos corporativos passam a funcionar 24/7 de maneira automatizada, diminuindo os gastos com luz, água e aluguel. Ou seja, além de garantir a redução de custos, a tendência é aumentar receita. 

Aumento de produtividade e atuação estratégica 

À medida que as pessoas se desligam das tarefas operacionais e repetitivas, porque os robôs do sistema de automação passam a assumi-las, a atuação do time passa a ser mais estratégica. 

Com tempo e energia para executar atividades que exigem mais, como planejamento e inovação, os colaboradores conseguem fazer entregas que geram mais valor. O salto no desempenho do time gera produtividade e acelera o crescimento do negócio.

Redução de riscos

É inevitável: erros humanos e falhas de análise levam empresas a problemas, prejuízos e carga de retrabalho.

Como o RPA automatiza uma série de atividades, a exemplo da emissão de um boleto, ele também contribui para a redução de riscos e do índice de falhas. Afinal, os robôs conseguem trabalhar 100% focados porque não são impactados pelo cansaço nem pelo excesso de informação.  

Sistema flexível

Um sistema Robotic Process Automation assegura flexibilidade para sua empresa, sendo facilmente ajustável às novas demandas. 

A ferramenta permite integração com outros softwares de gestão corporativa, facilitando sua aplicação em diferentes escalas. O investimento na solução compensa porque ela pode ser usada por mais tempo sem grande investimento adicional.

Robotic Process Automation: aplicações em áreas diferentes

Os robôs de RPA se destacam em vários segmentos: setor financeiro e bancário, mercado de seguros, saúde, tecnologia e telecomunicações e manufatura são apenas alguns dos principais.

No dia a dia as corporações, são várias as atividades que podem ser gerenciadas pelos robôs RPA. Veja, a seguir, alguns dos casos de uso:

Gestão de sinistros

Em saúde e seguros, o RPA é usado para inserir e processar reclamações. As ferramentas RPA podem fazer isso mais rápido e com menos erros do que os humanos. A tecnologia também pode identificar padrões que não estão em conformidade, evitando fraudes.

Integração de funcionários

Na gestão de pessoas, um sistema de automação oferece recursos para garantir que cada funcionário receba uma integração precisa e completa de acordo com o processo estabelecido. O robô deve fornecer todas as informações necessárias para que novo colaborador consiga cumprir as diretrizes da empresa.

Agendamento de consultas médicas

Na saúde, os sistemas de automação também podem otimizar os processos, como o agendamento online de pacientes para consultas médicas. Os bots podem reunir todos os dados do paciente, como informações de convênio, solicitação de consulta, preferências de localização e muito mais. Tudo para tornar o agendamento de consultas mais simples, rápido e eficiente.

Geração de relatório

Para setor financeiro e contábil, o RPA pode automatizar a coleta e agregação de dados em uma fração do tempo. De tal modo, os profissionais ganham tempo e energia para analisar os dados, obter insights e se preparar para atender o cliente da melhor forma.

Processamento de pedidos

No varejo digital, o processamento de um pedido pode envolver muitas tarefas manuais demoradas e minuciosas. É preciso fazer a verificação de endereço, entrada de dados, impressão da fatura e da etiqueta de remessa. Além disso, também é necessário atualizar o estoque do depósito e fazer reordenação se o estoque estiver baixo. 

O RPA pode automatizar todas essas tarefas e conduzir esse processamento, orquestrando-o do começo ao fim. Como um robô de software, a única coisa que ele não pode fazer é embalar os produtos para remessa.

Como vimos até aqui, são muitas as possibilidades de uso de sistema de  automação. Os robôs RPA chegaram para impulsionar a transformação digital, tornando os processos mais simples, ágeis e práticos. A automação é a chave para a digitalização do seu negócio! 

Quer saber mais sobre as oportunidades de inovação com o suporte da tecnologia?

Então, acompanhe o blog da Ingram Micro e confira as soluções em automação que a Ingram oferece para a sua empresa! Conheça as nossas soluções!

Este artigo foi útil?

(5)

Você já votou neste post

Tags

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.