Embora nem sempre seja conhecido, o fornecedor de software é responsável pelo desenvolvimento das aplicações que usamos no dia a dia. Um Independent software vendor (ISV) pode ser um profissional autônomo ou uma empresa de desenvolvimento de software.

De todo modo, para o ISV, um dos principais desafios é a comercialização de seus produtos. Afinal, não basta criar um bom sistema, é preciso saber como fornecer a solução de forma consistente usando a melhor nuvem do mercado.

Na prática, muitos ISVs optam por se unir aos maiores fornecedores de nuvem pública, como AWS, Microsoft Azure ou Google Cloud Platform. Isso porque esses parceiros têm mais recursos para ajudá-los a construir, dimensionar e otimizar sua solução, permanecendo ágil enquanto se adapta às necessidades de seus clientes.

Mas trabalhar com um fornecedor de nuvem pública nem sempre é suficiente para garantir o sucesso. A verdade é que o processo de desenvolvimento de software exige melhoria contínua e um um conjunto de ações estratégicas que sejam capazes de dar visibilidade aos sistemas do ISV.

Neste artigo, mostramos o que um fornecedor de software independente precisa fazer para vender mais. Continue a leitura!

Como atua um fornecedor de software?

Um ISV fabrica e vende produtos de software que são reduzidos em um ou mais hardwares de computador ou plataformas de sistema operacional. Geralmente, os ISVs fornecem software em conjunto com um provedor de hardware, software ou plataforma em nuvem. 

No caso de hardware, um produtor constrói um software para ser obtido em um determinado fornecedor ou plataforma de hardware de fornecedores e sistemas operacionais que a plataforma de suporte. 

Um ISV ​​também pode incorporar sistema de um provedor de plataforma de software em sua oferta, somando tecnologia de banco de dados da Microsoft ou da Oracle, por exemplo.

À medida que a Cloud Computing se torna mais difundida, os ISVs usam a nuvem como um veículo para entrega de software, oferecendo produtos em uma base de software como serviço (SaaS). 

Neste método de entrega, um ISV ​​pode vender seu produto por meio de uma nuvem pública ou mercado de nuvem. Os exemplos incluem:

Além disso, um fornecedor de software independente também entrega software na forma de dispositivos virtuais que estão disponíveis em máquinas virtuais (VMs).

Quais os desafios do fornecedor de software independente?

As constantes atualizações do mercado de tecnologia é um dos desafios enfrentados pelo desenvolvedor e fornecedor de software independente.

Atualmente, os ISVs enfrentam uma multiplicidade de questões, como complexidade, usabilidade e escalabilidade. Além de lidar com um um novo tipo de cliente e uma nova cultura empresarial.

Uniformização e padronização são boas palavras-chave, porém, mesmo com todos os esforços, estes conceitos ainda permanecem inatingíveis nas infraestruturas de TI. A área lida com uma imensa complexidade de ambiente.

É preciso considerar ainda as discrepâncias entre o que o cliente quer e o que é realmente possível fazer, levando em conta as prioridades da equipe e os prazos apertados.

Assim, enquanto o mercado de serviços em nuvem continua crescendo à frente de todas as projeções, os desenvolvedores independentes de software precisam superar desafios para se fortalecer em um setor em expansão.

A rápida transformação digital da nuvem exige que o fornecedor de software encontre novas formas para promover, vender e implantar de maneira rápida e fácil soluções em nuvem.

Muitos ISVs, especialmente aqueles que são novos na nuvem ou começaram a expandir seus negócios, precisam de suporte adicional em várias áreas:

  1. Fornecer orientação técnica para construir soluções bem arquitetadas;
  2. Oferecer suporte técnico reativo e proativo à plataforma;
  3. Oferecer suporte de serviços profissionais para ISVs que migram para a nuvem usando uma abordagem IaaS, PaaS ou SaaS;
  4. Ajudar a ganhar mais visibilidade ou exposição para seus produtos;
  5. Reduzir o custo da plataforma por meio de práticas técnicas e de otimização de despesas.

Como o fornecedor de software pode contar com os melhores recursos?

Muito além dos desafios, quais são as oportunidades e como os ISVs podem aproveitá-las? Pensando em te ajudar a encontrar as soluções para esses desafios, reunimos abaixo os meios para seguir, confira!

Aumentar a receita, alavancando a venda colaborativa ou co-venda

Ao participar de um programa de fornecedores de nuvem mais abrangente, é possível ter acesso a mais recursos que oferecem suporte aos desafios de negócios do ISV em toda a jornada da nuvem. 

Contudo, o programa não cobre todas as necessidades técnicas, de marketing, operações, vendas e crescimento de negócios do processo de desenvolvimento de software.

Recursos diretos e de marketing limitados para habilitar os canais de vendas

O foco na inovação deixa menos tempo para o fornecedor de software promover soluções e criar os canais de distribuição corretos necessários para geração de receita e para ganhar participação no mercado.

Alterar o modelo de receita para gerenciar os detalhes do faturamento

À medida que a indústria passa da licença perpétua para o modelo de assinatura, os fluxos de receita podem passar por uma mudança radical. Acompanhar o faturamento e a cobrança mensal consome recursos limitados.

Fornecer suporte de rotina aos usuários reduz a inovação de produtos

Desviar recursos limitados do desenvolvimento para fornecer serviços básicos de suporte desafia a capacidade dos ISVs de continuar a inovar e trazer para o mercado novos produtos e serviços.

O suporte de um distribuidor pode auxiliar o ISV com: investimentos; segurança; gerenciabilidade e continuidade de negócios. Isso para que o fornecedor de software possa manter agilidade, mobilidade, relevância e segurança ao fornecer seus produtos.

Qual a importância das distribuidoras para os ISVs?

Para gerenciar e superar todos os desafios que apresentamos até aqui, a melhor abordagem é contar com o suporte de uma distribuidora, como a Ingram Micro Cloud. 

Ao escolher o parceiro de distribuição certo, os ISVs conseguem liderar com sucesso seus negócios na nuvem e alcançar novos mercados.

A boa notícia é que, como distribuidora de tecnologia, a Ingram Micro Cloud pode melhorar o nível de envolvimento que você experimenta com um fornecedor de nuvem em cenários de parceiros e clientes. 

Como a maior distribuidora de tecnologia do mundo, a Ingram Micro conecta os desenvolvedores líderes no mercado em nuvem e os ISVs com os mercados globais e locais para:

  • Gerar demanda por novas soluções;
  • Fornecer serviços de nuvem automatizados e
  • Gerenciar e oferecer suporte aos usuários em nome dos ISVs.

Com base nas melhores práticas, a Ingram Micro pode ajudar sua empresa a construir soluções bem arquitetadas com mais rapidez e facilidade. 

Além disso, a distribuidora parceira orienta a jornada da empresa de desenvolvimento de software no mercado rumo ao sucesso, dando-lhe a oportunidade de aumentar a receita por meio de uma variedade de fornecedores e canais de distribuição.

Fornecedor de software ganha exposição mundial com uma plataforma comprovada no mercado

Ao contar com o suporte da Ingram Micro, você posiciona e promove produtos e serviços por meio de nossas iniciativas de campanha global e da maior rede de distribuição de TI do mundo.

Com o nosso suporte, a empresa de desenvolvimento de software começa a vender com confiança usando:

  • ferramentas estratégicas de vendas
  • conteúdo de marketing
  • insights de clientes
  • serviços go-to-market

Tudo pensado para construir negócios e crescer em novos mercados.Outra vantagem de ter a Ingram Micro como parceira é a possibilidade de se concentrar exclusivamente na inovação. 

Os detalhes operacionais são resolvidos pelo time da Ingram Micro Cloud que conta com profissionais experientes para ajudar nas necessidades técnicas e comerciais dos clientes e usuários finais.

Incentive a equipe de integração dedicada para vender com rapidez e eficiência com estratégias comprovadas de go-to-market dos parceiros.

Escale o seu negócio de desenvolvimento de software com o Programa Activate

Entenda os principais objetivos, obstáculos e soluções do desenvolvedor de software com o nosso artigo, confira!

Sabemos que o processo de desenvolvimento de software é desafiador. Por isso, criamos o Programa Activate que fornece recursos valiosos e a experiência necessária para ajudá-lo a construir soluções de nuvem bem projetadas. 

Com o nosso suporte, você pode escalar seus negócios em nuvem por meio da presença global da Ingram Micro.

Nosso programa exclusivo preenche as lacunas em seu relacionamento com fornecedores de nuvem pública e expande alguns dos benefícios existentes que você obtém deles. Pensamos em tudo que uma empresa de desenvolvimento de software precisa para levar sua parceria de negócios para o próximo nível. 

Quer se destacar como fornecedor de software em um mercado altamente competitivo? Inscreva-se hoje no Programa Activate.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Flávio Moraes

Flávio Moraes

Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Flávio Moraes é o atual vice-presidente e diretor geral da Ingram Micro Brasil, na qual é o responsável por gerir a empresa e conduzir a implementação e execução de novos serviços, soluções de tecnologia, parcerias, transformação digital e estratégia de go-to-market da companhia. Está no mercado de tecnologia desde 1997 e já trabalhou na Embratel, onde foi responsável pelo desenvolvimento das unidades de Cloud e Managed Services.