Segundo a Market Research Future, o mercado global de Independent Software Vendors (ISVs) deve atingir um valor de US$ 408,15 milhões até 2026. Mas o que faz esse tipo de empresa, quais são os seus desafios e como o suporte é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho? É o que você vai descobrir ao ler este post.

O que é um ISV

Um ISV é uma empresa ou indivíduo especializado no desenvolvimento e venda de software, seja ele feito sob medida para nichos de mercado ou projetado para o público em massa. Em outras palavras, um ISV tem como função principal distribuir o seu software.

Os fornecedores de sistema independentes também são conhecidos como editores de software. Os ISVs se tornaram um dos principais grupos do setor de TI, criando, distribuindo e promovendo novas tecnologias e soluções.

Quando um ISV vende seu software que o usuário final consome, esse sistema sempre permanece como propriedade do fornecedor e é licenciado para uso pelo cliente final.

Geralmente, os ISVs entregam o software em conjunto com um provedor de hardware, software ou plataforma em nuvem. Um ISV ​​também pode incorporar software de um provedor em sua oferta, agregando tecnologia de banco de dados da Microsoft ou Oracle, por exemplo.

À medida que o modelo de computação em nuvem se torna mais difundido, os ISVs têm explorado a nuvem como um veículo para entrega de sistema na modalidade software como serviço (SaaS). 

Neste método, um ISV ​​pode vender a aplicação por meio de uma nuvem pública, por exemplo. Além disso, esse tipo de empresa pode fornecer software na forma de dispositivos virtuais que são executados em máquinas virtuais (VMs).

O trabalho de um ISV envolve desde o desenvolvimento do software até o design, usabilidade e outros detalhes que agregam valor ao serviço.

Os desafios enfrentados pelos ISVs 

A mudança no cenário do mercado está levando os ISVs a passarem por uma transformação digital completa. Mas migrar para a nuvem e modernizar o desenvolvimento de aplicações traz vários desafios. 

Manter a agilidade, a mobilidade e a relevância ao mesmo tempo em que garante a segurança e a conformidade é assustador, mas viável com o suporte adequado.

Os ISVs, geralmente, enfrentam vários desafios para alcançarem o crescimento dos negócios, a eficiência operacional e a retenção de clientes. Ao mesmo tempo, eles também lutam para acompanhar as mudanças nas tendências do setor, nos requisitos dos clientes e nas restrições de orçamento. 

A conversão para um modelo de entrega de Software como Serviço exige que os ISVs transformem todo o seu modelo de negócios de ponta a ponta. Isso significa que os ISVs precisam deixar de entregar software apenas ‘empacotado’ evoluindo para um modelo baseado em assinatura. 

De outro modo, também é preciso investir na usabilidade e no design de interfaces de usuário para acomodar telas de dispositivos móveis e muito mais.

Conheça, abaixo, alguns dos maiores desafios dos ISVs:

1. Custo total de propriedade (TCO) e despesas gerais de TI

O objetivo de mudar para a nuvem e adotar o modelo SaaS é eliminar os custos iniciais e aumentar a receita recorrente. Mas a mudança acarreta custos ocultos, incluindo alterações de infraestrutura, ferramentas e soluções de terceiros. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) também são importantes porque permitem reescrever aplicações independentes de plataforma.

2. Segurança e conformidade

Ficar à frente do cenário de ameaças em evolução e dos ataques cibernéticos globais predominantes é um desafio constante para os ISVs. As arquiteturas de nuvem e as infraestruturas de TI compartilhadas podem representar um risco de segurança ainda maior.

3. Continuidade de negócios

Tradicionalmente, garantir alta disponibilidade requer investimentos caros em infraestrutura. Os ISVs lutam para adicionar recursos de recuperação de desastres e continuidade de negócios. Qualquer tempo de inatividade, no mercado atual, pode significar perda de receita e clientes insatisfeitos.

4. Gerenciabilidade

Com várias ferramentas de terceiros e ambientes de TI complexos, os ISVs costumam ter dificuldade em cumprir suas metas de produtividade. Os administradores geralmente ficam sobrecarregados com configurações complexas, fornecendo suporte contínuo e monitorando os usuários enquanto navegam entre inúmeras aplicações e ferramentas.

5. Flexibilidade e escalabilidade

Picos de carga repentinos e inesperados podem se tornar um pesadelo para ISVs com capacidade de espera limitada. Fornecer uma experiência de usuário consistente e de alto desempenho durante picos de demanda ocasionais ou sazonais é tão desafiador quanto crucial.

Os ISVs precisam encontrar maneiras criativas de enfrentar esses desafios e oferecer a melhor experiência aos seus clientes.

Como os ISVs enfrentam seus desafios

Ao usar modelos de engajamento baseados em resultados e ferramentas prontas para uso, incluindo melhores práticas, os ISVs podem:

  • Gerenciar linhas de produtos;
  • Reduzir o tempo de lançamento no mercado;
  • Produzir com melhor qualidade;
  • Aumentar a lucratividade no processo de foco na inovação. 

Essas empresas também podem utilizar sua experiência em vários componentes do ciclo de vida de desenvolvimento de produto. São exemplos importantes: experiência na interface do usuário, consultoria de design, idealização de produto e estratégias de nuvem abrangentes para garantir a entrega multi-plataforma contínua e o desempenho de seus produtos e aplicações.

A capacidade de se adaptar a muitos modelos de desenvolvimento é uma grande vantagem para um ISV. 

Fornecedores de software independentes de sucesso são aqueles capazes de:

  • Penetrar em novos mercados com produtos SaaS e soluções de mobilidade;
  • Oferecer experiências de usuário de plataforma cruzada ricas e que agregam valor;
  • Aproveitar suas análises inteligentes;
  • Aumentar a receita e os lucros da empresa;
  • Acelerar o tempo de lançamento de seus produtos no mercado.

Para se manterem competitivos em um mercado altamente dinâmico e voltado para  a cloud computing, os ISVs devem expandir seus horizontes, desafiando a lógica das parcerias tradicionais para abraçar abertamente novas oportunidades de negócios disponíveis no mercado. E, nesse grande desafio, o suporte do parceiro é fundamental.

A importância do suporte no trabalho do ISV

Você está pronto para fornecer de forma consistente a solução de nuvem certa? Muitos ISVs optam por se associar aos maiores players de nuvem pública, mas trabalhar com um fornecedor do tipo não é sinônimo de sucesso. A questão é que nem sempre essas empresas recebem suporte suficiente.

Isso pode acontecer, principalmente, porque é um desafio para esses fornecedores construir um mecanismo escalável para recrutar, habilitar e ajudar a desenvolver mais ISVs em suas respectivas comunidades

E o que a sua empresa mais precisa é de ajuda para dar conta dos novos desafios em diversas áreas, não é mesmo? Tais como:

  • Orientação técnica para construir soluções bem arquitetadas;
  • Suporte técnico reativo e proativo à plataforma;
  • Suporte de serviços profissionais na migração para a nuvem usando uma abordagem IaaS, PaaS ou SaaS;
  • Ajuda para ganhar mais visibilidade ou exposição para seus produtos;
  • Redução de custos da plataforma por meio de práticas técnicas;
  • Aumento das vendas e receita, alavancando a venda colaborativa ou co-venda.

No entanto, é importante ter em mente que mesmo os programas de fornecedores de nuvem mais abrangentes nem sempre podem dar suporte total às necessidades de negócios de seu ISV em toda a jornada da nuvem. Isso inclui suas demandas técnicas, de marketing, operações, vendas e crescimento de negócios.

O que fazer então?

A boa notícia é que, como distribuidora de tecnologia, a Ingram Micro Brasil pode melhorar o nível de envolvimento que você experimenta com um fornecedor de nuvem.

Com base nas melhores práticas, você aprenderá como o distribuidor certo pode ajudar sua empresa a construir soluções bem arquitetadas com mais rapidez e facilidade. Além disso, o distribuidor pode ajudá-lo a entrar no mercado com mais sucesso, dando-lhe a oportunidade de aumentar a receita por meio de uma variedade de fornecedores e canais de distribuição.

Diversos desafios fazem parte da rotina de trabalho do ISV e por isso, contar com um suporte especializado faz toda a diferença. Para solucionar esse problema é que criamos o Programa Activate, uma solução exclusiva para te ajudar a identificar e fechar gargalos operacionais.

Programa Activate: todo o suporte que você precisa!

À medida que sua empresa de software continua a se expandir, você enfrentará vários desafios para atender às demandas de produtos em evolução e aumentar a escala.

Nós entendemos. É por isso que, por meio do Programa Activate, a Ingram Micro Cloud oferece fácil acesso às ferramentas técnicas certas, recursos de entrada no mercado e conexões da indústria para expandir seus negócios em todo o mundo.

Activate é um programa ISV exclusivo que oferece suporte a empresas de todos os tamanhos. Desde ajudá-lo a construir e otimizar suas ofertas até aumentar e diversificar seus fluxos de receita, oferecemos o suporte de ponta a ponta que você precisa para ter sucesso.

5 vantagens da adoção ao Programa Activate

O programa Ingram Micro Cloud Activate potencializa o crescimento da sua empresa e orienta a jornada para a lucratividade, aproveitando o maior ecossistema de canais do mundo de cinco maneiras.

  1. Grandes equipes de vendas e técnicas dedicadas: deixe que nossas equipes altamente qualificadas e certificadas ajudem você a construir e gerenciar suas soluções em nuvem, começando com a melhor infraestrutura para suas necessidades estratégicas.
  1. Suporte go-to-market: obtenha a assistência especializada de que você precisa para otimizar suas ofertas, bem como dimensionar sua estratégia de entrada no mercado e execução.
  1. Engajamento de ponta a ponta: aproveite ao máximo o envolvimento sistemático de parceiros de ponta a ponta para apoiar os esforços de sua empresa. Garanta novas maneiras de construir, crescer, dimensionar e inovar.
  1. Ecossistema global de fornecedores: aproveite nossos recursos para se conectar a novos mercados por meio do maior ecossistema de parceiros do mundo. Com relacionamentos de longa data, oferecemos suporte na sua escolha de soluções estratégicas de mercado em nuvem.
  1. A melhor plataforma de mercado: use nossa plataforma automatizada para um gerenciamento de clientes mais eficaz e novas oportunidades de vendas para o seu negócio. Tenha acesso aos nossos serviços profissionais e uma ampla seleção de ferramentas, soluções e promoções.

Comece a obter o suporte que você precisa

O Programa Activate da Ingram Micro Cloud fornece recursos valiosos necessários para ajudá-lo a construir soluções de nuvem bem projetadas, com o suporte de um time experiente. Assim, você tem condições de escalar seus negócios por meio da nossa presença global.

Nosso programa exclusivo preenche as lacunas em seu relacionamento com fornecedores de nuvem pública e expande alguns dos benefícios existentes que você obtém deles. Pensamos em tudo para levar sua parceria de negócios para o próximo nível. 

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Ricardo Senna

Ricardo Senna

Business Development Manager – ISV da Ingram Micro Brasil. Profissional com 19 anos de experiência no mercado de TI, em companhias como UOL, Microsoft, Oracle e Ingram Micro. Possui sólidos conhecimentos em Cloud Computing, ISVs, Gestão de Canais, Alianças de Negócios, Vendas e Trilhas de Capacitação. Focado no mercado de transformação em nuvem, que vem alcançando grandes resultados ao longo dos anos através do gerenciamento de canais nos segmentos de pequenas, médias e grandes empresas e diferentes setores de negócio.