O desenvolvedor de software, também chamado de engenheiro de software, é o responsável pela concepção dos programas. Por isso, deve entender quais são as necessidades do cliente e o que ele espera da solução que será criada.

Trata-se de uma das profissões mais desejadas do momento. Até 2024, haverá uma demanda por 70 mil desses profissionais.

Sua história é recente e ainda há muita confusão entre o papel do desenvolvedor de software e do profissional de Tecnologia da Informação (TI), o que causa dificuldades no momento de optar por determinado serviço ou carreira.

Para ajudá-lo, desenvolvemos este artigo com todas as informações sobre o desenvolvedor de software. Conheça seus objetivos, obstáculos e as soluções que pode criar:

Quem é o desenvolvedor de software?

O desenvolvimento de qualquer software é um processo complexo e envolve profissionais e etapas diferentes, porém sempre indispensáveis para o resultado da aplicação.

Obter um resultado impecável, ou no mínimo satisfatório, requer um longo tempo de trabalho e um planejamento bem feito a partir das necessidades que o programa exige.

Dois profissionais são essenciais nessa jornada: o programador e o desenvolvedor de software.

O papel do desenvolvedor de software é fundamental para o desenvolvimento do projeto.

Antes de saber quem é o desenvolvedor, você precisa conhecer o trabalho do programador. Ele que possui um amplo conhecimento sobre as linguagens de programação, ou seja, os códigos que dão vida aos softwares.

O trabalho do programador é operacional, portanto, tem foco na escrita dos códigos e realização de testes. Obviamente que não costuma partir do zero, mas de estruturas que servem de base para as ideias.

Essas estruturas, que estão disponíveis em bancos de dados na internet, servem como coluna vertebral para sustentar o projeto, além de atribuírem características específicas e funcionalidades ao programa.

Já o desenvolvedor de software possui uma função mais ampla e estratégica, pois seu papel é o de conceber o programa. Por isso, seu trabalho começa bem antes do momento da escrita do código.

Sendo assim, o desenvolvedor de software precisa entender quais são as necessidades do cliente, ou seja, o que é esperado do programa. Cabe, consequentemente ao desenvolvedor, a tarefa de fazer a ponte entre o cliente e o programador.

Toda a ideia por trás do software é estruturada junto ao cliente, considerando as possibilidades, as funcionalidades e demais detalhes técnicos. A partir disso, o desenvolvedor planeja a criação e orienta o programador sobre o que é desejado.

Quais são os passos para estruturar um software?

O desenvolvimento de software é um trabalho estruturado em etapas. Seu objetivo é torná-las fluídas e organizadas.

Quando essa técnica é aplicada, garante-se o entendimento do desejo e das expectativas do cliente. Também é importante para dimensionar os custos do software.

É dessa maneira que o programa passa pela produção, etapa de testes, implementação e funcionamento. Nós detalhamos cada uma a seguir:

Levantamento de requisitos e informações

A primeira etapa da estruturação de um software é o levantamento dos requisitos, ou seja, tudo o que é necessário para desenvolvê-lo. Sua criação só está sendo solicitada porque, em algum momento, alguém teve ou encontrou uma necessidade.

Essa necessidade parte do cliente, que pode ser interno ou externo. Para supri-la, o desenvolvedor de software precisa conhecer as expectativas que estão por trás dessa aplicação.

Ao levantar os requisitos, todas essas informações são compiladas com o cliente, juntamente com as condições e padrões que o programa deve entregar. Como você pode observar, este é um fruto de longas conversas.

Análise do que foi levantado

Esta etapa é analítica e põe o desenvolvedor de software para se debruçar sobre o que foi colhido durante o levantamento. Ela ocorre porque nem todas as solicitações podem ser concretizadas.

A análise das informações é fundamental para entender se estão claras, se há conflitos ou outros problemas que inviabilizam o objetivo.

Outra análise, dessa vez mais técnica, é feita para projetar as solicitações do cliente. Elas passam por uma aprovação ― para que as expectativas estejam alinhadas.

Quando são aprovadas, passa-se para a próxima etapa; quando não, devem ser repensadas. Esse tipo de análise é essencial, pois poderá haver inviabilidade em relação a alguns pedidos.

Verificação financeira

Depois de definir e aprovar as projeções do cliente, um documento que lista tudo o que entrará no projeto, chega o momento de avaliar o custo total.

Nessa etapa, devem ser considerados os seguintes custos:

·         Equipe: total de pessoas e quanto será pago para cada uma.

·         Complexidade técnica do projeto: o valor acompanha o nível de complexidade do que foi solicitado pelo cliente.

·        Qualificação da força de trabalho: se o projeto exige alto nível de especialização, o custo da mão de obra tende ser maior.

Além de definir os custos, é fundamental garantir que o cliente está disposto a pagar por eles. Essa aprovação ocorre por meio da entrega de uma proposta financeira.

Produção do software

Com a proposta financeira aprovada, você pode dar início ao desenvolvimento do software. Ele deve ocorrer seguindo um cronograma, para garantir a entrega dentro do tempo acordado.

A produção de um programa costuma ser planejada em módulos, a partir de entregas separadas ― sempre testadas e funcionando em perfeito estado.

Na etapa da produção, pode ser definida ainda a metodologia para desenvolver o trabalho. As mais ágeis e conhecidas são:

·         Dynamic Systems Development Method (DSDM)

·         SCRUM

·         Extreme Programming (XP)

·         MSF

·         Lean

Homologação

Esse é o período de testes do software, fundamental para garantir que a aplicação funciona da maneira esperada.

Os testes devem ocorrer em várias frentes, como o desempenho do programa, de maneira técnica e ainda simulando o usuário-alvo.

Erros são comuns nesta etapa e devem ser vistos com otimismo, pois há a oportunidade de corrigi-los a tempo.

Destacamos ainda a importância de realizar testes nos pontos que foram modificados ou atualizados por causa dos erros. Em alguns casos, essas alterações podem afetar outras partes do software.

Implementação

A entrega do trabalho ocorre nesta fase, desde que haja uma resposta positiva nos testes e a completa ausência de erros. No entanto, os testes continuarão, mas de modo diferente: chegou a vez do cliente.

Além disso, a implementação do software deve garantir que o cliente domine a ferramenta. É fundamental, portanto, que ele receba treinamentos e o máximo de apoio do desenvolvedor.

Quais são os desafios e obstáculos do desenvolvedor de software?

A edição de 1995 do livro The Mythical Man-Monthh, do autor Frederick P. Brooks Jr, um dos clássicos da literatura da engenharia de software, já dizia ser impossível, naquela época, acompanhar o avanço tecnológico dessa área. Imagine hoje…

A cada ano é maior a quantidade de novas informações, plataformas, ferramentas, frameworks e linguagens de programação. Quem se forma como desenvolvedor de software ainda precisa dominar conceitos formulados ao longo de décadas!

Os arquitetos de solução e desenvolvedor de software podem ser também fornecedores independentes.

Em outras palavras, é como se cada turma que saísse da faculdade soubesse menos que a anterior. Esse abismo de conhecimento é um dos desafios da profissão, deixando os desenvolvedores ansiosos e com dificuldade de direcionar a carreira.

A seguir, listamos outros desafios e obstáculos com suas respectivas soluções.

Falta de foco

Qualquer profissional requer tempo para ser realmente bom no que faz. Algumas pesquisas ainda apontam que isso ocorre mais rapidamente quando há paixão pela profissão!

Calma, paciência e persistência são as chaves para planejar o seu avanço profissional, dedicando-se aos temas que têm interesse e afinidade

Sendo assim, respeite o seu tempo e tente não abraçar todas as oportunidades que aparecem de uma única vez.

Não foque em saber de tudo

A faculdade de desenvolvimento de softwares ensina o necessário para a profissão, mas jamais será tão completa que não caibam mais cursos de especialização e experiência no dia a dia.

Aprenda o que é necessário para cada fase da sua carreira e desenvolvimento. No começo, saiba quais são os fundamentos da computação, a orientação a objetos e ao menos uma linguagem de programação.

Depois, intercale ciclos de estudo e prática para amadurecer profissionalmente.

Você pode ser especialista ou generalista

Existem profissionais que se especializam em um subconjunto de conhecimentos de uma das áreas de TI. Os eventos de Tecnologia da Informação são uma boa fonte para conhecer os diferentes nichos.

Especializar-se em algo permite trabalhar e estudar diferentes aspectos de um mesmo objeto por tempo indeterminado, fortalecendo o seu nome na área.

No entanto, há a possibilidade de ser generalista, ou seja, o profissional que estuda diferentes áreas. Caso opte por esse perfil, você tende a ser mais versátil, entretanto, sem um conhecimento profundo sobre os temas.

Há a opção de ser um fornecedor independente de software

O fornecedor independente de software, ou ISV (sigla para Independent Software Vendor), um modelo de trabalho que facilita o fornecimento de soluções corporativas a usuários finais.

Para ser um fornecedor independente de software, será necessário participar de um programa de relacionamento, como o ISV ON ― um ecossistema que permite escalar as soluções dos seus membros.

O ISV ON é um programa da Ingram Micro Brasil, que conta hoje com mais de 40 gerentes de conta e 15 arquitetos de soluções avançadas que trabalham em revendas ativas de tecnologia. Sendo um parceiro do programa, é possível:

·         Escalar seu negócio rapidamente: você pode estar no início do desenvolvimento da sua solução ou com ela pronta.

·         Obter benefícios exclusivos: vouchers da Microsoft, provas de conceito, descontos em ferramentas, incentivo para eventos, ações de marketing, leads qualificados e mais.

·         Economia e previsibilidade: por meio da plataforma Microsoft Azure, você consegue identificar riscos e oportunidades.

·         Participar do IM Cloud Marketplace: mais de 100 mil seats já passaram por essa ferramenta.

ISV ON

O programa ISV ON trabalha com plataformas em nuvem e é ideal para desenvolvedores que produzem tanto para nichos quanto grandes segmentos do mercado.

Se você já possui ou busca a construção de um modelo comercial para seu produto e precisa de apoio comercial e técnico para realizar novos negócios, escalando suas vendas, faça parte do ISV ON!

Para conhecer melhor o programa de relacionamento da Ingram Micro Brasil com desenvolvedores de soluções, acesse a página ISV ON e conheça nossos diferenciais.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Ricardo Senna

Ricardo Senna

Business Development Manager – ISV da Ingram Micro Brasil. Profissional com 19 anos de experiência no mercado de TI, em companhias como UOL, Microsoft, Oracle e Ingram Micro. Possui sólidos conhecimentos em Cloud Computing, ISVs, Gestão de Canais, Alianças de Negócios, Vendas e Trilhas de Capacitação. Focado no mercado de transformação em nuvem, que vem alcançando grandes resultados ao longo dos anos através do gerenciamento de canais nos segmentos de pequenas, médias e grandes empresas e diferentes setores de negócio.