O modelo SaaS continua ganhando força. Cada vez mais, as empresas estão aderindo ao movimento da Software as a Service na nuvem. A flexibilidade deste tipo de sistema e a economia na contratação dos serviços já são por si só boas razões para explorar o modelo. 

Além disso, o aumento de produtividade é outra vantagem proporcionada por este tipo de sistema. Na prática, enquanto o provedor de SaaS gerencia tarefas tediosas como instalação, gerenciamento e atualização de software, as equipes de TI das empresas podem concentrar esforços em outras prioridades.

Fazer a transição da infraestrutura computacional corporativa para um sistema de computação baseado em nuvem é desafiador, mas não precisa ser complexo.

Isso porque, atualmente, no mercado, já existem muitos provedores prontos para oferecer todo o suporte que as companhias precisam na migração dos serviços para cloud. 

Quer conhecer o real potencial das soluções SaaS? Continue lendo o artigo!

 O que é sistema SaaS?

O Software as a Service, em português software como serviço, nada mais é do que um software que você pode acessar a partir do seu navegador da internet.

O SaaS geralmente vem como um serviço por assinatura, ou seja, o usuário paga uma quantia fixa mensal ou anual para usar o software. E, a partir da adesão, todos os dados do usuário são mantidos no data center do provedor de SaaS.
Esse modelo é, na verdade, um dos três principais dentro da computação em nuvem. Os outros dois são infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS). Os serviços de e-mail que você normalmente usa, como Gmail e Yahoo, são bons exemplos de empresas de SaaS.

O sistema SaaS já é realidade em muitas empresas e garante muitas vantagens aos seus usuários.

Como as empresas podem usar SaaS?

Uma das grandes vantagens de investir em soluções SaaS é contar com um amplo portfólio de soluções, desenvolvidas por provedores altamente especializados. Eles assumem os custos de produção e de manutenção dos sistemas na nuvem, enquanto os clientes podem incorporar as soluções SaaS em uma variedade de cenários de negócios. 

Para startups e pequenas empresas que não dispõem de tempo, capital ou experiência para criar seus próprios aplicativos ou hospedar aplicativos no local, as soluções de software na nuvem são perfeitas.

Já nas empresas maiores, a tecnologia SaaS pode ser usada em projetos de curto prazo ou aplicativos que não são necessários durante todo o ano.
Essas são algumas das possibilidades de uso, dependendo do porte e da visão de negócio da companhia, mas não existem regras fechadas para o uso de sistemas na nuvem. Na prática, qualquer empresa pode usar a tecnologia SaaS ao lidar com aplicativos que requerem acesso à web.

O Software as a Service pode ser usado por pequenas, médias e grandes empresas trazendo soluções desenvolvidas por provedores altamente especializados.

SaaS: 5 plataformas com ótimo desempenho

Os produtos SaaS mudaram e seguem mudando, a maneira como as empresas trabalham. Aos poucos, a gestão de TI, antes orientada pelo amplo uso do software tradicional, se move em direção a uma nova era de produtos SaaS hospedados na nuvem.

Aplicativos de e-mail e mensagens são excelentes exemplos de SaaS. Softwares comumente usados, como o Microsoft Outlook, estão arraigados na cultura empresarial. Dessa forma, ter acessibilidade na nuvem é uma novidade que torna o dia a dia dos colaboradores mais simples. Afinal, é possível consultar o email em qualquer lugar com conexão à internet.

Além do email, o método de comunicação mais popular do mundo, alguns aplicativos de mensagens como o Slack e o Microsoft Teams, ambos soluções SaaS, estão começando a ganhar cada vez mais espaço entre empresas e profissionais. 

As soluções SaaS também entregam os melhores recursos para viabilizar o armazenamento, a organização e a manutenção de dados. Disponíveis no modelo SaaS, as ferramentas de automação de marketing e de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), são ótimos exemplos de como o software on demand está ajudando as empresas na jornada rumo ao alcance dos seus objetivos.

Atualmente, o mercado oferece uma ampla variedade de soluções SaaS, destinadas tanto para usuários que buscam aplicativos online acessíveis quanto para grandes empresas que usam SaaS em departamentos de linha de negócios. 

Confira alguns exemplos populares de software como serviço:

  • O Office 365 é uma experiência integrada de aplicativos e serviços como Word, Excel, PowerPoint e muito mais, atualizado mensalmente com os recursos e atualizações de segurança mais recentes.
  • O Google Workspace (Antigo G Suite) é a resposta do Google para os problemas de produtividade enfrentados pela maioria das empresas e organizações. Em um conjunto de ferramentas, ele oferece soluções para e-mail, processamento de texto, planilhas, apresentações, calendários compartilhados, armazenamento em nuvem e muito mais.
  • O Dropbox oferece ao cliente uma plataforma que roda em sistemas operacionais Windows, Mac e Linux, bem como em dispositivos móveis. Assim, os usuários podem arrastar e soltar arquivos de sua área de trabalho para o navegador para carregá-los no Dropbox com facilidade.
  • Salesforce é uma solução de CRM que aproxima empresas e clientes. A plataforma de CRM integrada oferece a todos os departamentos uma visão única e compartilhada de cada cliente.
  • O Zoom é um serviço baseado em nuvem que viabiliza reuniões e webinars e oferece compartilhamento de conteúdo e capacidade de videoconferência. Tudo isso em uma plataforma fácil de usar.
O sistema SaaS traz soluções para organização, armazenamento e manutenção de dados.

SaaS: conheça os benefícios do modelo

Explorar os sistemas como serviço na nuvem, em geral, traz vários benefícios para pequenas, médias e grandes empresas. Mas, afinal, quais são eles?

A seguir, listamos as principais vantagens da transição para o SaaS:

Investimento inicial mais baixo

Como o SaaS é normalmente baseado em assinatura, sem taxas de licenciamento, os custos iniciais de implementação do sistema são mais baixos. 

O SaaS é hospedado na nuvem, de modo que os custos de instalação de hardware são completamente eliminados. Além disso, você não precisa pagar continuamente pela manutenção do hardware. Sem dúvida, o modelo SaaS contribui para a redução de processos e custos dentro das empresas que o adotam.

Fácil de implementar

O SaaS já está instalado e configurado em uma nuvem. Sendo assim, o gestor de TI e seu time não precisam fazer a configuração da infraestrutura. A implementação é simples e rápida. Normalmente, é preciso apenas fazer o registro e o download de uma extensão do navegador da web ou do aplicativo para o seu computador. 
Em síntese, ao investir em SaaS a companhia não precisa construir sua própria infraestrutura, nem seu software. Além do estágio de implementação, a atualização também é simples. Os provedores de SaaS gerenciam atualizações de hardware e software, proporcionando uma experiência mais integrada.

Flexibilidade na contratação do serviço

O modelo de assinatura do sistema é flexível. Com pagamentos mensais, a empresa pode se sentir mais à vontade para assinar o produto, sabendo que pode desistir se ficar insatisfeita. 

De outro modo, vale destacar que a maioria das empresas de SaaS também oferecem planos diferentes que incluem várias opções de preços e recursos de serviço. Dessa maneira, o gestor de TI e seu time tem condições de buscar a melhor opção de sistema para implementação na companhia.

Além dos benefícios já citados, vale destacar outras vantagens do SaaS:

  • Acessibilidade: disponível em um navegador da internet 24 horas por dia, 7 dias por semana, para o usuário a partir de qualquer dispositivo;
  • Gestão operacional simples: dispensa necessidade de instalação de hardware, atualizações de equipamentos ou gerenciamento de licenciamento de software tradicional;
  • Econômico: sem custos iniciais de hardware e métodos de pagamento flexíveis, como modelos pré-pagos;
  • Escalabilidade: permite dimensionar facilmente uma solução para acomodar as necessidades de mudança da companhia;
  • Armazenamento de dados: os dados são salvos rotineiramente na nuvem;
  • Analytics: acesso a relatórios de dados e ferramentas de inteligência de negócio;

Proteção e segurança cibernética: os provedores de SaaS investem pesadamente em tecnologia de segurança e especialização.

Como funciona e quem usa a SaaS?

Como vimos até aqui, a indústria de software como serviço está crescendo de tal modo que cada vez mais empresas estão adotando esse modelo. A adoção da nuvem é alta entre as pequenas e médias empresas, mas são as empresas corporativas que agora lideram a adoção. 

O modelo baseado na nuvem oferece muitas maneiras de permanecer dentro do orçamento e ao mesmo tempo se manter competitivo no seu setor

As empresas usam uma média de 16 aplicativos SaaS para administrar seus negócios todos os dias. O SaaS oferece vários benefícios e as empresas que migraram para a nuvem estão experimentando um alto crescimento. 

Se você já usou o SaaS – seja pessoalmente ou profissionalmente – sabe bem que o modelo é adequado para qualquer pessoa.

Para organizações de médio porte em particular, o SaaS é uma alternativa descomplicada e econômica que oferece novas possibilidades, custos flexíveis e fácil manutenção e implementação.

Você não precisa ter um computador super poderoso, um servidor interno ou contratar um profissional expert em TI para ser capaz de armazenar suas informações de negócios na nuvem. O SaaS permite que vários usuários tenham acesso ao vasto banco de dados a qualquer hora e em qualquer lugar onde houver Internet.

Tudo que você precisa é de um navegador da web e um dispositivo conectado à internet e, logo, o ambiente SaaS está pronto e funcionando.

Conforme a tecnologia continua a evoluir, os modelos SaaS seguirão os mesmos passos, trazendo novas utilidades para seus usuários. Assim, de maneira geral, o SaaS oferece uma ampla gama de benefícios que atendem aos interesses dos fornecedores e dos usuários. 

De todo modo, para gerenciar o SaaS com sucesso, as empresas precisam do suporte de profissionais de TI qualificados que possam analisar, avaliar e projetar soluções de computação em nuvem que atendam às suas necessidades atuais e futuras. 

Para dar conta dos desafios de gestão de SaaS, ter a solução certa ao seu alcance também irá fazer toda a diferença. Conheça o portfólio da Ingram Micro de soluções SaaS e saiba como podemos ajudar você a manter seus serviços sempre acessíveis na nuvem.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Carla Santos

Carla Santos

Diretora Cloud & Soluções Digitais na Ingram Micro Brasil. Conta com formação em Administração de Empresas e mais de 15 anos de experiência no mercado de Distribuição de TI, contribuindo na transformação do ecossistema Software & Cloud.