A computação em nuvem oferece oportunidades para vários serviços de TI, incluindo o suporte para processos de negócios ou, em um sentido mais amplo, softwares de gestão como um Enterprise Resource Planning (ERP). 

Esse modelo computacional já ultrapassou o status de hype e está se desenvolvendo rumo à maturidade. Os benefícios (comprovados) que a infraestrutura de nuvem oferece estão incentivando mais e mais a transição para esse modelo dentro das organizações.

Nos últimos anos, as organizações viram muitos de seus sistemas de informação e serviços de TI serem transferidos para a nuvem. E uma dessas aplicações é o cloud ERP.

Quer conhecer mais sobre o potencial de um cloud ERP para o seu negócio? Então, não deixe de ler este post.

O que é um cloud ERP?

O planejamento, gestão e utilização eficazes dos recursos são essenciais para o sucesso das operações comerciais. Isso permite que as empresas aloquem os mecanismos corretos nas áreas certas e executem projetos de negócios com eficiência.

A necessidade de um sistema sofisticado de gerenciamento de recursos levou à origem do ERP na década de 1990. 

O ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um software desenvolvido para gerenciar e otimizar processos críticos de negócios de maneira unificada.

Um sistema ERP robusto simplifica processos de negócios complexos, aumenta a eficiência, oferece maior visibilidade das informações e permite o crescimento das empresas.

Um ERP típico concentra-se nas principais atividades de negócios, como recursos humanos, finanças, contabilidade, cadeia de suprimentos, estoque e gerenciamento de relacionamento com o cliente. A maioria dos fornecedores de ERP também oferece softwares personalizados com recursos específicos para cada indústria e negócio.

Tradicionalmente, um software ERP é hospedado nas instalações da empresa em seus próprios servidores e mantido pela equipe de TI da empresa. No entanto, a modalidade ERP On Premise traz alguns desafios. 

Isso porque, o sistema requer atualizações constantes, manutenção de hardware, uma equipe de TI dedicada e, obviamente, custos operacionais adicionais. Por tudo isso, essa opção pode ser inviável para algumas empresas, especialmente para as pequenas e em crescimento.

Porém, com os avanços da tecnologia, o conceito de ERP evoluiu e deu origem ao cloud ERP. Ele permite que as empresas hospedem um software ERP em uma plataforma em nuvem sem ter que investir em nenhum hardware ou data center.

Como funciona o cloud ERP

O cloud ERP permite que as empresas hospedem um software ERP em uma plataforma em nuvem sem ter que investir em nenhum hardware ou data center.

O cloud ERP é um sistema hospedado e gerenciado externamente na nuvem pelo seu fornecedor. Com a sua implementação, você pode se concentrar na gestão de seus negócios em vez de gastar tempo pensando na administração de TI.

Os sistemas SaaS (Software as a Service) baseados em nuvem colocam a carga de gerenciamento e manutenção no fornecedor, e não na sua empresa. Além disso, o cloud ERP oferece atualizações de software constantes e contínuas – já incluídas em sua taxa única e recorrente.

A implementação de ERP em nuvem também requer pouco ou nenhum envolvimento de TI. Dessa maneira, sua equipe agrega mais valor para os negócios, gastando mais tempo em tarefas que suportam iniciativas de crescimento estratégico.

Na nuvem, seu sistema ERP pode ajudá-lo a mudar seu foco para resultados de negócios em vez de voltar esforços para a manutenção da tecnologia. As atualizações automáticas ajudam, inclusive, a acompanhar a natureza rápida das mudanças tecnológicas.

Muitas vezes, os líderes de negócios classificam essa capacidade de se manterem atualizados como um dos melhores resultados da migração de uma solução ERP local para ERP em nuvem. Com acesso imediato a sistemas de negócio mais inovadores, você pode construir uma vantagem competitiva que cresce e evolui com o mercado.

Como saber qual tipo de ERP é o mais adequado para minha empresa?

O sistema ERP certo pode levar você muito longe em termos de eficiência de trabalho, lucros e sucesso. Portanto, é importante escolher corretamente na primeira tentativa.

Uma solução de ERP local funciona melhor para empresas que têm políticas de segurança de dados exigentes e precisam de personalizações exclusivas. Além disso, pode ser a alternativa ideal para companhias que têm ou podem contratar uma equipe de TI interna e podem manter o sistema por conta própria.

No entanto, se você também precisar de acessibilidade móvel com bom suporte e/ou software de CRM, é melhor investir em uma nuvem privada. Dessa forma, você pode obter o melhor retorno para o seu negócio.

Caso contrário, é muito mais benéfico optar por uma solução em nuvem. Com um sistema cloud ERP não é preciso se preocupar com servidores, hardware, atualizações e verificações de segurança. Você poderá se concentrar na promoção de seus produtos ou serviços e também economizar um número significativo de recursos no processo.

E, no caso de um possível desastre, como por exemplo se alguns dos servidores do provedor apresentarem problemas ou falharem, isso não deve prejudicar o desempenho do seu sistema. Os fornecedores de soluções cloud ERP contam com backup e redundância na hospedagem dos dados.

Os 4 benefícios da adoção de um sistema cloud ERP

Os fornecedores de soluções cloud ERP contam com backup e segurança na hospedagem dos dados.

Pensando nisso, apresentamos aqui  os 4 principais motivos pelos quais a adoção de um cloud ERP é a melhor opção para empresas em crescimento no mundo dos negócios de hoje.

1- Implementação fácil e acessível

Em contraste com os sistemas locais ERP tradicionais, o cloud ERP é relativamente fácil de implementar e econômico. É favorável para pequenas empresas e empresas em crescimento, uma vez que reduz o investimento de capital inicial e os custos de instalação de hardware. 

O cloud ERP é geralmente cobrado como uma licença em uma assinatura mensal.

Além disso, como não requer um data center interno ou equipe de manutenção, a implementação é rápida e simples. Todos os dados são armazenados, mantidos e acessados ​​na nuvem, hospedada por um fornecedor terceirizado. 

Ele permite que sua empresa utilize os benefícios de um sistema ERP sem ter que sacrificar o orçamento.

2- Flexibilidade e integração

Agilidade é um pré-requisito para o crescimento dos negócios hoje. Os ERPs baseados em nuvem oferecem maior flexibilidade, acessibilidade e fácil integração – essenciais para oferecer suporte a modelos de negócios dinâmicos.

Os sistemas cloud ERP ampliam o escopo de implementação de recursos feitos sob medida para atender a demandas específicas. Eles também são compatíveis e se integram facilmente com tecnologias, aplicações, servidores e sistemas da nova era.

As ferramentas de um cloud ERP funcionam em um ambiente aberto e de fácil acessibilidade. Elas permitem que os usuários acessem as informações a qualquer hora e em qualquer lugar, usando qualquer dispositivo com uma conexão segura à Internet. 

Os recursos ágeis de um cloud ERP fazem desta uma opção escalável para a sua empresa.

3- Segurança melhorada

À medida que as operações de negócios se tornam cada vez mais intensivas em dados, garantir a privacidade é absolutamente essencial. 

Ataques recentes de cibersegurança aumentaram os desafios de manter a proteção de dados em ERP locais, uma vez que eles podem não ser adeptos a responder com rapidez aos protocolos de cibersegurança.

Por outro lado, os cloud ERPs oferecem um maior grau de segurança da informação e garantem criptografias seguras. A maioria das soluções em nuvem atendem aos regulamentos padrão de privacidade de dados, como a LGPD, e seguem procedimentos predefinidos para prever riscos e responder a atividades maliciosas.

4- Melhor desempenho de negócios

Em comparação com os sistemas ERP locais, as soluções cloud ERP são mais rápidas e escaláveis. Elas ajudam empresas como a sua a otimizarem o desempenho em todas as principais áreas de operações, incluindo planejamento e alocação eficientes de recursos. 

Os sistemas cloud ERP são executados em SLAs e procedimentos padrão estritos, resultando em menos tempo de inatividade e maior velocidade.

Novos patches e upgrades são atualizados automaticamente na nuvem, mantendo o sistema sempre funcional e aumentando a produtividade. 

Além disso, como são hospedados, mantidos e protegidos por especialistas, as empresas podem se concentrar nas competências essenciais e melhorar o desempenho geral dos negócios.

Infor: solução completa em cloud ERP

No portfólio da Ingram Micro, temos uma série de soluções que podem contribuir para sua estratégia de computação em nuvem. Conheça a Infor:

Os sistemas cloud ERP ampliam o escopo de implementação de recursos feitos sob medida para atender a demandas específicas

A Infor entrega soluções adaptáveis, completas e abrangentes que geram resultados expressivos. Os aplicativos de gestão em nuvem são desenvolvidos para atender às demandas e particularidades de cada setor. 

Com softwares focados em manufatura, bens de consumo, serviços, setor público, energia e recursos, as ferramentas são criadas por especialistas que entendem os desafios de cada organização. Certamente, a abordagem da Infor garante segurança para as empresas que estão migrando seus processos para a nuvem.

Planejamento estratégico de implantação de um de cloud ERP

Se você decidir que gostaria de implantar ERP baseado em nuvem em sua empresa em um futuro próximo, mantenha as seguintes práticas recomendadas de estratégia de implementação em mente:

  • Crie um caso de negócios: a primeira etapa que você precisa realizar ao pensar em implantar um ERP em nuvem em sua empresa é construir um caso de negócios que seja capaz de engajar os principais tomadores de decisão  e profissionais da sua organização. Crie um relatório que destaque os benefícios, economia de custos, desafios potenciais, planos e ações práticas para superar qualquer dificuldade.
  • Mantenha sua equipe e parceiros informados: para evitar resistência de sua equipe de TI ou de outros colaboradores e parceiros, mantenha todos informados sobre o que está mudando, quando e por quê. Sempre que puder, seja transparente sobre o processo.
  • Encontre defensores internos: para garantir que você experimente uma implementação bem-sucedida, identifique os defensores com antecedência. Eles são as pessoas que confiam em você, apoiam a ideia de investir em um cloud ERP e estão entusiasmadas com isso. Seus defensores podem ajudar a construir a cultura e a atitude certas em relação à mudança que você está prestes a fazer.
  • Prepare sua equipe para o sucesso: invista em planejamento, documentação e treinamento antecipados para garantir que todos em sua equipe estejam preparados para o sucesso quando se trata de usar as novas funcionalidades de um cloud ERP. Fale com as pessoas com frequência e certifique-se de entrar em contato com qualquer um que tenha uma pergunta que você não consiga responder imediatamente.

As soluções de cloud ERP não são apenas econômicas e seguras: elas são mais rápidas, fáceis de usar e altamente ágeis. Aos poucos, elas estão assumindo os sistemas ERP legados na preferência da maioria das empresas. 

Se você também tem pensado em adotar uma solução ERP moderna e escalável, agora já sabe porque o cloud ERP é a sua opção ideal. Então, entre em contato com a Ingram Micro e descubra como um software de gestão na nuvem como o da Infor pode ajudar a sua empresa!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.