No contexto da transformação digital, cada vez mais empresas buscam maneiras de incorporar novas tecnologias e ferramentas que sejam capazes de fortalecer o negócio, aumentando o seu potencial competitivo. Neste cenário, muitas companhias vêm investindo em softwares de gestão. 

Os sistemas, geralmente baseados em ofertas SaaS (Software as a Service), oferecem uma série de recursos que otimizam o trabalho de equipes de diferentes setores e negócios. Já existem ferramentas específicas para recursos humanos, marketing, contabilidade e muitos outros departamentos!

De acordo com dados do report 2020 SaaS Trends, elaborado pela Blissfully, o gasto geral por empresa em SaaS produtos aumentou 50%. Além disso, considerando o crescimento deste tipo de ferramenta na última década, o estudo apontou que, desde 2018, o uso de sistemas em empresas de todos os tamanhos está aumentando cerca de 30%.

Os números confirmam uma tendência que se justifica pelos vários benefícios de ter um software de gestão na nuvem. Neste artigo, apresentamos o conceito e as principais vantagens de um sistema de gerenciamento diantes dos desafios da transformação digital. 

O que faz um software de gestão?

Um software de gestão é um programa organiza as atividades e documentos de uma empresa. A maioria das versões é oferecida na modalidade SaaS, que isenta o cliente dos custos com infraestrutura e garante alta disponibilidade dos recursos e informações em um ambiente digital, sempre acessível.

O software de gestão é uma ferramenta digital que permite planejar, rastrear, organizar e revisar projetos e tarefas, com o objetivo de melhorar os resultados do negócio e o desempenho da equipe. Ao adotar um software de gestão, a empresa evita muitos erros, garante a integridade das informações, aumenta a produtividade e otimiza o tempo do time. 
A transformação digital é uma realidade! Não perca mais tempo e implemente um software de gestão em seus negócios.

Além disso, o sistema também torna o processo de tomada de decisões ganha maturidade e velocidade. Isso porque os resultados e indicadores corporativos são atualizados em tempo real e podem ser consultados a qualquer momento.

Software de Gestão ou ERP: quais as diferenças?

Sempre que um software de gestão tem uma estrutura mais completa, com diversos módulos e funcionalidades que conectam os setores e processos da empresa, ele é denominado ERP (do inglês, Enterprises Resource Planning). 

Para ser um ERP, o sistema deve oferecer um conjunto de módulos:

  • Gestão de estoque;
  • Controle financeiro;
  • Processos contábeis e fiscais;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de contratos;
  • Controle de compras .

Portanto, é importante ter em mente que nem todo software de gestão é um ERP. Existem soluções desenvolvidas para segmentos específicos, como escritórios de advocacia e agências de publicidade, que trazem funcionalidades pensadas para a dinâmica daquele setor.  

Lembre-se: embora alguns softwares não sejam ERP, elas têm como principal função atuarem como ferramentas de gestão. Antes de escolher a melhor alternativa, é importante conhecer as demandas do seu negócio.

Software de gestão: principais funcionalidades

Possivelmente, o melhor caminho para compreender o potencial de um software gestão é conhecer o conjunto de recursos que ele oferece. Ao considerar apenas o conceito, você tem uma visão mais estreita deste tipo de ferramenta. 

Na prática, um sistema de gerenciamento traz uma série de funcionalidades que podem transformar a rotina produtiva do time, aumentando o desempenho do seu negócio.

A estrutura da ferramenta de gerenciamento é variável. Como a dinâmica de trabalho dos diferentes setores têm particularidades, os sistemas são desenhados para atender às demandas de um nicho. 
O uso de software de gestão em sua empresa transforma e otimiza diversos processos!

Em comum, todos oferecem recursos que facilitam a execução e o acompanhamento dos trabalhos do início ao fim, auxiliando na gestão equilibrada de recursos, custos e prazos equilibrados. Confira os recursos mais comuns da estrutura de um software de gestão:

Centralização de dados

Todas as informações sobre o negócio ficam armazenadas em uma plataforma única. A ferramenta garante que dados de vendas, produtos, clientes e processos permaneçam organizados com alto nível de segurança.

Integração entre setores e com o cliente 

Como o software de gestão centraliza todas as informações da empresa, ele também viabiliza as transações e entregas de cada área no ambiente digital, conectando os setores internamente e com o cliente também. 

Automação de tarefas

As funções repetitivas, que exigem tempo e paciência dos profissionais, são automatizadas pelo software de gestão empresarial. Preencher formulários, atualizar normas, administrar folha de pagamento e emitir notas fiscais e boletos  são algumas das funções que podem ser feitas pelo sistema, sem a intervenção humana. Assim, os profissionais podem assumir tarefas mais estratégicas e o time ganha produtividade.

Geração de relatórios

O software de gestão também permite criar e enviar relatórios gerenciais que reúnem os principais dados da empresa sobre custos, recursos e processos. Desse modo, é possível identificar possíveis problemas e oportunidades de negócio, bem como observar tendências e padrões, obtendo insights para o crescimento da empresa.

Vantagens de um software de gestão

Para impulsionar a transformação digital e a inovação disruptiva, o investimento em um software de gestão consolidado no mercado é a melhor maneira de otimizar os recursos da companhia, aumentando sua performance na era digital. Assim, a empresa obtém uma série de vantagens ao adotar a ferramenta. 

Muitos gestores buscam modernizar sistemas legados com ferramentas, técnicas e automações, para dar continuidade à operação. Contudo, essa jornada é complexa e nem sempre eficaz.

Os sistemas legados são plataformas em obsolescência que estão em uso na empresa há muitos anos. O código legado é um código sem testes automatizados, que requer, portanto, investimento em tecnologia para atualização.

Na prática, embora as empresas mantenham sistemas antigos pela sua aparente confiabilidade, elas arcam com um alto custo de manutenção de um software desatualizado. Além disso, as companhias se deparam com uma série de problemas que poderiam ser evitados com automação das tarefas.

Diante do desafio de conduzir a inovação disruptiva, as empresas precisam pensar na melhor estratégia para a digitalização do negócio. O uso de um sistema de gestão reúne uma variedade de módulos e recursos em uma única plataforma.

Gestão aprimorada com maior controle dos processos:

  • As operações e entregas dos colaboradores permanecem visíveis para todos os envolvidos no processo;
  • Organização das informações: registro, coleta e backup de dados. Tudo é feito dentro do sistema;
  • Visão 360° da organização: com o software, o gestor tem uma visão holística do negócio e informações que permitem mapear potenciais riscos, ameaças e oportunidades. A empresa conquista inteligência de negócio e fica um passo à frente da concorrência;

Aumento de eficiência operacional

Com tarefas tarefas automatizadas e muitos recursos à disposição do time, um software de gestão contribui para a redução de erros e retrabalhos gerando aumento de produtividade. 

Diferencial competitivo

Um software de gestão transforma o modo como o seu time de colaboradores trabalha. À medida que os profissionais fazem entregas mais expressivas, o consumidor nota o resultado na qualidade dos serviços e produtos. A geração de valor fideliza clientes.

O uso de software de gestão é amplo e democrático: existe sempre uma solução para você, independente do seu segmento de trabalho.

BeHavy: software de gestão otimiza os processos de recursos humanos

Atualmente, o mercado oferece um portfólio imenso de sistemas de gestão. Na área de recursos humanos, a BeHavy, parceira da Ingram micro, é uma das soluções que se destacam. 

A Behavy é uma plataforma digital voltada para a análise e mapeamento de personalidades, baseada no poder computacional da ferramenta de deep learning. Com o software de gestão, as empresas têm condições de fazer essa avaliação que oferece suporte para o gerenciamento de capital humano. O resultado é a diminuição de turnover de funcionários, proporcionada pela maior assertividade no processo de de contratação e aproveitamento dos profissionais. 

Em síntese, as análises da Behavy mostram como personalidade interfere na performance e como explorar melhor as habilidades e competências de cada pessoa.

Aplicável nos mercados de RH, Educação, Saúde, Seguradoras, a ferramenta oferece escalabilidade e visão estratégica, permitindo que pessoas e empresas tenham mais conhecimento e controle sobre o seu destino. 

A Behavy faz parte do ISV ON, o programa de fornecedor independente de software da Ingram Micro. Nele os desenvolvedores participam do ecossistema que permite escalar as soluções dos seus membros. 

A Ingram Micro conta hoje com mais de 40 gerentes de conta e 15 arquitetos de soluções avançadas que trabalham em revendas ativas de tecnologia. São eles que oferecem os produtos dos desenvolvedores parceiros para os usuários corporativos finais.

 Um ecossistema onde plataformas incríveis, como a Behavy, tem condições de ganhar escalabilidade e mercado. Ou seja, todos saem ganhando. Entre em contato conosco agora e saiba mais sobre o que podemos fazer por você.

Nós contamos com um programa exclusivo de benefícios para nossos parceiros. Conheça o Accelerate e desenvolva sua empresa agora mesmo!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Ricardo Senna

Ricardo Senna

Business Development Manager – ISV da Ingram Micro Brasil. Profissional com 19 anos de experiência no mercado de TI, em companhias como UOL, Microsoft, Oracle e Ingram Micro. Possui sólidos conhecimentos em Cloud Computing, ISVs, Gestão de Canais, Alianças de Negócios, Vendas e Trilhas de Capacitação. Focado no mercado de transformação em nuvem, que vem alcançando grandes resultados ao longo dos anos através do gerenciamento de canais nos segmentos de pequenas, médias e grandes empresas e diferentes setores de negócio.