A tecnologia segue evoluindo a passos largos. De tal modo, as oportunidades de colocação e desenvolvimento profissional são crescentes em diferentes áreas de TI. 

De acordo com um estudo da Robert Half, 62% dos gerentes de tecnologia buscaram expandir suas equipes em 2023. Para 88% deles, o desafio foi encontrar profissionais qualificados para preencher as funções disponíveis. 

Um estudo do Gartner sobre áreas de TI em alta  previu para os serviços do setor um crescimento de 7,9% em 2023. Além disso, a projeção foi de que os gastos mundiais com TI somariam US$ 4,6 trilhões em 2023, um aumento de 5,1% em relação a 2022. 

Com essa taxa de crescimento e empresas de diferentes setores investindo alto em digitalização, os empregadores buscam talentos em diferentes áreas de TI. 

Neste artigo, mostramos os cargos do setor que serão os mais procurados em 2024.

Por que trabalhar com TI?

São várias as razões pelas quais as pessoas buscam trabalhar em diferentes áreas de TI. Maior oferta de vagas, jornadas de trabalho flexíveis, empregos com altos salários e possibilidade de aprendizado constante são apenas alguns dos motivos que despertam o interesse dos profissionais.

Além disso, o alto nível de satisfação dos colaboradores das áreas de TI é outro fator de destaque. Segundo Pesquisas da CNBC, 90% dos trabalhadores do setor estão satisfeitos com seus empregos, e uma das principais razões para isso é que uma carreira em tecnologia pode influenciar a maneira como o mundo funciona.

A possibilidade de trabalho home office com mais flexibilidade atrai muitas pessoas para a área de TI

Quais as áreas de TI em alta em 2024

Como a tecnologia desempenha um papel vital em tudo, desde as comunicações até os cuidados com a saúde, trabalhar em uma das áreas de TI oferece a você a chance de desempenhar um papel ativo na definição do nosso futuro.

Ao considerar uma carreira em tecnologia, é útil ter uma visão geral das diferentes funções disponíveis no setor.

A seguir, listamos algumas das áreas de TI em alta para 2024. Confira!

Inteligência artificial

Grande novidade de 2023, o uso de inteligência artificial generativa e seus potenciais continuarão sendo temas relevantes em 2024. Podendo ser usada na construção de textos e imagens, processamento de dados, sistemas de recomendação para e-commerce e muito mais, os profissionais que dominam o uso e o desenvolvimento de IA serão muito necessários neste novo ano.

Para se destacar nesse segmento, é importante entender sobre base de dados, aprendizado de máquina e, principalmente, como construir prompts relevantes para o melhor uso da ferramenta. 

Veja mais sobre onde a inteligência artificial vem sendo usada!

Engenharia de segurança de rede

Os engenheiros de segurança de rede têm a tarefa de implantar e manter WAN corporativa, LAN e arquitetura de servidor. Na prática, esses profissionais ajudam a definir a estratégia da segurança de rede, aplicando políticas e diretrizes, garantindo a conformidade e gerenciando auditorias e recomendações externas de segurança. 

Essa é uma das áreas de TI em alta que exige atenção a tarefas e práticas bem específicas, como:

  • Projetar, integrar e instalar hardware e software de rede;
  • Implementar e administrar hardware e software de segurança de rede;
  • Identificar políticas de segurança e comunicá-las à organização;
  • Avaliar as necessidades de segurança de rede;
  • Manter firewalls, sistemas de detecção de riscos e outros sistemas de segurança;
  • Testar, monitorar e solucionar problemas de sistemas de segurança de rede;
  • Acompanhar as tendências emergentes em tecnologias de segurança de rede.

Ciência de dados

A demanda por profissionais com habilidades em ciência de dados cresceu notavelmente ao longo dos anos, e o ‘boom’ que ela criou no mercado de trabalho não vai desaparecer tão cedo. Essa é uma das áreas de TI em alta em 2024, e deve permanecer também nos próximos anos.. 

O aumento significativo da coleta de dados por meio de pessoas físicas e jurídicas multiplica a disponibilidade de informações via internet e aumenta a importância e o valor dos cientistas de dados. 

Na prática, são eles que convertem os dados complexos em uma arquitetura mais simples e digerível. Na tecnologia da informação, são responsabilidades do cientista de dados:

  • Coletar, analisar e interpretar grandes blocos de informações com a ajuda de pipelines de arquitetura de dados;
  • Fornecer insights significativos, a partir dos dados, para orientar a tomada de decisões e a gestão estratégica das empresas.

Engenharia de software

Uma carreira em engenharia de software, assim como no ano passado, se mantém como  uma das áreas de TI em alta em 2024. 

Os especialistas digitais já entendem a importância da engenharia de software e seu impacto – tanto bom quanto ruim nos resultados de uma empresa. 

Então, o que os engenheiros de software fazem? São responsabilidades desses profissionais: 

  • Estudar o mercado, o público-alvo e o comportamento do consumidor;
  • Compreender de que forma um software pode fornecer suporte para a operação da empresa, nos diferentes processos e setores;
  • Aplicar princípios de engenharia ao projetar e criar software;
  • Definir os detalhes do software em todos os estágios do processo de desenvolvimento, incluindo design, desenvolvimento, manutenção e teste;
  • Avaliar a usabilidade e instabilidade do software, confirmando se o sistema desenvolvido atende às demandas de tecnologia da informação e do usuário.

Engenharia de nuvem

As infraestruturas de tecnologia da informação estão sendo migradas para cloud. Não à toa essa é uma das áreas de TI que mais cresce. Os profissionais que trabalham com engenharia de nuvem são responsáveis ​​por:

Para tanto, é fundamental que os candidatos tenham experiência em depurar pilhas de nuvem, proteger aplicativos e criar soluções baseadas em nuvem. 

Os engenheiros de nuvem devem ter experiência em solução de problemas, habilidades analíticas e conhecimento de sistemas SysOps, Azure, AWS, GCP e CI/CD.

Geralmente, os empregadores dessa área de TI também buscam profissionais com certificações como AWS Certified Cloud Practitioner, Google Cloud Professional e Microsoft Certified. 

Segurança da informação

Nos últimos tempos, proteger os dados tornou-se cada vez mais importante. Com todos os setores movendo seus sistemas de informação, há uma demanda crescente por profissionais habilitados para proteger sistemas e redes de computadores contra violações de dados

São tarefas dos profissionais que atuam com segurança da informação:

  • Planejar e proteger dados digitais contra acesso indesejado, corrupção ou ameaça;
  • Estudar e analisar minuciosamente os métodos de ataques cibernéticos e os comportamentos dos cibercriminosos. 

Blockchain

Os desenvolvedores e arquitetos Blockchain são alguns dos profissionais mais procurados atualmente. À medida que governos e empresas correm para adotar essa tecnologia, eles buscam talentos qualificados para desenvolver, projetar, gerenciar e construir aplicativos adaptados. 

Os candidatos precisam ter um profundo interesse em codificação e uma compreensão completa da tecnologia blockchain.

A tecnologia blockchain é muito utilizada no comércio de criptomoedas.

Interface do usuário (UI/UX)

A ascensão da internet e da mídia social direcionou o poder e o equilíbrio dos produtores para os consumidores. As empresas estão respondendo a essa mudança criando experiências positivas para os clientes. Por isso, contratar um bom designer de experiência do usuário (UX) é uma das prioridades de companhias de diferentes setores. 

O papel de um designer de UI/UX é fornecer experiências positivas e satisfação para manter um usuário fiel ao produto ou marca. Este profissional atua como o defensor do cliente e sempre busca maneiras de aprimorar a experiência dele. 

A experiência do usuário é sobre como uma pessoa interage ao se comunicar com um sistema. Isso inclui aplicativos móveis, sites ou interação humano-dispositivo. Embora muitas empresas criem experiências de usuário, o termo é associado principalmente ao design digital de sites. 

Geralmente, o designer UI/UX se dedica a essas atividades:

  • Compreender quem são seus clientes. e as diferentes necessidades de cada site ou aplicativo
  • Cobrir todas as facetas do desenvolvimento do produto em relação à compra, usabilidade e funcionalidade;
  • Criar funcionalidades e recursos para melhorar a experiência do cliente, aumentar o tráfego e alavancar as vendas. 

Em síntese, o papel do designer é entender a importância das especificidades da UI/UX ao direcionar um público e produto específicos. Seu principal desafio é combinar as necessidades do usuário e as metas de negócios para ajudar as marcas a criar produtos de sucesso consistente.

Automação robótica de processos

A RPA, ou automação robótica de processos, permite o uso de bots e demais elementos da robótica para a otimização de processos operacionais de uma empresa. Com isso, ao invés dos colaboradores realizarem apenas tarefas repetitivas, deixa-se as máquinas nessas funções e os humanos ficam com demandas mais complexas e criativas. 

Para trabalhar com RPA, é importante ter conhecimento de robótica, aprendizado de máquina, visão computacional, processamento de linguagem natural e entre outros saberes específicos.

Quais são os desafios de trabalhar com TI?

Com um mercado de segurança da informação aquecido, as empresas abrem vagas externas e lançam oportunidades de crescimento interno também. Porém, os profissionais do setor enfrentam vários desafios para se destacar em uma das áreas de TI. 

Listamos os principais, a seguir. Confira!

1. Acompanhar a dinâmica da indústria tech

A natureza dinâmica da mudança na indústria de tecnologia da informação exige que os profissionais aprendam rápido e acompanhem os movimentos do mercado. Eles devem aproveitar oportunidades de aprendizado, networking e desenvolvimento de habilidades dentro e fora de suas organizações. 

Além disso, investir em novos cursos de formação e aprimoramento profissional é igualmente importante.

2. Desenvolver soft skills e buscar inteligência emocional

As habilidades técnicas são insuficientes para ter uma boa performance no trabalho, com relacionamentos interpessoais saudáveis. Desenvolver soft skills é fundamental para profissionais que desejam trabalhar em uma das áreas de TI em alta.

É importante atuar de forma multidisciplinar, ser flexível e desenvolver inteligência emocional.

3. Trabalhar em equipe

Ninguém constrói nada sozinho. Uma das capacidades mais importantes a serem construídas é trabalhar com uma equipe: receber e dar feedback oportuno, ser claro na comunicação e contribuir para a produção da equipe. 

Cada vez mais, as empresas valorizam o trabalho colaborativo nas diferentes áreas de TI. Portanto, aprender a cooperar para o sucesso do time é essencial.

A troca de aprendizado e a busca conjunta por soluções é muito bem vista pelas empresas.

Áreas de TI em alta: certificações mais procuradas

As certificações estão sempre em alta demanda. Afinal, elas são uma forma dos empregadores avaliarem as habilidades de um candidato. Quem possui uma certificação, tem seu conhecimento validado por instituições de referência na área de tecnologia da informação.  

O guia de emprego da Robert Half lista as habilidades e certificações tecnológicas mais procuradas, como:  

  • Amazon Web Services (AWS) 
  • Profissional de segurança de sistemas de informação certificado (CISSP) 
  • Cisco Certified Network Associate (CCNA) 
  • DevOps 
  • Microsoft Azure 
  • Profissional certificado pela Microsoft (MCP) 
  • Associado de soluções certificadas pela Microsoft (MCSA) 
  • Engenheiro de sistemas certificado pela Microsoft (MCSE) 

Além disso, também é importante dizer que as tecnologias do futuro serão um grande diferencial profissional em 2024, e surgirão cada vez mais certificações voltadas à inteligência artificial, machine learning, IoT, RPA, etc. 

Além de dar destaque ao currículo, as habilidades validadas pelas certificações contribuem para uma remuneração mais alta. Afinal, a definição do salário se dá também pelo nível de especialização. Estima-se que os empregadores podem aumentar os salários entre 5% e 10% para profissionais com habilidades e certificações mais procuradas. 

Como vimos até aqui, são muitas as oportunidades de trabalho em diferentes áreas de TI. Cada profissão tem seus próprios desafios, mas todas indicam uma tendência: o setor de tecnologia da informação se fortalece a cada dia.

Se interessou pelas áreas de TI em alta e deseja se profissionalizar no segmento? Confira então o nosso conteúdo sobre certificações de TI e fique por dentro do que é necessário para dar início à sua carreira!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.