Com os avanços da tecnologia, os dados se tornaram um dos ativos mais valiosos do século XXI. Tão crucial para o funcionamento social atual, a inteligência de dados determina o bom funcionamento de tudo – desde empresas locais até modelos de governo. 

Tanto é verdade que, para se manter competitiva no mercado, uma organização precisa construir sua inteligência de negócio a partir do uso de dados e de tecnologias de ponta, como Big Data e Business Intelligence. 

Isso porque, na prática, o sucesso de um negócio e de um país inteiro depende da forma como eles entendem o valor fundamental dos dados à sua disposição. Quando os gestores optam por uma gestão orientada pela inteligência de dados, eles tendem a ganhar cada vez mais assertividade em suas estratégias de negócios.

Neste artigo, mostramos como a ciência de dados e inteligência artificial, inclusive com o uso de machine learning, são recursos valiosos que vêm se tornando fundamentais para o sucesso de empresas de vários setores. 

O que é inteligência de dados?

A inteligência de dados refere-se à capacidade de transformar todos os dados brutos e não analisados em informações fáceis de digerir. Desta forma, empresas e profissionais são capazes de identificar boas oportunidades e tirar insights valiosos de seu mercado de atuação mais facilmente.

Data Intelligence é o mecanismo de automação por trás do gerenciamento de seus dados, garantindo que eles estejam bem equipados, adequados ao propósito e prontos para uso.

Graças ao avanço da inteligência artificial e o uso de machine learning, este processo tem sido cada vez mais eficaz. Isso porque, ao se deparar com uma pilha de dados, é difícil que um profissional consiga interpretá-los sem qualquer significado ou contexto por trás. 

No entanto, as ferramentas de ciência de dados e inteligência artificial podem processar esses dados e formar um mapa, dizendo exatamente onde estão, como eles estão se movendo e como são descritos e usados.

Assim, um profissional pode analisar com mais facilidade as informações e extrair grandes insights desses dados. 

As ferramentas de inteligência de dados são importantes porque permitem:

  • Automatizar tarefas demoradas, como atualização de planilhas e marcação de metadados;
  • Monitorar e melhorar qualidade de dados;
  • Rastrear a linhagem de dados para garantir dados confiáveis;
  • Localizar dados confidenciais que podem representar um risco à conformidade;
  • Empoderar os cientistas de dados cidadãos (usuários de negócios encarregados de analisar dados);
  • Melhorar a visibilidade geral dos ativos de dados de uma organização;
  • Permitir a colaboração entre TI, equipes de governança de dados e usuários de negócios;
  • Conduzir a gestão e governança de dados, com proteção, segurança e respeito à privacidade, confidencialidade e sigilo.

Embora as práticas de inteligência de dados possam variar entre as empresas de diferentes setores, o objetivo é o mesmo: garantir que todos possam confiar e usar os dados gerados para insights significativos.

Em dúvida sobre como informações tão valiosas são armazenadas? 

Qual a importância da inteligência de dados?

O uso de inteligência de dados fornece recursos para que líderes e demais profissionais construam estratégias de negócios mais eficientes e assertivas. Isso porque, com uma base de dados de seus clientes, uma empresa consegue ter melhor visibilidade de como agir.

Em resumo, trata-se de ajudar as organizações a tomar melhores decisões de negócios com base em seus dados.

A inteligência de negócios fornece às organizações a capacidade de entender e usar seus dados de maneira estratégica e eficaz para otimizar a produção, aumentar a eficiência e ser um líder do setor. 

Se sua empresa está passando por uma queda nas vendas, a inteligência de dados pode ajudá-lo a identificar o motivo. Se você oferece um serviço de assinatura que registrou aumento expressivo de novos clientes, esta inteligência pode lhe dizer o motivo – e, talvez, até como capitalizar isso.

Em resumo, a inteligência de dados gera valor para o seu negócio

Contudo, é um projeto que exige muita coordenação e cooperação de vários departamentos, adesão dos líderes e uma governança de dados bem estabelecida. Além disso, também é preciso aprender a explorar ferramentas e métodos analíticos para ajudar ainda mais a transformar dados em informações úteis.

Ao utilizar métodos analíticos na inteligência de dados, é possível transformar informações brutas em insights de negócios

Quais os benefícios de se utilizar a inteligência de dados?

A partir da coleta, processamento e análise de dados, as empresas obtêm informações valiosas sobre seu público, sobre o mercado em geral, sobre as possibilidades de inserção e as oportunidades de crescimento. Em geral, a inteligência de dados direciona sua atuação de maneira eficaz e otimizada. 

Veja alguns de seus benefícios: 

Mapeamento dos perfis de clientes

A inteligência de dados resulta em melhor segmentação e perfil do consumidor. Isso permite que as empresas conheçam em profundidade seus clientes, agrupando-os de acordo com características e comportamentos comuns, como:

  • Dados demográficos;
  • Comportamentos de compra;
  • Experiência com produtos e serviços e muito mais.

Com uma visão abrangente das preferências, transações e comportamentos de compra do consumidor, as empresas conseguem construir uma estratégia comercial mais efetiva, que pode, inclusive, ser direcionada para determinados grupos de clientes. 

Maior competitividade

Mudança é palavra de ordem no mercado, em qualquer setor. E o desafio das empresas é acompanhar todas as alterações, tendências e novidades considerando o que as pessoas estão buscando naquele momento.

Neste cenário, a inteligência de dados é uma abordagem que aponta caminhos possíveis, orientando para o sucesso. Na prática, ao usar tecnologias como machine learning, Big Data e Business Intelligence, as empresas obtêm insumos valiosos que mostram como se manter competitiva frente ao mercado, sabendo como continuar seus negócios de maneira eficaz. 

Estratégias orientadas por dados 

Quando a empresa possui uma base de dados organizada e confiável, ela passa a ter insumos para criar estratégias que fazem sentido e são, de fato, eficazes. As ferramentas de coleta, processamento e análise de dados trazem insights valiosos, que, além de aumentar as chances de sucesso, otimizam a produtividade da operação

Lançar novos produtos no mercado torna-se menos arriscado, por exemplo, porque as empresas já conhecem os hábitos de consumo e as preferências de seus clientes. A inteligência de dados também significa que esses novos produtos ou serviços podem ter um marketing mais direcionado.

Na verdade, todas as estratégias de marketing se beneficiam da coleta e análise de dados

Ao analisar dados de padrões de vendas nacionais, regionais e locais, estoque, tendências locais, histórico de vendas e fatores sazonais, as equipes de marketing têm condições de definir, com segurança, em quais projetos irão investir seu orçamento.

Cultura Data-Driven

Quando a empresa passa a conduzir a gestão do seu negócio orientada por dados, graças a um planejamento mais assertivo, é possível gerar melhores resultados e otimização de custos. 

Ao explorar ferramentas de Big Data, inteligência artificial e machine learning, a empresa começa a construir uma cultura data-driven, que torna o funcionamento dos processos mais simples, ágil e fluido e o desempenho mais eficiente.  

Gestão inteligente de investimentos

A inteligência de dados também pode fornecer aos gestores uma visão maior sobre o andamento e a eficácia de seus investimentos. 

Por exemplo, empresas parceiras de companhias de TI podem desenvolver esta  inteligência adaptada para monitorar e avaliar seus investimentos atuais, bem como prever possíveis investimentos futuros.

Se os dados mostrarem que a rentabilidade não tem sido tão positiva quanto se esperava, as ferramentas podem fornecer orientação sobre por que não, indicando ainda onde as organizações podem aplicar melhor seu dinheiro. 

Acompanhamento da eficiência operacional

A inteligência de dados também pode ser usada pelas empresas para melhorar seu planejamento logístico e operacional. Com a tecnologia, as companhias obtêm informações sobre prazos e rotas de entrega ideais, além de alertas sobre possíveis fatores de influência externa, como bloqueios de estradas e obras, que podem atrasar as operações.

Possibilidade de inovação

Com a inteligência de mercado e análise de dados, além do uso de softwares específicos de Business Intelligence, as empresas passam a ter uma base robusta de dados e muitos recursos que oferecem uma expertise diferenciada, capaz de gerar diferentes insights e possibilidades de inovações de negócios.

Fazer o exercício de avaliar o cenário atual da empresa – interno e externo – à luz dos dados, buscando oportunidades de melhoria e inovação, coloca a empresa um passo à frente da concorrência e do seu tempo. 

Os dados fomentam o potencial inovador das organizações. 

Inteligência de dados e Bussiness Intelligence são conceitos que se complementam em uma estratégia de negócios eficaz.

Inteligência de Dados x Business Intelligence: qual a diferença?

As duas tecnologias são complementares, mas diferentes pelas suas características e estruturas. A Inteligência de Dados é responsável por coletar, armazenar e processar os dados. Já o BI tem como principal função executar análises e gerar insights.

O Business Intelligence (BI) é um conceito em que os dados de negócios são registrados, estudados e trabalhados em um planejamento futuro. Eles, geralmente, explicam o desempenho dos negócios no passado e refletem no crescimento geral das operações. O BI fornece uma visão dos registros da empresa que ajudam a avaliar a jornada em termos de progresso econômico e também em outros aspectos. 

Enquanto a inteligência de dados trata de uma coleta de informações generalizadas, voltadas para uma previsão de tendências gerais de mercado e negócios, o Business Intelligence se volta diretamente para o operacional de uma empresa.

Inteligência de Dados e segurança da informação

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, as empresas precisam tomar cuidado e observar uma série de diretrizes na hora de coletar e processar os dados dos usuários. 

Na prática, as companhias devem garantir a proteção e a segurança dessas informações, cumprindo regras claras e específicas de armazenamento e distribuição dos dados. 

Para empresas que usam a inteligência de dados, é importante observar e cumprir as diretrizes da LPGD, porque, além de manter a conformidade, a companhia reforça o seu compromisso com a transparência e a ética no relacionamento com as pessoas. 

Como a Ingram pode te ajudar com a implementação de inteligência de dados?

Em termos simples, a inteligência de dados permite usar dados brutos, muitas vezes sem sentido, e apresentá-los de maneira digerível, visível e útil para as organizações. De tal modo, eles passam a orientar as tomadas de decisões de negócios. 

Sendo assim, ela minimiza os riscos e maximiza os benefícios obtidos, ajudando as empresas a crescer, operar com mais eficiência e se proteger contra riscos e prejuízos financeiros. 

O tempo de trabalhar com base em achismos já se foi. Agora, a inteligência de dados é uma tecnologia fundamental para empresas que desejam crescer e se fortalecer no mercado. 

A Ingram Micro possui as melhores ferramentas para aprimorar a gestão do seu negócio. Invista na coleta, processamento e análise de dados e crie estratégias mais eficientes para seu negócio. Conheça nossas soluções para levar sua empresa a outro patamar!

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Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.