Você sabia que o mercado de tecnologia blockchain deve avançar de US$ 4,9 bilhões em 2021 para US$ 67,4 bilhões até 2026? Um mercado com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 68,4% é, no mínimo, notável. 

Você pode ter ouvido falar de carteiras blockchain ou aplicativos blockchain, mas é preciso conhecer com clareza esse conceito. Afinal, o que é blockchain?

A tecnologia blockchain é considerada uma das grandes inovações que surgiram após a internet. Além de ser muito utilizada no mercado de criptomoedas, como o Bitcoin, o blockchain está presente até mesmo em jogos on-line.

O blockchain funciona como uma espécie de livro de registro e trata-se de um sistema de armazenamento de dados que pode ser compartilhado entre várias pessoas. O blockchain, em uma tradução literal, significa “cadeia em blocos”.

Ao longo deste artigo, vamos explicar mais sobre como funciona esta tecnologia e quais as vantagens que ela pode proporcionar para a sua empresa.

[H2] O que é a tecnologia blockchain e como funciona?

Conhecido também como tecnologia de contabilidade distribuída (em inglês, Distributed Ledger Technology ou DLT), o blockchain funciona como um livro-razão (ou livro contábil) compartilhável e de natureza imutável, o que impossibilita a alteração de dados e evita fraudes. 

A tecnologia blockchain é formada por uma cadeia de blocos na qual os dados são armazenados e vinculados de forma criptografada. Todos os novos dados inseridos se tornam um novo bloco. À medida que um bloco é preenchido, este é encadeado ao anterior, sendo que todos são vinculados de maneira cronológica. 

O intuito do blockchain é armazenar e distribuir informações de maneira digital, isso porque o blockchain é uma cadeia de informação. 

As informações inseridas podem ser verificadas e validadas a qualquer momento. Conforme os dados são armazenados vão se formando blocos, originando uma cadeia de informações. 

O armazenamento em cadeia exige que os dados sejam validados usando parte da informação que se encontra no bloco anterior e no próximo. Este mecanismo torna impossível atravessar ou burlar essa cadeia de dados, já que para isso seria necessário ter acesso aos outros códigos.

Imagine que você se encontra em um local com diversas salas e para sair será necessário atravessar algumas portas. No entanto, para abri-las você precisa saber os códigos (as “chaves”), e todos são relacionados entre si, ou seja para atravessar a segunda porta você precisa saber o código da primeira. 

Difícil passar por elas, né? É assim que o blockchain opera, o que o torna um mecanismo seguro. Além desse sistema de defesa, ele só pode ser acessado pelos usuários da rede autorizada.

É assim que o avanço da tecnologia blockchain possibilita mais rapidez no acesso à informação. Essa velocidade torna as transações mais ágeis e facilita o compartilhamento de dados entre diversas pessoas. 

[H2] Como usar a tecnologia blockchain?

As transações realizadas pelo blockchain mostram a movimentação dos ativos que podem ser tangíveis (produtos físicos) ou intangíveis (propriedade intelectual, patentes, criação de marca, etc). Além disso, o bloco de dados registra informações mais precisas como a condição dos produtos de um carregamento, por exemplo. 

Os blocos informam a hora exata e a sequência de transações, após isso se conectam de forma segura e evitam que algum deles se alterem ou sejam inseridos entre dois existentes. A partir disso, se transformam em uma cadeia de dados.

Essa configuração dos blocos dentro da tecnologia blockchain é uma forma segura de transferência de dados no meio digital.

Os novos blocos inseridos fortalecem a verificação do anterior e toda a cadeia do blockchain, tornando-a inviolável e imutável. Isso impede a adulteração de terceiros e faz do blockchain  uma rede segura e confiável.

A tecnologia blockchain permite o armazenamento de informações em blocos, e há uma rede de usuários autorizados que têm acesso aos dados desses blocos. 

Portanto, a cada nova transação os blocos são adicionados e os usuários são notificados com a nova atualização dos registros. Muito utilizada no mercado de criptomoedas, a tecnologia  blockchain permite a segurança e a rastreabilidade de ativos. 

Além do mercado financeiro, é possível utilizá-lo em outras áreas. Na saúde, por exemplo, como uma rede segura de compartilhamento e armazenamento de informações, a tecnologia permite a criação de registros médicos. Isso facilitaria e deixaria acessível a ficha de pacientes em diversos hospitais ao mesmo tempo. 

De tal modo, a cada nova consulta os dados seriam anexados à ficha do paciente em novos blocos de informação. Neste caso de uso, a tecnologia blockchain funciona como uma ferramenta que torna os atendimentos mais rápidos e mantém a privacidade do paciente, já que é um sistema praticamente inviolável.

[H2] Como utilizar blockchain em empresas?

Além do alto nível de segurança, o blockchain permite a rastreabilidade do produto, sendo uma tecnologia importante para o setor de logística. Na prática, o blockchain é capaz de indicar, por exemplo, onde um carregamento importante está. É perfeito para auxiliar no transporte de alimentos e produtos perecíveis. 

Digamos que você comprou uma grande carga de peixe que será importado da China. As informações sobre este carregamento serão armazenadas dentro do sistema e estarão disponíveis na rede pelo blockchain, que fornece informações precisas do produto, indicando até mesmo a temperatura desta carga. 

É possível ter acesso a informações como a origem, horário do carregamento, por onde passou e em quais portos a embarcação atracou. Por exemplo, em caso de contaminação, o blockchain permite descobrir a possível origem do problema. 

O acesso às informações facilita a resolução do problema e evita que um número maior de pessoas consuma esse produto, mitigando os riscos e impactos da operação logística.

O blockchain também funciona como uma ferramenta que oferece suporte para  negociação. Com os contratos inteligentes, por meio do blockchain, é possível incorporar um código, o que facilita a verificação e negociação de um contrato. Na prática, o serviço é liberado e a transação é concluída quando as condições são atendidas. 

[H2] Por que utilizar tecnologia blockchain?

Há vários motivos, além da segurança e compartilhamento/ acesso de dados, para implementar a tecnologia blockchain.

A estrutura em cadeia de blocos do blockchain o torna quase inviolável. Isso porque o invasor teria que controlar mais da metade desses usuários, o que é praticamente impossível. 

Como esse é um sistema distribuído entre diversos usuários, quando uma atualização é feita, todas as cópias são atualizadas em pouco tempo. Além disso, novas informações só serão adicionadas à rede por meio de um processo de validação.

Oferecendo um forte sistema de segurança ideal para sua empresa, o blockchain conta com uma prova de trabalho – em inglês, proof of work. Ele gera um protocolo criptografado que valida a transação em outro dispositivo por meio da resolução de um problema matemático. 

Como vimos, o blockchain é formado por uma sequência de blocos encadeados, isso é possível em função da fácil validação do mecanismo de hash – algoritmo que une o bloco à cadeia que já existe, garantindo a integridade de um documento eletrônico. 

É muito difícil encontrar a solução para cada bloco novo, tornando quase impossível o violar, proporcionando, assim, mais segurança. Isso significa que atacar o sistema custa caro e defendê-lo é mais barato e seguro.

Considerado uma tecnologia revolucionária, o blockchain pode transformar a indústria global porque, afinal, possui características únicas, como:

  • Transparência: por ser descentralizado permite que todos os usuários da rede tenham acesso às transações realizadas;
  • Confiabilidade: mesmo que vários usuários tenham acesso, eles não podem alterar nenhum dado presente na rede;
  • Rastreabilidade: como, por exemplo, visualizar quando um carregamento será feito, por onde passou e quando será entregue;
  • Segurança: com um sistema de cadeia de blocos e com códigos criptografados, o blockchain é quase inviolável.

Diferente de outros sistemas centralizados, o blockchain é descentralizado, portanto as informações não são armazenadas em único dispositivo. Por ser uma rede de computadores interligados, o mecanismo continua operando normalmente. Ou seja, mesmo se umas das máquinas que têm acesso seja desligada, as transações continuam sendo realizadas com sucesso. 

[H2] Afinal, qual o potencial do blockchain? 

A tecnologia blockchain está presente nas transações online do mercado financeiro, na coleta e compartilhamento de informações de uma empresa com fornecedores, por exemplo, e também em criptomoedas.

A tecnologia blockchain se destaca, principalmente, porque, além de ser altamente segura e imutável, tem o potencial de acabar com tantos intermediários que ocupam o mercado global. 

Atualmente, as transações mais significativas são tratadas por algum tipo de intermediário (como um advogado ou um banco) que viabilizam operações de venda de imóvel e transferência de propriedade, por exemplo. 

E esses atores são importantes porque verificam e protegem as informações confidenciais de cada parte envolvida na negociação, para completar a referida transação. 

A grande novidade é que um blockchain pode fazer tudo isso, o que significa: “adeus, intermediário. Olá, economia de tempo e dinheiro!” Para lidar com os principais tipos de transações em diferentes setores, existem diferentes modelos de blockchain: público, privado e híbrido.

Sem os intermediários, as transações passam a ser peer-to-peer (P2P) ou diretamente de uma parte para outra. E essa nova maneira de interagir diretamente com nossos dados e uns com os outros tem o potencial de mudar a maneira como o mundo se envolve nas transações. De carteiras a aplicativos blockchain, essa tecnologia é, aparentemente, ilimitada.

Gostou de conhecer a tecnologia blockchain e saber como funciona? Se você precisa de ajuda com tecnologia e inovação, a Ingram Micro pode ajudar você. Entre em contato com a gente e saiba por onde começar! 

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Alexandre Nakano

Alexandre Nakano

Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil. A frente da diretoria de novos negócios para a área de Enterprise, Colaboração e Cybersec na Ingram Micro Brasil, possui mais de 20 anos no mercado de tecnologia e esteve sempre em cargos de gestão e direção de vendas em grandes empresas do setor de TI. Tem, em seu currículo, passagem por empresas como Cisco Systems, Cyclades/Avocent, Westcon/Comstor e Scansource/Network1. Além da experiência profissional, traz na bagagem acadêmica dois MBAs executivos, o primeiro em gestão corporativa pela FGV, o segundo em finanças, pelo Insper, além da graduação em Engenharia Eletrônica.