O estudo Green IT Services Market Analysis 2022-2030, elaborado pela Coherent Market Insights, indica um aumento no mercado de serviços de TI Verde. Com a adesão aos recursos computacionais sustentáveis, o setor deve atingir US$ 34,83 ​​bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento estimada em 12,4%.

Na prática, a computação verde (TI Verde) utiliza tecnologia de dados e comunicação de maneira ecologicamente correta. Assim, as empresas melhoram a responsabilidade ambiental, explorando o poder da análise e dos dados, enquanto também maximizam a eficiência energética e operacional do negócio. 

Conheça a proposta da TI Verde!

O que é TI verde?

TI verde é o conjunto de ações para um uso ambientalmente responsável de recursos de TI no ambiente de trabalho. Consiste em uma estratégia de gestão que visa reduzir o consumo de energia, as emissões de carbono e a geração de resíduos de produtos tecnológicos.

A computação verde, conhecida também como TI sustentável, tem como objetivo principal a promoção do uso de recursos renováveis ​​e a reciclagem na área de tecnologia.

No escopo da TI verde, o gestor e seu time trabalham para projetar, fabricar, usar e descartar computadores e outros produtos tecnológicos, pensando sempre em minimizar os danos ambientais.

Tem dúvidas sobre como mitigar danos ambientais na hora de descartar eletrônicos? Então confira nosso conteúdo!

TI verde é uma nova perspectiva de trabalho, que une a tecnologia com práticas sustentáveis.

Por que a TI verde é importante?

A TI verde vem se consolidando pelas demandas sociais e ambientais que surgiram nos últimos anos. Com as reivindicações abordadas na Agenda 2030 da ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) e a popularização da política de ESG, fica cada vez mais evidente a importância da computação verde. A estratégia contribui para abordar várias questões, como:  

Mudanças climáticas

As empresas geram gases de efeito estufa e calor, impactando o clima. O desafio da vez para os gestores é reduzir suas emissões e resíduos eletrônicos tóxicos que afetam o meio ambiente

Nesse sentido, as iniciativas de TI verdes são vitais e contribuem para estratégias climáticas mais amplas.

Reciclagem e uso de recursos naturais 

A TI verde também incentiva o uso eficiente de recursos em geral. Seja na redução de resíduos e emissões poluentes ou no aumento das taxas de reciclagem, a computação verde ajuda as empresas a manterem seu compromisso ambiental e seguirem em conformidade com as leis.

Além disso, vale lembrar que, muitas vezes, o barato sai caro: não olhar para procedimentos sustentáveis, como reciclagem ou logística reversa, pode gerar maior gasto de recursos ou até mesmo multas por violações ambientais!

Iniciativas ESG 

A computação verde é um dos pilares de suporte às ações de ESG. Para cumprir com os requisitos de iniciativas ambientais, sociais e de governança, a empresa deve levar em conta a importância da TI verde. Com isso, ela obtém desempenho positivo nessas iniciativas e fortalece sua imagem perante colaboradores, clientes e investidores.

Como implementar a TI verde

Na jornada de adoção da TI verde, o gestor e os profissionais do setor devem implementar práticas importantes para uma atuação mais sustentável. Veja algumas das iniciativas relevantes:

1. Uso de data centers eficientes

Com o uso de data centers, as empresas podem obter mais eficiência de operações e soluções computacionais verde. Assim, é possível melhorar a produção energética por meio de sistemas de refrigeração mais eficientes, otimização de racks e servidores, além do uso de fontes renováveis de energia.

2. Computação em nuvem e SaaS

Ao migrar a infraestrutura de TI para a computação em nuvem, considerando também o uso de sistemas na modalidade SaaS, a empresa prioriza a implementação da TI verde. O resultado é a redução da utilização de recursos físicos e o aumento da produtividade, com acessibilidade multiplataforma e, por consequência, menor uso energético e redução de carbono.

3. Gestão de resíduos

Planejar o descarte de resíduos é uma das maneiras de contribuir para a TI verde. É fundamental que o gestor de TI e seu time adotem práticas de logística reversa, reciclagem e doação de equipamentos eletrônicos, evitando impactos ambientais negativos.  

Diferentes medidas sustentáveis, como a melhora na produção energética ou a gestão de resíduos, fazem parte da TI verde!

Ingram Micro e Sustentabilidade

Priorizar a sustentabilidade é um dos compromissos das empresas de vários setores, inclusive do segmento tecnológico. Com o investimento em soluções digitais de ponta, as organizações não só contribuem para minimizar os impactos socioambientais da sua operação, mas também geram aumento de produtividade e eficiência operacional, redução de custos e de desperdício de recursos, bem como otimização de desempenho.

Que tal dar este importante passo em sua empresa e investir na TI verde? Entre em contato conosco e conheça todas as soluções que a Ingram Micro pode te oferecer!

Este artigo foi útil?

(5)

Você já votou neste post

Paulo Batista

Paulo Batista

Paulo Batista é Gerente Sênior de Unidade de Negócios na Ingram Micro Brasil, lidera a divisão de Lifecycle Services, que abrange as áreas de ITAD, Logística Reversa, e HW ProServices. Com duas décadas de expertise em Serviços de TI e experiência sólida nas indústrias de Manufatura, Logística e Reparo, vem desempenhando papéis-chave em renomadas empresas como LG, Microsoft e Flex. É membro ativo do Conselho Global da E-Stewards e advisor na RLA (Reverse Logistics Association). Formado em Administração de Empresas, MBA em Negócios Internacionais, Especialização em Supply Chain pela Rutgers University em NY/USA, e MBA em Negócios Digitais pela USP, além de certificações em Economia Circular e Lean Green Belt, fortalecendo ainda mais o comprometimento com práticas sustentáveis e eficiência operacional.