A adoção de uma boa estratégia de sustentabilidade empresarial é fundamental para garantir a redução dos impactos ambientais, sociais e econômicos, bem como possibilitar o crescimento da organização a longo prazo.

Segundo o Gartner, espera-se que, até 2025, métricas de desempenho das organizações de TI serão vinculadas à sustentabilidade por cerca de 50% dos diretores do segmento.

Dessa maneira, a implementação de práticas sustentáveis na gestão dos negócios influenciará cada vez mais no sucesso das empresas. Leia o artigo e saiba mais sobre o tema!

Relação entre empresas e sustentabilidade

Dados divulgados pela NASA comprovam que, desde 1750, as atividades industriais aumentaram em 50% os níveis de dióxido de carbono atmosférico. Nesse sentido, para inverter este cenário, é essencial que a sustentabilidade empresarial e a gestão ambiental sejam pautas implementadas nas organizações.

Para tanto, é fundamental adotar um conjunto de ações, que visam o desenvolvimento sustentável de produtos, minimizando os impactos. No campo da preservação ambiental, por exemplo, os pontos positivos provocados pela conscientização são muitos, como:

  • Economia: materiais reciclados podem gerar novos produtos, mesmo os dispositivos eletrônicos e acessórios;
  • Diminuição da poluição ambiental: o descarte incorreto dos produtos pode poluir os lençóis freáticos, o solo e, por consequência, ir parar em alimentos, contaminando a população;
  • Redução da produção de lixo: a reciclagem dos produtos evita a produção de novos resíduos, sendo baseada na reutilização dos já existentes.

Para garantir a inovação e sustentabilidade nas empresas, é possível adotar um conjunto de medidas conhecidas como Environmental, Social and Governance (ESG), ou ambiental, social e governança, em sua tradução literal. 

O termo, criado em 2004 pelo Pacto Global, é voltado para a definição de boas práticas empresariais que priorizam a saúde do meio ambiente e o bem-estar das pessoas.

Por que adotar o ESG?

O ESG representa um conjunto de critérios utilizados para identificar quando uma corporação demonstra responsabilidade e comprometimento com práticas éticas e sustentáveis. Os critérios do ESG são baseados em três pilares:

  • Ambiental: trabalha com a gestão de resíduos, logística reversa, posicionamento frente a mudanças climáticas, compromisso com a preservação ambiental, eficiência energética e uso de energia renovável;
  • Social: abarca ações sociais realizadas com a comunidade externa e práticas frente aos colaboradores, como garantia de direitos trabalhistas, de segurança no trabalho e valorização da inclusão e diversidade;

Governança: aborda a gestão de processos, principalmente voltada para a transparência de informações, e se relaciona com políticas anticorrupção, compliance, abertura de relatórios contábeis, etc.

Importância de estabelecer a sustentabilidade empresarial

Segundo o Valor Econômico, o patrimônio de fundos de investimento voltado para sustentabilidade e ESG subiu de R$ 7,4 bilhões para R$ 13,4 bilhões em dois anos, de 2022 a 2024.

Apesar de ainda não ser considerada uma prática obrigatória, a adoção dos conceitos de ESG se tornou algo necessário nos últimos anos. Para compreender a relação entre empresas e sustentabilidade, é preciso elencar mais alguns dados:

  • Um estudo realizado pela BSR comprova que 72% dos entrevistados acreditam que as mudanças climáticas podem afetar significativamente suas operações;
  • Dados divulgados pela Forbes apontam que 92% dos consumidores são propensos a confiar em marcas socialmente responsáveis;
  • Uma pesquisa realizada pela Greenprint aponta que 75% dos consumidores millennials estão dispostos a pagar mais caro por um produto sustentável.

Dessa forma, para além das necessidades ambientais e sociais, os dados demonstram a maneira como o consumo consciente impacta diretamente nos negócios da empresa

A adoção da sustentabilidade empresarial é fundamental para pensar os próximos passos do meio corporativo frente aos impactos ambientais e sociais.

Vantagens da gestão ambiental e sustentabilidade empresarial

Na estratégia de gestão ambiental, as diretrizes de sustentabilidade e as empresas devem andar juntas. Os impactos gerados pelas práticas sustentáveis podem influenciar até mesmo na lucratividade, aumentando a receita das companhias.

Confira algumas vantagens de adotar a gestão ambiental e a sustentabilidade empresarial!

Mitigação de impactos ambientais

Diminuir o consumo e a produção de poluentes é fundamental para minimizar e evitar futuros danos ambientais. Da mesma forma, a questão ambiental está diretamente atrelada à questão social. 

Nesse sentido, adotar medidas corporativas sustentáveis significa diminuir impactos ao meio ambiente e à diferentes camadas sociais.

Diminuição dos custos e desperdícios

Pequenas práticas impactam diretamente a saúde financeira da empresa. Por exemplo, a digitalização de processos e o armazenamento em nuvem diminuem a necessidade do uso de materiais de papel e plástico.

O uso de lâmpadas mais eficientes, bem como a adoção de energias sustentáveis, também impactam positivamente os gastos, gerando uma redução nos custos. Dessa forma, além de reduzir a produção de poluentes, a empresa economiza de maneira significativa.

Melhora na qualidade de vida dos colaboradores 

Promover um ambiente de qualidade para os colaboradores também faz parte do conceito de ESG. É importante ressaltar que locais de trabalho estressantes e sem as condições necessárias podem impactar negativamente a saúde dos colaboradores, prejudicando a produtividade.

Nesse sentido, fornecer todo o aparato necessário e um bom ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso da empresa.

Fortalecimento da imagem da marca

Os modelos de consumo mudaram e, hoje, as pessoas optam por comprar de marcas sustentáveis. Dados divulgados pelo We Forum demonstram que 73% da geração de Z estão dispostos a gastar mais em produtos sustentáveis.

É possível perceber que o foco dos consumidores não está apenas em encontrar produtos de qualidade e com bom preço. Eles dão preferência para produtos de marcas que possuem uma consciência social e ecológica.

Atração de novos mercados

A produção consciente é um ótimo modo de atrair clientes e potenciais investidores. Eles estão de olho em empresas responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente. 

Isso porque, empresas antenadas em políticas voltadas à sustentabilidade constroem uma reputação positiva. Logo, as marcas se tornam fortes no mercado também pelo compromisso com a preservação do meio ambiente, atraindo olhares de investidores, que buscam empresas de sucesso e socialmente responsáveis.

A adoção da agenda ESG garante um norte para empresas quanto a minimização de processos que impactam negativamente o meio ambiente, bem como a sociedade como um todo.

Qual o papel da agenda ESG?

A agenda ESG é um conjunto de princípios que norteiam o processo contínuo e a revisão estratégica dos negócios empresariais. Basicamente, é composta por um conjunto de práticas interligadas, que servem para tornar as empresas mais conscientes dos riscos ambientais.

Baseada em três pilares, a agenda ESG visa conscientizar e direcionar as empresas para uma produção mais consciente. Mais do que um conceito de sustentabilidade, a agenda ESG se refere também à sustentabilidade do negócio e as relações criadas com os investidores.

Como a empresa se comporta no mercado dita a maneira como é vista pelos clientes, bem como pelos investidores e pela concorrência. Por isso, a agenda ESG é uma ótima base para entender como criar estratégias sustentáveis. Confira mais detalhes dos preceitos dessa agenda:

  • Clima: o aquecimento climático é uma pauta recorrente em diversas reuniões internacionais focadas no meio ambiente. Por isso, se espera que as empresas minimizem consideravelmente a emissão de gases poluentes, que afetam a atmosfera do planeta;
  • Padrões alinhados: o objetivo é alinhar os padrões dos relatórios de sustentabilidade, de forma que eles se tornem universais;
  • Diversidade e justiça social: questões como equidade salarial, inclusão, diversidade, foco nos direitos humanos, sustentabilidade e justiça ambiental devem ser pautas cada vez mais importantes dentro do meio corporativo;
  • Cumprimento fiscal: deve-se ampliar a transparência referente ao cumprimento fiscal, justificando os gastos e investimentos, bem como o comprometimento com o pagamento de impostos;
  • Greenwashing: é um termo em inglês usado para se referir a “lavagem verde” ou “maquiagem verde”. Trata-se de uma tentativa de camuflar informações sobre os impactos reais proporcionados pela poluição, que advém de atividades da empresa. Por isso, a exigência de relatórios mais transparentes será cada vez mais comum;

Atenção à biodiversidade: é fundamental mapear e avaliar os riscos que a atuação das empresas representa para a biodiversidade. O objetivo é verificar como a organização pode minimizar as ameaças ao meio ambiente, com foco voltado para a preservação dos biomas.

Como promover a gestão ambiental e sustentabilidade nas empresas?

Vimos sobre a relação entre as empresas e sustentabilidade, bem como a importância desse tópico para a estratégia de negócios. Mas, afinal, como aplicar esses conceitos na organização? Confira a seguir algumas dicas!

1. Adoção da sustentabilidade empresarial na prática

A busca por produtos sustentáveis é uma realidade. Por isso, a oferta de produtos ecoeficientes e à base de material reciclado pode ser um ótimo jeito de conquistar novos clientes.

Além disso, sua empresa deve se tornar um exemplo, isto é, não basta apenas carregar frases de efeito que falam sobre consumo consciente e não adotar essas práticas. Busque fornecedores que atendam esses mesmos requisitos de preservação ambiental.

2. Utilização das diretrizes de sustentabilidade como ponto de partida

As diretrizes de sustentabilidade são essenciais para criar um bom plano de ação. Conheça as regulamentações e leis que orientam as empresas sobre as boas práticas de sustentabilidade. 

As diretrizes do Pacto Global, por exemplo, podem nortear suas ações. Assim, é possível criar um plano adequado às normas. Além disso, é fundamental avaliar as diretrizes dos órgãos nacionais, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para elaborar estratégias de gestão ambiental.

3. Marketing como impulsionador

Crie e divulgue ações voltadas para práticas sustentáveis. Além de ser uma ótima forma de mostrar responsabilidade social e compromisso com a preservação do meio ambiente, é um modo de atrair os clientes, convidando-os para fazer desse processo que beneficia a comunidade em geral.

4. Redução de produções poluentes

Como vimos até aqui, inovação e sustentabilidade nas empresas devem andar de mãos dadas. As companhias de diferentes setores têm o compromisso de contribuir para a preservação ambiental, pautada pela lei.

Dessa forma, a organização precisa estar consciente sobre a importância de reduzir a geração de poluentes na fabricação de produtos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos é bem clara no que se refere à gestão de resíduos.É importante ressaltar que o descumprimento da lei pode gerar multas e prejudicar a imagem da empresa.

5. Acompanhamento das práticas de sustentabilidade e fortalecimento da comunicação

Não basta criar um bom plano de ação e elaborar políticas internas caso este processo não seja devidamente fiscalizado. É importante fazer um acompanhamento para verificar a aplicação de políticas de inovação e sustentabilidade na empresa.

Além disso, é preciso criar canais de comunicação adequados (e-mail, sites, blogs, relatórios digitais, disponibilizar informações nos murais da empresa, entre outros) para informar os colaboradores.

Sustentabilidade com Ingram Micro

A sustentabilidade empresarial tornou-se uma necessidade fundamental, visando minimizar impactos ambientais e sociais, bem como evitar impactos futuros. Em todos os setores, é preciso olhar para este tópico com responsabilidade.

Com isso, é essencial contar com um parceiro responsável com a agenda sustentável. Na Ingram Micro, realizamos o gerenciamento responsável de tecnologia, recuperando valor, protegendo dados e promovendo a sustentabilidade. 

Para saber ainda mais, confira nossas soluções e entre em contato. Ajudamos sua empresa por meio da economia circular, logística reversa e descarte de eletrônicos. Confira!

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Paulo Batista

Paulo Batista

Paulo Batista é Gerente Sênior de Unidade de Negócios na Ingram Micro Brasil, lidera a divisão de Lifecycle Services, que abrange as áreas de ITAD, Logística Reversa, e HW ProServices. Com duas décadas de expertise em Serviços de TI e experiência sólida nas indústrias de Manufatura, Logística e Reparo, vem desempenhando papéis-chave em renomadas empresas como LG, Microsoft e Flex. É membro ativo do Conselho Global da E-Stewards e advisor na RLA (Reverse Logistics Association). Formado em Administração de Empresas, MBA em Negócios Internacionais, Especialização em Supply Chain pela Rutgers University em NY/USA, e MBA em Negócios Digitais pela USP, além de certificações em Economia Circular e Lean Green Belt, fortalecendo ainda mais o comprometimento com práticas sustentáveis e eficiência operacional.