Se a sua empresa não possui um plano ou mesmo não sabe o que é logística reversa, você pode estar perdendo parte de sua receita sem perceber. O planejamento e gerenciamento da devolução de ativos parece um tanto complexo e, de fato, pode demandar alguns cuidados. No entanto, possui mais benefícios do que as pessoas imaginam. 

Em um estudo conduzido na Universidade de Nevada, pesquisadores perguntaram para mais de uma centena de empresas por que elas não tinham um forte programa de logística reversa. Quase 40% disseram que a gestão de devoluções não parecia tão importante quanto outras questões, enquanto 34,3% dos executivos disseram não ter o sistema certo em funcionamento.  

Ainda hoje, muitas empresas não sabem o que é logística reversa e nem percebem a sua importância. Mas, se você busca por uma operação sustentável, precisa considerar a relevância desta prática. Além disso, entender o que é logística reversa e aplicar esta estratégia leva à diminuição do descarte de diversos materiais, contribuindo para a sustentabilidade

Neste post, você entenderá o que significa este conceito, como ele se relaciona com a tecnologia ambiental e como aplicá-lo em sua empresa. Continue sua leitura!

O que é logística reversa?

A logística reversa é, basicamente, o conjunto de processos realizados para viabilizar o recolhimento dos produtos do cliente e a entrega para o vendedor ou fabricante. Dessa maneira, é possível fazer o encaminhamento dos produtos para o pós-venda ou pós-consumo para reuso, reciclagem ou descarte adequado. 

Compreender o que é logística reversa traz segurança para quem compra e para quem vende!

No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), disposta na Lei nº 12.305/2010, oferece as diretrizes para a logística reversa. A legislação atribui responsabilidade compartilhada pelo destino correto dos produtos para todos os envolvidos no seu ciclo de vida. Ou seja, fabricante, distribuidor, vendedor e consumidor devem cooperar para garantir o destino correto de ativos e a preservação do meio ambiente.

Além disso, algumas empresas são obrigadas a adotar a logística reversa. A regra vale para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: 

  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Ao compreender o que é logística reversa e construir uma política bem planejada e personalizada, a companhia pode obter uma série de vantagens. Confira quatro possíveis benefícios:

  • Reduzir os custos de armazenamento e distribuição;
  • Melhorar a reputação da empresa;
  • Atender às necessidades do cliente;
  • Criar uma cadeia de suprimentos mais sustentável.

Dessa maneira, ao praticarem a logística reversa, muitas empresas acabam usando suas políticas de devolução como um diferencial competitivo. Além disso, existe uma grande construção de valor de marca ao alinhar um negócio e sustentabilidade. 

Quer entender mais sobre soluções seguras de descarte sustentável? Então veja o nosso infográfico!

Quais são os tipos de logística reversa?

Na logística reversa, os produtos são devolvidos por duas razões principais: não se adaptam às necessidades do cliente ou chegaram ao fim da vida útil. Uma vez recebidos, os equipamentos podem ser vendidos, descartados permanentemente ou recondicionados a uma remanufatura de componentes. 

Por isso, se torna importante entender o que é logística reversa: todo este processo está condicionado à demanda e às condições do produto. A depender desses fatores, um dos três tipos de logística reversa será usado na abordagem. Conheça-os a seguir!

Logística reversa pós-consumo

Este é o modelo mais usado pelas empresas e mais conhecido pelos clientes. A logística reversa pós-consumo consiste na gestão de um canal de distribuição responsável pelo retorno de produtos já consumidos ou que estão vencidos para o fabricante. 

É o caso dos pneus:  depois de usados, são coletados e  reaproveitados em outros processos. A partir deles, é possível, por exemplo, produzir asfalto. 

Logística reversa pós-venda

Em situações de produto com defeitos, pedido incorreto ou arrependimento de compra, principalmente no e-commerce, a logística reversa pós-venda é acionada para a devolução de produtos que não atenderam às expectativas dos clientes. 

Neste caso, as empresas precisam fazer o recolhimento do produto. Elas costumam utilizar duas abordagens:

  1. Oferecer um código para que o cliente envie a mercadoria pelos Correios para a sua sede. 
  2. Realizar a coleta local. 

Feito o recolhimento, o produto pode ser reaproveitado gerando, inclusive, uma nova venda.

Reuso

A abordagem de reuso é uma oportunidade da empresa lucrar com a venda do resíduo. Geralmente, o canal usado para a logística reversa de reuso são os leilões de resíduos.

Dessa maneira, diversas mercadorias, como livros, móveis, equipamentos eletrônicos e até mesmo carros, geram caixa para os fabricantes quando arrematadas em leilão. Além de evitar o descarte incorreto de resíduos, esse tipo de logística oferta os produtos estocados para consumidores que, de fato, têm interesse em adquiri-los

Outros tipos de logística reversa

A remanufatura é outra abordagem possível para a logística reversa. Neste modelo, produtos usados ou avariados são processados pelo mesmo fabricante, usando uma combinação de peças novas ou reutilizadas. Na sequência, as mercadorias são comercializadas.

Seguindo a mesma lógica, os produtos recondicionados também são reprocessados, porém não pelo fabricante, mas, sim, por empresas que não foram homologadas para processar o produto original. Feito o recondicionamento, os produtos são vendidos novamente.

A importância do gerenciamento de devoluções

Vale destacar que, sem uma gestão adequada das devoluções, este processo torna-se impossível

Portanto, implemente uma política de devolução consistente, com regras claras e processos bem definidos em um fluxo. 

Este é um dos benefícios de se entender o que é logística reversa: você terá a certeza de que todas as atividades relacionadas a esta prática serão executadas com precisão, atendendo às exigências dos clientes e da lei, garantindo coleta e descarte corretos.

Dedique-se a entender o que é logística reversa e veja o mundo mudar.

Como se aplica a logística reversa?

O processo da logística reversa depende do negócio. Porém, basicamente, ele consiste no gerenciamento e encaminhamento de devoluções após a venda do produto

Fundamentalmente, o processo pode ser dividido em três etapas:

  1. O cliente solicita a devolução e, em seguida, encaminha o produto ao comerciante/distribuidor; 
  2. O comerciante/distribuidor irá, então, remeter o produto ao fabricante/importador;
  3. Por sua vez, o fabricante/importador é responsável por garantir o tratamento correto, encaminhando para reuso, reciclagem ou descarte adequado.
Neste processo, é importante que o item devolvido seja rastreado com o mesmo nível de visibilidade e transparência de uma remessa de saída.

Na prática, ela varia muito entre as indústrias. Vejamos algumas aplicações:

  • Um fabricante de roupas pode aceitar doações de roupas usadas em suas lojas para utilizá-las na produção de uma linha de peças recicladas. É o que faz o Grupo H&M nas suas unidades pelo mundo.
  • Um desenvolvedor de dispositivos móveis pode estimular a compra de produtos mais recentes, oferecendo descontos com a devolução do usado. A Apple propõe essa troca para seus clientes. Com a coleta dos dispositivos antigos, a companhia usa peças de modelos anteriores em seus produtos novos. Uma abordagem mais sustentável que também gera economia nos custos de produção.

Quais são os benefícios da logística reversa?

Agora que você já sabe o que é logística reversa, saiba que essa estratégia oferece uma série de vantagens para as organizações: desde a eliminação de multas de órgãos governamentais por descarte indevido até a melhoria da imagem pública da empresa, bem como a recuperação do valor dos ativos.

Além disso, essa é uma estratégia-chave para se manter em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Confira, a seguir, os principais benefícios da logística reversa:

  • Redução dos custos administrativos, de transporte e de suporte pós-venda;
  • Agilidade e velocidade nos processos de devolução, reuso e descarte;
  • Alcance das metas de sustentabilidade;
  • Melhor experiência ao cliente e maiores níveis de fidelização;
  • Maior visibilidade reversa da cadeia de suprimentos, produtividade e capacidade de resposta aos clientes;
  • Cadeia de suprimentos sincronizada que combina logística tradicional de encaminhamento, logística de entrada e logística reversa;
  • Transparência nas operações da cadeia de suprimentos em sua rede;
  • Redução do risco de litígios e penalidades por descumprimento de diretrizes regulatórias.

Como a logística reversa afeta o gerenciamento da cadeia de suprimentos?

Saber o que é logística reversa é apenas um dos desafios das empresas. Além de planejar e executar estratégias para gerenciar produtos, esse processo pode incluir reparo, recuperação de garantia, redistribuição, recuperação de valor, reciclagem no final da vida útil ou qualquer combinação dessas atividades. 

Na prática, o ideal é construir uma estratégia exclusiva, com um fluxo de processos bem definido. Tentar encaixar a logística reversa na estrutura tradicional da logística pode levar a gargalos e à insatisfação do cliente

Se você deseja obter máxima eficiência e quer experimentar todos os ganhos já citados, invista na definição desta estratégia e tenha sempre claro em mente o que é logística reversa. Esses dois pontos são o que darão suporte à cadeia de suprimentos.

Saber o que é logística reversa pode otimizar processos e mudar o funcionamento de uma empresa.

Logística reversa para equipamentos de TI

Atualmente, a estrutura de tecnologia da informação das empresas não é pequena. São muitos os equipamentos e serviços de TI que precisam ser gerenciados pelas companhias. 

Especialmente para maximizar o valor de diferentes hardwares, a logística reversa é fundamental. Seja por conta de um defeito, seja por uma demanda de atualização de tecnologia ou por qualquer outro motivo, o fato é que, mesmo diante da necessidade de troca dos equipamentos, eles ainda têm valor

Por isso, reparar ou recondicionar seus equipamentos sempre que possível pode ajudá-lo a obter o máximo de seus investimentos em tecnologia. Nesta estratégia, outra prática igualmente importante é fazer o descarte adequado dos equipamentos quando for este o caso. 

Nos últimos anos, a publicação do Decreto nº 10.240/2020, que obriga as empresas a recolherem lixo eletrônico, deixou gestores em alerta para essa demanda. Este decreto faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Com a medida e a parceria com companhias do setor, o governo pretende aumentar o número de pontos de coleta de eletroeletrônicos no Brasil para 5 mil pontos até 2025. A iniciativa deve impactar os 400 maiores municípios do país, que representam 60% da população brasileira.

De qualquer maneira, independentemente da abordagem, vale lembrar que os equipamentos, geralmente, guardam dados empresariais importantes e confidenciais. Daí a importância de buscar uma empresa com experiência comprovada em manuseio, teste e reparo de equipamentos de TI em todo o seu ciclo de vida.

Assim, você tem a certeza de que essa empresa sabe exatamente como funciona  todo este processo. Isso garante que todos os processos, incluindo reparo, recondicionamento, descarte e apagamento e renovação de dados serão conduzidos com segurança e eficiência.

Agora que você já sabe o que significa logística reversa e conhece todos os detalhes desta abordagem, pode começar a implementar essa prática na sua companhia. Os benefícios são muitos, com destaque para o aumento da satisfação do cliente e a recuperação do valor de ativos com novos negócios.

Quer saber por onde começar? Entre em contato com a gente e saiba todas as oportunidades e soluções alinhadas com a sustentabilidade que nós temos! 

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Paulo Batista

Paulo Batista

Gerente Sênior de Unidade de Negócios da Ingram Micro Brasil. A frente da divisão de Lifecycle (ITAD e Logística Reversa) e HW ProServices, tem mais de 20 anos de experiência em Serviços de TI e Indústria de Manufatura (Logística e Reparo), passando por diversas posições e liderando equipes em diversos países em empresas como LG, Microsoft e Flex. Formado em Administração de Empresas, traz diversas especializações, com destaque em Supply Chain (Rutgers University – NY/USA) e Negócios Digitais (USP).