As transformações digitais promovidas pela adoção do home office fizeram com que diferentes negócios oferecessem dispositivos descentralizados, como notebooks e celulares. E, por mais que isso tenha diversos benefícios, é também um grande desafio para a segurança de dados.

Para lidar com a complexidade da área de Tecnologia da Informação (TI) e garantir a disponibilidade e a integridade dos dados, as empresas precisam olhar para ferramentas de armazenamento e proteção de dados, como backups periódicos

É neste contexto que surge o snapshot.

Ainda não conhece o conceito de snapshot? Não sabe como ele funciona e sua relação com o backup de informações? Confira então este artigo e saiba como utilizar esta ferramenta na proteção de dados. 

Aproveite a leitura!

O que é snapshot?

Um snapshot é uma cópia virtual instantânea de seus dados, usado para criar toda a instância arquitetônica de um aplicativo, disco ou sistema. Ele é usado em processos de backup para restaurar o sistema ou disco de um dispositivo em um momento específico.

Na prática, o recurso é utilizado em infraestruturas de TI como data centers, já que é um retrato fiel de uma determinada situação do ambiente, seja ela de vídeo (screenshot), de dados ou de memória.

O snapshot não equivale a uma cópia de backup e não armazena os dados em si, mas apenas indica onde e como os dados foram guardados e organizados

Normalmente, o snapshot é criado usando imagens de disco/sistema ou software de restauração e recuperação do sistema. Porém, a maioria desses softwares também pode fazer backups e restaurar o sistema usando snapshot.

Vantagens e desvantagens

Na estratégia de segurança cibernética, um dos principais benefícios do snapshot é que ele permite um retorno rápido a um ponto anterior em comparação aos backups. 

Além disso, outra vantagem é que o snapshot disponibiliza uma proteção muito mais frequente do que o backup. É possível definir instantâneos para, por exemplo, uma vez por hora, sem afetar a operação dos sistemas de produção. Já o backup provavelmente será executado uma vez por dia e fora do horário de operação principal, devido ao seu impacto nos recursos.

Uma das desvantagens do snapshot é que, via de regra, para estar rapidamente disponível, ele é mantido localmente no dispositivo de armazenamento. Isso significa que os instantâneos são vulneráveis ​​a interrupções que afetam o sistema e usam a capacidade de armazenamento (potencialmente primária).

Os snapshots são bons para a estratégia de proteção de dados mais frequentes, medida em minutos ou horas, enquanto backups são usados ​​para proteção diária. Portanto, os instantâneos são melhor utilizados ​​em conjunto com uma estratégia de backup. 

Os períodos de retenção de snapshots geralmente refletem isso. A exclusão de instantâneos ocorre após, aproximadamente, 48 ​​horas, o que permite que um ou dois backups ocorram naquele período.

O snapshot cria capturas instantâneas que auxiliam na restauração de dados, mas que não substituem o backup.

Qual a diferença entre backup e snapshot?

Certamente, ao definir uma estratégia de segurança cibernética, você irá se deparar com esses recursos. Neste momento, é importante ter em mente que, embora backups e snapshots façam cópias das informações da sua conta, eles o fazem de maneiras diferentes.

Backup: como funciona?

O backup é a ferramenta que permite criar cópias de seus arquivos, incluindo dados do seu site e da sua caixa de e-mails, por exemplo.Essas cópias são tradicionalmente mantidas em um local diferente do conteúdo original, isto é, são ideais para uso em caso de recuperação de desastres.

Um backup pode levar minutos, horas ou dias para ser concluído, dependendo do volume de dados. Em outras palavras, ao final do processo é possível que as informações não sejam consistentes com os dados no momento em que a cópia de segurança foi iniciada.

Os backups são projetados para serem armazenados por longos períodos e, se forem mantidos fora do servidor, podem ser usados ​​para restaurá-lo após uma falha.

Snapshot: como funciona?

Os snapshots são uma “imagem” instantânea do sistema de arquivos do seu servidor em um determinado período de tempo. Essa imagem captura toda a estrutura do sistema de arquivos no momento em que o instantâneo foi tirado. 

Ao usar um snapshot para restaurar o servidor, ele será revertido exatamente para o ponto em que estava no momento do instantâneo. Desta forma, os snapshots são projetados para armazenamento de curto prazo. Quando o espaço se esgota, novos instantâneos eventualmente sobrescrevem os mais antigos. 

Backup vs Snapshot

Para construir uma estratégia de proteção e segurança de dados, é importante ter clareza sobre as diferenças entre backups e instantâneos. Confira algumas diferenças entre as duas ferramentas:

BackupSnapshot


Proteção de dados
– Um backup contém uma cópia restaurável de dados protegidos.– Um snapshot garante que os dados existentes não sejam modificados, mas não faz nada para os proteger contra a perda devido à falha de hardware ou outros fatores.
Recuperação de dados– As operações de restauração envolvem a cópia de dados do backup de volta para o armazenamento primário.

– A quantidade de tempo necessária depende da quantidade de dados que estão sendo restaurados
– Podem ser usados ​​para reverter instantaneamente um sistema a um estado anterior.

– As restaurações de instantâneo acontecem rapidamente porque, ao contrário de um backup, nenhum dado é copiado.
Atuação– O desempenho de leitura de um sistema pode ser diminuído enquanto um backup está em andamento, mas retorna ao normal quando o backup é concluído.

– Um backup Continuous Data Protection (CDP) pode afetar o desempenho de um sistema durante o backup inicial, mas os backups subsequentes normalmente terão um efeito insignificante no desempenho.
– A diferenciação de instantâneos de disco afetará negativamente o desempenho de leitura enquanto eles existirem.

– O grau em que o desempenho é afetado depende de quantos snapshots existem.

– A criação de cada snapshot subsequente em uma árvore de instantâneos degrada ainda mais o desempenho.
Disponibilidade de dadosLongo prazoCurto prazo
Velocidade de cópiaDemora para copiar dados.Rápido para copiar dados.
O uso conjunto de sistemas de backup e snapshot garantem uma maior eficiência e segurança ao processo de armazenamento e recuperação de dados.

Como os instantâneos de armazenamento e backups funcionam juntos?

Como apontado anteriormente, o uso de sistemas de backup em conjunto com snapshot é uma prática não só comum em diferentes empresas, mas também é altamente recomendada. 

Os sistemas de backup modernos, geralmente, também utilizam snapshots como parte do processo de cópia de arquivos – especialmente ao fazer backup de um banco de dados ativo. Caso esse banco de dados fosse apenas copiado para backup, devido ao tempo de duração deste processo, seus dados provavelmente já teriam passado por alguma alteração antes mesmo da conclusão do backup. 

No entanto, ao tirar um instantâneo antes de iniciar o processo, o snapshot registra exatamente o status inicial do banco de dados. Quando o processo de backup é concluído, esse instantâneo é excluído e os dados que foram armazenados no snapshot são mesclados ao banco.

Quais os sistemas compatíveis com o snapshot?

Para aumentar o nível de proteção e segurança de dados, muitas empresas usam o  recurso de snapshot em ambientes onde o backup corporativo precisa ser complementado com cópias instantâneas, como: 

  • Sistemas de arquivos; 
  • Banco de dados; 
  • Storages NAS; 
  • Ambientes virtualizados e outros.

Como vimos até aqui, a captura e a restauração de um arquivo são feitas quase que instantaneamente. Isso é possível porque a estrutura do snapshot não armazena uma cópia exata, mas, sim, informações (metadados) sobre o estado desse arquivo ou sistema.

Vale destacar que os registros instantâneos são armazenados no mesmo dispositivo e volume que os dados originais. Por isso, se houver algum problema no dispositivo ou se o volume for corrompido, os snapshots também serão comprometidos e não será possível usá-los. 

É importante ter em mente outro aspecto: o snapshot não é capaz de restaurar um arquivo se este já estiver danificado antes da captura.

Ao armazenar metadados sobre um arquivo ou sistema, o snapshot permite a recuperação dessas informações e contribui com a segurança de uma empresa.

Snapshot: como usá-lo em empresas?

Em uma estratégia de segurança de dados, os profissionais de TI adotam o snapshot para garantir uma cópia das informações corporativas. Desta forma, caso seja necessário recuperar informações ou retornar a algum ponto do backup, a empresa não corre o risco de perder dados importantes. 

Em ambientes virtualizados, antes de executar atualizações em servidores, storages e softwares, eles também registram a situação dos dados “fazendo uma foto”

Assim, diante da necessidade de recuperação do sistema, o processo se torna mais simples. Em síntese, o snapshot é um recurso estratégico na manutenção de sistemas de computação em funcionamento.

Snapshot: passo a passo de implementação

Até aqui, conhecemos o conceito, a aplicação e a importância do snapshot. Mas, afinal, como implementar a ferramenta? Confira um passo a passo a seguir:

  1. Estabeleça uma agenda para a realização automática das capturas instantâneas, lembre-se de contemplar os arquivos que são alterados e acrescentados; 
  2. Não esqueça que a captura inicial salva os dados dos arquivos primários ou originais. As capturas subsequentes armazenam as modificações realizadas; 
  3. Saiba que, quando um dos arquivos alterados é corrompido, a captura mais recente anterior à corrupção é localizada;
  4. Assim, o arquivo é restaurado conforme o status registrado pelo snapshot.

Para colocar esse tipo de ferramenta em uso na companhia, é fundamental que as empresas tenham o suporte de profissionais qualificados e experientes, que sejam capazes de driblar os desafios de implementação.

Afinal, é preciso pensar em uma abordagem complementar, que seja capaz de explorar tanto o backup como os instantâneos, pois isso busca garantir a proteção e a segurança de dados. 

Se você quer obter um serviço de melhor qualidade, conte com o suporte da Ingram Micro, distribuidora global e autoridade em soluções de TI. Entre em contato conosco para obter uma solução sob medida para o seu negócio!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.