Grande tema de discussão na atualidade, a indústria 5.0 surge na tentativa de ampliar a colaboração entre pessoas e máquinas. Para alguns especialistas, inclusive, ela é uma espécie de resgate do toque humano na indústria manufatureira. 

Isso porque, diferente da indústria 4.0, que priorizava a automação de processos para reduzir a intervenção humana, este novo modelo propõe a união da automação com a retomada das habilidades humanas na cadeia produtiva

Mas, afinal, como se deu essa evolução? E o que seria este fator humano?

Neste artigo, explicaremos mais sobre cada um dos períodos da industrialização e traremos o conceito de indústria 5.0, tão importante para os dias atuais. Saiba mais!

Evolução industrial: conheça cada uma das eras!

Desde a invenção da máquina a vapor, a indústria vem se modernizando e evoluindo seus processos produtivos. Isso fez com que a evolução industrial apresentasse uma série de fases, com características específicas para cada período. 

Para chegarmos até a indústria 5.0, foram necessárias outras 4 fases de transformações industriais. Confira a linha do tempo abaixo:

  • Indústria 1.0: marcada pela criação de locomotivas e de outras máquinas a vapor no século XIX, é também conhecida como a grande Revolução Industrial. Estas invenções aumentaram a agilidade no transporte e processos produtivos, transformando todo o sistema de produção até então.
  • Indústria 2.0: impulsionado pelas criações tecnológicas, este período é marcado pelas descobertas de novas fontes de energia, como petróleo e urânio, e pela produção em série. O Fordismo, característico da indústria automobilística, é um grande exemplo deste período.
  • Indústria 3.0: caracterizado pela robótica tradicional, este período é marcado pela invenção do computador. Em meados da década de 1940, surgiu o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer), um enorme aparelho computacional. Com o tempo, ele foi diminuindo e se tornando mais comum dentro das fábricas.

Estas três fases foram importantes para chegarmos na era atual. Período marcado pelo surgimento de softwares capazes de automatizar diferentes processos, antes realizados apenas por humanos, a indústria 4.0 é caracterizada pela integração da inteligência artificial, robótica, computação em nuvem e outros conceitos tecnológicos à indústria.

O que é Indústria 5.0?

Conceito relativamente novo no segmento tech, se caracteriza pela conciliação do trabalho entre ser humano e máquina – com um foco especial na inteligência artificial, seja ela virtual ou robótica. Portanto, a indústria 5.0 pode ser descrita como uma evolução natural da indústria 4.0.

Ela começou a tomar forma após a feira CeBIT de 2017, na Alemanha. Naquele ano, o Japão apresentou um projeto chamado de Sociedade 5.0, que visava um futuro com automação industrial, uso de robótica e manufatura inteligente. Desta forma, este conceito japonês foi o precursor do que chamamos hoje de indústria 5.0, com foco no ser humano trabalhando ao lado de robôs. 

O principal objetivo deste novo modelo é impulsionar a criatividade e o pensamento crítico e cognitivo dos humanos, para que, em conjunto com as máquinas, encontrem soluções mais inteligentes e precisas. Esta nova fase utiliza análises preditivas em conjunto com a inteligência operacional, a fim de criar modelos que tomem decisões mais assertivas e menos instáveis. 

A indústria 5.0 é baseada em três pilares:

  • Sustentabilidade: neste novo modelo, a principal preocupação para as indústrias é o meio ambiente. Elas passam a repensar a forma como se dá o descarte de resíduos de materiais usados na confecção, por exemplo. Além disso, a tecnologia se torna aliada nessa missão, uma vez que adota o uso de equipamentos de análise preditiva, que auxiliam no controle do consumo de recursos.
  • Inclusão: é valor-chave da proposta de indústria 5.0, uma vez que este novo modelo gira em torno da igualdade incorporada na sociedade, visando diminuir os problemas sociais e econômicos. Aplicado à empresa, visa à contratação de colaboradores para compor um time  com diversidade, a fim de incorporar medidas que reduzam problemas sociais.

Qualidade de vida: A integração entre máquinas e seres humanos não é à toa. Pensando em oferecer maior qualidade de vida, a indústria 5.0 olha para a automatização tecnológica como uma oportunidade para que as pessoas trabalhem menos e tenham tempo para realizar outros tipos de atividades.

A indústria 5.0 ainda se preocupa com a automação de processos, mas sem se esquecer do “toque humano”.

Quais as diferenças entre Indústria 4.0 e Indústria 5.0?

No passado, o processo evolutivo da indústria resultava na obsolescência e substituição das tecnologias anteriores, como aconteceu com as máquinas a vapor e os grandes computadores, por exemplo. No entanto, a transição da indústria 4.0 para a 5.0 não possui essa mesma característica. 

Chegamos na indústria 4.0 graças às transformações sociais ocorridas, impulsionadas pelos avanços tecnológicos, à crescente busca por produtos e serviços personalizados e também à necessidade de ser mais sustentável. E isso não se perde na indústria 5.0.

De modo geral, a tecnologia é um ponto de convergência em ambas as revoluções da indústria. O que se observa de diferença é que, além da sinergia entre humano e máquina, a indústria 5.0 também tem uma preocupação com dados mais precisos e confiáveis. 

A seguir, temos uma tabela com algumas características que marcam cada período e o foco de cada uma. Confira!

Indústria 4.0Indústria 5.0
Foco na criação e implementação de tecnologias que promovam a automação de processos.Visa integrar os trabalhadores humanos e as máquinas de fabricação com outros ambientes industriais.
Voltada para aplicação de soluções cada vez mais robóticas, máquinas automatizadas em instalações de manufatura e logística.Tem em vista a colaboração entre robôs e pessoas, otimizando resultados e ampliando a importância da criatividade e do pensamento cognitivo humano.
Máquinas e soluções voltadas para a automação de processos passam a ser instaladas, a fim de que executem a maioria das tarefas repetitivas, e até mesmo perigosas.As máquinas continuam ocupando espaços mais operacionais, enquanto os colaboradores da empresa passam a migrar para áreas que exigem maior criatividade na resolução de problemas.

Nota-se que a indústria 4.0 é pautada na conectividade, automação de processos e na busca por dados em tempo real. Ou seja, ela depende exclusivamente de tecnologias disruptivas e manufatura inteligente.

Já a indústria 5.0 avança para encontrar uma abordagem mais equilibrada, pautada no uso da tecnologia para a construção do bem-estar humano

Quais os principais benefícios da Indústria 5.0?

Até aqui, você já conhece o conceito de indústria 5.0 e a importância dela para um futuro colaborativo, inovador e sustentável. 

Para facilitar a compreensão sobre este novo momento, trouxemos 4 benefícios que a indústria 5.0 proporciona:

1. Foco no bem-estar 

Os três principais pilares da indústria 5.0 são: qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade.

Esses tópicos já deixam em evidência a preocupação que esta abordagem tem em colocar o ser humano à frente da máquina, utilizando-a para a otimização de tarefas operacionais e repetitivas. 

Desta forma, os colaboradores de uma empresa possuem maior tempo para desenvolver demandas que permitam o uso da criatividade e solução de problemas, trazendo um trabalho de maior valor para o negócio. 

Além disso, essa automatização também pode ser utilizada fora do ambiente de manufatura e otimizar processos da vida pessoal, permitindo que as pessoas utilizem seu tempo livre para atividades que promovam bem-estar. 

2. Maior desenvolvimento humano

Neste novo cenário, o uso de tecnologia é focado apenas em atividades operacionais e o “toque humano” passa a ser cada vez mais essencial – inclusive fora do ambiente corporativo.

Sendo assim, além da possibilidade de assumirem trabalhos mais criativos, os colaboradores também podem dedicar mais tempo para diferentes tipos de atividades humanas, como lazer e arte. 

3. Otimização de processos e custos

A indústria 5.0 explora os mecanismos que proporcionam a automação dos processos, a fim de aumentar a produtividade e otimizar o tempo. Além disso, a máquina também proporciona a análise de informações em diferentes cenários e fornece dados mais precisos, que auxiliam na criação de estratégias mais assertivas. 

4. Produção mais sustentável

Na indústria 5.0, existe uma preocupação maior com a sustentabilidade e com a tecnologia verde. E, sabendo disso, as empresas precisam ter em mente como otimizar seus processos segundo as boas práticas ambientais

Portanto, além de trabalharem na redução dos impactos negativos ao meio ambiente, elas também devem concentrar seus esforços em como colaborar para um mundo mais sustentável em geral.

Mecanismos de análise preditiva, por exemplo, podem auxiliar negócios na compreensão de seus níveis de consumo, gerando insights sobre ações de economia energética ou mesmo de logística reversa

O grande diferencial da indústria 5.0 é sua sinergia entre humanos e máquinas.

Quais as tecnologias envolvidas na Indústria 5.0?

Pensando nessa interação entre homem e máquina, a indústria 5.0 propõe um modelo de trabalho colaborativo, focado em uma série de mudanças para o ambiente corporativo. Tais como:

  • Maior conscientização, principalmente sobre o modo de consumo;
  • Redução dos impactos ambientais;
  • Aumento de bem-estar no ambiente de trabalho;
  • Maior personalização nas produções, por meio do toque humano.

Mas, para alcançar essas transformações, é preciso investir e contar com apoio de várias soluções tecnológicas. São elas: 

  • Biotecnologia;
  • Nanotecnologia;
  • Dark Analytics;
  • Machine Learning;
  • Inteligência Artificial (IA);
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Robótica avançada;
  • Cobots (Robôs colaborativos);
  • Edge computing.

Vale ressaltar que algumas destas tecnologias ainda estão em processo de construção e possuem foco em aprimorar as estratégias e operações.

Como implementar a Indústria 5.0 em sua empresa?

A indústria 5.0 ainda está em desenvolvimento, portanto a sua implementação requer paciência. Essa é uma transformação inédita, até mesmo nos meios empresariais. Afinal, a integração entre homem e máquina, de maneira colaborativa, ainda é uma novidade. Portanto, alguns aspectos específicos necessitam ser seguidos, como:

  • Adoção de novas tecnologias: sem novos mecanismos tecnológicos, a indústria 5.0 não conseguirá operar de maneira eficiente. Portanto, a tecnologia é peça fundamental neste processo. Mecanismos como a IA, IoT e Machine Learning, por exemplo, serão essenciais. Além disso, novas criações, como os Cobots, facilitam todo o processo.
  • Ampliação de investimentos: novas tecnologias, inevitavelmente, exigem um alto investimento. O valor de um Cobot, por exemplo, à primeira vista, pode parecer um pouco alto. Mas vale lembrar que este tipo de investimento, a longo prazo, gera redução de custos e aumenta o valor de mercado de uma empresa.
  • Foco na força de trabalho: se adequar à indústria 5.0 exige, principalmente, mudança de mindset e capacitação da equipe. Muitos terão que lidar diretamente com tecnologias distantes da realidade atual de trabalho. Ou seja, precisarão cooperar diretamente com robôs. Nesse sentido, a capacitação é extremamente importante. 
A capacitação dos colaboradores também é uma grande preocupação na indústria 5.0

E como a Ingram Micro pode auxiliar?

A indústria 5.0 tem um alto poder revolucionário e, sem dúvidas, irá transformar o modo como vivemos e trabalhamos. 

Tecnologias como inteligência artificial e machine learning promovem não só uma maior interação entre humano e máquina, mas também contribuem para a otimização de processos, aumento da produtividade e construção de um fluxo de trabalho mais eficiente e ágil

Deseja conhecer mais sobre as possibilidades da tecnologia em sua empresa? Está em busca de soluções que fomentem a transformação de seu negócio? Entre em contato com a Ingram Micro e saiba como aderir a esta nova revolução da indústria!

Este artigo foi útil?

(5)

Você já votou neste post

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.