A transformação digital avança a passos largos em todos os segmentos da sociedade, inclusive no setor da saúde. A administração hospitalar e automação hospitalar têm sido, cada vez mais, impactadas pela inovação tecnológica. Com a adoção de ferramentas disruptivas, clínicas e, principalmente, hospitais, passam a ter acesso aos melhores recursos, que unem ainda mais os avanços em saúde e tecnologia. 

Com isso, é possível otimizar o trabalho da equipe médica e demais colaboradores, melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, tomar decisões estratégicas, bem como armazenar documentos e dados com segurança.

A administração hospitalar e automação hospitalar também geram melhorias na qualidade de serviço e assistência, reduzindo custos e aprimorando as práticas de gestão. Além disso, com o uso de equipamentos com tecnologia de ponta, a equipe médica tem condições de fazer descobertas científicas, que resultam em avanços e melhorias no tratamento de doenças.

Em síntese, sempre que um hospital prioriza a jornada de transformação digital e investe em novas tecnologias, todos saem ganhando: administração hospitalar, equipe médica, enfermagem, equipe técnica e, claro, os pacientes.

Neste artigo, apresentamos a importância da administração hospitalar a automação hospitalar, bem como listamos as novas tecnologias em uso.

Continue sua leitura!

Qual a importância da tecnologia na saúde para a administração hospitalar?

O setor da saúde e da tecnologia têm muito a ganhar com o investimento em novas tecnologias, ferramentas e equipamentos para a administração hospitalar. A digitalização invade, também, o ambiente hospitalar, levando mais precisão, conforto e segurança tanto para profissionais de saúde quanto para os pacientes. 

O papel da tecnologia na área da saúde se expandiu exponencialmente nos últimos 20 anos e deve aumentar, acompanhando o ritmo da inovação disruptiva e da transformação digital

Na prática, a capacidade de armazenar, compartilhar e analisar informações de saúde está diretamente ligada às tecnologias disruptivas. Isso porque elas aumentam a capacidade do provedor e o acesso das pessoas aos serviços de saúde, melhorando a qualidade de vida de alguns pacientes e salvando a vida de outros. 

Nesta nova era, saúde e tecnologia estão intimamente conectadas. Com o uso das novas soluções, os médicos podem ver os pacientes remotamente e fazer um diagnóstico com precisão usando a telemedicina. 

A rotina médica, tão turbulenta, encontro na simbiose da saúde e tecnologia o alívio para o seu dia-a-dia!

Além disso, o uso de outras ferramentas, como os dispositivos vestíveis, ou wearables, também proporcionam ganhos expressivos. Já que, por meio deles, é possível monitorar as condições de saúde do paciente, atuando na prevenção.

O fato é que ao aliar saúde e tecnologia, médicos, clínicas, hospitais e pacientes obtêm uma série de benefícios:

  • Tratamentos e procedimentos diagnósticos são continuamente melhorados;
  • É possível fazer uma abordagem preventiva, evitando complicações no quadro de saúde;
  • A infraestrutura do hospital é modernizada, aumentando a eficiência operacional. 
  • A qualidade do atendimento ao paciente melhora muito, gerando satisfação com os serviços prestados e garantindo bem-estar. 
  • A transformação digital na administração hospitalar e automação hospitalar avança em um ritmo constante. 

Além disso, a administração hospitalar e a automação hospitalar garantem a modernização das instituições de saúde, tornando-os mais inteligentes e eficientes. O resultado é uma melhoria significativa na qualidade do serviço prestado para os pacientes, bem como na entrega dos funcionários. 

Assim, motivos não faltam para investir em saúde e tecnologia! Essa é uma ótima maneira de se destacar no mercado e otimizar o fluxo de processos e atendimento do hospital. 

Como funciona a automação hospitalar?

A automação hospitalar consiste no redesenho do funcionamento das rotinas a partir do controle de um sistema que executa operações sem a necessidade de intervenção humana. Do registro do paciente até a sua alta, as tarefas são feitas de modo mais simples, prático e ágil. 

Com saúde e tecnologia em uma estratégia de administração hospitalar e automação hospitalar, é possível diminuir o fluxo de trabalho manual e otimizar o tempo de gestores, profissionais de saúde e pacientes. 

A gestão dos equipamentos médicos também se torna mais fácil com o uso da tecnologia. A manutenção, a vida útil e a segurança dos aparelhos são otimizadas, deixando os profissionais mais tranquilos e oferecendo mais conforto aos pacientes.

Contudo, vale destacar que, embora as tecnologias estejam disponíveis, a automação hospitalar ainda é pouco explorada, principalmente nas instituições de saúde públicas. 

Benefícios da automação hospitalar

Em um mercado altamente competitivo e diante do desafio da transformação digital, a automação hospitalar é mais do que necessária. Na prática, além de aumentar a produtividade e a rentabilidade da instituição de saúde, o investimento em saúde e tecnologia gera uma série de outras vantagens. 

Confira com detalhes os principais benefícios da automação hospitalar:

Gera economia de custos

A automação é o caminho para o futuro da tecnologia de saúde. Cada vez mais, clínicas e hospitais dependem de sistemas automatizados para conduzir uma série de processos internos. 

Por exemplo, usando um software eficaz um hospital pode fazer reduções significativas nos custos operacionais. A economia pode ser canalizada para o desenvolvimento de melhores instalações e aquisição de equipamentos avançados.

Alívio da carga de trabalho

Os funcionários do hospital têm uma série de atribuições e tarefas para lidar. Na maioria das vezes, atividades de rotina como a validação de dados do paciente e a organização de um grande volume de informações, exigem tempo e energia dos profissionais. 

Ao usar automação hospitalar e adotar soluções inteligentes para as responsabilidades diárias, é possível aliviar a carga de trabalho da sua equipe. Assim, os profissionais podem se concentrar em funções mais importantes.

Coleta precisa de informações

Os dados no setor de saúde são importantes, e cabe aos hospitais a tarefa de gerenciar esse conjunto de informações valiosas. Especialmente com a vigência da LGPD, as organizações precisam se manter atentas às exigências da legislação que protege os dados dos pacientes.

Além disso, é preciso considerar que pequenos erros podem causar sérios transtornos aos seus pacientes e gerar repercussões jurídicas. 

Ao adotar um software de gerenciamento hospitalar eficaz, a instituição tem condições de garantir compliance na coleta e gestão dos dados, bem como  oferecer um atendimento de qualidade mais rápido, fácil e com menos erros.

Melhora o atendimento aos pacientes

Esse, sem dúvida, é um dos principais ganhos da estratégia de saúde e tecnologia. Com a automação dos processos, a instituição ganha condições de conduzir todo o atendimento do paciente de forma mais organizada e eficiente, favorecendo a recuperação e a manutenção da saúde dele.  

Nas instituições inteligentes, que já usam administração hospitalar e automação hospitalar, todos os procedimentos são geridos com o auxílio da tecnologia. Da identificação do paciente, passando pelos procedimentos médicos/cirúrgicos, incluindo o controle de dieta e a dispensa de medicamentos, até a completa recuperação, todas as atividades são registradas e controladas no sistema. 

Além de aumentar a eficiência, a automação hospitalar evita problemas como falhas de equipamentos médico/hospitalares, erros na identificação de pacientes e perda de dados. A qualidade dos diagnósticos, exames e do atendimento também melhora muito.

De outro modo, um ganho representativo é a padronização dos procedimentos, que diminui as chances de falha médica, e aumenta a assertividade dos atendimentos. 

Saúde e tecnologia aumentam potencial competitivo

Por fim, mas não menos importante, com saúde e tecnologia os hospitais investem na sua competitividade, aumentando, inclusive, os resultados financeiros

Com administração hospitalar e automação hospitalar, usando um software de gerenciamento avançado, neste sentido, o hospital tem mais recursos à disposição para garantir uma qualidade superior no atendimento e na entrega de serviços para os pacientes.

Novas tecnologias no setor da saúde

Atualmente, o mercado dispõe de uma série de ferramentas que viabilizam a administração hospitalar e automação hospitalar, otimizando a operação e facilitando também a manutenção dos equipamentos médico-hospitalares. Um software hospitalar é o tipo de ferramenta que torna a instituição mais organizada, produtiva e eficiente. 

Desse modo, a qualidade do atendimento e o valor percebido pelos pacientes também melhoram. De maneira geral, as novas tecnologias têm potencial de tornar os processos mais seguros e confiáveis tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde.

A seguir, confira as ferramentas que estão transformando a administração hospitalar e automação hospitalar. Elas facilitam a gestão da equipe, dos equipamentos e dos processos em tempo real, com personalização e atendimento às demandas de cada paciente.

Uso de dispositivos móveis

Os tablets e celulares são tecnologias comuns para a maioria de nós. Na estratégia de saúde e tecnologia eles também têm sido amplamente usados por clínicas e hospitais. Com apenas alguns toques na tela, os médicos realizam avaliações e prescrevem medicamentos, enquanto os enfermeiros podem fazer o controle da administração de remédios.  

Muitos softwares hospitalares podem ser acessados a partir de dispositivos móveis. Essa facilidade no acesso mobile desburocratiza muitos processos. Por exemplo, mesmo de longe, o médico pode conferir o histórico de um paciente e ver como ele está.

A tendência de uso das tecnologias móveis é crescente. De acordo com dados de pesquisa global Zebra, estima-se que, em 2022, 100% dos médicos utilizarão dispositivos móveis diariamente no atendimento aos pacientes

O trabalho em conjunto de saúde e tecnologia, aliados à automação hospitalar, simplificam e aumentam a segurança do trabalho de todos os colaboradores da área.

Inteligência artificial

A inteligência artificial pode tornar o trabalho de profissionais da saúde mais ágil e preciso. Graças ao suporte das máquinas e dos algoritmos, capazes de coletar, armazenar, buscar e cruzar dados rapidamente, os médicos contam com ferramentas que permitem identificar padrões importantes para a prevenção e o diagnóstico de doenças. 

Os recursos de inteligência artificial (IA) conseguem captar, reunir e disponibilizar dados, possibilitando a personalização do atendimento em saúde. Por exemplo, a partir da comparação de imagens e de fatores de risco, o médico tem a ajuda da IA para compreender a predisposição do paciente a desenvolver uma doença ou não.

Big Data

Enquanto a inteligência artificial coleta e gerencia as informações de pacientes, o Big Data permite a construção e organização de bancos de dados, tomando como base um volume imenso de informações que não poderia ser analisado por humanos.

As bases de dados podem ser consultadas de maneira simples e rápida, em buscas específicas. Estas, são buscas que expõem, dentre outros aspectos, gargalos do sistema de atendimento ao paciente e oportunidades de melhoria na prevenção, diagnóstico e tratamento.

Reconhecimento de imagens, faces e voz

A tecnologia de reconhecimento de imagem não serve apenas para identificar o perfil de um usuário. Ela pode ser usada para outras finalidades, como, por exemplo, para reconhecer a aparência de uma alergia na pele, auxiliando no diagnóstico.

Além disso, a identificação facial e por voz também devem ser cada vez mais usadas na estratégia de saúde e tecnologia. Isso porque elas garantem o acesso aos dados protegidos pelo sigilo médico-paciente, exclusivamente às pessoas autorizadas.

Monitoramento por sensores

Os wearables, dispositivos vestíveis usados pelos pacientes, como relógios e pulseiras inteligentes, são alguns dos sensores mais comuns em uso atualmente. Eles captam dados sobre os batimentos cardíacos, temperatura e quantidade de oxigênio no sangue.

Dessa maneira, médicos e outros profissionais podem monitorar sintomas e mudanças no corpo do paciente a distância. Sempre que necessário, o profissional da saúde envia um alerta para o usuário. Os dispositivos não só coletam e guardam dados como também empoderam os pacientes. Na prática, eles se sentem motivados a melhorar sua qualidade de vida.

Você, profissional da saúde, alie saúde e tecnologia em sua rotina hospitalar com a Ingram Micro Brasil!

O que é logística hospitalar?

A logística hospitalar deve manter sempre organizada e controlada a distribuição de suprimentos médicos, fornecimento de kits de instrumentos esterilizados para salas de operação, entrega de alimentos e serviços de catering para pacientes são apenas alguns dos processos de atendimento 24 horas em um hospital.

Além das novas tecnologias, outro componente essencial da transformação digital na saúde é a estratégia de logística hospitalar. Por isso, garantir a logística hospitalar eficiente é parte essencial de uma administração de sucesso

Essencialmente, o bem-estar dos pacientes depende do alinhamento de todos os serviços no centro de logística interno do hospital. 

Acima de tudo, o principal objetivo é entregar saúde e tecnologia ao paciente, em um atendimento seguro, com o fornecimento eficiente de suprimentos médicos e produtos farmacêuticos

Além disso, o serviço de alimentação em coordenação, com a cozinha do hospital e o departamento de processamento de esterilização ou abastecimento central, também fazem parte da logística hospitalar.  

Dentro das instituições, a tendência é que a logística hospitalar se torne cada vez mais digital. Muitas cadeias de suprimentos já são monitoradas e suportadas digitalmente com o uso de dispositivos móveis. À medida que as tecnologias se tornam mais baratas, disponíveis e acessíveis, o próximo desafio é garantir as interfaces entre os diferentes sistemas, incluindo os módulos da logística hospitalar.

Administração hospitalar e automação hospitalar: a solução SVR Health

Graças à automação de processos, uma série de novas soluções, que beneficiam a gestão de pessoas e pacientes são criadas. Uma delas é a SVR Health. A solução une saúde e tecnologia, usa câmeras e reconhecimento facial para identificar o risco de queda de pacientes em hospitais

De outro modo, a ferramenta também ajuda hospitais e clínicas no monitoramento de processos internos. Assim, as instituições podem checar se as normas estão sendo seguidas à risca permitindo a reeducação e ação preventiva. 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre as inovações em saúde e tecnologia? Continue acompanhando nosso blog!

Quer conhecer todas as possibilidades que a Ingram Micro oferece em soluções tecnológicas? Acesse agora mesmo nosso portfólio.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Thelma Bohrer

Thelma Bohrer

Healthcare Business Development Manager da Ingram Micro Brasil. Formada em Análise de Sistemas pela PUC Campinas, com MBA em Gestão de Negócios pela USP. Mais de 28 anos de experiência em posições de liderança como Gerente de Unidade de Negócios, Gerente de Canais e Alianças, Country Manager e Gerente de Desenvolvimento de Negócios para segmento de indústria de Saúde. Trabalhou em empresas como Itautec, TechData, Hyland Software, Software AG e, atualmente, atua na Ingram Micro Brasil. Focada em resultados, possui grande relacionamento com fabricantes e canais, visão estratégica e comprometimento com os objetivos da empresa.