Escalar montanhas, pular de paraquedas e participar de uma corrida automobilística são aventuras um pouco arriscadas e requerem muita coragem para deixar o conforto e segurança do lar, certo? 

Mas sabia que você pode viver todas essas emoções na segurança da sua casa?

Com os jogos de realidade virtual, isso é possível! Eles estão ficando cada dia mais populares, especialmente entre a geração mais jovem ou os chamados gamers. Isso porque o mercado de games está acelerado, e não há dúvida de que seu crescimento será cada vez mais intenso. 

Apenas usando um computador é possível levar o usuário a um mundo totalmente novo, onde ele pode experimentar muitas coisas fascinantes enquanto joga. Você está curioso sobre o que acontece quando se aventura em jogos de realidade virtual? 

Vem com a gente para um passeio pelos bastidores da tecnologia envolvida nesses games!

O que é a realidade virtual (VR)?

A realidade virtual (RV) é uma experiência extremamente imersiva em que você pode desfrutar a simulação de algo real com segurança. Usando um fone de ouvido de realidade virtual ou um aplicativo, é possível entrar em simulações interativas entre usuários que incentivam a exploração do ambiente virtual.

No caso dos jogos de realidade virtual, o jogador pode controlar o espaço virtual, visualizando e interagindo com os objetos virtuais do game.  Isso porque a realidade virtual, geralmente, ocorre em um ambiente 3D que é renderizado na versão mais próxima de uma simulação.

Uma pessoa pode usar uma variedade de equipamentos eletrônicos, que funcionam como dispositivo de realidade virtual, para interagir com a cena e controlar o ambiente. De modo geral, a realidade virtual significa uma simulação de uma experiência do mundo real na qual uma pessoa pode entrar e sair a qualquer momento usando a tecnologia.

E à medida que a RV continua a se desenvolver, as simulações ficam cada vez mais profundas e realistas. A tecnologia também começa a ficar mais barata, facilitando o acesso a essa experiência,  criando a expectativa de que daqui a alguns anos, qualquer pessoa poderá ter a chance de experimentá-la.

Deseja saber mais sobre a evolução dos games? Então clique abaixo e veja a linha do tempo dos jogos eletrônicos!

Como funcionam os jogos de realidade virtual? 

Os jogos de realidade virtual oferecem aos jogadores uma perspectiva verdadeiramente imersiva em que o usuário é a primeira pessoa da ação do jogo, proporcionando mais emoção aos jogadores.

Participantes experimentam e influenciam o ambiente do jogo por meio de uma variedade de dispositivos e acessórios de jogos de RV, incluindo fones de ouvido virtual reality (VR), luvas equipadas com sensores, controladores manuais e muito mais, envolvendo diversos sentidos como tato, audição e visão.

Os games de RV podem ser jogados em sistemas autônomos, consoles de jogos especializados ou usando laptops e PCs avançados que podem alimentar os principais fones de ouvido de RV, como Oculus Rift e HTC Vive. Veja, a seguir, os recursos que permitem uma experiência cada vez mais imersiva:

Recursos de áudio

Para ter uma experiência ainda mais imersiva, os fones de ouvido e efeitos sonoros 3D são essenciais na  criação de um ambiente fascinante. Isso porque eles são sincronizados com os efeitos visuais e aumentam o engajamento dos usuários.

Os designers coordenam com precisão os efeitos de áudio e vídeo porque, sem isso, o ambiente pode se tornar irritante para os jogadores, então, é preciso que tudo esteja harmonizado e sincronizado.   

Recursos visuais

É claro que os recursos visuais não ficam de lado quando se trata de jogos de realidade virtual, tendo uma configuração específica de câmeras e sensores  que podem ser instaladas na sala. Estes fornecem a mais alta precisão, mas, ao mesmo tempo, têm um custo muito alto.

Uma alternativa mais acessível são os ponteiros laser e sensores móveis, assim como os acelerômetros e giroscópios usados para detectar movimento tridimensional e movimento angular.

A evolução dos dispositivos e jogos de realidade virtual andam lado a lado, proporcionando os avanços dos jogos que temos atualmente.

Como surgiram os jogos de realidade virtual?

Mais antigos do que possa parecer, as primeiras tentativas de criar simulações imersivas surgiram lá na década de 60, e uma das primeiras criações partiu de Morton Heilig, com sua máscara telesférica.

Realidade virtual: do fliperama para os fones headset

O Sensorama foi um dos primeiros jogos de realidade virtual inventados. Fonte: Reprodução/ TecMundo 

Para tornar as experiências virtuais mais reais, Morton Heilig criou o Sensorama, um enorme aparato semelhante ao Fliperama. Ele possuía uma cadeira embutida que se mexia, óculos com visor, alto-falantes e até mesmo um sistema que produzia odores. 

Ainda na década de 60, os engenheiros da Philco criaram o Headsight, um sistema pensado para mover câmeras de maneira remota. O projeto tinha como característica o estímulo visual e o reconhecimento de objetos pela câmera. 

Os estudos para aprimorar esse sistema continuaram e em 1965 Ivan Sutherland lançou o “The Ultimate Display”, apelidado como “Espada de Dâmocles”. Esse objeto é considerado o primeiro headset funcional da história e foi ligado apenas em 1968.

Por meio de um computador, ele criava um mundo artificial e permitia interação com alguns objetos. Uma curiosidade é que o aparelho era tão pesado que tinha que ficar suspenso por uma haste.

A partir daí, vários estudos foram feitos, até que, na década de 90, a RV saiu dos laboratórios  e passou a ser estudada por outras áreas, principalmente no mundo dos games. A SEGA criou, em 1993, um headset mega drive que continha alguns jogos,  mas que apenas permaneceram na fase de protótipo. 

Os primeiros óculos de realidade virtual

O Virtual Boy foi um avanço para a época por ser um aparelho de jogos de realidade virtual portátil.

Em 1995, a Nintendo lançou o Virtual Boy, um óculos que gerava gráficos 3D. Com um design bem diferente do tradicional, a criação foi considerada um fracasso, já que gerava fortes dores de cabeça nos usuários

Depois disso, várias empresas de games tiveram tentativas falhas na adaptação da realidade virtual para os jogos e somente em 2012 houve um avanço considerável. 

Nessa época, Palmer Luckey iniciou pela Kickstarter o financiamento do projeto do Oculus Rift, com o objetivo de criar um display em forma de visor que ficaria posicionado na cabeça do jogador e, o mais importante,  com a promessa de ser mais acessível.

Ou seja, mais usual e barato, sem ser pesado e voltado justamente para o público que começava ou já estava muito interessado nos jogos digitais. Inclusive, temos um conteúdo sobre a história e evolução dos jogos eletrônicos, veja aqui! 

O projeto deu tão certo que as marcas gigantes dos games começaram a criar os jogos de realidade virtual para PC. E, em 2014, foram lançados os primeiros objetos que permitiam essas simulações. A partir daí, o mercado viu um lançamento atrás do outro.

Além da experiência visual, hoje os jogos de realidade virtual proporcionam uma experiência imersiva presente tanto no áudio quanto no tato, com o uso de luvas que permitem captar os micromovimentos do usuário.

Como os jogos de realidade virtual funcionam?

Entenda as principais características e como os jogos de RV, feitos para criar experiências imersivas e interativas, funcionam atualmente:

Imersão

O objetivo de qualquer ambiente de realidade virtual é mergulhar completamente o usuário em um novo sistema de simulação, proporcionando uma experiência completa. 

Criar ambientes realistas e passar a visão de que o usuário está em outro mundo é o principal objetivo dos jogos de realidade virtual.

O sistema ainda introduz o som surround – técnica para enriquecer a qualidade de reprodução de som com canais independentes – que pode ser controlado em pelo usuário, além de dar o controle sobre a cena por meio de movimentos da cabeça. No mínimo, a introdução desses níveis de controle pode criar uma experiência imersiva. Mas não são os únicos recursos utilizados, e, para criar uma vivência ainda mais poderosa, existem novos recursos de interação que podem ser adicionados.

Interação

Os criadores de aplicativos estão trabalhando para proporcionar experiências mais imersivas para diversos filmes e jogos. Usar um controlador especializado no novo Playstation VR, por exemplo, pode ajudar os usuários a interagirem com a cena e os elementos de controle. 

A capacidade de montagem na cena ou até mesmo interagir  com os personagens pode melhorar ainda mais uma adaptação para agregar valor às simulações de realidade virtual.

Existem subconjuntos de jogos de realidade virtual que usam tecnologias relacionadas chamadas de realidade aumentada (AR) e realidade mista (MR) , em que os elementos virtuais são colocados no mundo real do jogador, percebido por meio de um fone de ouvido ou câmera. 

Quais os diferentes tipos de jogos de realidade virtual?

Quando se trata de jogos de realidade virtual existem algumas diferenças entre eles, como os jogos de realidade virtual (RV) individuais e jogos de realidade virtual online em quejogam vários usuários ao mesmo tempo.

Alguns jogos de RV colocam os jogadores em ambientes de combate físico, enquanto outros envolvem atividades menos conflitantes, como corridas de automóveis, voos acrobáticos, resolução de problemas ou exploração de novos lugares.

Os laptops para jogos de realidade virtual e as torres de jogos prontas para RV são plataformas amplamente populares, mas existem diferentes tipos de jogos RV que variam de acordo com o tipo de dispositivo de computação usado:

  • Jogos de RV em PCs e laptops: games jogados em computadores de última geração oferecem os ambientes virtuais e opções de jogo mais detalhados. Os fones de ouvido VR mais populares para PCs e laptops no final de 2021 incluem Oculus Rift e HTC Vive;
  • Jogos de RV em consoles de jogos: são semelhantes aos jogados em PCs, mas funcionam apenas com consoles de jogos de fabricantes específicos. Um exemploé o headset/plataforma PlayStation VR;
  • Jogos VR em Smartphones: para jogos VR móveis, os fabricantes de smartphones estão lançando seus próprios headsets, controladores e jogos (VR, AR e MR). Um desses fones de ouvido/plataforma é o Samsung Gear VR.
O metaverso está se expandindo cada vez mais e ocupando espaços que antes era domínio apenas da internet. A experiência de comprar algo dentro dele já é uma realidade e um caso disso são as NFTs.

Metaverso: mais um espaço para games RV

O metaverso é um mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos de realidade virtual. Não se trata de um jogo, é quase como uma extensão do mundo real, em que os usuários podem interagir entre si.

 Nele, existe a ideia de internet tridimensional que é alimentado pela Realidade Aumentada (RA) e pela Realidade Virtual (RV), e possui características como:

  • Persistência: existe mesmo com o usuário desconectado;
  • Tempo real: é possível experimentar eventos ao vivo;
  • Infinito: suporta o acesso simultâneo de diversos usuários;
  • Interoperável: existe apenas um metaverso e tudo é integrado nele. 

Por fim, o metaverso proporciona uma interação humana de forma digital. Em outras palavras, as pessoas podem ir à escola, trabalhar, jogar, ir a shows, visitar lojas e tudo isso sem sair de casa.

Quais os demais dispositivos de realidade virtual?

A emoção dos jogos de realidade virtual está na experiência em ter o ponto de vista em primeira pessoa e da capacidade que cada jogador tem de manipular o ambiente virtual

Ao contrário dos videogames comuns, onde a perspectiva mostrada é tipicamente por trás e/ou um pouco acima do personagem do jogador, os jogadores de realidade virtual geralmente conseguem ver a ação diretamente dos olhos de seu personagem.

Essa perspectiva e jogabilidade únicas são alcançadas, principalmente, usando os avançados headsets ou óculos de VR que fazem parte de quase todas as experiências de jogo de VR. 

Para entrada e controle adicionais, uma variedade de dispositivos de realidade virtual adicionais podem ser usados ​​para traduzir os movimentos do jogador feitos na vida real  para sua ação dentro da tela. Abaixo, estão alguns dispositivos e periféricos de jogos de realidade virtual típicos:

Fones de ouvido e óculos de proteção para jogos de RV

O acessório de jogo de realidade virtual mais importante é aquele que você usa na cabeça para mergulhar no jogo, como é o caso  da categoria de headsets/óculos está se expandindo rapidamente. 

Os produtos variam de headsets RV de controle de movimento de última geração que captam e transmitem seus movimentos completos da cabeça e dos olhos, até óculos VR mais simples que apenas exibem o ambiente de jogo 3D simulado.

Controladores de jogo de realidade virtual

Um controlador VR traduz suas ações físicas em desempenho de jogo. Como os videogames tradicionais, a maioria dos jogos de RV utiliza algum tipo de controle manual (joystick, gamepad ou até luvas) para apontar, disparar e enviar comandos. 

Já os jogos de realidade virtual mais avançados também usam um detector/controlador de movimento para detectar suas atividades da vida real (andar, arremessar e assim por diante) e recriá-las dentro do jogo.

Luvas para jogos de RV

As luvas de jogos VR são equipadas com sensores que permitem um novo nível de detalhe nos jogos mais recentes. Enquanto os detectores de movimento VR podem detectar movimentos amplos de corpo inteiro, as luvas VR permitem a detecção de movimentos minuciosos da mão e dos dedos, permitindo que os jogadores peguem pequenos itens, segurem e carreguem objetos.

Diferentes dispositivos podem auxiliar na experiência imersiva de jogos de realidade virtual.

Como a Ingram pode ajudar com os jogos de realidade virtual? 

Como a maior distribuidora de soluções tecnológicas e líder global da cadeia de suprimentos de TI, serviços mobile, cloud, automação e logística, a Ingram Micro oferece também uma linha completa de fones de ouvido e acessórios que irão tornar ainda melhor sua experiência nos jogos de realidade virtual.

Além disso, no nosso portfólio, você encontra também mouses e outros acessórios para games.

Este artigo foi útil?

(3.1)

Você já votou neste post

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.