Imagine comprar uma obra de arte digital na internet e obter um token digital exclusivo, conhecido como NFT, que prova sua autoridade sobre a obra de arte em questão. Isso já é possível! 

Atualmente, os NFTs estão conquistando o mundo da arte digital e dos colecionáveis. Negociados online, muitas vezes por valores expressivos, os NFTs têm sido usados para transações, inclusive por grandes empresas. 

Desde o mercado de arte até videogames, esses ativos digitais vêm ganhando popularidade. Mas o que exatamente eles são e como são negociados? Saiba mais lendo o nosso artigo. 

O que é NFT?

NFT significa um token não fungível, ou seja, que não pode ser substituído nem trocado porque possui propriedades únicas. Basicamente, o conceito abrange três características principais que facilitam o entendimento sobre o que é NFT:

  • Ativo Digital: NFT é um ativo digital que representa colecionáveis ​​da Internet como arte, música e jogos com um certificado autêntico criado pela tecnologia blockchain subjacente à criptomoeda; 
  • Único: e como tal não pode ser forjado ou manipulado de outra forma; 
  • Exchange: as trocas NFT ocorrem em criptomoedas como Bitcoin em sites especializados.

Como funciona o NFT?

Agora que você já sabe o que é NFT, o próximo passo é entender como o ativo digital funciona. Veja só:

  1. A maioria dos NFTs reside no blockchain da criptomoeda Ethereum, um livro-razão público distribuído que registra transações.
  2. NFTs são tokens individuais com informações valiosas armazenadas neles.
  3. Como possuem um valor definido, principalmente, pelo mercado e pela demanda, podem ser comprados e vendidos como outros tipos físicos de arte. 
  4. Os dados exclusivos dos NFTs facilitam a verificação e a validação de sua propriedade e a transferência de tokens entre proprietários.

Assim como acontece com as criptomoedas, as operações de compra e venda com NFTs são realizadas em plataformas, como a OpenSea. Além disso, outra característica das transações é que uma venda não envolve, necessariamente, a transferência física do objeto representado pelo token.

Por exemplo, NFTs de pinturas famosas são vendidas, porém o comprador não recebe a pintura, mas, sim, um certificado de propriedade do NFT, registrado no blockchain. 

Em síntese, conhecendo os mecanismos de funcionamento, podemos definir as NFTs como contratos digitais, com certas regras incorporadas, como o número de cópias disponíveis para venda.

No mercado, são vários os exemplos de NFTs: 

  • colecionáveis digitais; 
  • nomes de domínio;
  • jogos;
  • entre tantos outros.

Quais as finalidades em comprar um NFT?

 O NFT pode ter várias formas digitais como vídeo, gif, desenho, música, entre outros.

Após entender melhor o que é NFT, podemos começar a entender suas finalidades. Pessoas interessadas em negociação de criptomoedas, bem como aquelas que gostam de colecionar obras de arte, costumam usar NFTs. Além disso, existem alguns outros usos também, como:

Conteúdo Digital

Hoje, o uso mais significativo de NFTs é em conteúdo digital. Os criadores de conteúdo veem seus lucros aumentados pelos tokens não fungíveis, pois impulsionam uma economia na qual os criadores têm a propriedade de seu conteúdo nas plataformas que usam para divulgá-lo.

Itens de jogos

Os NFTs têm atraído muito interesse dos desenvolvedores de jogos. Isso porque os NFTs podem fornecer muitos benefícios para os profissionais do setor. É possível, por exemplo, comprar itens para o seu jogo e, quando terminar, recuperar seu dinheiro vendendo-os.

Investimento e Garantias

Tanto NFT quanto DeFi (Finanças Descentralizadas) compartilham a mesma infraestrutura. Os aplicativos DeFi permitem que você peça dinheiro emprestado usando garantias. NFT e DeFi trabalham juntos para explorar o uso de NFTs como garantia. 

Nomes de domínio

NFTs fornecem ao seu domínio um nome mais fácil de lembrar. Isso funciona de maneira semelhante a um nome de domínio de site, tornando seu endereço IP mais memorável e valioso, geralmente com base no tamanho e na relevância.

Por que o NFT ganhou fama agora?

Os NFTs existem desde 2015, mas agora estão experimentando um ressurgimento graças a vários fatores. Primeiro, e talvez o mais óbvio, é a normalização das criptomoedas e as estruturas subjacentes de blockchain. 

Além da tecnologia em si, é preciso considerar também a economia dos royalties e as leis da escassez. Na prática, todos os consumidores querem aproveitar a oportunidade de possuir conteúdo digital exclusivo e, potencialmente, mantê-los como um tipo de investimento. 

Quando alguém entende o que é NFT e compra o token não fungível, ele ganha a propriedade do conteúdo, mas este ainda pode chegar à Internet. Dessa forma, um NFT pode ganhar popularidade — quanto mais ele é visto online, maior será seu valor. 

Assim, quando o ativo é vendido, o criador original recebe um percentual de 10%, a plataforma uma pequena porcentagem e o proprietário atual tem acesso ao restante dessa receita. 

Assim, é possível ter receita contínua de ativos digitais populares à medida que eles são comprados e vendidos ao longo do tempo.   

Autenticidade é a essência do que é NFT. Os colecionáveis ​​digitais contêm informações singulares que os tornam distintos de qualquer outro NFT e facilmente verificáveis, graças ao blockchain. 

Criar e circular colecionáveis ​​falsos não funciona porque cada item pode ser rastreado até o criador ou emissor original. E, ao contrário das criptomoedas, elas não podem ser trocadas diretamente umas com as outras porque não existem dois NFTs exatamente iguais. 

Quais outras tecnologias são parecidas com o NFT?

Há outras tecnologias que estão recebendo fama e que possuem semelhanças e diferenças com o NFT.

Embora os NFTs sejam criados usando o mesmo tipo de linguagem de programação que outras criptomoedas, a semelhança entre esses ativos digitais termina aí. Entenda a diferença abaixo:

Outra criptomoeda

As criptomoedas são “fungíveis”. Ou seja, podem ser negociadas ou trocadas entre si. Elas também são iguais em valor. Por exemplo, um Bitcoin é sempre igual a outro Bitcoin, ou um dólar é sempre igual a um dólar.

Por outro lado, cada NFT atua como uma assinatura digital que impossibilita que sejam trocados ou iguais entre si. Por exemplo, A Última Ceia é uma pintura de um tipo e não pode ser trocada por outra pintura.

Ethereum e NFT

O blockchain Ethereum possibilita que os NFTs funcionem por vários motivos:

  • A negociação de NFTs, sem a necessidade de plataformas peer-to-peer, pode sofrer cortes significativos como compensação;
  • Todos os produtos Ethereum compartilham o mesmo “backend”, tornando os NFTs portáteis para comprar em um produto e vendê-lo em outro sem esforço;
  • Uma vez que uma transação de NFT é confirmada, é impossível manipular os dados para forjar a propriedade;
  • O Ethereum nunca cai, o que significa que seus tokens sempre estarão disponíveis para venda.

Como comprar NFT?

Agora que já explicamos o que é NFT e compreendemos as suas vantagens específicas sobre outras criptomoedas, certamente você está se perguntando: “como posso adquirir esses ativos digitais?” Entenda como funciona o processo:

Como comprar NFT: Passo 1

Tenha acesso a uma carteira digital que permita armazenar suas NFTs e criptomoedas.

Como comprar NFT: Passo 2

Compre um tipo de criptomoeda que seu provedor NFT aceita, provavelmente Ether.

Como comprar NFT: Passo 3 

Escolha a plataforma que você irá usar para comprar criptomoedas. 

Como comprar NFT: Passo 4

Agora você poderá movê-lo da bolsa para a carteira de sua escolha. No próximo tópico, apresentamos os principais marketplaces de NFTs.

Lembre-se que para cada compra de criptomoedas, a maioria das exchanges cobra pelo menos uma porcentagem de sua transação como taxa.

Quais os mercados populares de NFTs?

Depois de preparar sua carteira, tudo o que você precisa fazer é comprar NFT. Atualmente, os maiores marketplaces NFT são:

Rarible 

Rarible é um mercado democrático que permite aos artistas e criadores emitir e vender NFTs. É importante avaliar detalhes como taxas e regras da comunidade.

OpenSea

OpenSea: para começar, basta criar uma conta no site oficial, navegar pelas coleções da NFT e descobrir novos artistas. Esta plataforma é conhecida pela vasta coleção de itens digitais raros e colecionáveis.

Foundation

Foundation: para acessar a plataforma, os artistas precisam receber ou enviar um convite de colegas criadores para postar sua arte. Dada a exclusividade, esta comunidade possui obras de arte sofisticas e raras, garantindo que a demanda por NFTs permaneça nos níveis atuais ou até aumente ao longo do tempo.

Qual é o futuro dos NFTs?

O NFT é uma tendência que chegou para ficar e tem fortes chances de se popularizar cada vez mais no futuro.

É fato: os NFTs vêm ganhando cada vez mais destaque na mídia e trazem uma série de vantagens especiais para aspirantes a artistas nas mídias sociais. No escopo dessa moeda digital, o mais interessante é que arte não precisa ser nativamente digital para ser comercializada. 

Um NFT pode ser associado a uma foto de sua pintura a óleo ou a uma imagem de uma estátua que um artista acabou de esculpir. De outro modo, os NFTs podem ser associados ainda a vídeos, GIFs, faixas de música, fotos, cartões comerciais e até filmes completos. 

Recentemente, o co-fundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey, ofereceu o primeiro tweet (“apenas configurando meu twttr”) como um NFT e o vendeu por US$ 2,9 milhões.

Além disso, outro aspecto central dos NFTs é a possibilidade de obter royalties contínuos. Como vimos, uma comissão, normalmente de 10%, pode ser incorporada ao código do NFT. 

Em outras palavras, os futuros compradores de NFT da plataforma irão pagar os royalties. Não há outra alternativa, os pagamentos são automáticos. Devido às vantagens e a sua crescente popularidade, as pessoas estão dispostas a pagar centenas de milhares de dólares por NFTs.  

David Gerard, autor de Attack of the 50-foot Blockchain, e muitos especialistas na indústria de criptomoedas estimam que cerca de 40% dos novos usuários de criptomoedas usarão NFTs como ponto de entrada no mercado de ativos digitais. 

Certamente, o NFT pode vir a se tornar uma parte mais significativa da economia digital no futuro. E, agora que você já compreendeu o que é NFT , é bom ficar de olho nessa tendência e acompanhar sua evolução.

Gostou do artigo? Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.