Managed Service Provider: o que é e como funciona?
O termo MSP , ou, Managed Service Provider que, na tradução em português, é Provedor de Serviços Gerenciados, é um conceito em que as empresas contratadas entregam determinados serviços, ou seja, são provedoras desses serviços, terceirizando demandas operacionais para focar, geralmente, em uma visão mais estratégica.
Mas por que as empresas estão optando por contratar MSPs? Entenda porque a adoção de MSPs em Mas por que as empresas estão optando por contratar Managed Service Providers? Entenda porque a adoção de MSPs em empresas é vantajosa e como esse modelo de serviços atua no setor de TI:
O que é Managed Service Provider?
Os Managed Service Providers são empresas terceirizadas que gerenciam e assumem a responsabilidade de um conjunto definido de serviços. É um método estratégico para melhorar as operações comuns desde as grandes corporações até pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos e governos.
Um MSP pode lidar com inúmeras tarefas operacionais que, embora críticas para o sucesso de um negócio, não são voltadas para o cliente. Assim, muitas organizações tomam a decisão estratégica de terceirizar os processos operacionais devido à eficiência e aos conhecimentos que esse modelo traz.
A automação pode trazer um grande ganho de eficiência para uma empresa. Deseja saber mais? Confira nosso infográfico!
Como surgiram os Managed Service Providers?
Por muito tempo, o modelo dominante para serviços de TI era o “Quebra/Conserta”, ou seja: uma empresa tinha seu sistema ou hardware configurado e, quando algo desse errado, era só chamar uma equipe de TI para consertá-lo.
Claro, isso significava muito tempo de inatividade enquanto se esperava que a equipe chegasse e resolvesse o problema. Mas, na época, as empresas não dependiam tanto da tecnologia em seus negócios diários ou, pelo menos, não acreditavam nisso.
À medida que os tempos foram mudando e a tecnologia avançou – logo no final dos anos 90 – ficou claro para muitas empresas que a área de TI era essencial para a operação. Por isso, os longos tempos de inatividade e as reduções significativas de trabalho (e renda) que vieram com o modelo eram inaceitáveis.
Ainda assim, não era viável ou prático para muitas empresas – especialmente as pequenas – terem seu próprio especialista em TI em tempo integral. Assim, os Managed Service Provider nasceram.
Quais as funções de um Managed Service Provider?
Os Provedores de Serviços Gerenciados revisam minuciosamente todos os processos atuais da empresa, encontrando oportunidades que podem maximizar a economia e manter a eficiência. Outra função é também identificar responsabilidades e desafios nos processos a fim de reduzir riscos.
Depois que os sistemas são analisados e os pontos críticos descobertos, os Managed Service Providers criam soluções personalizadas com base em necessidades exclusivas. Por fim, os MSPs fornecem manutenção e suporte contínuos para os processos novos e os já existentes.
Mas não se preocupe. Ao contratar um provedor de serviços gerenciados, você não abre mão do controle gerencial geral e da responsabilidade pelas operações que estão sendo terceirizadas. Além disso, você pode escolher exatamente quais serviços deseja gerenciar externamente e em quais continuará trabalhando internamente.
A terceirização para um MSP está se tornando uma tendência crescente nos negócios à medida que mais e mais empresas percebem os benefícios de transferir muitas de suas operações diárias para um especialista terceirizado.
O Managed Service Provider, inclusive, evolui para oferecer serviços que vão além de cuidar do hardware e software. Há empresas preparadas para atuar de uma maneira mais estratégica, realizando:
- suporte ao planejamento de negócios de longo prazo;
- consultoria de transformação digital;
- auditorias de conformidade;
- roteiros de tecnologia e avaliações de necessidades, entre outros serviços.
O mercado de Managed Service Provider
Conforme as empresas adotaram o home office e reformularam seus modelos de negócios, os Managed Service Providers viram-se em uma ótima posição. Isso porque, para essas empresas, o trabalho remoto é uma norma, não uma exceção. Com isso, o crescimento desse mercado foi exponencial, e tende a continuar assim nos próximos anos.
De acordo com a Mordor Research, o mercado de serviços gerenciados crescerá para US$ 274 bilhões até 2026, acima dos US$ 152 bilhões em 2020, impulsionado pela maior adoção do modelo de tercerização, isso porque muitas empresas estão recorrendo a MSPs para mitigar o impacto da pandemia.
Em outras palavras, a porcentagem de empresas que usam MSPs para gerenciar mais da metade de suas necessidades de TI aumentou de 25% em 2020 para 38% em 2021, segundo a edição 2021 da Pesquisa Global de Serviços Gerenciados da NTT.
A pandemia, iniciada em 2020, também viu um aumento na demanda por soluções baseadas em nuvem, como mostram os dados da Acronis.Foi visto uma aceleraçãodas transformações digitais, com a demanda dos clientes se afastando da integração de sistemas mais simples e serviços técnicos, e se aproximando do suporte de trabalho remoto, criptografia e segurança cibernética.
As 7 vantagens em adotar um Managed Service Provider
A contratação de um Managed Service Provider oferece uma série de benefícios para diferentes tipos de empresa. Confira abaixo algumas das principais vantagens desse modelo!
1- Economia de custos
Entendido como uma alternativa aos serviços sob demanda, um Managed Service Provider (MSP) oferece gerenciamento, manutenção e suporte de forma proativa e conforme a necessidade. Esses serviços são precificados por meio de um modelo de assinatura, que permite gastos de TI mais previsíveis.
O modelo de Managed Service Provider também permite que os proprietários de empresas reduzam o custo de pessoal dedicado trabalhando internamente, bem como a tecnologia, ferramentas e outros recursos necessários para lidar com as tarefas.
2- Redução de riscos
Escolher uma empresa terceirizada trará experiência, especialização e conhecimento nos serviços prestados. Isso permitirá uma maior precisão e redução de riscos e responsabilidades, especialmente porque a conformidade com as regulamentações governamentais e os padrões do setor será garantida.
3- Melhor tomada de decisão
O MSP terá as melhores ferramentas, além de tecnologia e os recursos necessários para aumentar a eficiência, simplificando processos e procedimentos. Isso também permitirá mais visibilidade e insights, o que, por sua vez, levará a uma melhor tomada de decisão com base em informações e análises em tempo real.
4- Eliminação da lacuna de talentos
Se há falta de talentos para cuidar dos sistemas legados, os MSPs podem ser a solução. À medida que os funcionários mais velhos se aposentam, os jovens ficam cada vez mais relutantes em aprender linguagens e tecnologias obsoletas. Um MSP pode não apenas absorver o gerenciamento de hardware e software mais antigos, mas cuidará melhor deles, considerando a experiência adquirida em outros clientes.
5- Aceleração da transformação digital
As empresas também podem recorrer aos Managed Service Providers para a adoção de aplicações seguras e de ponta que acelerem a transformação digital. Principalmente quando não há equipe suficiente ou capacitada para implementar, supervisionar e garantir o bom funcionamento dessas tecnologias.
6- Cobertura durante todo o ano
À medida que a tecnologia se torna cada vez mais complexa, o gerenciamento interno de hardware e software torna-se notavelmente mais desafiador. As empresas modernas precisam ter soluções inovadoras, bem como rede de ponta a ponta e um fluxo contínuo de funcionalidades para internet, intranet e extranet.
Um provedor de serviços pode lidar com os detalhes técnicos com gerenciamento “24x7x365”, o que significa ter certeza de que os sistemas de TI serão bem cuidados. Não apenas isso, mas quando se terceiriza a TI, há o benefício de que a equipe de especialistas estará sempre disponível para ajudar.
7- Aumento dos níveis de serviço
Além disso, um serviço de TI gerenciado fornece maior controle dos níveis de serviço e do desempenho de seus negócios. Com os Acordos de Nível de Serviço (SLAs) em vigor, é possível ter certeza de uma excelente continuidade de serviço.
Os prestadores de serviços são especializados e dedicados aos seus sistemas de TI. Portanto, eles podem oferecer uma resposta rápida e oportuna em caso de queda de desempenho ou falha de algum sistema ou hardware.
8- Consultoria proativa
À medida que os negócios e o setor evoluem, as tecnologias provavelmente precisarão ser renovadas. Embora os sistemas modernos sejam projetados para serem escaláveis e fáceis de adicionar ou remover aplicações, uma consultoria ainda pode ser necessária.
Um MSP pode ajudar com isso, fornecendo conselhos para garantir que a empresa tome a melhor decisão para suas necessidades de infraestrutura de TI. Além disso, é fácil aumentar ou diminuir o escopo contratado. Por exemplo, se for decidido trocar o ERP ou migrar soluções para a nuvem e mais recursos precisarem ser envolvidos, pode-se contar com o MSP.
Como escolher um Managed Service Provider?
Hoje, cada vez mais os negócios são realizados online e a computação em nuvem oferece às empresas o acesso, a níveis de armazenamento de dados e colaboração online, que seriam impensáveis (ou menos acessíveis) há apenas dez anos.
Juntamente com outras inovações revolucionárias, novas criações irão modificar a maneira como fazemos negócios e vivemos nossas vidas, e, as empresas que desejam permanecer competitivas dentro desse cenário de inovação precisarão de uma equipe confiável de especialistas em TI para gerenciar o seu ecossistema de tecnologia e, para isso, é viável pensar em um Managed Service Provider.
A melhor forma de implementar o Managed Service Provider é contar com um parceiro especialista no assunto. E a Ingram Micro é a melhor escolha que a sua empresa pode fazer!Ajudamos nossos clientes a gerenciar a área de TI de acordo com as necessidades da empresa. Nossos especialistas acompanham a história e a evolução da tecnologia e estão prontos para preparar seus negócios para o futuro.
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