Desenvolvedor independente e startup: qual a diferença?
À medida que o mercado de software se expande, empresas e usuários pessoais procuram usar seus dispositivos para fazer quase tudo em suas vidas. Dessa maneira, tanto Independent Software Vendors (ISVs, também conhecidos como desenvolvedores independentes) como startups estão mais populares do que nunca.
A questão é que muitos confundem – ou até mesmo desconhecem – as principais características e diferenças de cada um. Afinal, o que é startup e como funciona? Qual o papel do desenvolvedor independente e das startups? Descubra ao ler este artigo.
O que é um desenvolvedor independente e quais as suas características?
Um desenvolvedor independente, também conhecido como ISV (fornecedor independente de software), pode ser um indivíduo ou uma organização. Os ISVs geralmente fornecem software em conjunto com um provedor de hardware, software ou plataforma em nuvem.
No caso de hardware, um produtor de software constrói o sistema para ser executado em uma determinada plataforma de hardware e nos sistemas operacionais que ela suporta.
Um ISV também pode incorporar uma solução de um provedor de plataforma de software em sua oferta, adotando tecnologia de banco de dados da Microsoft ou Oracle, por exemplo. Além disso, um desenvolvedor fornece software na forma de dispositivos virtuais que são executados em máquinas virtuais (VMs).
O desenvolvedor independente de software cria suas soluções com o objetivo exclusivo de vendê-las a empresas, clientes e parceiros. Ele faz isso por meio de vários sistemas de licenciamento que variam de planos de assinatura a licenças únicas.
À medida que o modelo de computação em nuvem se torna mais difundido, os ISVs têm cada vez mais como alvo a nuvem como um veículo para entrega de software, oferecendo produtos em uma base de software como serviço (SaaS).
Neste método de entrega, um ISV pode vender seu software por meio de uma nuvem pública. Os exemplos incluem:
E esses sistemas geralmente são aplicações que o próprio mantenedor do marketplace não desenvolve. Isso é benéfico para ambos os lados porque o ISV e o fornecedor do hardware, ou sistema operacional, trabalham juntos para completar a experiência do usuário.
Só que, antes de começar a trabalhar com um desenvolvedor independente, os provedores de hardware, plataformas em nuvem e sistemas operacionais irão avaliá-lo para se certificar de que a solução é compatível e boa o suficiente para ser disponibilizada no mercado.
Este processo se chama certificação e tem como objetivo, principalmente, garantir que o ISV esteja oferecendo soluções de primeira linha para os clientes que procuram expandir suas capacidades usando as melhores tecnologias.
Como são os programas e parcerias ISV?
Um parceiro ISV é praticamente sinônimo de ser certificado ISV. Os parceiros ISVs podem vender seu software em marketplaces. Em muitas circunstâncias, os programas de parceria são menos exclusivos do que os processos de certificação, tornando mais fácil para os desenvolvedores independentes e ISVs ingressarem.
Um programa ISV geralmente oferece uma combinação de suporte técnico e de marketing para o desenvolvedor independente. Os benefícios específicos podem incluir:
- Treinamento em tecnologia;
- Briefings sobre roteiros de desenvolvimento de produtos;
- Descontos em produtos;
- Iniciativas conjuntas de marketing.
Às vezes, um programa ISV pode operar dentro do programa guarda-chuva de parceiros de negócios de um fornecedor. Enquanto os parceiros ISVs fazem e vendem software, os fabricantes de equipamentos originais usam componentes de hardware para construir produtos maiores.
Revendedores de valor agregado (VARs) incorporam software de plataforma em seus próprios pacotes de produtos de software. Já os provedores de serviços gerenciados monitoram e gerenciam remotamente as plataformas de hardware e software instaladas no local do cliente final e também podem controlar as plataformas de nuvem pública que o cliente usa.
O que é uma startup e como funciona?
Ouvimos a palavra ‘startup’ o tempo todo, mas muitas pessoas não entendem realmente a proposta deste tipo de empresa. Essencialmente, uma startup é orientada por um modelo de negócios que apoia a inovação.
Por exemplo, se você fosse desenvolver um programa de software que resolvesse um problema generalizado não resolvido, criando um plano de negócios e obtendo financiamento, você seria o proprietário de uma startup!
Quer queiram mudar o mundo ou simplesmente tornar sua visão de negócios uma realidade, os fundadores de startups sonham em dar à sociedade algo de que ela precisa, mas ainda não criou, entregando essa solução em grande escala.
O termo startup se refere a uma empresa nos primeiros estágios de operação. Como o nome indica, ‘startup’ não é uma fase permanente para qualquer negócio – nem se refere apenas a empresas da esfera tecnológica. É um estágio inicial e vital do ciclo de vida dos negócios e pode se referir a praticamente qualquer setor.
As startups são fundadas por um ou mais empreendedores que desejam desenvolver um produto ou serviço para o qual acreditam haver demanda. As despesas da maioria das startups excedem suas receitas, razão pela qual muitas delas requerem financiamento externo. Sem ele, não haveria como essas empresas desenvolverem e comercializarem efetivamente seus produtos e/ou serviços.
As startups estão enraizadas na inovação, abordando as deficiências dos produtos existentes ou criando categorias inteiramente novas de bens e serviços, interrompendo assim formas arraigadas de pensar e fazer negócios.
É por isso que muitas startups são conhecidas em seus respectivos setores como ‘disruptivas’.
Uma startup funciona como qualquer outra empresa. Um grupo de colaboradores trabalha em conjunto para criar um serviço/produto que os clientes comprem. O que distingue uma startup de outras empresas, no entanto, é a maneira como ela faz isso.
Quais as principais características de uma startup?
As empresas tradicionais costumam duplicar o que foi feito antes. Por exemplo: o proprietário de um restaurante pode franquear o seu modelo de negócios. Em outras palavras, as franquias vão funcionar a partir de um modelo existente. Uma startup, por outro lado, tem como objetivo criar um modelo totalmente novo.
Na indústria de alimentos, isso pode significar oferecer kits de refeição, como a Beleaf, para fornecer o mesmo que restaurantes – uma refeição preparada por um chef – mas com conveniência e escolha que o modelo tradicional não consegue alcançar.
Por sua vez, as startups oferecem uma escala que restaurantes individuais não podem atingir: dezenas de milhões de clientes em potencial, em vez de milhares.
Isso também aponta para outro fator chave que distingue as startups de outras empresas: a velocidade de crescimento. As startups visam desenvolver ideias muito rapidamente.
Eles geralmente fazem isso por meio de um processo denominado iteração, no qual aprimoram continuamente os produtos por meio de feedback e dados de uso.
Frequentemente, uma startup começa com um esqueleto básico de um produto denominado produto mínimo viável (MVP), que será testado e revisado até que esteja pronto para ser lançado no mercado.
Enquanto estão aprimorando seus produtos, as startups geralmente procuram expandir rapidamente suas bases de clientes. Isso os ajuda a estabelecer participações de mercado cada vez maiores, o que, por sua vez, permite a elas levantar mais dinheiro, aumentando ainda mais seus produtos e audiência.
Todo esse rápido crescimento e inovação está típica, implícita ou explicitamente a serviço de um objetivo final: abrir o capital. Quando uma empresa se abre para o investimento público, ela cria uma oportunidade para os primeiros investidores sacarem e colherem os frutos, um conceito no jargão de startups conhecido como “saída”.
Muitos proprietários de startups são empreendedores em série. Eles têm a ideia inicial de uma startup, trabalham para fazer a ‘bola rolar’ e, em seguida, passam as responsabilidades do dia a dia para outra pessoa para que possam se concentrar no lançamento de um de seus outros projetos de startups.
Como é a cultura das startups?
O local de trabalho moderno está se tornando menos formal a cada dia. Às sextas-feiras casuais se transformaram em todos os dias casuais em muitos escritórios, uma tendência que se originou na esfera das startups.
Cultura de startups é um termo que geralmente é usado para descrever qualquer empresa com uma atmosfera de trabalho descontraída, divertida e cooperativa.
A mentalidade da cultura de startups se expandiu muito além das pequenas empresas de tecnologia do Vale do Silício e chegou às grandes corporações.
Hoje, empresas como Amazon e MasterCard oferecem vantagens a seus colaboradores, como códigos de vestimenta casual, ambientes de trabalho relaxantes, atividades recreativas e muito mais.
Empregadores como esses acreditam que a tendência do ‘escritório bacana’ na verdade leva ao aumento da produtividade, porque os funcionários são capazes de se concentrar mais no trabalho do que em cumprir formalidades.
A próxima fase no desenvolvimento da cultura de startups pode ser tornar a comunicação mais casual. A troca de mensagens centrada no e-mail está sendo amplamente substituída por serviços de mensagens colaborativas em tempo real, que representam com mais precisão a maneira como se fala em uma conversa casual.
Qual a diferença entre um desenvolvedor independente e uma startup?
A esta altura com certeza você já deve ter percebido as diferenças entre o desenvolvedor independente e as startups, não é mesmo? Ambos os modelos de empresas são capazes de criar novos empregos, atrair talentos e investimentos.
Mas, enquanto as startups querem, literalmente, mudar o mundo com uma ideia inovadora que tem um enorme potencial de oportunidade de negócio e impacto significativo para a sociedade, os ISVs são organizações especializadas em criar e vender software.
Ambas as empresas contam com o trabalho de desenvolvedores, porém os ISVs têm atuação exclusivamente no ramo da tecnologia.
Na verdade, o desenvolvimento real das startups começa antes mesmo da abertura do CNPJ, com a busca de uma visão que valha a pena resolver. E os ISVs podem entrar como parceiros e/ou fornecedores desse tipo de empresa, ao proverem as soluções de software que tornarão o desenvolvido da infraestrutura do negócio possível.
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