Certamente, você já ouviu os termos SaaS (Software-as-a-Service), PaaS (Platform-as-a-Service) e IaaS (Infrastructure-as-a-Service) muitas vezes. Agora, um conceito mais novo engloba essas ideias e muito mais — conheça o tudo como um serviço ou XaaS.

A computação em nuvem se tornou predominante, com a maioria das empresas adotando infraestrutura como serviço (IaaS), software como serviço (SaaS) ou plataforma como serviço (PaaS) como parte de seus portfólios de TI.

O modelo “as-a-Service”, baseado em computação em nuvem, permite a oferta de um amplo leque de serviços pela internet, se confirmando como uma tendência que continua ganhando força em todo o mundo. 

A rigor, o XaaS abrange qualquer serviço de computação fornecido pela Internet e pago em um modelo de consumo flexível, em vez de uma compra antecipada ou licença. 

Mas na pressa de criar novos serviços digitais para as partes interessadas de negócios, os CIOs (Chief Information Officer) estão cada vez mais cooptando a fórmula XaaS para operações internas

Para muitos gestores de TI, o XaaS é uma alternativa para modernizar a TI, mas também um modelo operacional de TI para impulsionar os negócios digitais, reduzindo o estigma de TI como centro de custos.

Neste artigo, você irá conhecer o conceito de XaaS, os benefícios e a importância deste formato de serviço.

O que é XaaS?

XaaS é a abreviação de Everything-as-a-Service — e reflete como as organizações em todo o mundo adotam o método como serviço para entregar quase  tudo. O conceito XaaS reconhece o grande número de produtos, ferramentas e tecnologias que são entregues aos usuários como um serviço pela internet. 

Anything as a service” (XaaS) abrange uma categoria geral de serviços relacionados à computação em nuvem e acesso remoto. 

Essencialmente, qualquer função de TI pode ser transformada em um serviço para consumo corporativo. O serviço é pago em um modelo de consumo flexível, e não como uma compra antecipada ou licença.

Muitas organizações B2B fornecem ofertas como serviço. Essas ofertas são cuidadosamente divididas e repartidas para criar serviços personalizados que atendam às necessidades específicas de cada cliente a um preço justo para eles. 

Tudo o que você busca para a sua empresa na esfera digital está no XaaS — este é o momento de personalizar, inovar e crescer.

A importância do XaaS

O principal objetivo das ofertas XaaS é aumentar o valor para o cliente. Em um modelo XaaS, você deseja converter consumidores ocasionais em assinantes de serviço que recebem benefícios contínuos do produto. 

Em uma oferta XaaS, os clientes devem sentir que seu dinheiro está sendo bem investido. Caso contrário, é improvável que os clientes adotem o XaaS.

O conceito de servitização orienta o desenvolvimento de ofertas como serviço na nuvem. Com o enorme sucesso dos modelos de negócios baseados em assinatura, cada vez mais empresas estão procurando entrar em ação alavancando a servitização. Ou seja, combinando produtos e serviços em uma única oferta em cloud.

Benefícios de XaaS

Como usuário, você pode simplesmente assinar qualquer serviço que precisar, sem contrato de fidelidade ou multa por rescisão. A lógica é simples: você paga pelo que usar. Como empresa que busca novas soluções, na prática, o XaaS reduz seus gastos de capital, principalmente com investimentos em TI.

O XaaS é uma inovação importante que permite acesso à tecnologia mais recente, sem um grande risco e altos custos envolvidos. 

Com a ajuda disso, uma empresa pode simplesmente abrir mão de um escritório e também reduzir os custos associados. Desta forma, você também poderá usar seu espaço com mais eficiência, já que a computação pode ser feita remotamente atualmente. 

Ao usar um software como serviço (SaaS), por exemplo, a empresa não precisa investir no seu desenvolvimento. Sendo assim, sobra tempo, energia e recursos para investir em projetos, contratar novos talentos e priorizar o crescimento estratégico da empresa.

Veja alguns dos principais benefícios do XaaS:

#1 Melhorar o modelo de despesas 

Com o XaaS, as empresas podem cortar custos comprando serviços de provedores por assinatura. 

Antes do XaaS e dos serviços em nuvem, as empresas tinham que comprar produtos individuais – software, hardware, servidores, segurança, infraestrutura – instalá-los no local e, em seguida, conectar tudo para criar redes. 

Agora, com o XaaS, as empresas simplesmente compram o que precisam e pagam conforme o uso. Em síntese, as despesas de capital se tornam despesas operacionais.

#2 Acelerando novos aplicativos e processos de negócios 

O modelo XaaS permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças nas condições de mercado com novos aplicativos ou soluções. Usando abordagens multilocatário, os serviços em nuvem podem fornecer a flexibilidade necessária. 

Com o XaaS, uma empresa pode acessar rapidamente novas tecnologias, dimensionando a infraestrutura automaticamente quando os usuários precisam de recursos inovadores. A variedade de recursos disponíveis e a elasticidade rápida deste tipo de oferta permite que os líderes de negócios consigam simplesmente adicionar ou subtrair serviços conforme necessário. 

#3 Mudança de recursos de TI para projetos de maior valor

Cada vez mais, as organizações de TI estão adotando um modelo de entrega XaaS para otimizar as operações e liberar recursos para inovação. Elas também estão usando os benefícios do XaaS para ganhar agilidade e viabilizar a transformação digital. 

Em uma pesquisa recente da Deloitte, 71% das empresas relataram que o XaaS agora constitui mais da metade da TI corporativa de suas empresas. 

O XaaS oferece a mais usuários acesso a tecnologia de ponta, democratizando a inovação.

Principais serviços disponíveis XaaS

Em termos gerais, existem três categorias de modelos de computação em nuvem: software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS). Além dessas categorias, existem outros exemplos, como:

  • Recuperação de desastres como serviço (DRaaS);
  • Comunicações como serviço (CaaS);
  • Rede como serviço (NaaS);
  • Banco de dados como serviço (DBaaS); 
  • Armazenamento como serviço (StaaS);
  • Desktop como serviço (DaaS);
  • Monitoramento como serviço (MaaS). 

Como XaaS significa “qualquer coisa como serviço”, a lista de exemplos é interminável. Muitos tipos de recursos ou serviços de TI agora são fornecidos dessa maneira. 

Qual a diferença entre CaaS, VaaS, SaaS e o IaaS?

A estratégia de serviços em nuvem é um importante diferencial para pequenas empresas e até mesmo para empresas globais, consolidando-se como um conceito amplo que cobre a estratégia digital

À medida que o gestor de TI começa a considerar a mudança de seu negócio para a nuvem, seja para implementação de aplicativo ou infraestrutura, é mais importante do que nunca entender as diferenças e vantagens dos vários serviços de nuvem

Os tipos de serviço em nuvem estão crescendo a cada dia, mas existem alguns que você precisa conhecer:

CaaS (Container as a Service):  

É uma categoria de serviços em nuvem em que o provedor de serviços oferece aos clientes a capacidade de gerenciar e implantar aplicativos e clusters em contêineres

CaaS às vezes é visto como um subtipo especial do modelo de entrega de serviço em nuvem do tipo Infraestrutura como serviço (IaaS). Contudo, no CaaS a principal mercadoria são contêineres em vez de hardware físico e máquinas virtuais.

VaaS (Voice as a Service): 

VaaS é um método pelo qual uma empresa usa um provedor de serviços para gerenciar suas chamadas de voz de entrada e saída. Em vez de comprar, gerenciar, depreciar e manter hardware caro na sede física da  empresa, todas as funcionalidades existem na nuvem.

Isto significa que deskphones ou softphones se conectam à internet por meio de um cabo ethernet ou Wi-Fi, e o resto da infra-estrutura — switches, servidores, armazenamento — existe fora do local em um ambiente altamente seguro.

VaaS é particularmente importante para empresas que operam centros de contato, porque eles podem lidar com até dezenas de milhares de interações de voz por dia. O serviço garante a qualidade da chamada e tem um impacto positivo na experiência do cliente.

SaaS (Software as a Service):

Este é, também, conhecido como serviços de aplicativos em nuvem, representa a opção mais comum usada para empresas no mercado de cloud. O SaaS utiliza a internet para entregar aplicativos, que são gerenciados por um fornecedor terceirizado, aos seus usuários. 

A maioria dos aplicativos SaaS é executada diretamente por meio de seu navegador da web, o que significa que não requer nenhum download ou instalação no lado do cliente.

IaaS (Infrastructure as a Service): 

Os serviços de infraestrutura em nuvem — Iaas — são compostos por recursos de computação automatizados e altamente escaláveis.

IaaS é totalmente self-service para acessar e monitorar computadores, redes, armazenamento e outros serviços. Assim, as empresas compram recursos sob demanda e conforme a necessidade, em vez de ter que comprar hardware imediatamente.

O conceito de XaaS traz toda a tecnologia à sua disposição, em suas mãos e a favor da sua empresa e de seus colaboradores.

XaaS como estratégia na jornada de transformação digital

Não existe um manual para o XaaS, já que a estrutura de cada negócio determina a demanda de serviços. No entanto, o fato é que frente aos avanços tecnológicos, as companhias precisam investir em tecnologias que sejam capazes de viabilizar a transformação digital e a modernização dos processos, potencializando a qualidade das entregas para o cliente.

Como a ampla adoção do trabalho remoto e das atividades profissionais em ambiente digital, usando o conceito de remote everything, as companhias têm o desafio de buscar soluções que ofereçam suporte para a digitalização e o crescimento sustentável da companhia.

Além disso, os desafios da inovação disruptiva também exigem a contratação de soluções tecnológicas de ponta, com alto nível de segurança, disponibilidade dos serviços e suporte.  

Neste contexto, contar com um parceiro especialista no assunto é essencial. O  portfólio da Ingram Micro oferece uma série de soluções que podem fortalecer a estratégia de transformação digital das companhias que adotam a estratégia XaaS. 

Introdução ao XaaS: 4 dicas para começar

Escolha os parceiros estratégicos certos para garantir o sucesso 

Poucas empresas têm uma equipe de TI para construir uma plataforma de análise de autoatendimento que pode escalar milhares de funcionários, muito menos o número de cientistas de dados para ajudar a obter insights de conjuntos de dados complexos. 

Isso significa que os gestores podem buscar fornecedores de serviços em nuvem, observando os critérios de escalabilidade, confiabilidade e segurança necessários. 

Os provedores de serviços em cloud têm a infraestrutura e os profissionais que a sua empresa precisa para a jornada de inovação. 

Cuidado com seus gastos

A nuvem nem sempre é mais barata. Os custos do XaaS são difíceis de prever e orçar, sendo que a conta pode ser maior do que o previsto inicialmente. 

Portanto, busque um provedor que tenha uma precificação clara, justa e transparente e faça o monitoramento do consumo dos serviços.

Considere quais dados podem ser mantidos na nuvem. 

É fundamental observar as normas regulatórias da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já que a legislação prevê os procedimentos de coleta, manuseio e processamento das informações pessoais e corporativas. 

Conheça o potencial de entrega do seu fornecedor

Na hora de buscar um parceiro XaaS, avalie o portfólio e a qualidade dos serviços oferecidos. Além disso, vale pesquisar referências de outros clientes e cases de sucesso do provedor.

Não perca tempo e tenha a Ingram Micro como sua aliada na estratégia de XaaS para seus negócios!
Foi-se o tempo em que uma empresa precisava de um aporte financeiro expressivo para realizar um grande investimento e aproveitar as vantagens da tecnologia.

Agora, é possível contratar tecnologia de ponta como serviço e pagar conforme o uso. Muito mais simples, prático e acessível! 

Quer conhecer as soluções XaaS da Ingram Micro? Entre em contato conosco e entenda como nossos serviços podem impulsionar a inovação disruptiva na sua companhia.

Conheça, também, nossa consultoria personalizada e exclusiva para que seu negócio seja cada vez mais digital:

Este artigo foi útil?

(3)

Você já votou neste post

Tags

Carla Santos

Carla Santos

Diretora Cloud & Soluções Digitais na Ingram Micro Brasil. Conta com formação em Administração de Empresas e mais de 15 anos de experiência no mercado de Distribuição de TI, contribuindo na transformação do ecossistema Software & Cloud.