Com a ampla adoção da internet e o surgimento das tecnologias de computação em nuvem, as empresas não precisam mais comprar e manter suas próprias ferramentas de infraestrutura digital. Em vez disso, elas podem acessar serviços pela internet sem usar um único requisito de hardware. Neste contexto, um dos serviços que está ganhando popularidade é o Desktop as a Service, afinal, DaaS o que é?.

De acordo com projeções de especialistas do Gartner, o número de usuários de DaaS pode crescer até 150% entre 2020 e 2023. O avanço é impulsionado, principalmente, pela necessidade de estabelecer espaços de trabalho remotos, seguros e econômicos.

Quer saber mais sobre essa modalidade de serviço de computação em nuvem, o DaaS? Continue lendo o artigo!

DaaS o que é?

Basicamente, Desktop as Service (DaaS) é um serviço em nuvem que provisiona desktops virtuais usando um servidor para hospedar vários desktops de computadores pessoais ao mesmo tempo. 

O DaaS oferece Infraestrutura de Desktop Virtual (VDI, pela sigla em inglês) hospedada por um provedor de serviços em nuvem. 

Do ponto de vista técnico, o uso deste tipo de serviço otimiza o trabalho da equipe de TI. Isso porque os administradores podem automatizar facilmente as alterações nos sistemas, em vez de fazer login em computadores individuais para atualizações.

Na prática, o DaaS alivia as responsabilidades de TI mantendo desktops e aplicativos virtuais operando com alta disponibilidade. É a solução ideal e econômica para organizações com orçamentos enxutos de TI. 

Como funciona o DaaS?

O modelo funciona da mesma forma que um Software como Serviço (SaaS), em que as organizações executam ferramentas de software em sua rede, em vez de fazer essa gestão localmente em dispositivos físicos.

Como o modelo SaaS assumiu a entrega de software B2B, o Desktop as Service está fazendo o mesmo com os dados B2B. As empresas e usuários apreciam a facilidade, escalabilidade e flexibilidade do modelo.

Mas, afinal, como o DaaS impacta na rotina da empresa?

É simples. Basta entender que, via de regra, a equipe de TI costumava fazer login em computadores individuais para executar tarefas como atualizações ou alterações no sistema para cada usuário. 

Com o conceito de DaaS o que é, em uma infraestrutura hospedada em nuvem, a abordagem muda. 

Os desktops dos usuários – sejam internos, sejam remotos – se conectam a um servidor disponível na nuvem para que as alterações sejam efetuadas. Assim, a equipe de TI pode acessar com segurança os sistemas do cliente, mesmo em locais remotos, e realizar alterações nos aplicativos. 

O DaaS é sinônimo de praticidade, eficiência e produtividade. Afinal, os profissionais de TI podem fazer atualizações em massa, na nuvem, em vez de executar as atualizações nos desktops físicos individuais. 


Quais as vantagens do DaaS e o que é?

As empresas, após a pandemia, passaram a adotar cada vez mais serviços de nuvem, por conta do crescente uso do home office por parte dos funcionários.

Ao adotar o DaaS, uma empresa pode fornecer aplicativos, informações e dados em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. Em comparação com os desktops físicos, o DaaS oferece uma série de benefícios. Veja só: 

1) Economia 

De acordo com a IDC, o desktop como serviço pode reduzir as despesas de capital em mais de 56% e também garante diminuição dos custos operacionais anuais. 

Em média, o investimento em uma área de trabalho virtual é duas vezes menor em comparação com um PC tradicional devido ao seu baixo consumo de energia e à ausência de disco rígido local. 

Por exemplo, se uma empresa decidir atualizar o software, o serviço de desktop virtual permite a reutilização do hardware existente e garante que os investimentos em PCs individuais sejam estendidos. De tal modo, a redução de despesas é expressiva para a companhia.

2) Segurança

Em ambientes de negócios, um computador pessoal ou laptop pode ser hackeado, roubado ou perdido. Neste caso, todos os dados e informações importantes são perdidos. 

Com o uso do DaaS, você não se depara com esse tipo de problema. Isso porque, neste modelo, todas as informações confidenciais estão no servidor remoto e nada é armazenado localmente. 

Além disso, os computadores individuais são mais vulneráveis ​​a vírus e malwares que podem infectar a LAN corporativa. Já com o nível de segurança do DaaS qualquer tipo de ameaça cibernética – como vírus, worms ou malware – encontra uma barreira de proteção que dificilmente permite o acesso ao sistema de nuvem. 

Em outros termos, o desktop as a service aumenta a proteção dos dados e processos da companhia. 

O DaaS ainda garante conformidade com os requisitos de segurança, pois permite: 

  • atualizações centralizadas;
  • backup contínuo
  • sincronização de dados.

3) Flexibilidade

O DaaS é rápido e fácil de implantar em diferentes casos de uso. O prazo é reduzido, já que as organizações não precisam mais esperar semanas ou meses para preparar seus desktops físicos para a implementação de novos softwares ou sistemas.

A virtualização de desktops oferece agilidade e flexibilidade organizacional, fornecendo recursos a todos os desktops necessários em poucas horas. 

Além disso, se uma organização passou por uma fusão ou aquisição recente, as implantações de DaaS podem ajudar a vencer os desafios na integração de infraestruturas distintas. É possível, por exemplo, conectar os novos colaboradores aos sistemas corporativos rapidamente, sem uma grande revisão de TI.

4) Sustentabilidade

Buscar uma operação de TI mais sustentável e verde é um dos objetivos das organizações. A boa notícia é que o DaaS pode auxiliar no alcance dessa meta. Afinal, o consumo de energia em desktops virtuais é significativamente baixo. 

Por exemplo, um computador desktop pode consumir mais de 150 Watts de energia elétrica. Já um desktop virtual registra um consumo de eletricidade inferior a 20 Watts. 

Na prática, a redução gera economia de recursos para a companhia e também resulta na redução da pegada de carbono, contribuindo para a abordagem da TI Verde.

Casos de uso DaaS

Os serviços de nuvem podem variar, tendo disponível no mercado diversas soluções de computação em nuvem. O SaaS é um dos mais conhecidos, por exemplo.

Como vimos até aqui, o DaaS e o que é tem benefícios que podem ser aproveitados por companhias de todos os segmentos. Contudo, para facilitar a compreensão das possibilidades de aplicação, vale explorar alguns casos de uso específicos. Selecionamos 7 cases de uso do DaaS. Confira!

#1 Saúde

Hospitais e clínicas precisam lidar com registros médicos e dados protegidos de pacientes. É fundamental garantir conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, que determina como os dados devem ser protegidos e arquivados. 

São vários os requisitos que devem ser observados na gestão das informações. Para garantir um gerenciamento adequado, as empresas do setor podem usar o DaaS, que fornece uma camada extra de proteção e segurança, capaz de evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

#2 Bancos e fintechs

As instituições financeiras têm o desafio de gerenciar uma estrutura descentralizada e cumprir um amplo conjunto de requisitos de conformidade. Além disso, os bancos também usam muitos aplicativos legados que se beneficiam com a virtualização e distribuição aos usuários por meio do DaaS. 

Com esse modelo de gestão em nuvem, os administradores têm controle total sobre os dados, reforçando a proteção contra ameaças cibernéticas externas. Além disso, os recursos de segurança permitem proteger a companhia contra o vazamento interno de dados. 

#3 Seguradoras

Assim como as instituições financeiras, as seguradoras e insurtechs devem cumprir requisitos regulamentares rígidos. Para essas empresas, investir na computação em nuvem é sinônimo de segurança, qualidade na prestação dos serviços e continuidade do negócio. Com grandes quantidades de dados e vários aplicativos, o DaaS os ajuda a proteger adequadamente sua rede e os dados de seus clientes.  

#4 Escritórios de advocacia

Grandes escritórios de advocacia adotam o DaaS por vários motivos. Uma das principais razões é a necessidade de armazenamento e gestão de um volume imenso de dados. 

Os advogados trabalham muitas horas, inclusive remotamente. De tal modo, os recursos de colaboração são extremamente importantes, pois permitem que as equipes criem fluxos de trabalho para seus documentos e mantenham os profissionais conectados para a condução das atividades.

#5 Negócios com demandas sazonais

Assim como a computação em nuvem é valiosa para aplicativos da web em negócios sazonais, ela também tem um impacto na força de trabalho. Por exemplo, em um e-commerce que registra um aumento exponencial de vendas durante os feriados, o DaaS é a solução perfeita.

Isso porque a computação em nuvem é escalável e flexível. Ou seja, se adequa facilmente à demanda para lidar com o tráfego da web. Na prática, o DaaS permite flexibilidade e mudanças rápidas sem grandes investimentos, garantindo o atendimento ao cliente nos períodos de pico de vendas. 


DaaS o que é: o futuro do desktop está na nuvem

O DaaS e o que é facilita não somente o acesso e armazenamento de dados e informações, como também para uso de softwares e desktops.

Não há dúvida de que o DaaS continuará crescendo. Entre as principais razões que motivam o investimento em data as a service, vale destacar: 

  • eficiência; 
  • redução de custos; 
  • aumento da segurança e 
  • flexibilidade para acompanhar os avanços tecnológicos. 

É apenas uma questão de tempo para que as empresas promovam a migração do desktop físico para uma experiência em nuvem. Com tantas opções, os provedores de serviços têm a liberdade de fornecer DaaS por meio de várias modalidades, tornando sua entrada no negócio mais acessível.

Na prática, os desktops virtuais podem ser implementados e escalados rapidamente, de modo que os problemas de compatibilidade de aplicativos com diferentes ambientes operacionais são facilmente superados. 

É fato: as organizações que adotam o DaaS certamente irão obter benefícios em termos de custos reduzidos no gerenciamento de TI. 

Muito além disso, com o data as service as empresas também fornecem o acesso que os colaboradores precisam, para que eles se mantenham ágeis e produtivos inclusive no trabalho remoto. 

A Ingram Micro é o maior distribuidor de tecnologia e líder global da cadeia de suprimentos de TI, serviços mobile, cloud, automação e logística, com destaque para o portfólio completo de soluções em nuvem

A área de trabalho virtual e o DaaS continuarão crescendo. Entre em contato conosco e entenda como o modelo Desktop as Service agrega valor à sua organização.

Este artigo foi útil?

(3)

Você já votou neste post

Tags

Paulo Renato Fernandes

Paulo Renato Fernandes

Diretor de Vendas e Commercial & Consumer da Ingram Micro Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),pós-graduado em Administração de Empresas pela UNIP e em Marketing pela ESPM, atua há mais de 34 anos no segmento de TI. Sempre esteve em cargos de direção e gestão, e possui experiência em empresas como Tech Data, Symantec e Lenovo, incluindo Brasil e América Latina. Nos últimos anos, trabalhou como mentor de negócios para Tech Startups, sendo membro do grupo “Anjos do Brasil” e também membro do Conselho Brasileiro de Canais de TI (Canal Direto).