Com o constante avanço da tecnologia, ferramentas como hardwares e softwares vêm sendo incorporadas às estratégias de transformação digital de diversas empresas. Além disso, com uma maior preocupação com os impactos ambientais gerados pelo segmento tech, estas ferramentas vêm se tornando cada vez mais sustentáveis e eficientes.

Com isso, o cenário tem se transformado gradualmente. Ao digitalizar parte da infraestrutura dos processos de negócios, é possível atender às demandas de clientes com maior agilidade e segurança.  

As tecnologias sustentáveis já são utilizadas por muitas organizações, mas esse ainda é um movimento que caminha a passos curtos. Por isso, o desafio das empresas e da sociedade é ir além e, em conjunto, construir um futuro em que o desenvolvimento sustentável seja parte do dia a dia de todos.

Ao aliar sustentabilidade e tecnologia, temos o que hoje é conhecido como TI verde. Sua principal meta é minimizar o impacto negativo das operações no meio ambiente ao projetar, fabricar, operar e descartar computadores, equipamentos e acessórios, seguindo, para isso, práticas ecologicamente corretas. 

Quer saber mais sobre esse movimento e compreender o que é tecnologia sustentável? Avance na leitura deste artigo!

Qual o conceito de tecnologia sustentável?

Tecnologia sustentável envolve uma série de práticas capazes de gerar economia de energia e permitir o uso inteligente dos recursos da cadeia produtiva. Envolve todo o ciclo, desde a extração de matéria-prima até o final da vida útil do equipamento, incluindo seu descarte.

Ainda que seja um conceito em voga atualmente, o Green IT (ou TI verde, em português) não é tão recente quanto parece. Ele surgiu no início da década de 90, mais precisamente em 1992, quando a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos lançou o Energy Star

Este é um programa de rotulagem voluntária que ajuda as organizações a economizar dinheiro e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Com ele, se tornou possível identificar produtos que oferecem eficiência energética superior e otimizar a cadeia de produção.

Ou seja, a tecnologia sustentável é um conceito que engloba não apenas produtos, mas também mudanças de comportamento. Hoje em dia, acompanhando o fluxo de inovações tecnológicas, a TI verde se destaca em componentes como o redesenho de data centers, a crescente popularidade da virtualização e a computação em nuvem.

Isso torna cada vez mais cotidiana a combinação de sustentabilidade e tecnologia da informação e amplia sua aplicação nas mais diversas áreas e negócios. Afinal, trata-se de uma estratégia que visa reduzir os desperdícios e aumentar a eficiência dos processos.

A tecnologia sustentável é uma estratégia que pode alavancar o seu negócio. Destaque-se!

Tecnologia sustentável: por que priorizar essa estratégia?

Dentro do segmento de TI, são muitos os produtos e as soluções de tecnologia da informação em uso e desenvolvimento atualmente. Sabendo disso, é importante ter em mente que este não é apenas um setor econômico em expansão, mas também um segmento que demanda muita energia

De acordo com estudo da Global Action Plan, organização ambiental com sede no Reino Unido, a área de TI é responsável por 2% das emissões humanas de gases de efeito estufa em todo o mundo. Com uma estratégia focada em sustentabilidade e tecnologia, este impacto poderá ser reduzido cada vez mais.

No desenvolvimento de novas soluções, principalmente ao pensar na tecnologia sustentável, existem várias reflexões a serem feitas. Veja quatro pontos a serem levados em conta neste quesito:

  • O dispositivo é fabricado de forma ecologicamente correta?
  • O equipamento tem alta eficiência energética?
  • Ele pode ser reciclado facilmente? 
  • O ciclo de vida é longo? 

Em outras palavras, a estratégia de tecnologia sustentável deve buscar o uso de materiais de qualidade, com baixo consumo de energia, proporcionando economia ao consumidor por meio do desenvolvimento de produtos e soluções mais eficientes e duradouras.

Para buscar soluções cada vez mais sustentáveis, é fundamental, antes de qualquer coisa, ter dimensão dos impactos ambientais gerados no mundo da TI. Entre os principais, é possível destacar:  

  • A demanda geral por eletricidade no setor de TI está crescendo rapidamente: em 2012, as redes de TIC usaram cerca de 5% da eletricidade mundial em 2012. Até 2020, a previsão é que esse uso aumente para cerca de 10% e, para 2025, se projeta a chegada à marca de 20%.
  • A maioria do lixo eletrônico gerado pelo segmento não é devidamente descartado ou reutilizado: em 2014, 41,8 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos foram descartadas. O montante representa cerca de US$ 52 bilhões de recursos potencialmente reutilizáveis, pouco deles recolhidos para reciclagem. Já em 2019, relatórios apontaram que o volume gerado é de pouco menos de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, sendo que apenas 20% dele é tratado de forma adequada.
  • Exploração de recursos naturais escassos: a produção de muitos equipamentos depende do uso de minerais raros. Um telefone celular, por exemplo, contém mais de um terço dos elementos da Tabela Periódica. Minerais como o cobalto e o tungstênio tornaram-se cada vez mais procurados e, com a oferta limitada, seus preços tendem a aumentar e flutuar. À medida que esses minerais se esgotam, novas soluções tecnológicas são necessárias para substituí-los. 

Vantagens da tecnologia sustentável

Além de respeitar o meio ambiente, a tecnologia sustentável promove: 

  • a redução do uso de materiais perigosos; 
  • a máxima eficiência energética;  
  • a biodegradabilidade de produtos. 

Isso gera não só uma maior eficiência nos processos, mas também reduz consideravelmente as despesas de uma empresa.

Vale destacar também que as tecnologias sustentáveis ainda colaboram para a redução do desperdício e o aumento da eficiência dos equipamentos. Ou seja, seu advento possibilitou às empresas a criação de produtos que consomem menos energia elétrica e, assim, são considerados ecologicamente corretos.

Em um primeiro momento, pode parecer que a implementação de tecnologias sustentáveis seja complexa e de alto custo. Mas, ao se pensar nas vantagens a longo prazo, é possível ver o quanto a TI verde é um investimento rentável e importante.

Confira abaixo algumas das maiores vantagens deste tipo de prática!

Relação positiva com o público da marca

Cada vez mais, o consumidor adquire consciência sobre a importância da produção sustentável. E isso vai muito além: ele tende a dar preferência para marcas que unem sustentabilidade e tecnologia em suas operações econômicas. Portanto, ao priorizar o investimento na TI verde, a empresa estabelece uma relação positiva com os clientes, fortalecendo sua marca.

É aqui que entra uma estratégia muito importante: o Marketing Sustentável. Também conhecido como “marketing verde”, esta prática é responsável pela divulgação e visibilidade do compromisso sustentável que uma empresa assume. Desta forma, ao trazer à tona as diferentes ações de proteção ao meio ambiente, este tipo de marketing constrói o posicionamento de uma marca e trabalha o relacionamento com o cliente.

Preservação do meio ambiente

Contribuir para o equilíbrio do meio ambiente e, principalmente, para a preservação dos recursos naturais é fundamental. Por isso, investir em ações que minimizem os impactos negativos é tão importante. Assim, é possível manter a saúde dos mais diversos ecossistemas, o que garante qualidade de vida, também, às pessoas.

O ITAD, ou disposição de ativos de TI, é uma das tecnologias sustentáveis com grande impacto positivo na preservação do meio ambiente. Responsável pela gestão e descarte de diferentes ativos, como computadores ou impressoras, o ITAD de uma empresa faz parte de seu compromisso de preservação.

Além disso, é possível destacar que o ITAD também se relaciona com logística reversa, apagamento seguro de dados, trade-in, etc. Em resumo, inclui uma série de soluções seguras e sustentáveis para o gerenciamento de produtos de TI durante todo o ciclo de vida do ativo, incluindo o descarte final.

Alta eficiência energética e economia

Com iniciativas simples, como o uso de painéis solares na produção de energia elétrica, por exemplo, as companhias produzem parte da eletricidade que precisam para sua operação. Esse investimento reduz a emissão de gases poluentes e, além de preservar o meio ambiente, as empresas ganham vantagem competitiva por se tornarem menos dependentes de fontes não renováveis de energia e, no longo prazo, terem economia com a conta de energia elétrica.

Deseja conhecer outros benefícios da tecnologia sustentável? Confira o nosso infográfico e veja como sua empresa pode se adaptar a esta prática!

Tecnologia sustentável: aplicações e exemplos

Desde a criação de computadores mais modernos e com alta eficiência energética à preocupação com o descarte consciente de produtos de TI, a tecnologia sustentável é aplicável em todas as etapas do ciclo de produção e uso de um dispositivo ou tecnologia. 

A seguir, conheça algumas das principais tecnologias sustentáveis utilizadas em TI:

  • Estruturas com alta eficiência de energia: a adoção de softwares e hardwares mais rápidos é fundamental para empresas que buscam tecnologia sustentável. Isso ocorre porque esses recursos consomem uma menor quantidade de energia.
  • Projetos de Data Centers Verdes: ao explorar a virtualização de servidores, de redes e de aplicativos usando a computação em nuvem, o setor de TI consegue reduzir a quantidade de equipamentos em uso, o que diminui o consumo de energia e mantém o mesmo nível de desempenho. 
  • Política de descarte responsável e reciclagem: o lixo eletrônico pode gerar danos irreversíveis ao meio ambiente. Daí a importância das empresas criarem uma política interna que defina seus procedimentos de descarte de equipamentos de TI e seus critérios para reciclagem e doação;
  • Aquisição de produtos de TI com selos ecológicos: ao adquirir produtos de empresas que empregam TI Verde na fabricação, a empresa sabe que está fazendo a escolha certa. A certeza desta aquisição se dá pela presença de selos, são eles que garantem o consumo consciente. Eles também garantem aumento de desempenho do produto e sua contribuição para a preservação do meio ambiente;
  • Gestão de consumo de energia: consiste na auditoria da compra de produtos de TI. Trata-se de monitorar o consumo de energia, tanto dos produtos quanto de outros equipamentos e máquinas usados pela empresa. 
A organização e a reciclagem fazem parte da tecnologia sustentável. Aplique-a e surpreenda-se.

Tecnologia sustentável, ITAD e logística reversa 

Para implementar tecnologias sustentáveis em sua empresa, é fundamental buscar um parceiro especialista no assunto. Para isso, conte com a Ingram Micro Brasil ITAD, referência no gerenciamento eficaz de ativos de TI em conformidade com segurança de dados e regulamentações ambientais!

Usando o BlueIQ, sistema de controle e rastreamento de ativos de TI exclusivo, a Ingram garante a condução dos processos internos com eficiência, responsabilidade e precisão. 

Além disso, o cliente recebe relatórios detalhados sobre cada ativo manipulado. Desde o recebimento/desinstalação do aparelho até a destruição de dados para reciclagem do ativo: você tem acesso a todos os processos que foram executados.

Na prática, a Ingram Micro Brasil ITAD oferece os serviços de:

  • Logística reversa: coleta e transporte dos ativos para o nosso centro técnico, usando transporte seguro e rastreável;
  • Apagamento seguro de dados: limpeza de dados feita com tecnologias de última geração, que removem todas as informações de mídia e leitura de maneira confiável;
  • Recuperação de ativos: no centro técnico, os ativos passam por testes de funcionalidade completos, apagamento seguro de dados e recondicionamento sempre que possível;
  • Remarketing: os ativos recondicionados recebem um selo indicando ao consumidor que são produtos reaproveitados. A revenda é feita em vários canais parceiros;
  • Reciclagem: quando um ativo tem o fim de sua vida útil decretado, o time realiza a destruição física dos dados, o desmonte e a classificação dos materiais para envio aos recicladores homologados pela Ingram Micro.
  • Trade In – Recompra: com o programa de Trade-in, sua empresa pode obter receita na renovação ou atualização de seu parque. Isso porque os equipamentos antigos ou obsoletos de TI ainda valem dinheiro.
  • Relatórios detalhados: é possível acompanhar todo o processo descrito até aqui, inclusive em tempo real, consultando os relatórios fornecidos pela Ingram Micro Brasil.

Ao desenhar uma estratégia de tecnologia sustentável no setor de TI da sua companhia, conte com o nosso suporte. A Ingram possui as melhores práticas de gestão de ativos de TI, assegurando alta confiabilidade em cada etapa de seus serviços. 

Fique por dentro das possibilidades de ITAD e encontre a melhor solução para seu negócio! Entre em contato conosco!

Este artigo foi útil?

(4)

Você já votou neste post

Flávio Moraes

Flávio Moraes

Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Flávio Moraes é o atual vice-presidente e diretor geral da Ingram Micro Brasil, na qual é o responsável por gerir a empresa e conduzir a implementação e execução de novos serviços, soluções de tecnologia, parcerias, transformação digital e estratégia de go-to-market da companhia. Está no mercado de tecnologia desde 1997 e já trabalhou na Embratel, onde foi responsável pelo desenvolvimento das unidades de Cloud e Managed Services.