Com as adaptações digital e amplo uso tecnológico, o uso de ferramentas como o Big Data tornou-se essencial para obter inteligência de negócio. Com isso, a cultura data-driven, incluindo o data fabric e o data mesh, vem ganhando espaço.

O uso de dados para a tomada de decisões tornou-se uma estratégia fundamental para empresas, estruturando formas de integração que possibilitam uma análise mais assertiva e transparente

Com isso, para uma estratégia competitiva, vale conhecer mais sobre o data fabric, bem como sua relação com o data mesh. Confira a seguir!

O que é data fabric?

Data fabric é uma abordagem arquitetônica a governança de todas as fontes de dados, sejam sistemas locais, vários ambientes de nuvem ou aplicativos SaaS, adicionando uma camada de virtualização sem mover ou copiar dados. 

A estratégia e as ferramentas de integração de dados desempenham um papel fundamental na construção de uma malha de dados robusta

Segundo o Gartner, data fabric é um conceito de design que pode ser definido como uma camada integrada de processos de conexão e dados, tal como um tecido. 

Por meio de ativos de metadados, se construí o design de maneira a integrar e reutilizar os dados em todos os ambientes, incluindo multinuvens e plataformas híbridas.

São componentes importantes de um data fabric:

  • Integração e orquestração de dados: reúne dados de diversas fontes, garantindo transferência e sincronização suaves.
  • Gerenciamento e a governança de metadados: mantêm metadados abrangentes para organização, descoberta e conformidade eficazes.
  • Interface única de acesso e armazenamento: para acessar vários tipos de dados armazenados em diferentes locais.
  • Segurança e privacidade de dados: as medidas de segurança robustas e controles de privacidade garantem que seus dados estejam protegidos e em conformidade com os regulamentos relevantes.
  • Indicadores: fornece insights imediatos dos dados por meio de análises em tempo real e recursos abrangentes de relatórios.

Vale destacar, ainda, a principal diferença do data fabric em relação ao data mesh. O primeiro se concentra na integração de dados em ambientes distribuídos. Por outro lado, o data mesh viabiliza a descentralização da gestão de dados e a abordagem de domínios de dados. 

Juntos, os dois conceitos fornecem caminhos possíveis para driblar os desafios crescentes associados ao gerenciamento de dados nas empresas. Confira nosso conteúdo para saber mais, também, sobre data mesh:

Quais as funções de um data fabric?

Na prática, quais recursos de um data fabric são valiosos para as empresas? Listamos, a seguir, as principais funcionalidades desta tecnologia. Veja mais:

Autoatendimento

O data fabric simplifica a rotina do usuário, permitindo que as pessoas encontrem informações de forma facilitada. O autoatendimento no acesso aos dados é um ganho expressivo, que proporciona aumento de produtividade na gestão.

Integração cloud

Na prática, o conceito de data fabric cria uma camada de abstração que viabiliza a transferência de dados de forma transparente, entre diferentes ambientes, como ambientes locais (on-premise), nuvem pública, nuvem privada e ambientes multicloud

Com essa abordagem, o data fabric resolve um dos principais desafios da gestão de dados: a fragmentação de dados em ambientes diversos. Basicamente, a tecnologia proporciona uma integração para ambientes híbridos ou multicloud.

O data fabric possibilita a integração de dados entre ambientes diversos, desde ambientes cloud, como nuvens privadas ou públicas, até locais on-premise e multicloud.

Governança de dados

O acesso a dados em tempo real é um recurso fundamental da tecnologia data fabric. Com um catálogo de dados centralizado, as organizações podem facilmente localizar e acessar conjuntos de dados relevantes de várias fontes. 

De tal modo, os usuários podem recuperar e analisar um volume de dados expressivo, com informações atualizadas, sem que eles dependam do suporte de TI. 

A acessibilidade e a disponibilidade contribuem para a governança de dados, aumentando a eficiência e os recursos de tomada de decisão para empresas que operam com o ambiente corporativo em cloud

Além disso, a tecnologia data fabric fortalece também a estratégia de segurança da informação, aumentando a camada de proteção da infraestrutura de TI e o nível de conformidade com os requisitos da LGPD

Insights

A integração perfeita de diversas fontes de dados permite que as organizações aproveitem todo o potencial de seus dados, obtendo insights valiosos que proporcionam tomadas de decisões informadas.

Com a automação aplicada também na coleta e processamento de dados, o processo de gestão da informação se torna mais simples, rápido e produtivo, eliminando esforços manuais e reduzindo erros

Isso garante que as informações certas estejam prontamente disponíveis para análise de dados e tomada de decisões.

A estratégia de análise de dados, ou cultura data-driven, tem auxiliado empresas a pensar nos próximos passos de maneira assertiva.

Cultura Data-Driven com Ingram Micro

Com o data fabric, as empresas passam a contar com uma arquitetura de software para gerenciamento de dados que unifica e integra dados em vários sistemas. Assim, profissionais podem acessar, processar e compartilhar dados com maior eficiência.

Para aderir ao conceito de data fabric, o primeiro passo é investir em tecnologia de ponta. A Ingram Micro possui um portfólio completo de soluções digitais. Confira os nossos produtos voltados para análise e processamento de dados

Este artigo foi útil?

(5)

Você já votou neste post

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.