A gestão de armazéns mudou muito nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia, a logística experimentou uma série de novos recursos na gestão, que otimizam e agilizam os processos. 

Ainda assim, os diferentes tipos de serviços e produtos oferecidos pelas empresas, bem como as estratégias logísticas, tornaram o gerenciamento de estoque muito mais complexo e estratégico.

Nesse contexto, o uso de um sistema WMS vêm revolucionando a maneira como as empresas armazenam produtos e obtêm maior visibilidade de toda a cadeia de suprimentos, desde o estoque até a entrega ao consumidor final.  

Neste artigo, você irá entender o que é sistema WMS, como funciona e porque ele é um ponto-chave para tornar a cadeia de abastecimento de qualquer setor mais eficaz. 

O que é sistema WMS?

Warehouse Management System (WMS) é um tipo de software que facilita o controle, coordenação e otimização dos movimentos e operações do armazém. A adoção da tecnologia melhora todo o processo de armazenamento e otimiza o gerenciamento de estoque, trazendo maior visibilidade ao negócio. 

O sistema WMS garante que você gerencie o fluxo logístico da forma mais eficiente, auxiliando no controle dos processos do armazém – incluindo recebimento, separação, armazenamento, rastreamento de estoque e atendimento de pedidos. Além disso, graças à transparência nos dados, ele também reduz erros manuais e melhora a gestão do controle de estoque.

Dessa maneira, um sistema WMS tende a gerar uma série de resultados positivos, como mais precisão de estoque e remessa e reduções de custos

Um sistema de gerenciamento de estoque gera impactos positivos desde o armazenamento de um produto até sua venda final.

Como funciona um sistema WMS?

Um sistema WMS é um modelo de software automatizado e digitalizado, que armazena e organiza todas as informações do armazém. Em outras palavras, o sistema centraliza em uma única plataforma o gerenciamento de todas as tarefas e processos que ocorrem no armazém.

Os profissionais acessam o software por meio de diferentes estações de trabalho, sendo que todas as movimentações das mercadorias são integradas ao servidores WMS. Desta forma, esse sistema gera processos totalmente automáticos

Dependendo do tipo de armazém e das tarefas e demandas, o sistema WMS pode ter uma estrutura mais simples ou mais complexa. De forma geral, podemos listar as seguintes funções básicas oferecidas por um WMS:

Rastreamento de mercadorias

Uma das grandes funcionalidades oferecidas por um sistema WMS é a possibilidade de rastrear a movimentação de mercadorias no estoque do armazém.

O WMS fornece uma interface muito intuitiva para gerenciar dados e informações relacionadas às necessidades de disponibilidade, processamento e reabastecimento de estoque. Por isso, esta funcionalidade permite otimizar o espaço do armazém e ter uma ideia clara da quantidade real de cada produto.

Entrada e saída de mercadorias

Com o uso de um sistema WMS, toda a gestão do embarque e recebimento de mercadorias é realizada de forma simples e eficiente.

O software garante a escolha do produto certo conforme as necessidades e características do armazenamento, por exemplo, LIFO ou FIFO. Um bom WMS ajuda a identificar a solução mais viável e econômica para a empresa.

Transparência e visibilidade

Como já vimos, o rastreamento de estoque é uma das funções cruciais de um sistema de gerenciamento de armazém. Uma das principais funcionalidades de um WMS é o acesso fácil e direto às informações relacionadas ao estoque e pedidos, como detalhes do lote, datas de validade, números de série, entre outros dados.

Melhora no atendimento ao cliente

O uso de um sistema WMS garante que os produtos certos sejam entregues aos clientes certos no momento certo. Dessa forma, o software Warehouse Management System contribui para a satisfação e fidelização do cliente.

Capacidades de relatórios e análises

O uso de um sistema WMS também fornece informações robustas, precisas e acionáveis ​​sobre as operações relacionadas ao estoque.

Desta forma, o software facilita a análise de dados para determinados KPIs, que são muito importantes para a tomada de decisões e a definição de estratégias na gestão do armazém.

Um bom sistema WMS oferece transparência e visibilidade de dados, gerando insights importantes para uma estratégia de negócios.

Quais as vantagens de usar um sistema WMS?

Ao aderir ao uso de um software de gerenciamento de estoque, as empresas passam a ter acesso a um conjunto de funcionalidades que simplificam várias demandas do dia a dia, auxiliando não só na escalabilidade e automatização de processos, mas também na visibilidade de informações.

A seguir, listamos algumas das vantagens de usar um software Warehouse Management System.

Otimização na gestão de estoque

A gestão de estoques é a principal característica de um WMS. Com o sistema, você pode ver seus níveis de estoque em tempo real e decidir se deseja reabastecer. Um sistema WMS fornece maior agilidade e escalabilidade de demandas e permite monitorar os movimentos de estoque, para que você saiba onde cada item está em seu depósito. 

Sabendo que tanto a escassez quanto o excesso de estoque podem prejudicar seus resultados, um bom WMS calcula o lead time, a capacidade do fornecedor e os orçamentos para apresentar sugestões inteligentes para seus pedidos de estoque.

Visibilidade de processos

As automações geradas por um sistema WMS dão maior visibilidade de todos os processos relacionados à armazenagem e estoque, podendo oferecer novos insights e estratégias para seu aprimoramento contínuo.

A visibilidade do inventário é um dos benefícios mais significativos do WMS. O software WMS fornece dados em tempo real sobre seu inventário por meio de código de barras, números de série e marcação RFID . Esses métodos permitem que os usuários acompanhem cada item que entra no depósito.

Esse tipo de visibilidade é necessário para criar previsões de demanda, que fornecem informações sobre quais produtos são mais populares entre os clientes em épocas específicas do ano. Com os insights obtidos a partir do WMS, os líderes têm insumos para decidir em quais produtos investir e quais podem estar perdendo espaço no mercado.

Redução de custos

Ao simplificar e automatizar processos, melhorar o gerenciamento de estoque e reduzir o risco de erro humano, um sistema WMS pode ajudá-lo a reduzir custos e aumentar a lucratividade. Com processos mais simples e facilitados pela tecnologia, você libera o tempo e recursos dos profissionais para se concentrarem em outros aspectos essenciais do negócio, permitindo maximizar o retorno do investimento.

Aprimoramento no controle de inventário 

O gerenciamento de estoque também auxilia no controle de inventário. Isso porque, graças ao software, os profissionais contabilizam com mais facilidade todos os produtos disponíveis, os que já saíram, os que estão entrando e como isso impacta positivamente na compra final.

Melhoria na experiência do cliente

A maior transparência e agilidade dos processos também chegam até o cliente, fomentando uma experiência positiva com o processo de compra e, por consequência, com a marca em si

Na jornada de compra, o sistema WMS oferece o recurso de consulta da disponibilidade de produtos com informações de estoque em tempo real. Um bom WMS permite localizar e transportar itens rapidamente para os consumidores, aprimorando a experiência de consumo com agilidade e comunicação fluida e amigável.

Aumento no desempenho e na produtividade 

Um software WMS possui várias ferramentas de otimização e automação de processos que agilizam diferentes demandas e promovem uma maior produtividade.

Através de atualizações consistentes, os fornecedores de software de gerenciamento de armazém apresentam regularmente novos recursos para refletir as boas práticas do setor. Dessa maneira, as organizações acompanham as novidades mais recentes e melhoram continuamente seus processos com base nessas inovações.

Integração entre equipes

Um sistema WMS também conecta profissionais, processos e setores, integrando os colaboradores de diferentes áreas de uma empresa (como financeiro, comercial, marketing, tech, etc). Com o uso de um bom WMS, as equipes passam a ter uma comunicação mais eficiente e trabalham mais juntas em prol de um objetivo comum. 

Através de um Warehouse Management System, uma empresa aumenta a produtividade e promove a integração de suas equipes.

Qual a importância de um sistema WMS para uma empresa?

Um bom Warehouse Management System (WMS) é uma solução abrangente, projetada para agilizar e otimizar as operações de armazéns. O sistema oferece muitos recursos e funcionalidades para melhorar a eficiência e produtividade e ainda fornece informações e dados em tempo real para apoiar a tomada de decisões controladas.

Na prática, adotar um sistema WMS é uma excelente abordagem para empresas que desejam modernizar a logística de armazenamento e gerenciamento de armazém

O software ainda auxilia na mensuração de resultados, já que fornece dados e insights estratégicos para todo o aprimoramento do modelo de negócios. 

E como a Ingram pode auxiliar?

À medida que os líderes priorizam o investimento em novas soluções tecnológicas, as empresas ganham agilidade, produtividade, transparência nos processos e eficiência operacional. Como consequência, os colaboradores e os clientes têm experiências mais amigáveis e uma percepção mais positiva sobre a marca. 

Na prática, a adesão da empresa ao uso de ferramentas digitais, como o sistema WMS, não muda só o funcionamento, mas também o posicionamento da companhia, colocando-a em destaque no mercado

O uso de um bom WMS transforma as operações de negócios ao simplificar processos, melhorando a eficiência e reduzindo as despesas. No mercado competitivo de hoje, contar com um software WMS é indispensável para controle de estoque, atendimento de pedidos, envio e recebimento.

Quer modernizar o gerenciamento de estoque da sua empresa também? Conheça as soluções da Ingram e saiba como podemos ajudar! 

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.