A automação de processos vem se tornando cada vez mais popular. No entanto, ainda que essa estratégia traga muitos ganhos, ela também está sujeita a falhas na escalabilidade do fluxo de processos. Algumas operações acabam não interagindo como deveriam em uma empresa e, por isso, elementos como comunicação eficiente e produtividade podem ser prejudicados. 

E é por isso que se torna importante entender o que é supply chain

Conforme o relatório Supply Chain Automation Q4 2022, elaborado pelo Drake Star, 2022 foi um ano recorde em automação em supply chain: foram 625 negócios anunciados e/ou concluídos, totalizando $32 bilhões de dólares. Os números indicam um incremento em relação a 2021, quando 600 negócios foram automatizados.

Neste artigo, mostramos o que é supply chain management, as vantagens, algumas aplicações e as diferenças em relação à logística integrada.

Aproveite o conteúdo!

O que é supply chain?

Supply chain é uma abordagem voltada para o gerenciamento de produtos de maneira mais eficiente e transparente, do início ao fim do ciclo de produção. As matérias-primas são convertidas em mercadorias e, graças à maior escalabilidade de estoque, as entregas são mais rápidas e satisfatórias.

O objetivo geral do supply chain é satisfazer os clientes e os demais stakeholders de maneira oportuna e eficiente, gerando lucro para a empresa.

Para entender o que é supply chain, é importante conhecer as cinco etapas dessa abordagem:

  1. Projetar: determinar como será o processo, quais são os objetivos e as ferramentas e tecnologias necessárias para torná-lo mais ágil.
  2. Planejar: pensar em como implementar a estratégia, dadas as restrições da instalação, o custo do projeto e qual será o retorno sobre o investimento (ROI).
  3. Executar: implementação do processo do início ao fim, estabelecendo parceiros e fornecedores da cadeia de suprimentos, gerenciando o estoque e otimizando a distribuição.
  4. Controlar: garantir que as várias operações sejam executadas com uniformidade e consistência, mantendo os níveis de estoque estáveis.
  5. Monitorar: definir e acompanhar indicadores-chave de desempenho (KPIs), para garantir que o desempenho das operações esteja alinhado com os objetivos da empresa.

Quando bem executada, cada etapa do supply chain fornece à sua organização um alto valor líquido e ROI. Isso acontece porque, através desse tipo de gestão, é possível:

  • Conduzir ao desenvolvimento de uma infraestrutura que afasta os concorrentes
  • Aproveitar as melhores práticas de logística e tecnologias de manuseio de materiais; 
  • Sincronizar a cadeia de suprimentos enquanto mede os níveis de desempenho e os KPIs.
Compreender o que é supply chain é fundamental para otimizar os processos de produção de uma empresa

Supply chain e logística: qual a relação?

Apesar do supply chain englobar a logística, estes conceitos não devem ser confundidos. Eles estão diretamente interligados, mas possuem suas diferenças: enquanto a logística lida mais com o micro, o supply chain dá conta de toda a cadeia de produção, armazenamento, transporte, etc. 

A logística é um conceito bastante restrito, que abrange, basicamente, a globalização do gerenciamento de recursos de cada unidade local para toda a rede de pontos de produção.

Por ser uma categoria mais complexa, se torna fundamental compreender o que é supply chain management: o conceito envolve a logística, mas vai além. Isso porque realiza otimização de ponta a ponta – ou seja, não apenas dentro da empresa, mas também ao trabalhar com outros envolvidos no processo, como fornecedores e empresas de transporte.

O objetivo de uma gestão logística eficiente é alcançar a máxima competitividade e lucratividade da empresa, bem como de toda a estrutura da rede de cadeias de suprimentos, incluindo o usuário final.

Na prática, a integração e introdução de inovações nos processos de supply chain e de logística devem visar o aumento da produtividade geral, maximizando a eficiência operacional e melhorando a experiência do cliente.

Ao saber o que é supply chain management, fica mais fácil compreender que um produto depende de uma logística de produção, transporte e entrega bem feita para chegar até seu consumidor final.

Mas, afinal, quais as funções da logística no supply chain? Confira abaixo algumas das atribuições que precisam ser desenvolvidas para a gestão racional dos recursos produtivos:

  • Gestão de armazéns. Esse papel da logística na gestão da cadeia de suprimentos abrange várias tarefas: desde o projeto de instalações do armazém até os requisitos para armazenamento de produtos, terminando com a introdução de várias soluções de automação.
  • Envio dos produtos para o cliente. Os processos de embalagem, rastreamento e contabilidade são responsabilidade da logística. Tais tarefas permitem o controle das mercadorias, de ponta a ponta, para que elas cheguem ao consumidor final;
  • Transporte de produtos. Isso inclui o trabalho com transportadores de carga e veículos da frota da empresa, com a execução de várias tarefas, como planejamento de suas rotas, cálculo de custos de combustível, entre outras;
  • Cumprimento das exigências da alfândega. Quando uma empresa planeja a entrega internacional de mercadorias, é muito importante que, durante o transporte, as mercadorias cumpram integralmente as exigências alfandegárias e contenham toda a documentação necessária;
  • Relacionamento e parceria com intermediários. Cabe à logística gerenciar os recursos de terceiros, diretamente envolvidos na implementação das cadeias de abastecimento. Além disso, também é papel da logística encontrar parceiros com o custo/benefício mais aceitável, bem como estabelecer relações comerciais confiáveis ​​e duradouras com eles;
  • Gestão de mercadorias devolvidas. A logística reversa, que estabelece as regras e rotas para o transporte das mercadorias devolvidas/descartadas, bem como destinação delas, é papel dos profissionais de logística. 
Uma gestão de supply chain pode trazer muitos benefícios em todo o ciclo de produção de um produto

Qual a importância do supply chain?

Por gerar escalabilidade e visibilidade para a gestão dos processos, o supply chain é capaz de otimizar toda a produção de uma empresa. Com isso, é possível ganhar maior produtividade e reduzir custos, além de criar melhores relacionamentos com clientes e fornecedores

Conheça os impactos positivos de entender o que é supply chain e aprenda a fazer esse tipo de gestão. 

Visibilidade dos processos

O supply chain management traz maior visibilidade de todas as etapas de produção de um produto ou serviço, que ajuda a evitar erros e desperdícios.

As ferramentas de software voltadas para supply chain viabilizam análises de dados  em tempo real, o que não tem preço para uma empresa. Como o suporte deste tipo de tecnologia, os profissionais passam a ter maior visibilidade do gerenciamento da cadeia de suprimentos. Eles acompanham as movimentações no armazém, rastreiam diferentes canais de distribuição, monitoram indicadores e conseguem compreender em que momento o negócio está e como pode ir além. 

Ganho de eficiência

Ao ter maior visibilidade e controle dos processos, é possível garantir uma eficiência maior em questões como tempo, investimento, demanda de mão de obra, entre outros fatores. 

Quando a empresa compreende o que é supply chain e adota esse sistema, ela ganha eficiência em quase todos os aspectos da sua operação – incluindo as etapas de logística, como aquisição e entrega. 

Além disso, uma gestão de supply chain eficaz permitirá que você evite atrasos no processo de fabricação e no envio de mercadorias. Com isso, uma empresa pode oferecer maior valor aos seus clientes e se estabelecer com maior facilidade no mercado. 

Redução de custos

À medida que a empresa ganha visibilidade e eficiência, ela também consegue reconhecer o que é mais custoso e o que pode ser otimizado no fluxo de produção.

Um sistema de supply chain também permite mapear as falhas recorrentes, relacionadas à segurança e ao armazenamento, e métodos ineficientes usados ​no seu negócio. 

De tal modo, os profissionais do setor conseguem reconhecer oportunidades de redução de custos, que tendem a aumentar a lucratividade do setor.

Comunicação entre setores

Para garantir a eficiência já mencionada e ter sucesso na estratégia de supply chain, é preciso conectar pessoas e setores, de modo que todos estejam interligados e focados em entregar o produto ou serviço final ao consumidor. 

Saber o que é supply chain e como aplicá-lo não só permite aprimorar a comunicação e integração entre os envolvidos, mas também oferece mecanismos para esse nível de escalabilidade. 

Satisfação do cliente

Com a cadeia de suprimentos otimizada e um fluxo de produção e transporte mais eficiente, a empresa tende a estabelecer uma conexão consistente com os clientes, que permite conhecer suas dores e expectativas e trabalhar para supri-las.

Na prática, a lógica é simples: ao priorizar o supply chain, a empresa vê um salto na qualidade do produto final e na satisfação do cliente.

Tudo isso contribui para fortalecer a reputação da empresa, levando ao aumento dos clientes e à fidelidade à marca. 

Previsibilidade sobre demandas e capacidade de atendê-las

Os profissionais e gestores de um negócio precisam ter metas e tarefas específicas a longo prazo. E conhecer o que é supply chain contribui para que todos estejam na mesma página sobre as perspectivas futuras. 

Com um sistema voltado para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, a empresa passa a ter uma visão detalhada do estoque e do relacionamento com os fornecedores.

Além disso, a empresa precisa avaliar continuamente outros aspectos que podem influenciar no negócio, como estado econômico da empresa, concorrentes, preferências do consumidor. 

Um sistema eficaz de supply chain fornece visibilidade e previsibilidade, o que ajudará a resolver os problemas ou a implementar novas técnicas para soluções mais inteligentes. 

Implementação de planos de mitigação de riscos

Como o processo de supply chain management é baseado em etapas, as falhas tornam-se facilmente identificáveis, promovendo a capacidade de superar os obstáculos e implementar planos de mitigação de riscos acompanhando o negócio. 

Saber o que é supply chain e como aplicá-lo melhora o relacionamento com stakeholders e clientes

Como a Ingram pode te ajudar?

Contar com o suporte da tecnologia para gerenciar os processos de supply chain faz toda a diferença. Para ajudar você, a Ingram Micro fornece soluções de ponta.

Como a maior distribuidora de tecnologia e líder global da cadeia de suprimentos de TI, serviços mobile, cloud, automação e logística, entregamos soluções sob medida para necessidades, expectativas e orçamento do seu negócio

Agora que você já sabe o que é supply chain e como sua empresa pode se beneficiar dessa estratégia, entre em contato conosco! Descubra como a Ingram Micro ajuda você a otimizar a gestão da sua cadeia de suprimentos.

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Paulo Renato Fernandes

Paulo Renato Fernandes

Diretor de Vendas e Commercial & Consumer da Ingram Micro Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),pós-graduado em Administração de Empresas pela UNIP e em Marketing pela ESPM, atua há mais de 34 anos no segmento de TI. Sempre esteve em cargos de direção e gestão, e possui experiência em empresas como Tech Data, Symantec e Lenovo, incluindo Brasil e América Latina. Nos últimos anos, trabalhou como mentor de negócios para Tech Startups, sendo membro do grupo “Anjos do Brasil” e também membro do Conselho Brasileiro de Canais de TI (Canal Direto).