Em um cenário altamente competitivo, ter certificações TI é um grande diferencial. Dados divulgados pela Skillsoft apontam que profissionais certificados são mais produtivos e eficazes no trabalho. Além disso, agregam em pelo menos US$10.000, comparando com profissionais não certificados. 

Em um de nossos artigos já explicamos a importância das certificações em TI, bem como as mais relevantes para 2023. Mas, será que ainda são as mesmas? Quais as especialidades são imprescindíveis para 2024? Descubra!

Certificações em TI que ainda estão em alta para 2024

Segundo um estudo conduzido pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), cerca de 70 mil vagas na área serão geradas em 2024

Para aproveitar as oportunidades é preciso ter o conhecimento que o mercado busca. Confira as 3 certificações em TI em destaque para este ano!

Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (ITIL)

Information Technology Infrastructure Library é uma das certificações em TI mais valorizadas no mercado. Ela se concentra no desenvolvimento de habilidades de planejamento, entrega e suporte de departamentos de TI.

Separado em 5 níveis – Foundation, Practitioner, Intermediate, Expert e Master –, o ITIL fornece um framework abrangente que permite às empresas alcançarem eficiência, qualidade e alinhamento nos serviços de TI. Além disso, ele auxilia na otimização dos serviços, possibilita a redução de custos, traz mais flexibilidade e ajuda na hora de se destacar da concorrência.

Cloud

Os provedores em nuvem oferecem segurança e escalabilidade. Sendo assim, o ideal é desenvolver habilidades de programação a partir de cursos cloud, uma vez que existem diferentes provedores.

Abaixo, listamos as certificações em TI mais usadas nesse caso:

  • AWS: voltada aos arquitetos de solução, responsáveis por aprimorar a performance e capacidade de inovação da empresa. A certificação TI permite construir ambientes disponíveis, escalonáveis, resistentes a falhas e seguros, por meio do AWS.
  • Azure: essencial para aprender sobre  ciência de dados e aprendizado de máquina. Neste curso, o profissional desenvolve habilidades para implementar e executar modelos de machine learning no Azure.
  • Google Cloud: direcionada a profissionais que desejam projetar, desenvolver e gerenciar soluções dentro da plataforma Google Cloud.

Profissionais com certificações cloud se destacam no mercado. Quer saber quais os benefícios e cargos disponíveis? Confira nosso conteúdo!

Segurança da informação

No primeiro semestre de 2023, o Brasil foi o principal alvo de ciberataques na América Latina. Somente neste período foram registrados 328.326 ataques, o que representa 41,78% do total na região.

Sabendo dos riscos, as empresas buscam profissionais especializados, a fim de reforçar os sistemas de segurança

As certificações em TI que se mantém em alta para o setor são:

  • CISA: certificação de TI voltada para a auditoria de sistemas da informação, ideal para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos na área. O profissional pode abranger sua experiência no tema, e desenvolver habilidades para monitorar, avaliar e relatar vulnerabilidades.
  • CISSP: apresenta as melhores práticas para combater ataques cibernéticos, monitorar redes e evitar violações de dados. Envolve também a conscientização dos demais colaboradores sobre a importância da segurança da informação.
  • CRISC: certificação voltada ao controle e gerenciamento de riscos a sistemas de informação. Durante o curso, o profissional aprende a avaliar, identificar, mitigar e responder em caso de ataques ou falhas. 
  • CISM: focada na preparação do profissional de TI para projetar e desenvolver protocolos de segurança, assim como gerenciar a segurança geral de uma companhia.

Além dessas certificações TI, existem outras que também são altamente requisitadas pelo mercado na área de cibersegurança, como Pentest+ e hacker ético.

Os cursos e certificações podem auxiliar profissionais de TI que buscam se destacar no mercado de trabalho, oferecendo habilidades cruciais para o funcionamento de empresas.

Gerenciamento de projetos

Gerenciamento de projetos e Governança em TI são duas áreas importantes para as empresas. 

A partir dessas abordagens é possível aumentar o desempenho da companhia e agregar valor ao negócio. A gestão reduz as chances de fracasso do projeto e permite acompanhar todas as etapas, garantindo a qualidade dos resultados. Confira:

  • PMP: é uma das certificações de TI para profissionais que desejam se tornar gerente de projetos. Aqui, eles desenvolvem todas as habilidades necessárias para todas as etapas que envolvem um projeto.
  • CGEIT: essencial para aqueles que buscam trabalhar com Governança de TI. Os profissionais são treinados para comandar projetos, tomar decisões assertivas e otimizar riscos e recursos.
  • CAPM: preparação voltada para cargos básicos de gerenciamento de projetos. Esta é uma das certificações TI essencial para gerentes, coordenadores e analistas de negócios de TI.

Conhecimentos para se destacar no mercado em 2024

Agora que você já sabe quais certificações TI ainda se mantêm em alta, confira, também, o que o mercado está exigindo para 2024!

Data science

Com o aumento de processos orientados por dados, o Data Science tem sido cada vez mais essencial. 

As principais certificações de TI para quem busca investir na área são: engenharia de dados, arquitetura de dados, especialista em Business Analytics, gerente de Analytics, entre outros, que podem ser realizados pela IBM, Harvard, Azure, e outros. 

Para se destacar no mercado, é fundamental conhecer as novas tecnologias e como utilizá-las de maneira inovadora.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Ambas tecnologias estão cada vez mais presentes nos ambientes corporativos. Por isso, os profissionais de TI devem buscar aprender sobre Inteligência Artificial (IA) e o machine learning.

Profissionais especializados nesses dois temas podem auxiliar empresas a melhorar o atendimento ao cliente, reduzir custos de negócios, otimizar os processos, aumentar a confiabilidade e gerar análises inteligentes.

Certificações em TI e Ingram Micro

Como vimos até aqui, as certificações em TI são essenciais para se destacar da concorrência e garantir uma vaga na área. Por meio delas, você pode aumentar suas competências e melhorar suas habilidades.

Portanto, na hora de escolher seu curso, conte com a Ingram Micro. Temos um portfólio completo de treinamentos em parceria com as maiores instituições de ensino. Acesse nosso catálogo de treinamentos e saiba mais!

Este artigo foi útil?

(5)

Você já votou neste post

Welington Sousa

Welington Sousa

Head de Marketing e Comunicação da Ingram Micro Brasil. Possui mais de 15 anos de experiência em Marketing de Performance e Posicionamento no mercado de Tecnologia e Internet. Formado em Ciências da Computação e com MBA em Marketing, atualmente é Head de Marketing e Comunicação da Ingram Micro. Lidera estudos e pesquisas em Behavioral Marketing e Neuromarketing, buscando entender melhor as relações de consumo B2C e B2B. Antes de se tornar Head na Ingram Micro, atuou como Marketing Manager na Claro e Locaweb, sempre na liderança de times multidisciplinares.