A realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) são dois conceitos que compartilham semelhanças, mas, na prática, são bem diferentes. No mercado, empresas e desenvolvedores estão adotando realidade virtual e realidade aumentada em estratégias de marketing, educação, treinamento, assistência remota, diagnóstico remoto de pacientes, jogos e entretenimento, além de muitos outros campos. 

Mas, afinal, qual a diferença entre as duas? O que é realidade virtual? E o que é realidade aumentada?

Para começar, é importante saber que a AR aumenta a cena real, enquanto VR cria ambientes virtuais completamente imersivos. Na realidade aumentada, 25% da experiência é virtual e 75% real. Já na realidade virtual, 75% da experiência é virtual e 25% real.

Neste artigo, apresentamos o conceito das duas abordagens, as diferenças e semelhantes entre elas, com ênfase especial na realidade virtual.

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada permite visualizar virtualmente o ambiente da vida real, como árvores no parque, crianças jogando, cachorros perseguindo bolas e muitos outros cenários. Tal tecnologia está crescendo à medida que os dispositivos prontos para AR passam a ser mais acessíveis em todo o mundo. 

A realidade aumentada é definida como um sistema que consiste em três características essenciais:

  • Combinação de mundos reais e mundos virtuais;
  • Interações em tempo real;
  • Visualização 3D precisa de objetos reais e virtuais.
Na realidade aumentada, é possível ver como um móvel ficaria na sua casa e até qual a melhor cor de parede para o seu ambiente

O que é realidade virtual?

A realidade virtual está focada na simulação da visão. O usuário precisa colocar uma tela de VR na frente de seus olhos, eliminando qualquer interação com o mundo real. Em VR, duas lentes são utilizadas, uma para cada olho, que o cérebro interpretará como uma imagem única. 

Os visuais na tela podem ser renderizados usando um cabo HDMI conectado a um PC ou telefone celular. É preciso usar óculos, alto-falantes e, às vezes, dispositivos portáteis para simular uma experiência do mundo real. 

Na realidade virtual, você também pode empregar estimulação visual, auditiva e tátil (toque), de modo que a realidade construída seja imersiva.

Vantagens da Realidade Virtual (RV)

O uso da realidade virtual proporciona experiências diferentes para os clientes, alunos e pacientes, de diferentes segmentos. São vantagens da realidade virtual:

  • Aprendizagem imersiva;
  • Criação de um ambiente interativo;
  • Aumento da capacidade de trabalho;
  • Mais conveniência para o usuário;
  • Suporte para um mundo no qual o usuário possa explorar diferentes possibilidades;
  • Recursos para tornar a educação mais fácil e confortável, melhorando a experiência de aprendizagem;
  • A realidade virtual permite que os usuários experimentem um ambiente artificial.
Em feiras, exposições e parques é possível experimentar a realidade virtual voltada para jogos e diversão

Realidade virtual e realidade aumentada são iguais?

A realidade virtual é a experiência de conteúdo 3D digital em dispositivos como os headsets de realidade virtual. Ela permite mergulhar no conteúdo 3D digital em tamanho real. Mesmo nos casos em que os objetos são imaginários, a maioria dos elementos replica o mundo real. 

Ao experimentar uma experiência imersiva, o usuário tem a sensação de fazer parte dos ambientes digitais para os quais está olhando. Além disso, também significa interagir com o conteúdo digital e os objetos virtuais 3D em tamanho real, como faria no mundo real.

Na prática, com a RV, o usuário está navegando por um mundo virtual imaginário e gerado por computador. A sensação é que você está presente fazendo as coisas que precisam ser feitas lá, como faria naturalmente.

Por outro lado, a realidade aumentada é uma representação aumentada do mundo real em imagens virtuais 3D sobre os ambientes ou cenas vistas pelo usuário. Ele vê, à sua frente, as imagens virtuais ou hologramas fazendo parte dos ambientes reais.

Ao contrário da realidade virtual, na realidade aumentada nenhum fone de ouvido é necessário. Com AR, os usuários ainda estão em contato com o mundo real enquanto interagem com objetos virtuais próximos a eles, mas usando a tecnologia de realidade virtual, o usuário é isolado do mundo real e mergulha em um mundo completamente fictício.

Quais as diferenças entre realidade virtual e realidade aumentada?

A principal diferença é que a realidade aumentada trata da sobreposição de conteúdo digital, como hologramas 3D, animações e dados, em ambientes de usuário. Sendo assim, a realidade aumentada pode permitir ou não que o usuário interaja e controle os ambientes resultantes da realidade misturada.

Em contrapartida, a realidade virtual substitui ambientes reais por virtuais, de modo que o usuário pode imergir, controlar e manipular esse ambiente gerado por computador. 

Ambas tecnologias, realidade aumentada e realidade virtual, são usadas ​​em igual medida em jogos, educação, saúde, trabalho e outros tipos de treinamento.

Enquanto na realidade virtual é preciso óculos e fone de ouvido, na realidade aumentada basta um celular, pois não é imersivo

Os aplicativos de realidade virtual não precisam capturar ambientes de usuários reais, como aplicativos de realidade aumentada. No entanto, os sistemas VR podem permitir a navegação em tempo real de ambientes reais.

Realidade aumentadaRealidade virtual
Sobreposição de conteúdo digital virtual 3D no mundo real.Substituição do mundo real pelo mundo virtual 3D.
O sistema AR detecta marcadores e localizações de usuários em conteúdo predefinido a ser sobreposto.VR cria uma sequência interativa de áudio, animações e vídeos.
Conteúdo AR sobreposto no marcador detectado ou nas localizações do usuário.Não há necessidade de marcadores e detecção de localização do usuário para apresentar conteúdo 3D.
Maior largura de banda para experiências de alta qualidade – acima de 100 Mbps para transmitir.Menor exigência de largura de banda – pelo menos 25 Mbps para transmitir.
Mais adequado quando o aplicativo deve capturar os ambientes do usuário.Mais adequado quando o aplicativo deve fornecer imersão total.

Qual a importância da realidade virtual?

O desenvolvimento da realidade virtual é um salto importante na nossa história moderna. É um mundo novo, ou melhor, um mundo inventado, que nunca experimentamos antes, com possibilidades que nem podemos prever e que podem ir muito além de aprendizado e entretenimento. 

Levamos um tempo para dar o salto da realidade aumentada (AR) para a realidade virtual (VR), mas agora que fizemos, a diferença é revolucionária. A experiência de realidade virtual pretende ser totalmente imersiva e distante do que experimentamos como realidade, apresentando cada usuário a um mundo virtual criado por ele. 

A realidade virtual não é uma moda passageira, é o futuro. É com o suporte da VR e de outras tecnologias que nós, como uma comunidade global, vamos enfrentar os desafios crescentes que ameaçam nossa sobrevivência. 

Os cientistas estão descobrindo que a realidade virtual oferece algumas soluções inovadoras e é por isso que a realidade virtual é cada vez mais importante.

Exemplos de tecnologias de realidade virtual

A realidade virtual (VR) é outra tecnologia emergente semelhante à AR, mas com uma diferença fundamental: a VR o envolve completamente em um mundo digital. Com VR, você pode colocar um fone de ouvido e ser transportado para um ambiente virtual, como uma montanha-russa simulada ou um local exótico. 

Tanto realidade aumentada (AR) quanto realidade virtual (VR) têm aplicações potenciais em diferentes setores, como jogos, educação, treinamento e até medicina.

No cenário corporativo: No mundo dos negócios, a realidade virtual pode ser usada para treinar funcionários em novos ambientes ou para simulações, como testar um novo design de produto. Também pode ser usado para fins de marketing, dando aos clientes em potencial uma amostra de como seria usar um novo produto ou serviço. 

Na vida pessoal: a realidade virtual pode ser usada para entretenimento, como jogar videogame ou assistir a filmes, ou ainda para fins educacionais, como aprender sobre outras culturas ou eventos históricos. 

Na saúde: a realidade virtual pode ser terapêutica, ajudando pessoas com ansiedade ou fobias a enfrentar seus medos em um ambiente seguro. Além disso, os estudantes de medicina podem utilizar VR para praticar e realizar procedimentos. Por sua vez, os pacientes virtuais ajudam os alunos a desenvolver habilidades que podem ser aplicadas posteriormente no mundo real.

Na área da saúde, a realidade virtual pode ajudar na qualidade de vida e no tratamento de doenças

No esporte: a RV é usada como um dispositivo de treinamento digital em muitos esportes e para medir o desempenho de um esportista e analisar suas técnicas.

Nas estratégias militares:  sendo utilizada nas simulações de voo, simulações de campo de batalha, etc.

A realidade virtual tem desvantagens?

Como todas as tecnologias em estudo e aprimoramento, é possível, sim, listar algumas das desvantagens da realidade virtual. Porém, vale destacar que, conforme a tecnologia avança, tais desvantagens também podem ser desconstruídas.

Veja alguns dos contras da Realidade Virtual:

  • A RV está se tornando muito mais comum, mas os programadores nunca poderão interagir com ambientes virtuais;
  • O escapismo é comum entre aqueles que usam ambientes de RV, e as pessoas passam a viver no mundo virtual ao invés de lidar com questões do mundo real;
  • Treinar com um ambiente de RV dificilmente terá o mesmo resultado que treinar e trabalhar no mundo real. Isso significa que, se alguém se saiu bem em tarefas simuladas em um ambiente de RV, ainda não há garantia de que essa pessoa terá o mesmo desempenho no mundo real.

Qual a diferença entre realidade virtual e metaverso?

Tomando a realidade virtual como um recurso elementar, o Metaverso se empenha em criar experiências imersivas para os usuários onde eles podem dar asas à sua curiosidade. Em síntese, a realidade virtual cria um ambiente simulado imersivo, o Metaverso, para os usuários interagirem e viverem experiências. 

A ideia por trás do Metaverso é tão vívida que se torna impossível atingir os objetivos sem envolver um monte de outros recursos. É por isso que a Realidade Virtual e o Metaverso andam de mãos dadas. O uso de headsets de realidade virtual para trabalhar e interagir, dentro de um Metaverso, torna este último uma parte indispensável do ecossistema virtual. 

Sem usar a realidade virtual como grande catalisadora, a realidade da internet de próxima geração do Metaverso não conseguirá atingir seus objetivos definidos.

O uso da realidade virtual ajudará a fortalecer a infraestrutura central da tecnologia do Metaverso, viabilizando a construção de um mundo virtual dinâmico na internet. A tecnologia contará com a VR para oferecer o suporte necessário para essa transição. 

Afinal, não se pode interagir em um mundo virtual sem usar um headset de realidade virtual. Esse é um dos requisitos básicos para entrar no Metaverso. 

Além disso, um software robusto de realidade virtual é necessário para projetar o espaço online no ambiente virtual. Sendo assim, é importante saber que o software VR e os headsets VR são os dois elementos vitais que suportam o trabalho e a criação de clusters no Metaverso.

Agora que você sabe o que é realidade virtual, o que é realidade aumentada e qual a relação com o Metaverso, tenha em mente que a VR está apenas começando a despontar como uma tecnologia em evidência. 

Cada vez mais, será possível observar a popularidade das ferramentas de realidade virtual, que devem viabilizar projetos inovadores nos diferentes segmentos da sociedade.  

Quer acompanhar outras novidades como essa que vimos, neste artigo? Acesse sempre o blog da Ingram Micro e conheça nossas tendências em destaque no mercado tech. 

Este artigo foi útil?

(5)

Você já votou neste post

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.