Quer você gerencie uma organização de TI grande ou pequena, você precisa de uma abordagem de gerenciamento de sistemas. Dessa maneira, é possível fazer um acompanhamento dos processos, dados e ferramentas usados pela empresa, no dia a dia, para fazer a entrega aos clientes.

Sem essa estratégia, você corre o risco de comprometer o sucesso da sua operação, acumulando prejuízos financeiros, de imagem e perda de clientes e colaboradores. Uma vez que o gerenciamento de sistemas está conectado com toda a operação da companhia! 

Neste artigo, mostramos a importância dessa estratégia. Além disso, indicamos quais pontos você deve considerar na gestão das aplicações de TI.

O que é o gerenciamento de sistemas?

O gerenciamento de sistemas consiste nas atividades de implantação, acompanhamento e supervisão dos softwares de uma empresa, escritório, centro de dados ou outra organização. Em síntese, o gerenciamento de sistemas garante que as importantes funções de TI estejam funcionando a todo vapor.

Para tanto, essa abordagem combina quatro elementos principais, necessários para gerenciar um sistema com eficiência e eficácia. São eles:

  • Os processos tratam de como realizar a tarefa;
  • Os dados referem-se às informações necessárias para executar o processo;
  • As ferramentas são os equipamentos exigidos para realizar os processos. 
  • A organização refere-se às pessoas que apoiam o processo e executam as configurações.
O gerenciamento de sistemas pode ajudar em processos como estoque, entregas e rastreamento de encomendas

A equipe de TI, responsável pelo gerenciamento de sistemas, trabalha em várias frentes, desde o pedido de equipamentos de informática e manutenção de redes até a solução de problemas e configuração da automação.

Como fazer um bom gerenciamento de sistemas?

Para fazer um bom gerenciamento de sistemas, a equipe de TI assume uma série tarefas que visam manter ou aprimorar a infraestrutura de tecnologia local de TI de uma organização, serviços de computação em nuvem e aplicativos de software.

O gerenciamento de sistemas ajuda a distribuir e agrupar recursos do sistema, planejar situações de backup e recuperação, proteger o sistema, gerenciar várias aplicações e analisar ou resolver qualquer problema de desempenho.

No gerenciamento de sistemas, são atividades importantes: 

  • Determinar os requisitos organizacionais de hardware e software;
  • Avaliar se o progresso das atividades é facilitado ou prejudicado pelos softwares e hardwares atuais;
  • Distribuir e instalar novos equipamentos de informática;
  • Supervisionar o ciclo de vida dos equipamentos de TI, incluindo manutenção, atualizações e substituições;
  • Monitorar os componentes do sistema de TI e relatar o uso;
  • Fazer o gerenciamento de suporte para componentes do sistema de TI.

Tenha um alto desempenho no gerenciamento de sistemas

Para melhorar o planejamento de capacidade e garantir que os níveis de desempenho dos sistemas permaneçam sempre altos, é importante seguir alguns passos:

  1. Implementar requisitos de segurança para sistemas de informação;
  2. Manter ambientes separados de desenvolvimento, teste e produção;
  3. Gerenciar o ciclo de vida de desenvolvimento do sistema (SDLC).
  4. Gerenciar adequadamente o desenvolvimento terceirizado e os serviços de sistemas externos;
  5. Rastrear e gerenciar as interconexões do sistema;
  6. Desenvolver e seguir um plano de gerenciamento de configuração;
  7. Estabelecer configurações básicas para sistemas e dispositivos;
  8. Criar e aplicar uma política de gerenciamento de mudanças;
  9. Manter controles de gerenciamento de capacidade.
  10. Definir controles de manutenção para sistemas e dispositivos.

Como o gerenciamento de sistemas ajuda na performance da sua empresa?

Uma estratégia de gerenciamento de sistemas é importante porque traz uma série de vantagens para a companhia, desde a redução de custos, passando pelo fortalecimento da camada de segurança até o aumento da satisfação de colaboradores e clientes. Analise quais áreas da sua empresa precisam de mais gerenciamento. 

Listamos, a seguir, os principais benefícios de investir em uma estratégia de gerenciamento de sistemas:

Melhoria constante do desempenho

Para assegurar o crescimento organizacional, a empresa precisa ter uma infraestrutura de TI moderna com alta disponibilidade e recursos de ponta. Neste sentido, o gerenciamento de sistemas traz uma contribuição importante. 

Apesar de ter um custo para implementação, a melhora no gerenciamento de sistemas ajuda a economizar no futuro, e aumentar o faturamento da empresa

Isso porque quando ele é eficaz, garante o máximo aproveitamento dos recursos tecnológicos, viabilizando a execução de novos projetos e iniciativas em um ambiente de TI seguro e confiável. 

Investimento em inovação

Com um bom gerenciamento de sistemas, a equipe de TI consegue fornecer os melhores recursos e dados para os profissionais de outras áreas estratégicas da companhia. 

A partir do uso de sistemas, recursos e ferramentas inteligentes, a empresa obtém insights relevantes que permitem identificar os novos hábitos dos consumidores e as oportunidades de mercado. Na prática, o gerenciamento de sistemas aponta para os investimentos mais inteligentes, conforme as necessidades de ampliação, em todos os níveis organizacionais.

Garantia de atendimento e solução de problemas 

Quando a companhia tem um gerenciamento de sistemas eficaz, ela consegue detectar rapidamente os problemas e agir de imediato, antes que causem prejuízos. Especialmente para empresas que dependem da tecnologia para executar sua atividade principal, como e-commerces, contar com o gerenciamento de sistemas é essencial para manter a disponibilidade da plataforma. 

Assim, é possível evitar queda na produtividade e desgaste da imagem da marca perante os clientes.

Redução de potenciais perdas financeiras 

Diante da indisponibilidade de um servidor ou rede, a empresa perde tempo, vendas, dinheiro e produtividade. Afinal, as pessoas ficam impedidas de fazer o trabalho delas e os clientes não podem comprar. O prejuízo de um sistema inoperante vai aparecer no relatório financeiro mensal.

Além de perda de acesso, falhas de software ou de atualizações antivírus, a falta de um gerenciamento de sistemas adequado pode expor a empresa a infecções custosas de malwares. Uma perda de dados pessoais de clientes para hackers levará a companhia a registrar uma queda na retenção e, claro, na reputação da marca. 

O vazamento de dados pode ter um custo muito alto para a empresa, e levar até mesmo à perda de clientes.

Aumento de produtividade e retenção de clientes

À medida que o gerenciamento de sistemas antecipa e evita possíveis problemas, que poderiam afetar a produtividade e funcionamento da empresa, ele também aumenta a disponibilidade dos serviços e o desempenho da equipe. Afinal, com o sistema operando sem qualquer instabilidade, a eficiência operacional permanece alta. 

Na prática, o gerenciamento de sistemas contribui para o engajamento, a experiência positiva de consumo e a retenção de clientes.

Práticas recomendadas de gerenciamento de sistemas 

Não importa quais sejam as necessidades de TI da sua companhia, você pode promover um bom gerenciamento de sistemas com estas estratégias:

Consulte as equipes de TI sobre os requisitos: ninguém conhece melhor os requisitos de gerenciamento sistemas do que sua equipe de TI. Os profissionais podem aconselhar sobre rede, interoperabilidade, hardware e requisitos de utilização para definir uma linha de base.

Consulte as equipes de TI sobre orçamentos: um erro comum dos gestores é presumir que suas equipes têm todos os recursos necessários para o crescimento contínuo. Conte com a participação dos profissionais de TI, para consolidar cronogramas e orçamentos que viabilizem a melhoria dos planos de gerenciamento de sistemas em ação.

Alinhe as metas de gerenciamento de sistemas com a visão estratégica: comunique-se com o time de TI para compartilhar as visões estratégicas gerais e as metas de crescimento organizacional. Assim, as metas de gerenciamento de sistemas podem acompanhar e oferecer suporte para o desenvolvimento da empresa.

Defina metas atingíveis: as metas de gerenciamento de sistemas devem ser atingíveis e quantificáveis. Portanto, vale considerar uma estrutura como ITIL (Information Technology Infrastructure Library, uma biblioteca detalhada de melhores práticas de TI) para definir valores e indicadores mensuráveis. É importante engajar a equipe de TI, para ajudar a garantir a viabilidade das ações e do cronograma.

Vantagens do gerenciamento de sistemas

Ao incorporar as ferramentas certas de gerenciamento de sistemas, sua equipe de TI passa a operar com mais eficiência, o que, por sua vez, ajuda o restante de sua organização. O gerenciamento de sistemas traz uma série de vantagens para as organizações:

  • Alivia os pontos problemáticos de TI;
  • Melhora a confiabilidade e o desempenho da rede;
  • Maximiza o aproveitamento dos recursos de automação; 
  • Aumenta o nível de proteção e segurança da rede; 
  • Reduz os custos operacionais. 

Como unir o gerenciamento de sistemas com o gerenciamento de rede?

Ao desenvolver uma abordagem de gerenciamento de sistemas, a equipe de TI trabalha para garantir que a operação se torne segura. Em tempos de LGPD, o gerenciamento de sistemas deve oferecer uma rede que viabilize a proteção e a segurança dos dados da empresa, dos cliente e dos colaboradores.

Como a Cisco pode ajudar no seu gerenciamento de sistemas?

Para otimizar e simplificar o gerenciamento de sistemas e de rede, você pode contar com as soluções Cisco Prime, desenvolvidos para grandes empresas e provedores de serviços.

Usando produtos de automação de data center e gerenciamento em nuvem da Cisco, os times de TI das organizações podem aprimorar a eficiência operacional e aumentar a agilidade dos processos.  

Como vimos até aqui, fazer o gerenciamento de sistemas é desafiador, mas traz muitos benefícios para a companhia. Conheça o Cisco Prime e otimize a gestão na sua área de TI com uma solução de ponta.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.