Resultado da combinação do prefixo “meta”, entendido como a definição de algo, com “dado”, que indica como uma situação se configurou, um metadado é todo objeto capaz de ser armazenado e classificado. Eles ajudam os usuários a encontrar informações relevantes, descobrir vários recursos e entender as características básicas dos dados, como sua origem. 

Mas, afinal, o que são os metadados, na prática? E como eles podem otimizar o trabalho da sua equipe no dia a dia?

Descubra o essencial sobre metadados neste artigo!

O que são metadados?

Metadados são, em resumo, dados que informam algo sobre outros dados. Ligados à linguagem computacional, eles são os dados estruturados de referência, normalmente relacionados a uma base, que fornecem informações sobre outros dados e auxiliam na classificação e identificação das características das informações descritas. 

Eles podem ser criados manualmente ou por meio de processamento automatizado de informações. Geralmente, como mencionado, são armazenados e gerenciados em um banco de dados.

São exemplos de metadados de arquivos: o autor, a data de criação e a data de modificação de um documento. Além disso, imagens, vídeos, bancos de dados relacionais, planilhas e sites também podem ser classificados como metadados. Essencialmente, eles são parte da estrutura de um dado principal, sendo responsáveis por transformá-lo em um conjunto de informações úteis.

Metadados e cultura data-driven estão diretamente relacionados. Saiba mais!

Tipos de metadados

Na gestão estratégica e eficaz de uma empresa, conhecer e explorar os tipos de metadados disponíveis, é fundamental para obter uma visão do potencial competitivo em um mercado altamente impactado por dados, atualizados em tempo real. 

A seguir, conheça os três principais tipos de metadados: 

Metadados estruturados

Como o nome sugere, este tipo descreve a estrutura dos dados, as relações entre diferentes elementos e como eles são organizados e classificados. Esse tipo de dados é gerado por humanos e máquinas.

Códigos de barras e estatísticas de SEO são exemplos de dados estruturados, integrando planilhas e sistemas com números relevantes para profissionais e empresas.

Metadados não estruturados

São dados presentes na forma bruta absoluta, o que faz com que seu processamento seja mais complexo devido ao seu arranjo e formatação.

São exemplos de dados não estruturados: posts de redes sociais, bate-papos, imagens de satélite, dados de sensores IoT, e-mails e apresentações.

Metadados semiestruturados

Possuem algumas características consistentes e definidas, mesmo sem seguir uma estrutura rígida, como a de um banco de dados relacionais. Na gestão, tags semânticas com dados semiestruturados são usadas para torná-los mais ordenados. 

O Extensible Markup Language (XML), por exemplo, é um formato de arquivo baseado em metadados semiestruturados que serve para marcar necessidades especiais em objetos Web, tornando o compartilhamento de informação mais simples. De maneira semelhante, o Javascript Object Notation (JSON), é um padrão usado para o intercâmbio de dados semiestruturados.

Compreender os diferentes tipos de metadados é importante na hora do seu gerenciamento!

Importância de metadados para empresas

Eles servem como uma ferramenta poderosa para melhorar a organização e o gerenciamento de dados, ajudar na conformidade e segurança, orientar a tomada de decisões e promover a eficiência na integração de dados. 

Em uma era em que os dados são a chave para o sucesso dos negócios, os metadados são indispensáveis para otimizar as rotinas dos profissionais e das empresas. 

Para tanto, é importante que os envolvidos saibam manter uma organização sistemática, viabilizando análises, otimizando operações e seguindo as conformidades previstas em lei.

Por que olhar para gerenciamento de metadados?

Na definição de um modelo de gestão atual, orientado pelas melhores práticas de mercado e pelo valor dos metadados, os gestores têm o desafio de aprender a explorar o potencial do Big Data com sucesso. 

Na prática, eles são elementos valiosos de uma estratégia fundamentada no uso de dados de maneira estratégica (cultura data-driven) e na governança de dados.

Para um gerenciamento de metadados efetivo, as tecnologias do futuro são um grande diferencial neste processo e promovem soluções eficazes e otimizadas. O uso de inteligência artificial e machine learning para o processamento, catalogação, organização e governança já é uma realidade em diferentes empresas – e tem gerado cada vez mais resultados.

Vale lembrar também que um gerenciamento inclui, necessariamente, estar em conformidade com as normas previstas na LGPD. 

O uso de inteligência artificial e machine learning para o processamento e gerenciamento de metadados já é uma realidade.

Gerenciamento de dados com Ingram Micro

Ao longo deste conteúdo, mostramos o que são metadados e sua importância na gestão de informações de uma empresa. E compreender a sua relevância, graças ao seu potencial tanto na operação quanto na geração de insights, é vital para a operação bem-sucedida de qualquer negócio.

Sabendo da importância dos metadados e do seu gerenciamento pleno, conhecer boas soluções de gerenciamento de dados se torna fundamental.

Para isso, conte com a Ingram Micro! Acesso o nosso portfólio e saiba mais sobre nossas soluções voltadas para análise e gerenciamento de dados.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.