A área da tecnologia da informação registra crescimento constante nos últimos anos. O setor de TI está atraindo a atenção de diversos profissionais, tanto dos que estão entrando agora no mercado de trabalho, quanto daqueles que já estão inseridos e querem fazer uma transição para a carreira de TI .

Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Informação Comunicação (Brasscom) constatou que a busca por profissionais de TI será de 420 mil até 2024. Entretanto, o número de pessoas especializadas no setor não corresponde a demanda, por isso essa área pode ser uma boa oportunidade para quem quer investir em uma nova profissão.

São diversos os fatores que influenciam mais pessoas a buscarem novas oportunidades de trabalho no setor de TI, como os altos salários, a possibilidade de trabalho remoto e a flexibilidade de horários.

Entenda como funciona a carreira de um profissional de TI e as oportunidades que esse setor oferece. Continue lendo o artigo!

Como funciona uma carreira de TI?

A transformação digital vem revolucionando tudo à nossa volta, inclusive a dinâmica do mercado de trabalho. 

O setor de Tecnologia da Informação foi um dos principais afetados por essa mudança: ele deixou de ser apenas um suporte dentro da empresa, tornando-se uma das áreas mais estratégicas.

Os profissionais de TI são parte importante da empresa porque garantem a operação dos sistemas em qualquer circunstância. Em um mundo onde estamos conectados 24h por dia, a indisponibilidade de qualquer software pode causar um prejuízo para os negócios.

Os profissionais de TI são responsáveis por garantir que tudo funcione bem e estarão lá para o caso de qualquer manutenção. Eles também têm como atribuição gerenciar os dados de uma empresa, garantindo aderência às exigências dos órgãos reguladores. 

Para que as organizações consigam manter a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, o papel dos profissionais do setor de TI é fundamental.

De outro modo, eles também estão cada vez mais envolvidos na criação de estratégias mais competitivas.

Como está o mercado de TI?

Como vimos, o mercado de TI está em constante crescimento, já que as empresas de todos os ramos necessitam dos profissionais de TI para manterem seus sistemas em operação. Assim, existem muitas oportunidades em diferentes cargos, desde consultoria até gerência.

Para os interessados em entrar nessa área, é importante estar atento às especializações e conhecimentos necessários para conseguir uma boa colocação profissional.

Existem formações de nível superior, cursos técnicos e especializações para quem deseja entrar nesse mercado de trabalho. Porém, o principal para se dar bem nessa área é estar constantemente atualizado e por dentro do mundo tecnológico.

Quais os tipos de profissionais de ti?

 Há diversas áreas de TI que estão precisando de profissionais especialistas  e, assim, há também especializações diferentes para cada carreira de TI.

Existem diferentes tipos de profissionais de TI, as funções vão desde o desenvolvimento de sistemas e aplicativos até a manutenção. Conheça abaixo os profissionais de TI mais requisitados pelo mercado.

Profissionais de TI: programador e desenvolvedor

O programador é responsável pela programação e codificação de sites, aplicativos e outras ferramentas digitais. 

Já o desenvolvedor é aquele que desenvolve uma ideia ou solução, com a responsabilidade de projetar, desenvolver, implementar e testar soluções tecnológicas em sistemas de softwares, dispositivos móveis e na web.

O profissional dessas áreas costuma ser formado em engenharia ou ciência da computação, bem como ter habilidade de codificar e criar designs responsivos a fim de otimizar a experiência do usuário.

Profissionais de TI: administrador de sistemas

É o profissional responsável pela configuração e manutenção dos servidores de uma determinada rede. É responsabilidade dele implementar um gerenciamento de TI eficaz, garantindo que os servidores da rede não parem e estejam em bom funcionamento.

Por exemplo, se o e-mail e o sistema da empresa estão funcionando bem significa que um administrador de rede está conduzindo a gestão com sucesso. Caso haja algum problema, ele será o responsável por fazer a manutenção.

Analista de redes e de comunicação de dados 

Dentro da carreira de TI, esse profissional é responsável por vários processos, incluindo análise, desenvolvimento e implantação de sistemas computacionais. O analista de redes pode trabalhar internamente com os data centers para garantir o funcionamento de sites e as aplicações dos clientes.

Tudo isso com a premissa de atender às normas e requisitos de padrão de qualidade, usabilidade, integridade e segurança da informação. Por fim, o profissional deste ramo deve fazer um curso técnico ou superior em:

  • Redes de Computadores; 
  • Ciência da Computação; 
  • Sistemas de Informação ou equivalente.

Analista de suporte técnico

Esse profissional de TI cuida da manutenção de computadores, estrutura de rede e sistemas operacionais. Inclusive, o trabalho do analista de suporte técnico pode ser prestado dentro ou fora da empresa, auxiliando usuários e clientes. Pode ser feito via telefone ou presencialmente.

Gerente de projetos

O trabalho do gerente de projetos é uma área promissora que vem ganhando cada vez mais espaço. Isso porque hoje as empresas estão voltadas para o desenvolvimento de projetos de inovação.

Desse modo, o gerente de projetos é responsável por auxiliar na construção e maturação de projetos. Com isso, deverá entender o que será planejado, construído, testado e mensurar os avanços por meio de indicadores de desempenho, para garantir o alcance dos resultados propostos.

Quais as oportunidades em uma carreira de TI?

A tecnologia se desenvolve cada dia mais e, assim, ganha mais espaço na nossa rotina, seja pessoal ou profissional. Quanto mais as tecnologias avançam, mais há a necessidade de profissionais de TI atuarem em diversas áreas da tecnologia da informação.

Para quem está interessado no setor e na carreira de TI, é importante saber que são diversas as oportunidades e uma variedade de áreas a serem seguidas antes de definir qual lhe interessa mais. Confira abaixo!

Cloud Computing: arquitetos de nuvem

O uso de tecnologia em nuvem está se tornando cada vez mais comum, isso porque é possível armazenar as informações da empresa e acessá-la de qualquer lugar, sem ter que estar preso a um escritório. Assim, a carreira de TI abrange, cada dia mais, profissionais especializados em cloud computing. 

Além disso, a empresa economiza com infraestrutura física e hardware, uma vez que os servidores e data centers são fornecidos pelo parceiro de cloud. E para que esses serviços rodem de maneira correta, as organizações buscam profissionais qualificados com competência para gerenciar os processos em cloud, conhecidos como os arquitetos de nuvem.

Por meio de um planejamento, implantação do serviço, gestão de TI e manutenção das ferramentas dos aplicativos em nuvem, o profissional deve garantir a disponibilidade dos serviços em cloud, bem como mensurar os resultados.

O ideal é ter conhecimentos operacionais, de rede, programação, sistema e segurança para seguir nessa carreira de TI.

Proteção de dados: segurança da informação

A segurança da informação é de extrema importância para qualquer setor, isso porque toda organização quer manter os próprios dados e de seus clientes a salvo. 

Por isso, o profissional dessa área de TI é responsável por garantir que nenhum hacker encontre uma brecha no sistema da empresa, mantendo toda a base de dados segura.

Para ter sucesso nessa carreira de TI, é importante buscar atualização, conhecer todas as diretrizes do seu trabalho e as políticas de segurança da empresa para a qual presta serviços.

Especialista em dados e Big Data

O profissional especialista em dados é responsável por fazer a leitura de dados que irão auxiliar os líderes e gestores na tomada de decisão. Ele também pode auxiliar na leitura de dados do Big Data, um servidor que armazena um número maior de dados.

Às vezes, os dados inseridos em um Big Data são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados não consegue gerenciá-lo. Assim, os profissionais desse setor devem trabalhar o volume de dados, a velocidade com que são recebidos e administrados, fazendo a categorização deles.

Inteligência Artificial (IA): engenheiro ou arquiteto 

Com potencial disruptivo, a IA consiste no uso de máquinas e sistemas que imitam a inteligência humana. Elas executam tarefas e aprimoram seu desempenho por meio das informações que coletam, a partir do aprendizado de máquina (machine learning).

Existem diferentes tipos de Inteligência Artificial (IA), como:

  • Chatbots: usados para entender e solucionar problemas dos clientes de maneira rápida e eficaz, fornecendo respostas rápidas;
  • Assistentes inteligentes: coletam informações críticas de grandes conjuntos de dados, para auxiliar em serviços de programação;
  • Mecanismos de recomendação: que coletam as informações dos usuários para fazer recomendações com base em conteúdos já consumidos por eles. Um bom exemplo são os serviços de streaming, como o Spotify.

O engenheiro ou arquiteto de inteligência artificial é responsável por garantir que os sistemas e computadores consigam desenvolver essa “inteligência”, fazendo a coleta e leitura das informações obtidas.

Não há uma formação específica para essa área. No entanto, os profissionais que seguem essa carreira de TI devem aprender a desenvolver técnicas de linguagem neutral, programação de aplicativos inteligentes, integração em inteligência e experiência em gerenciamento de mudanças.

Venha trabalhar na Ingram Micro!

Para se desenvolver em uma carreira de TI, além dos estudos, é preciso estar em uma empresa que preza pelo desenvolvimento e atualização dos conhecimentos de seus funcionários.

A Ingram Micro possui mais de xx anos no mercado e estamos em mais de 160 países. Somos uma empresa consolidada e firmada no mercado tecnológico como a maior distribuidora de tecnologia e líder global da cadeia de:

  • suprimentos de TI;
  • serviços mobile;
  • cloud computing, 
  • automação e logística, entre outros.

Assim, oferecemos vagas e temos oportunidade para profissionais de TI em diversas áreas, como as citadas acima, por exemplo. Nos preocupamos com as pessoas e prezamos por uma cultura de respeito, acolhimento e evolução constante dos nossos colaboradores. 

Aqui na Ingram, você pode colocar em prática suas habilidades, aprimorar seus conhecimentos e avançar na carreira de TI que desejar.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.